Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Silvio Navarro: A solidão de Lula

    Por: Augusto Nunes

    Se constassem da agenda oficial, seria possível contabilizar com precisão o espantoso número de voos feitos pela presidente Dilma Rousseff na rota Brasília-São Paulo, em busca de algum conselho mágico de Luiz Inácio Lula da Silva para sobreviver à tormenta na qual o criador lançou a criatura.O trajeto foi repetido na última sexta-feira pela senhora dos dias mais tristes da história democrática do Brasil. Mas a motivação da viagem foi inédita. A Dilma que embarcou a jato para o encontro com Lula não procurava ajuda. Pela primeira vez, a aprendiz tentaria consolar o feiticeiro.

    O homem que sempre se imaginou ungido pelos deuses para mandar no mundo não tem nada mais a tirar da cartola. E está só. Nos últimos anos, seus melhores escudeiros passaram (alguns ainda estão passando e passarão) dias difíceis dividindo a latrina da cadeia. Companheiros de rapinagem, como José Dirceu, Delúbio Soares e João Vaccari Neto, além dos crupiês que cuidavam das cartas marcadas do petrolão, encontraram pela frente uma Justiça implacável. Tiveram o mesmo destino lobistas, doleiros e office-boys de luxo da distribuição de propinas em malas e cuecas.

    Sem o véu da impunidade, Lula sequer pode aparecer nas do ABC paulista. Nem mesmo desfrutar do frango com polenta: seu restaurante favorito fechou as portas no começo do ano por causa da crise econômica. Tampouco pode fazer confidências sobre os dias ruins a Rosemary Noronha, a chefe do gabinete semiclandestino da presidência da República afastada de cena pela descoberta de coisas impróprias nas gavetas numa das tantas operações da Polícia Federal.

    É difícil não poder telefonar para o melhor amigo e convidar para um churrasco no sítio em Atibaia. O pecuarista José Carlos Bumlai, dono do crachá mais VIP da República e especialista em empréstimos suspeitos, também foi parar na gaiola. Lula está impedido até de frequentar o sítio, já que teria de explicar por que nunca declarou que aquele ‘puxadinho’ foi erguido e decorado pela ex-primeira-dama Marisa Letícia.

    Uma saída seria um fim de semana à beira-mar, assando um peixe na churrasqueira do triplex no Guarujá. Mas neste verão também não vai dar: os amigos Leo Pinheiro e Marcelo Odebrecht estão presos, e o ex-presidente não pode ir para lá só com a família: afinal, o mega-apartamento também não faz parte do patrimônio oficial dos Lula da Silva.

    Sem opções, Lula tem gastado tardes degustando chá de camomila e água com gás nas conversas enfadonhas com Rui Falcão, a companhia menos desejada da política brasileira, que até pouco tempo atrás nunca havia sido convidado sequer para almoços de rotina.

    Sempre existirá o “Japonês”, é verdade. Ainda que Paulo Okamotto seja um samurai às avessas no quesito princípios, é dotado de lealdade canina. Foi o que sobrou. Por enquanto, porque ninguém sabe o que acontecerá nas próximas fases da Lava Jato.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. irs

      Muito bom, vamos lembrar do Lula toda hora, os escândalos são muitos, vamos deixá-lo com os nervos a flor da pele. O sujeito está tão só que não quer nem mais saber de bater boca com ninguém, vai ver, já está perdendo as esperanças, deve estar com aquele medo, da PF bater na sua porta bem cedo e colocá-lo num camburão, e é isto mesmo que todos nós ainda estamos aguardando.
      É inacreditável no que o chefão se transformou, achou que poderia enganar a vida inteira, se deu mal, e agora é a criatura que consola o criador, só que não adianta nada, porque ela sabe que tem muitos obstáculos pelo caminho e não tem condições de animá-lo, e logo é ela que também poderá ficar sozinha e não vai ter ninguém para consolá-la porque errou também.
      Mas, o Lula merece ficar só mesmo, ele abandonou todos os seus amigos que hoje estão presos e são todos envolvidos na mesma sujeira. Houve justiça para estes, menos para o Lula. E quando será que vai chegar o dia do solitário?
      Pensando bem, é até bom ele já ir se acostumando com a solidão, vai que a justiça muda de ideia e leva logo o homem para acertar as contas, não é mesmo?

    2. Sonya

      Caro Silvio Navarro,
      Escrevendo ou entrevistando no TVeja,eh sempre excelentes as suas atuacoes,juntamente com os demais jornalistas da equipe da Veja.com
      Quanto ao solitario Pixuleco 13-171 ele esta apavorado,porque desta vez,ele sabe que a farsa acabou e que ele esta num beco sem saida!!

    3. P A U L Ã O

      O insuspeito sociólogo Bolivar Lamounier foi claro, no Painel, apresentado por William Waack, quando disse ter dificuldade em descobrir o que Lula fez nos segundo mandato. É simples: visitou o sítio em Atibaia, inspecionou o triplex, torceu para o Corintians, andou no aerolula para baixo e para cima. Levou a Rosemary para as alturas e tornou-se a mais apurada forma de ser camelô de empreiteira. Por isso é que ele sonha voltar. Pois, afinal, lucupletar sem trabalhar é para poucos e o APEDEUTA é um deles.

    4. Jaimisson dos Santos

      O molusco não pode mais ir pescar sardinhas no sítio em Atibaia, não pode fazer churrascos no triplex do Guarujá, não pode se consolar nos braços da Rosemary Amante Noronha, não pode mais comer polenta com frango no ABC já que o seu restaurante favorito fechou as portas por causa da crise econômica criada pela pseudo presid”anta” e ex guerrilheira de araque e não pode mais fazer as palestras pixulecos bobocas já que os empreiteiros estão todos presos!!! O que o molusco faz o dia todo agora??? Está planejando mais uma petroroubalheira ou mensalão II????

    5. Andrea

      Que vida desgraçada essa…
      Adianta querer todo o poder e não poder nem ir à padaria da esquina porque sabe que não é bem-vindo em lugar algum (Exceto no Instituto Lula e nos palcos com platéias amestradas)?
      Isso já é caso para hospício.

    6. silvio

      39 caixas de bebidas enviadas para o Sitio da Estrela Vermelha, e acha que ele bebe chá de camomila?

    7. LaérciuS

      Pobre Rato,vou enviar-lhe um queijo.

    8. JOÃO CARVALHO

      HA UMA CONVERSA ENTRE LULA E CHAVES, QUE FOI PUBLICADA POR DESCUIDO DA ACESSORIA, ONDE ELE DIZ AO CHAVES QUE IRIA ELEGER DILMA, SERIA O PRESIDENTE DA PETROBRAS E ASSIM FICARIA MAIS FACIL REALIZAR OS SUAS TRAMAS!

    9. Ana Paula

      “…degustando chá de camomila…”
      ahahahahhahah
      Essa é boa…deve passar tardes tomando muito Chivas, isso sim, pago às nossas custas!

    10. Valter Grandolfo Origo

      O vídeo mais aguardado pela população brasileira é aquele do Japonês da Federal acompanhando Lula: É por aqui, companheiro ! Melhor do que esse seria o vídeo do engaio-lamento do nosso “erói” . Poderia erguer os punhos, como Genoíno, ou cantar “brilha uma estrela” Nunca desejei que alguém fosse para a cadeia, mas para que esse Pinóquio Falante perca um pouco sua “ignorança e arrogança” só a liberdade de uns 9 metros quadrados. Cinismo não tem cura!

    11. Despetralhando

      O problema não é o japa do lado, é o japa que teima em segui-lo, ‘até em sonhos’.

    12. Jackson Toledo

      O IPTU cobrado pela prefeitura do Guarujá é uma nota pretissima.Quem será q está pagando o do 164-A daquele belo edificio nas Asturias?Ah,sim,também tem a taxa de condominio,que num predio daqueles não deve ser pouca coisa não!Será o instituto lula,paulo okamoto,edinho silva,o paulinho,ou quem será hein?

    13. Egroj

      Augusto Nunes, quebraram as patas do Caranguejo ou apenas machucaram? O que será o pós-quarta?

    14. Paulo

      Esse amaldiçoado poderá saborear churrasco uruguaio, vinhos e champanhes franceses, caviares, queijos e outras iguarias supérfluas, escondido em qualquer lugar do mundo, mas, um simples ronco de motor ou uma sobra que se aproxime, será suficiente para que faça morrer de medo.Jamais terá sossego e tranquilidade para desfrutar das delícias de uma vida em paz.

    15. P A U L A O

      AUGUSTO, MEU AMIGO.

      LULA passou o carnaval em qual freguesia? Aposto que não foi a Rosemary vestida de nadakini. Não foi com Bumlai, nem Marcelinho pão e vinho. Não. Mas tem os Teixeiras, os Bittar. Mas, pensando bem. Ele se intitula ser o pai dos pobres, neste contexto, talvez ele devesse puxar o cordão dos puxa-sacos.Talvez fosse o momento para ele se recolher à sua própria consciência e concluir que ele enganou muitos, porém, por pouco tempo.

    16. falei

      O povo precisa ter atitudes e não só ficar lendo textos. Não adianta esperar ou só culpar a oposição.
      Povão acorda.

    17. JOÃO BALDO

      Solidão e papos enfadonhos, vcs realmente creditam? Ele deve estar rindo muito DE todos os otários que já riram COM ele. E só fica enquanto está “segurando” a situação, na hora certa (para ele)o avião está pronto para fujir, e aí, ele tomará vinhos nacionais ( espanhois, italianos ou franceses)Porque pra Cuba, ele não vai querer ir. Ah a Rosemary, está confortavelmente instalada num apto gentilmente oferecido por uma empreiteira amiga!!!

    18. Mauricio G. de Oliveira

      Quantas viagens esta Sra. ja deu para assuntos particulares, como CONSULTAR O SEU CRIADOR, visitar netos e coisinhas e tal, com o dinheiro do contribuinte????
      Se ela fizesse economia, ela poderia usar o telefone para comunicar-se com seu criador, e o que governa de fato, esta REPUBLIQUETA, que esta Sra. NAO TEM CAPACIDADE DE GERIR, PELA SUA INCAPACIDADE E ESTUPIDES.
      Ate quando iremos aguentar tanta estupides, incompetencia e amadorismo nesta cadeira presidencial?????Sera que e nescessario um cataclisma, para desalojar tanta incompetencia e estupidez deste governo?????

      O POVO ESTA CANSADO DE TANTA DESCULPA ESFARRAPADA, TANTA MANOBRA SUJA PARA ESTA INCOMPETENTa SAIR DESTA CADEIRA????

    19. toninho

      A verdade tarda mais não falha e hoje os brasileiros que trabalham honestamente assiste esse farsante ser enquadrado como qualquer um não (cidadão), mas qualquer meliante pego com a mão na cumbuca assaltante os doces das crianças.

      Obrigado Senhor!

    20. Rose

      Assistam Der Untergang, ou A queda, sobre os últimos dias de Hitler e façam as comparações. Isso que eu acho que Hitler era menos corrupto e mais leal aos companheiros.
      Outro Filme, Cidadão Kane, outro Crepúsculo dos Deuses. é isso que Lula está vivendo.

    21. Oswaldo

      Sílvio Navarro: maduro e completo. Titulo genial. Ironia cortante, mass na medida certa, informação, lucidez, criatividade. Uma agradável e alvissareira novidade no site.

    22. Ricardo

      Quem está pagando o condomínio do triplex?????

    23. Ricardo

      E o Brasil entregue às baratas!!!!
      Ninguém pensando, ninguém planejando, tentando alguma forma de sair do buraco!!!!
      Só existe um objetivo:
      Livrar Lulla e Dilma da cova onde se meteram, e de onde não conseguirão mais sair!!!
      Inflação, desemprego, epidemia, educação, segurança, tudo infernizando a vida do brasileiro de valor!!!
      Esta situação só vai acabar com a saída destes dois incompetentes! Senão cada dia vai continuar a aparecer novas trapaças, novas surpresas, sem um final!!!
      Lembro que só investigaram 3 ou 4 empresas públicas, ainda faltam talvez mais de uma centena!!!
      E os ministérios, e as prefeituras grandes e pequenas???
      —-
      Vêm aí novas eleições!!!!
      Não podemos eleger nenhum dos que por aí já estão!!!!
      Nem petralhas, nem oposição!!!
      Vamos salvar o que resta dos brasileiros!!!

    24. covarde sei que me podem chamar

      uma pergunta que não quer calar e precisa ser aclarada,é como e por quê este inusitado dr.rui falcão foi diretor da revista exame?e como e por quê o guerrilheiro da democracia imagética e exegética da dialética
      da ditadura proletária-sendo lá o que isto for-o dr.franklin martins,foi figura de proa do jornalismo global?não compactuo com teorias da conspiração,mas
      a presença deles em tão notáveis mídias é,no mínimo,estranha!

    25. ivan filho

      Lula não quis a solidão de fim de governo,que até o café é frio e requentado.Continuou mandado na mulher sapiens e agora viu a lavagem de porco que fez.

    26. Renato

      O País espera ansiosamente o desfecho da lava jato com a prisão da maior fraude que esse país já teve. Lula usou e abusou do poder e das palavras. Mentiu a té não poder mais durante mais de uma década. Na verdade mentiu a vida inteira. Só queria o poder para se locupletar. Nada mais!

    27. Ronaldo força

      O Lula pensa que vai sair dessa como se safou antes. Ele vai amargar o escárnio da população e sofrer a dureza da lei pela roubalheira na Petrobras e a destruição da nossa economia. O seu enriquecimento ilícito e dos seus filhos deverão sofrer o peso da lei com o levantamento dos seus bens em nomes de laranjas e a perda total do seu patrimônio. Lula e sua família amargarão a tristeza dos sem tetos e toda sua prole será destituída das posses adquiridas por meio de assalto aos cofres públicos. Lula irá para cadeia e a filharada se não presa será visto como contaminados pelas pragas do deserto. Ninguém se aproximará deles e lhes darão guarida. A história nos dirá que a maldição do dinheiro roubado cairá sobre ele e toda família. Ninguém terá pena dele e da prole, pois ele não teve pena dos milhões desempregados, dos milhares de sem teto da cooperativa dos bancários nem dos atingidos de morte pela inflação e das empresas que fecharam suas portas e deixaram milhares no desalento.

    28. joão alves

      O jeca é sabido,honesto,sincero, puro,trabalhador,solidário,inteligente,companheiro das horas ruis,bondoso,sem maldade.por favor não chamem o Lula de jeca pois ele é exatamente ao contrario é um falastrão, trambiqueiro e outras coisas ruins que são muitas.Lula Jeca é a pqp.

    29. Milton

      Além de gastar alguns milhares de reais do nosso dinheiro para essas viagens infrutíferas eles estejam estudando como acabar com o restinho do Brasil.

    30. gonzaga

      ja que ele nao pode desfrutar das benesses da chacara e nem do triplex sugiro ele ir passear em Cuba com o velho companheiro-defunto-ambulante Fidel Castro

    31. Luivinn_Áff..!

      CARTACAPITALêraf e VEJêruf,
      (hicf!) eu eftôu fumfimfidu di qê:
      (hicf!)
      fofêif fêin fêna diminf
      (hicf!)
      furqê
      eu fui Fóbrif! Buáaaaaaaa….
      (hicf!)
      BUáaaaaaaaffff

    32. GUGA 10

      O pior castigo para Lula é sofrer esta perda lenta e gradual de poder. Recebe de volta o que plantou. Companheiros traídos, ignorados. Este é o pior dos mundos para uma personalidade sem escrúpulos e sedento e agora saudoso do poder. Cadeia seria, assim como José Dirceu, um consolo e alento pois serviria como vitimização.

    33. Ronaldo força

      Lula só tem uma saída honrosa: ou pular do triplex ou se afogar no lago do sítio de Atibaia. Aí sim seria a louvação de um novo Padim Ciço.

    34. Caco

      Silvio Navarro é um destaque positivo na imprensa. Escreve usando pinceladas leves e mortais, bem típico das mentes jovens e dinâmicas. Não deixa pontas soltas e nem notícias pela metade. De fato, Lula vê sua blindagem esfarelando e a desconfiança do povão, a sua matéria-prima do poder, aumentando em razão logarítmica. Como diz o ditado, conquistar a confiança leva anos. Perdê-la, leva minutos. E os minutos em que Lula aparece nos blocos policias dos telejornais, já foram o suficiente para o povão jogá-lo na vala dos comuns. Lula é apenas mais um político mentiroso.

    35. José Benedito

      O honoris crápula vai ficar para a história como o único ex-presidente exilado dentro do próprio país. Não vai ter coragem de mostrar a cara, se não for para os capangas que sobrarem.

    36. joaquim

      Lula chegou ao ponto de querer isolar sua cria para passar por vítima.Agora tome cabra ruim

    37. joão alves

      Lula é uma perfeita caixa de maribondo caboclo ninguém chega perto e o remédio para extinguir e fogo no fundo

    38. Desouza

      Ué, agora temos que ficar bancando essas viagens caras pra Dilma encontrar o Al Capone jeca? Ele que pegue um vôo de carreira e vá a Brasília pedir socorro.
      Quero aproveitar a oportunidade para alertar aos jornalista e às pessoas de bem que se aventurarem a fazer plantão amanhã no depoimento do casal Silva, cuidado com os milicianos do Capo! Eles farão de tudo pra espalhar o caos, são cachorros pagos, são mercenários e fanáticos que não têm cérebro. Muito cuidado, só se aproximem desses animais se estiverem em número muitas vezes maior, porque nem a polícia vai querer encarar os sarnentos, que é o que eles querem, pra mídia comprada cair de pau em cima da corporação.

    39. Paulo

      Meus parabéns, Silvio Navarro… seu texto está delicioso de humor, bastante resumido na carreira de molusco de seu Lula, só me atrevo a sugerir a frase final… “e…eu não sabia de nada !” rsrsrs

    40. DIZ

      Quando for preso e devolver os pixulecos, merece ir pra solitária.

    41. Jose Melo

      QUEM PAGA A CONTA DAS VIAGENS PARTICULARES DE DILMA?

      Quando vai s São Paulo consolar o amigo pagamos combustivel, tripulação, seguranças, médico, cabelereira, maquiadora, assessores, puxa sacos etc.

      Quando vai a Porto Alegre assistir o nascimento da neta, idem. Mais hotel, refeiçoes e diárias da troupe.

      Ora, são viagens particulares. Depois só querem aumentar impostos.

      Devolve o nosso dinheiro, Dilma!

    42. Eli

      Falta a divulgação dos gastos da madame Rosemary, a amiga intima, no cartão corporativo, pagos com o dinheiro suado do nosso trabalho.

    43. Prof. Pinheiro

      É. Lula é hoje um ermitão social.
      Quanto mais tem gente perto dele mais solitário está.
      Dilma também.
      Muita gente sabuja no fundo odeia os dois pela suas arrogâncias.
      Gostavam de humilhar as pessoas.
      Cumpriram a “profecia” de Paulo Freire na Pedagogia do Oprimido. Quando se viram no poder passaram a oprimir quem bem entendessem, mas tudo longe dos olhares do povo, a quem gostam de enganar passando por seus benfeitores.
      Cumprem, assim, seus ideais.
      Poderiam adotar a filosofia de Vinícius de Moraes: “…é melhor mal acompanhado do que sozinho”…

    44. Leonardo X

      … que foi o posto mais elevado que o patrão pôde lhe dar para ela não ficar totalmente desmoralizada.
      A criatura só se revoltou contra o criador na delicada hora da troca de guarda. Lula quis voltar mas Dilma, escoltada por bajuladores de sua corte palaciana, disse não.
      Foi ali, naquele episódio histórico, que o PT tropeçou. E quebrou a perna. Por quê?
      Porque Dilma é muito diferente de Dilma. Muitíssimo diferente. Os meios que ela cogita para dominar hegemonicamente o país têm um ritmo e uma intensidade que Lula sabe o quanto são temerários. E os empresários associados à roubalheira institucional, também.
      Lula, o criador, é a maior vítima de sua criatura.
      Não há nada de novo sob o sol.

    45. Bob Esponja

      Lula e a estória do pato, infernizava todos no sitio, tanto fez que acabou na panela, felizmente para o Brasil, sabemos que os deuses tem os pés de barro.

    46. Moura

      Uma pergunta interessante: Quem está pagando o caseiro do sítio em Atibaia?

    47. Moura

      E as palestras que ele “ministrava” com tanta intensidade?

    48. José Monteiro Silva.

      Prezados Leitores! Se não for por aqui, será por lá! Podem esperar!
      Leiam e e a avaliação é de vocês: https://www.facebook.com/eduardocamposinvestigacao/videos/1708853902689730/
      Tenham todos uma excelente noite! Menos é claro, para ele!

    49. Leonardo X

      Pelo amor de Deus! Lula nunca aconselhou Dilma. Dava ordens a ela. E Dilma obedecia. Havia uma relação de subordinação absoluta entre eles. A chefe de estado e
      do governo jamais quebraria a hierarquia em cujo topo estava o chefe do partido, a suprema instância prevista pela ideologia do PT.
      O que aconteceu, num dado momento, foi que o sócio de Lula nas milionárias “palestras” internacionais se viu obrigado a cuidar de sua defesa num processo judicial conhecido como Mensalão. E Lula teve que se desdobrar em seus périplos já agendados com seus clientes. E isso deixou Dilma meio abandonada. Uma gerente sem um diretor que, sem saber o que fazer, pegou uma vassoura e se pôs a varrer. Para que ninguém dissesse que ela não era uma governanta.
      Virou faxineira, q

    50. Marcelo

      A primeira das primeiras damas, a Marisa, talvez numa atitude quase que instintiva, providenciou passaportes com nacionalidade italiana para boa parte da gang, digo, da família. Talvez esteja se aproximando a ocasião de fazer uso dos tais documentos.