Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Reynaldo-BH: Para fingir que não é política, a Protetora das Saúvas persegue o poder com a fantasia de retirante de butique

Por: Augusto Nunes

REYNALDO ROCHA

Um dia o prefeito da maior capital do país se definiu como alguém que não era de centro, nem de direita e nem de esquerda. Entendi que ele era de baixo.

Agora temos uma política profissional – sempre viveu disso – repetindo o discurso de Collor: cuidado com os políticos (os outros). O perigo maior é ela própria.

Messiânica, com ar de retirante de butique, seringueira de Brasília e acusadora de todos os que ousam discordar do que diz, Marina Silva faz lembrar o que de pior temos nestas terras tupiniquins: o antigo PT, dono de ética e das verdades. Deu no que sabemos. Difícil escolher entre o descaramento explícito e a desfaçatez silenciosa.

Uma escolha entre Dilma e Marina não é sequer um plebiscito. É uma roleta russa. Envolta em panos (caros) e echarpes (mais ainda), Marina se porta frente aos marineiros como guru a ser idolatrado. Concorda com tudo e não assume nada. Diz platitudes que, se não têm consistência, ao menos entendemos. Entendemos?

Como uma madre Teresa do Acre, cultiva a figura que tenta ser uma Quixote de saias. Mesmo sendo um Sancho Pança famélico.

Não é contra nada. Mas sempre longe de ser a favor de algo, pois para ser a favor é preciso ter ideias.

Dizer-se sucessora de dois ex-presidentes é o cúmulo da prepotência. Quer ser a continuidade e oposição ao mesmo tempo. Quer ser herdeira sem ter sido aliada de um deles. Pelo outro foi usada e usou a imagem de pobres e nordestinos. Uma falta de vergonha e compostura que envergonha qualquer povo da floresta, da cidade ou do butequim.

Quem em sã consciência é contra a luz elétrica? Ter como programa o apoio à luz elétrica é tão assustador quanto pretender ser presidente e contar com quadros (que a Rede de Embalar Idiotas não tem) de outros partidos. Um ministério com Aloysio Nunes e José Dirceu? Com Álvaro Dias e Ideli? Todos irmanados em mantras matinais quando a salvadora e casta presidente adentrar qualquer ambiente?

Marina Silva é um engodo. A Rede sabe disso. Eduardo Campos também sabia. O que ela tem de valioso são os votos de quem, sem entender o que diz, prefere uma frase com pé e sem cabeça a frases sem uma coisa nem outra, como as despejadas por Dilma. É pouco. Muito pouco.

Tancredo morreu e herdamos Sarney. Eduardo deixou essa coisa amorfa e arrogante que se julga a nova dona do Brasil

Triste destino nos tem dado a Velha Senhora. Joga com a vida e morte escolhendo o absurdo para além da morte em si.

Marina escolheu o PSB por falta absoluta de opção. Continua apoiando petistas do Acre e do Rio de Janeiro. Continua sem saber que economia é ciência e não slogan de sonháticos e pesadeláticos.

Continua a criar uma seita, que neste início é ainda mais sectária que o PT.

Acha que em se plantando tudo dá, mesmo que seja no quintal das casas dos protegidos pela falta de estrutura. Não enxerga o agronegócio. Assim como o idiotizado Suplicy (isso explica a amizade que os une) é monotemática. Alguém se lembra de UMA ÚNICA palavra de Marina sobre a saúde e os médicos cubanos? Ou a agressão a Yoani Sanches? Política fiscal? Inflação? Política de desenvolvimento da indústria? Agências reguladoras? Sobre os 39 ministérios e Ali Lula Babá? Sobre a amante Rosemary? Sabe-se o que ela pensa sobre política externa? Infraestrutura? Exportações? Política de emprego e renda?

São detalhes para os marineiros. Na visão tacanha desse grupo, que lembra antigos bandos de hippies em Arembepe, mais importantes são os povos da floresta, a plantação de mandioca e a sustentabilidade que NUNCA foi explicada com clareza.

Marina é insustentável. Insuportável. Despreparada. Fruto de um destino cruel com Eduardo Campos. Dona da verdade. Aproveitadora de partidos e lutas que não são dela.

Marina é – esta sim – um Collor repaginado.

O Caçador de Marajás saiu do Planalto a pontapés do Planalto (aliás, onde estava Marina naquela época?). Quem está tentando entrar é a Protetora das Saúvas, uma praga que agora age em rede.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

204 comentários
  1. Neide

    Excelente análise , faz com que paremos para pensar e analisar. Excelentes comentários,pena que tudo isso chega ao conhecimento de poucas pessoas….

  2. Célia Pontes

    Não acho que a Marina seja tão perigosa como é o Lula, a Dilma e os demais PTralhas, que estão fazendo com o Brasil aquilo que nem as saúvas conseguiram. Porém, não acho que ela seja a indicada para governar este país mergulhado no mais pútrido lamaçal. Enfim, seja o que Deus quiser! Só digo uma coisa: se as duas mulheres ficarem para disputar o 2º turno, nem sairei de casa para votar.

  3. Marcia Gitirana

    Concordo em parte e NÃO acredito em Marina porque ela é um pouco de tudo isso que foi citado. Não acho que ela pior que Collor, muito menos acho que possa ser pior que Dila e Lula, mas não confio nela. Porém, em caso de 2º turno entra ela e Dila serei obrigada a votar nela. Infelizmente nosso povo, mesmo aqueles contra PT e /ou contra Dilma, não entende que Aécio Neves é a única oposição real e viável.

  4. Zenaide F. Campos

    Quanta tramoia, quanta tapeação somos obrigados a ouvir nessa propaganda eleitoral obrigatória. Parece a nau dos insensatos, o único candidatoa que age com convicção e tem um plano de governo é o Aécio Neves.

  5. Leoanrdo Cauduro

    “Protetora de sáuvas” não as saúvas tem a bunda grande a Marina a cabeça pequena. A única saúva que se protégé e, ao se proteger, se protégé ainda mais. Eu hein? Entendeu? Não? Pois é a Marina tenho certeza que entenderia sem eu saber o que escrevi. Por isto a Marina é interprete não autora.

  6. roxana maria filetti

    Agora é a vez, então, da protetora das saúvas acabar com o Brasil.

  7. emilio barciela

    Estamos muito mal mesmo.

  8. Mário Gontijo

    Concordo plenamente com o excelente artigo.
    Certamente o Brasil pós ditadura ainda não teve governantes à altura das reais necessidades e do grande potencial do Brasil.
    Tivemos um período pós Collor com Itamar que governou sem aceitar condicionamento de apoio dos corruptos e possibilitou o ADVENTO DO PLANO REAL que só ocorreu por ele concordar com o então ministro FHC, que conseguiu um razoável equilíbrio mas perdeu terreno ao se deslumbrar com o enorme PODER DO EXECUTIVO BRASILEIRO, pagando a peso de ouro (com o nosso dinheirinho) o estatuto da própria reeleição. No governo Lula, a possível e esperada reforma tributária e política não se realizou devido ao fisiologismo de nossos mandatários e sua relação perniciosa com o que há de pior no legislativo. Perdurou com Dilma por força dos “contratos” para a sua eleição como sucessora do Lulismo.
    Embora tenhamos observado avanços na educação tecnológica, um mínimo na saúde e na educação fundamental, bem como em infraestrutura (estradas, ferrovias, grandes linhas de transmissão e grandes hidrelétricas etc)não tivemos as esperadas reformas políticas e tributária.
    É necessário ELIMINAR O VOTO OBRIGATÓRIO, A REELEIÇÃO PARA QUAISQUER CARGOS, ESTABELECER MANDATOS DE CINCO ANOS PARA TODOS OS CARGOS (SEM DIREITO À REELEIÇÃO PARA O MESMO CARGO SEM INTERVALO DE MANDATO), CRIAR O VOTO DISTRITAL PARA O LEGISLATIVO, ESTABELECER PLEBISCITO PARA ASSUNTOS DE INTERESSE NACIONAL (O PSDB, ÁLVARO DIAS DISCORDA, MAS CONSIDERO IMPORTANTE E NÃO É MENOSPREZAR O CONGRESSO)E A REFORMA TRIBUTÁRIA.
    Durante 38 anos de minha vida profissional viajei a trabalho por todo o Brasil, em grandes projetos elétricos. Vi o Brasil da Ditadura Militar; o Brasil do Sarney, Collor/Itamar; FHC e Lula/Dilma.
    Posso avaliar muito bem o quanto o miserável nordeste e norte melhorou em cada período. Vi as rodovias abandonadas na região centro-oeste, nordeste e norte (onde existia) durante o governo tucano e as melhorias posteriores, no governo Lula/Dilma (certamente são fatos indiscutíveis).
    Conheci a Marina no início da década de oitenta em Rio Branco (ela era católica apostólica), cidade onde ela, provavelmente, terá menor votação.
    Entre as duas, dos males o menor: Dilma.

    Na verdade o Brasil vive num grande vácuo de políticos e executivos para exercício do poder, fruto infeliz da Ditadura Militar. Maluf, em São Paulo e Arruda, no DF, com o apoio do também corrupto, Joaquim Roriz (que infelizmente tem votos de cabresto dos analfabetos políticos, um dos males do voto obrigatório!).

    Atenciosamente,

    Mário Gontijo

  9. RMaidla

    O Brasil não merece um 2do turno entre essas duas.

  10. Sonja

    Muito bom! Como diria o Odorico, foi direto nos finalmentes!

  11. Jose Antonio de MACEDO

    “Morre um, para dar vida a outro”
    São tantos belos comentários, como tão belo é o artigo.Do alto dos meus 70 anos, fico preocupa-
    do, mesmo com a “chupa cabra” (não a “anta”)que-
    ro viver mais que 04 anos, para ver essa “lambança”.
    Bom seria o AÉCIO; ou será o AÉCIO? – Ainda não
    acabou, vamos esperar. Mas, vai que dá conforme
    atual: Sai PENICO e entra URINOL a mer…cadoria
    é a mesma

  12. nadson vinhas

    graças, eu já estava perdendo minha credibilidade na única revista lúcida nesse país, brilhante espero que a massa entenda que a Marina só vai trocar de lugar com a Dilma no planalto, e continuar o governo do PT

  13. aldo soares

    Há muito tempo deixei de acreditar nas histórias [fantasiosa ]do Brasil. No futuro,nos livros de história: vultos históricos,Lula, Dilma,Genoíno,Zé,e agora Marina, os Salvadores da Pátria.O chargista atingiu a perfeição no desenho;[será?] mais bonito que a foto.

  14. WAGNER

    Este artigo deveria ser lido em todos os jornais de tv do brasil, pois o pais que presta ja aturou 12 anos de corrupção deste bando, na qual a própria fazia parte.Triste país que vive de ficção, e não consegue enxergar o atoleiro no qual a fraca democracia demonstra fraqueza em todos os níveis.

  15. Dulce Regina

    Reynaldo BH, se superando a cada dia que passa. Texto irretocável…mas, meu caro Augusto, a charge da Santinha do Pau Oco, está ” divina “. Coloque o nome do autor, ele merece. Abraços para você, o Rey e o chargista.

  16. edemais

    Você tá ficando doido? Marina, sim, a Marina, será a presidente de 202 milhões de brasileiros. Inclusive, presidirá o mesmo país em que você vive e nasceu: o Brasil

  17. euripede

    Será que o Brasil será (des)governado pelo ET sem ‘bike’?

  18. Wanda Nazareth

    Está de parabéns , muito lúcido, nossos meios televisivos precisavam de jornalistas de seu gabarito entrevistando esses políticos. Precisam ser confrontados por pessoas inteligentes e sem rabo preso. Pena que poucos tem acesso a esse tipo de midia. Abraços.

  19. indignada

    Reinaldo de BH, você é um gênio. Você expressa tudo o que penso sobre essa ” encantada”. Que triste destino nos aguarda. Será que a Dona Morte está gozando mais uma vez do povo brasileiro??? Que heranças malditas temos que enfrentar??? Marina é um engodo. Marina é tudo o que o Brasil não precisa. E tem muitos letrados babando pelas ideias sem conteúdo, com os devaneios e frases feitas de Marina. O único candidato preparado, com ideias, com propostas é Aécio, ele tem preparo, tem firmeza, é um estadista. Mas o povo deixa ser enganado pelo canto da sereia (feia).

  20. José de Sousa Santos

    Não sei mais o que pensar. Vejamos: Arruda, ladrão, tem os maiores índices má pesquisa para governador em Brasília que deveria ser o centro irradiador dos bons costumes. Como pode os eleitores, extrapolando para o resto do Brasil,fazerem restrições para candidatos A ou B? A compra de votos corre frouxa em todo o país.

  21. Maria Helena

    Absolutamente de acordo com tudo o que você escreveu!… Meu medo maior é que, assim como fizeram com Lula, conduzido em triunfo quando se elegeu pela primeira vez, os eleitores, ‘encantados’ com essa figura estranha e sombria que se apresenta como ‘nova’ opção, levem-na para o Planalto enterrando, de vez, a possibilidade de tirar o País do caos!….

  22. Vania Meirelles

    o meu grande receio em outubro é a saída da “anta” e a chegada da “chupa-cabra”, estou morrendo de medo. Chega de pesadelos .

  23. danir

    É uma lástima que pessoas que aparentemente querem bviver num pais melhor onde haja democracia e liberdade ainda pensem que Marina é uma solução. Seja para a retirada do pt do poder, seja para uma mudança na administração do Brasil, voltada para o progresso e para o crescimento. Marina e Dilma embora de forma diferente, são o contrário disto, trocar uma pela outra é pura insânia. Eu de minha parte acredito que Marina é pior do que Dilma. Outra coisa que me parece um equívoco, e considerar que Aécio é o melhor que poderíamos ter. AÉCIO É O MELHOR ENTRE OS CANDIDATOS PARA PRESIDENTE NESTA ELEIÇÃO EM 2014. PORTANTO SE ALGUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA QUISER QUE O BRASIL MUDE PARA MELHOR, TEM QUE VOTAR NO AÉCIO. Quem acreditar que a opção da lunática sonhática é viável, tem algum deficit cognitivo e de sensibilidade. É como se alguem dissesse que prefere Hitler a Stalin, ou o contrário. Puro nonsense. Prefiro perder uma eleição do que vender a alma ao diabo.

  24. danir

    É uma lástima que pessoas que aparentemente querem bviver num pais melhor onde haja democracia e liberdade ainda pensem que Marina é uma solução. Seja para a retirada do pt do poder, seja para uma mudança na administração do Brasiol, voltada para o progresso e para o crescimento. Marina e Dilma embora de forma diferente, são o contrário disto, trocar uma pela outra é pura insânia. Eu de minha parte acredito que Marina é pior do que Dilma. Outra coisa que me parece um equívoco, e considerar que Aécio é o melhor que poderíamos ter. AÉCIO É O MELHOR ENTRE OS CANDIDATOS PARA PRESIDENTE NESTA ELEIÇÃO EM 2014. PORTANTO SE ALGUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA QUISER QUE O BRASIL MUDE PARA MELHOR, TEM QUE VOTAR NO AÉCIO. Quem acreditar que a opção da lunática sonhática é viável, tem algum deficit cognitivo e de sensibilidade. É como se alguem dissesse que prefere Hitler a Stalin, ou o contrário. Puro nonsense.

  25. Dumá de Sousa

    Marina, Lula e o PT

    O PT e Lula estão em suspense! Eis aí, à sua frente, uma candidata à presidente que, em matéria de superação pessoal, personalidade e inteligência, não fica nada a dever ao ainda hoje maior mito da esquerda brasileira.

    O que dizer de alguém que conheceu o trabalho infantil na sua dureza, perdeu mãe e duas irmãs, vítimas que foram, não de doenças em si, mas de sua condição social desfavorável?

    O que dizer de uma pessoa que, empregada doméstica, alfabetizou-se tardiamente aos 16 anos de idade e, menos de dez anos depois, formava-se num curso superior e em mais de uma pós-graduação nos anos que se seguiram?

    O que dizer dessa candidata que se elegeu deputada estadual e senadora da República duas vezes por seu Estado natal, foi Ministra de Estado e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais por sua defesa incansável em questões do meio-ambiente?

    O que dizer ainda de uma candidata que, com uma biografia dessa, debate na televisão, aos olhos e ouvidos de milhões de brasileiros, os rumos do país e as soluções que lhe são imperativas sem temor ou tremor, demonstrando segurança, integridade e firmeza de caráter?

    São perguntas respondidas pelas incipientes pesquisas eleitorais dando conta de que, sim, o improvável pode vir a ocorrer novamente: alguém do povo, egresso da classe com as piores condições de oportunidades em nossa pirâmide social caminha em direção ao planalto – viva a República!!!!

    Lula sabe perfeitamente do que estamos falando, pois a trajetória feita por ele converge em muitos pontos com a receptividade que Marina está tendo rumo a Brasília. Muito mais agora, no exato instante em que Eduardo Campos, em vida, pensara ter em Marina e em seus 20 milhões de votos seu principal cabo eleitoral, mas que na morte se tornou o principal cabo eleitoral de Marina – um mistério que está além da nossa compreensão humana e que, para os crédulos, compõe uma ajudazinha inexpugnável da Providência em favor da candidata.

    Além das crendices, todavia, no embate Lula x Marina, apenas no plano pessoal, a Ex-Ministra leva a melhor! Porque ela, seringueira que foi aos dez anos de idade, empregada doméstica aos 16 e que, ao contrário do ex-Presidente, aliou-se com todas as suas forças à Educação, deu mostras indiscutíveis de superar os limites que sua condição sócio-econômica se lhe impôs quando veio ao mundo num ambiente completamente desfavorável – um contraponto a essa questão, e que serve de balizador para esta argumentação, é o fato de Lula, em matéria de educação formal, ter jogado a toalha precocemente em tempos nos quais oportunidades não lhe faltaram para o acesso aos estudos durante sua longa carreira política.

    Nesse ponto a preocupação do Partido dos Trabalhadores faz sentido. Não dá para atacar uma oponente com ficha limpa e com as incríveis passagens biográficas aqui já reproduzidas. Mais ainda quando os brasileiros dão mostras de que a alternância no poder faz bem à democracia e ao futuro do país, e que, se desprezada, leva-nos de forma inapelável a uma ditadura.

    Outra coisa: à medida que os índices das pesquisas eleitorais avançarem nas próximas semanas nós teremos uma ideia do que os próceres do PT decidirão no tocante à candidatura de Dilma Rousseff.

    Será que, ante uma iminente derrocada em outubro, o nome de Lula voltará com força, como querem os mais exaltados, comprovando o messianismo lulista de que esses seguidores petistas foram miseravelmente acometidos?

    Se sim, teremos certeza de que o plano de perpetuação no poder do Partido dos Trabalhadores é mais importante do que o nome da atual candidata petista como representante dos brasileiros na Presidência da República, e que o substantivo FELONIA faz mesmo parte do mundo incorrigível da política.

    Dumá de Sousa

  26. Carlos Magno Maia Dias

    Um artigo que vai figurar entre os seus melhores, Reinaldo, especialmente por desmascarar essa filha de Chico Mendes e Lula, um híbrido inconsequente que tem as mesmas idéias e discursos de 2010, exemplo: “Sou contra o poder pelo poder, a situação pela situação, a oposição pela oposição” e quero acrescentar uma parte importantíssima de seu texto tão importante; “Marina Silva é um engodo. A Rede sabe disso. Eduardo Campos também sabia. O que ela tem de valioso são os votos de quem, sem entender o que diz, prefere uma frase com pé e sem cabeça a frases sem uma coisa nem outra, como as despejadas por Dilma. É pouco. Muito pouco”. Ou seja, nada!

  27. sergio sena

    Entre os comentaristas do preconceituoso artigo está Marcos A. S. Almeida, que depois explico o porquê.
    Preconceituoso porque diante do fosso em que se encontra a política brasileira e seus representantes, falar de Marina nesse tom é algo , no mínimo exagerado, desesperado e apelativo.
    O comentário do Marcos é correto por que a Marina, independente do que o artigo descreva sobre ela, é a única que tem força para acabar com a dinastia do PT. Agora, depois, que tirem ela, como no caso de Collor, ou depois dos quatro anos.

    “O que ela tem de valioso são os votos de quem, sem entender o que diz” mandou ver o bom articulista, chamando o povo de abestado. Só que na atual conjuntura política brasileira o que faz bem ao povo é o mito; e a bola da vez é o mito marina, e deu pra bola.

    Não adianta tentar figuras como Juscelino, Tancredo, entre outros poucos, esses são ídolos decepcionantes. O povo prefere a utopia do mito, pra ver o que dá.

  28. PAULO BAHIA

    Caro Paulo, as normas para publicação de comentários no blog não aceitam textos escritos somente em maiúsculas. Confira as regras no link http://wp.me/pJJki-3jS5. Abraços, Pedro Costa.

  29. Angela

    São quase todos marinas do mesmo saco!

  30. Jose Barros

    Precisam conhecer o marido de Marina, o corrupto Fabio, que vendeu quando Marina era Ministra milhares de toras de Mogno, por uma de suas ONGs, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase.“ Na época administração do Ibama efetuou a ‘doação com encargos’ de 6.000 toras de mogno apreendido à Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase, inaugurando assim uma nova maneira de ‘esquentar’ produto de origem ilegal, e mais, atuando como agente incentivador da exploração predatória desta espécie, pois, agora, basta ‘explorar’ que o Ibama ‘apreende e doa’ para ‘entidade filantrópica’ que ‘vende’ para empresa que ‘comercializa e explora’ o mogno”. A madeira apreendida, 6.000 toras de mogno, compunha uma carga milionária. O Ibama repassou o material à Organização Não-Governamental Fase – que, por sua vez, entregou o material nas mãos de uma madeireira, a Cikel. Descontados os custos do processo, a companhia pagou 3,5 milhões de reais à Fase para ficar com o material. Sua contabilidade atribuiu ao mogno o valor de 8 milhões de reais.
    A ligação de Fábio Vaz de Lima com o caso foi aventada porque ele era casado com a então ministra Marina Silva e havia sido o nome mais influente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), uma entidade que congrega dezenas de ONGs e tem na Fase um de seus principais integrantes. Fábio teria influenciado a decisão do Ibama, um órgão controlado pelo Ministério do Meio Ambiente.
    O Tribunal de Contas da União analisou o caso e apontou irregularidades na transferência da madeira. A escolha do destinatário do material não foi justificada. O valor real das toras de mogno seria de 36 milhões, e não de 8 milhões, como apontado na prestação de contas da madeireira que adquiriu a carga. A análise também relata que um grupamento do Exército solicitou parte da madeira para usá-la em instalações militares, mas não foi atendido.
    Cara de santa, feita pelo Bispo de Rio
    Branco – Acre, Dom Moacyr Grec, a quem traiu quando veio para Brasília e foi ser Evangélica. Depois traiu o PT indo para o PV e o resto todos sabem.

  31. Leonardo de Araujo Costa

    No meio do caminho tinha um jatinho
    Tinha um jatinho no meio do caminho
    Tinha um jatinho
    No meio do caminho tinha um jatinho.

    Nunca me esquecerei desse acontecimento
    Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
    Nunca me esquecerei que no meio do caminho
    Tinha um jatinho
    Tinha um jatinho no meio do caminho
    No meio do caminho tinha um jatinho.

  32. Celso Val

    Ótimo texto!!!

  33. Dalton C. Rocha

    Comparar Marina Silva a Collor é uma injustiça. Uma injustiça para Collor, é claro. Collor modernizou o país, nos livrando das carroças. Já Marina tem por objetivo maior, nos subordinar ainda mais aos ecopatas, sem-terres e demais patifarias esquedóidas. Ecologia é eugenia pintada de verde. Tal e qual a eugenia, a ecologia é baseada no racismo, no preconceito e na fraude.

  34. Helena

    Puxa, excelente texto.

  35. Cintia

    Prefiro o Collor!
    A voz dessa Marina Selva é irritante, chata, insuportável!
    Brasileiro é o povinho mais burro do mundo!

  36. jose oliveira martins

    Acima de tudo torço para que o Brasil se desenvolva para nós brasileiros. E sem o PT ou qualquer um socialista ou comunista no governo.Uma democracia capitalista distributiva será bem-vinda. Nela todos, desde que éticos e lutadores por um lugar ao sol, têm hora e vez. Basta se preparar e trabalhar com afinco e coragem.

  37. Henrique

    BRILHANTE TEXTO AUGUSTO!!!!!!!
    Esta senhora é totalmente incapaz, oportunista usando batom de urucum. Vivemos ainda sobre a democracia e “temos de aceitar” a decisão da maioria. (podemos ir e vir, votar, criticar, desejar e etc.) Como brasileiro compartilho que mais claro que seu texto impossível, então como pode nosso povo atribuir tantos votos a esta senhora? Gostamos da fantasia das promessas vagas? (essa nem isso têm)
    É uma pena!!! NÃO MERECEMOS.

  38. João

    Lindo e esclarecedor esse texto..

  39. […] (*) Fonte:http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/reynaldo-bh-para-fingir-que-nao-e-politica-a-p… […]

  40. sonia faria

    Muito bom, pena que esse povo que se diz: marineiro nunca irá ler esse texto,só por Deus mesmo!!!!!

  41. Nelson Couri Rocha

    Brilhante.

  42. samuel

    Botou a nu a personagem numa leitura perspicaz e precisa. Sob esta luz mostrando o que marina e volta a questão: A quem interessava a queda do avião?

  43. Marcos A. S. Almeida

    Reinaldo –BH , primeiramente, obrigado pela visualização e principalmente pela resposta ao meu comentário. É um privilégio. Não duvido nem 1 segundo de suas informações sobre a Marina , apesar de achar que você injeta uma conotação um tanto quanto “alarmista” quando opina sobre ela. Também não a vejo como uma terceira via , dada a sua trajetória política , mas se existe alguém que pode acabar com a hegemonia nefasta do PT e esse alguém é ela , que seja. O PT se armou de um projeto de poder que consiste em parasitar as instituições em nome do partido , em detrimento de todo o resto. Não acredito que o mesmo aconteça novamente , nem mesmo com Marina. Isso por si só já é um alívio e uma esperança de dias melhores. A postura dela diante de diversos assuntos ( quando ela adota uma, como você bem disse) é bem preocupante , pra dizer o mínimo. Aécio reúne qualidades infinitamente maiores do que ela. Enfim , acima de tudo torço para o Brasil e para nós brasileiros . E sem o PT no governo.

  44. Reynaldo-BH

    Celso Arnaldo: será que isto explica algo sobre a sua Dilma? Será que o dilmês é uma derivação do lules-alcóolico-vergonhoso do cachaceiro que não fala nada além dele mesmo?
    https://www.youtube.com/watch?v=4lzSD6zMSzA

  45. Sherlock

    Sempre que penso na Marina e seus sonháticos, lembro do filme Avatar. Em certo ponto da trama (!) aquele povo estranho formava um círculo e enfiava o rabo na árvore – assim como todos nós, imagino que os sonháticos também não tenham rabo, por isso fica a sugestão: na impossibilidade de enfiar o rabo na árvore, que tal fazer o contrário? Vivam lá as suas fantasias mas, por favor, nos incluam fora dessa!
    #prontofalei

  46. Adriana Minuzzi da Motta

    O Brasil, resistiu ao Collor, e ainda resistir ao Sarney, resistiu a Lula e agora Dilma, e vai resistir a Marina Silva, e vamos ter um
    Dia um governo que pense no povo de verdade, com o neto de Tancredo Neves, um dia vamos ver isto !

  47. Tuca

    Perfeito…

  48. marcilia s. f. lopes

    Estou muito preocupada com a candidatura da Marina. Conheço pouco sobre essa senhora.
    Sei apenas que liderou movimentos ambientalistas no Acre, sua terra natal; participou da militância petista e foi eleita deputada estadual e senadora; foi ministra do Meio Ambiente do governo Lula; deixou o PT e foi candidata a presidente da república, perdendo em seu próprio estado natal, com uma votação muito baixa. Seus conterrâneos a conhecem bem… Sei também que ela não tem boas referências de gestão.
    Sei que ela é honesta. Mas, entendo que honestidade não é qualidade. É um comportamento natural e obrigatório de todas as pessoas.
    Mas nada mais sei sobre a candidata a presidente da República, exceto que é uma ambientalista sectária e maniqueísta. Recentemente, tentou criar um partido político e, em um país que tem 32 partidos, não teve sucesso…
    Também, não sei o fundamental:
    • quais são as suas posições sobre a política econômica, a responsabilidade fiscal e a carga tributária;
    • o que ela pensa sobre a política de desenvolvimento social, se vamos continuar com os paliativos e benesses à população – médicos cubanos, bolsas, cotas, geladeiras – ou se realmente vamos promover políticas de inserção social, propiciando, às pessoas de menor renda, educação e assistência médica-hospitalar de qualidade, para que cada um possa ter emprego de qualidade e crescer sem “esmolas” ou artifícios;
    • quais as suas ideias sobre relações exteriores, se vamos continuar apoiando ditaduras comunistas de Cuba e Coreia do Norte, regimes fascistas do oriente médio e os bolivarianos da América;
    • se vamos continuar modernizando a infraestrutura econômica de Cuba, enquanto falta dinheiro para a nossa;
    • se vai manter os 39 ministérios e o aparelhamento do Estado, com os 30.000 militantes em cargos em comissão, admitidos sem concurso;
    • se vamos continuar com déficit energético, em razão das absurdas restrições à construção de hidroelétricas e de linhas de transmissão;
    • se vamos manter ou expandir as reservas indígenas, que hoje têm 1,2 milhão de km², equivalente à área da região Sudeste (SP, MG, RJ e ES) para apenas 450 mil Índios;
    • se vamos continuar a incentivar e apoiar os índios nas invasões de fazendas produtivas;
    • se vamos continuar manipulando os indicadores econômicos;
    • se vamos continuar gastando bilhões em publicidade enganosa;
    • se vamos nos contentar com a nossa obsoleta e insuficiente infraestrutura econômica;
    • se vamos continuar manipulando a contabilidade da União.

    E o mais importante: se eleita, vai se alinhar com Lula, Dilma, Dirceu, Genoino, Delúbio e também os amigos de Lula: Sarney, Renan, Jader, Newton Cardoso, Paulo Maluf, Collor e a turma de Pasadena e da Abreu e Lima?
    Ou se seremos apenas mais sonháticos e virtuáticos …

  49. lalogonzales

    Se tivesse apoiado o Serra em 2010, provavelmente esse PT estaria fora já naquela eleição.

  50. Maria Luíza

    Obrigada!!!Marina é isso tudo e muito mais…. uma lunática.