Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Oliver: Manifesto dos mano

    Por: Augusto Nunes

    VLADY OLIVER

    Nóis, os mano, vem por meio desta se manifestar também. Nós também somos acusados. Como acusados, também queremos umas garantia dos meganha. Os caras também tão violando tudo. Roubam uma grana preta da pretobras e depois pagam uma fortuna para esses advogadões saírem por aí, depredando os decente. É um desrespeito. Bandido é bandido até a presunção de inocência.

    Cada vez mais convencidos de nossa própria inocência, também assinamos este manifesto – e falsificamos algumas assinaturas – para podermos ter o direito de quebrar algumas catracas sem sermos presos e termos a nossa cara estampada naquela revista de grande circulação, de forma vil e espetaculosa. Uma parcela significativa da população ainda não se deu conta disso.

    Como bandidos, meliantes, punguistas, estelionatários, políticos e administradores que somos, exigimos o devido respeito das instituições as quais assaltamos. Não é possível que o monopólio do massacre – coisa que era exclusivamente nossa – agora também recaia sobre os justiceiros da justiça, os jornaleiros dos jornais, os revisteiros das revistas, os policiais da polícia e outras organizações não alinhadas com o nosso movimento.

    Tão usando a mídia de forma inconsequente e irresponsável contra nóis, os bando. Querem que a sociedade fique contra nóis e nossas prática, uma vez que roubar, traficar, assaltar, mentir e dissimular faz parte da nossa cartilha de atuação sobre essa mesma sociedade, que deveria receber o assalto, o estrupo e a roubalheira como políticas de Estado. É o estado lastimável que nóis temos.

    É de todo inaceitável que uma justiça achada na rua como a nossa queira agora nos culpar pelo que somos ou fazemos. Somos produto dessa mesma sociedade que nos quer presos. Batemos nossos tambores, colocamos nosso som alto e incomodamos a vizinhança com nosso churrasquinho de gato porque essas são as formas de aumentar a intolerância, fingir que somos arruaceiros e barulhentos e afugentar nossos desafetos.

    Na verdade, precisamos de mãe. Nascemos sem ela. Por isso o nosso repúdio. O Estado de Esquerda está sob ameaça do Estado de Direita e o Poder Judiciário não pode esquecer de seus apartamentos luxuosos em Miami. Exigimos um julgamento justo e imparcial, de preferência com vista pro mar e smartphone liberado. Urge uma postura rigorosa de todos nóis contra essa sociedade tão injusta com a gente. Nóis constituímos uma gangue. Eles querem mesmo é acabar com a gente.

    Assinado: É nóis.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Octávio

      Esse Sérgio Moro é um chato! O Brasil estava ajustado na injustiça, ladrão pobre na cadeia, ladrão rico no Habeas Corpus… Lá vem o Moro e bagunça tudo! Rico pagava advogado rico e saia rindo da cara da sociedade… Lá vem o Moro de novo e… Moro é o estraga festa!

    2. sergio braga

      Estou anotando um a um, o nome desses advogados de empreiteiros e políticos corruptos, que estavam “se achando”, pensando que mentindo bastante e subornando quem quer que fosse, se dariam bem!!!!!! Essa escória da advocacia brasileira, acostumada a cobrar horrores para defender bandidos, deve ser banida da OAB, puxadinho do PT. E agora, OAB???????????????

    3. Manuel Quebra Côco

      O acima exposto, é a cara deste Brasil “dilmaveril”. Os
      mano estão com a razão, Não é só petralha que tem direito a roubar, aqui nesta terra onde a ocasião apenas revela o ladrão que já nasceu com pedgree.
      Os “lambuzados” da facção política-criminosa,não querem largar o “osso”. Sabem jamais terão outra chance de enri-
      quecer com pixulecos tirados dos bolsos dos contribuintes.
      A “velha”, na maior cara de pau do mundo, quer mais impostos. Ah! liga o desconfiômetro de uma vez e te manda la para a Bulgária, talvez precisem de uma musa
      para voltarem ao comunismo.

    4. Um amigo

      Ai seu Valdir Oliva, tu num qué publica o post da genti não, é ? Tu é qui sabe o que tu faiz, mano…Aconselhu tu a publica….Nois e amigu dus mano do PT, chefia…Cum tudo o respeito, um amigo.

    5. José Teixeira

      O tal “manifesto” desses “causídicos do milhão”, pode ser traduzido rapidamente. A realidade é que eles não se conformam por não conseguirem libertar seus clientes, uma vez que não há nesse grupo de “justiceiros”, homens que possam ser “comprados”. Sendo assim, não recebem os “bônus” (milhões de dólares) que um habeas corpus lhes renderia. Daí, tentam transformar os BANDIDOS em MOCINHOS e MOCINHOS em BANDIDOS, com um texto ridículo, criado exclusivamente em NOME DO DINHEIRO, mesmo que este, seja MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO! É só DINHEIRO que importa, nada mais!Só isso. Ética??? kkkk! O negócio é GRANA meus amigos, venha ela de onde vier, inclusive do CRIME!

    6. Batman dos Santos

      A “pétubrais” é do petê mano… não tem volta…

    7. rose

      BOOOOOOOOOOOOAAAA!!!! Toma ORDINÁRIOS, glutões do dinheiro público, que não querem soltar o osso do pixuleco. Morram de indigestão CANALHAS!

    8. Gil

      Essa foi a magnífica peça jurídica que inspirou o manifesto dos “advogados” contra a operação Lava-Jato.

    9. JOSÉ MARIA

      Vai curíntia. Num precisô de dizê mais nada, mano. E têmu dito.

    10. PAULO

      SENSACIONAL!!!!!!

    11. Darazoom

      Sei não, mais eu tô achanu que tá fartano o comentário de arguém aqui… ele num vai falá nada?

    12. Noticia boa

      Não tem o menor cacoete para malandragem.

    13. ADFOLGADO

      Qualqié truta? ta tirano das cara dos Mano? si tu for na minha comunidade vai passá mal, ta ligado?! Tá ligado qui os Mano togado do sPTf ta com nóis, mlk! O nosso truta Marcão (Aurélio mello) defendeu nóis, ta ligado? Enseja reflexão dos mano a nossa cartinha pros truta. Então acende logo esse bagulho, pra nóis e os mano refletir melhor… Tá ligado? Pô mano moro, deixa os mano roubá em paz!

    14. Hester

      Falou tudo mermao!

    15. analu

      Lindo, Oliver! É isso aí. Vamos vencer esta corja no escárnio, no ultraje, no insulto. Bando de criminosos, defendendo seus iguais, e se lambuzando com o dinheiro do crime.

    16. Valentina de Botas

      Sensacional, Oliver, aliás, muito sensacional, como disse a Ciça. Um beijo

    17. Rose

      Deveria ter um aviso que trata-se de uma ironia, senão gente como a Maria do Rosário é capaz de se manifestar publicamente apoiando o protesto dos mano.

    18. Ridendo castigat mores

      O Oliver é corintiano?

    19. Ivan, o Terrível

      Perdeu, preibói!

    20. Alberto

      Abraço paranaense. Tenho parentes em Belém.

    21. clovis felix de barros

      Parece um manifesto da Gaviões da Fiel…

    22. Tatiana

      Impagável.

    23. paraense

      Alberto –
      18/1/2016 às 19:02

      Poxa Alberto,
      Também tenho passado por otário, bobão, quase idiota…pela mesma pregação.
      Mas resistamos…

    24. Reynaldo Rocha

      Correção, Oliver.
      “Vem por meio desta se manifestarmos”
      “Nós também sermos acusados!”
      “esses adevogadãos”
      “para poder termos o direito”
      “das instituição que nós assalta”
      “mentir e dissimular faz parte da nossa cartilha dos brothers”
      “ruge uma resposta na lata”

    25. Alberto

      Cara, esses vagabundos estão te levando à perfeição. Grandiosa abordagem sobre a inversão de valores que se instalou nesse país. Erasmo de Roterdan deve estar te aplaudindo por tamanha escrachada. Parabéns e vamos à luta. Mesmo passando por otário, onde quer que eu vá (bar,hospital,táxi restaurante, etc),fico fazendo meus “discursos” sobre “honestidade e a ética” dos petralhas.

    26. Milton Ribeiro

      Como dizia Lúcio Flávio, um dos maiores bandidos brasileiros: bandido é bandido – polícia é polícia. Hoje, no momento em que vivemos, não cabem mais estes termos, pois os verdadeiros bandidos estão alocados nos três poderes constituídos da nação: executivo, legislativo e judiciário. Vivemos atualmente em um País que é uma verdadeira escola do crime, onde se praticam todas as variedades de crimes da mais alta até a mais baixa densidade na hierarquia do poder. Há 13 anos que um partido loteou o Brasil, tomou de assalto o poder e implantou em seu território a maior quadrilha de que se tem notícia na era contemporânea. A afinidade desta quadrilha com a corrupção é tão organizada, que quando vem à tona um novo fato ou uma nova denúncia, os justiceiros de toga agem rapidamente para impedir que qualquer investigação prospere. É a triste realidade de um País que de joelhos pede socorro e não encontra amparo sequer em suas instituições.

    27. FM

      Pelo menos só mesmo usando de muita ironia para ver se esses corruptos sentem o ridículo da situação em que fazem seus advogados regiamente bem pagos se expor. Uma Petrobras hoje depenada estrebucha na bacia das almas onde qualquer grupelhos chinês poderá abiscoita-la sem verter um pingo de suor de suas frontes. A coisa é tão escabrosa que até como um negócio da China, é de bom alvitre eles consultarem o oráculo para se precaverem de alguma maldição. Treze anos esses malditos achacando a maior empresa, só porque encontraram governantes da mesma laia que nada viam e sabiam lhes garantindo o sucesso nas suas delinquências. Eles pensam que são ricos. São uns infelizes.

    28. wadum

      Ótimo.

    29. Jorge Chequer

      A era PT escancarou as celas dos desavergonhados, dos
      inescrupulosos, dos assassinos diretos e indiretos e, ainda, contemplou-os com defensores que os têm como “bandidos de estimação(AN)”.

    30. pedroluiz

      Também fui roubado…, esta corja que desviou o dinheiro da saúde, roubou a minha vista direita em janeiro 2013 e até hoje vou com a esquerda…, cana para esta gente urgente!!!

    31. MARANHÃO, O MAIOR PTRALHA.

      CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO DA AJUFE E A LAVA JATO…

      1 – uma resposta maravilhosa, que todos os brasileiros do bem gostariam de dar a estes medalhões, alguns meliantes, que se consideram acima da lei e da justiça, compravam?

      2 – por acaso, tem algum desta turma de advogados com menos de 10 milhões de dólares em CC, limpos?

      3 – quantos desta famosa lista estão enrolados no CARF, tentando a todo custo comprar tudo pela frente e livrar seus conselheiros energúmenos bandidos das mãos da justiça?

      4 – quais desta lista de inteligentes únicos se reúnem há muito com sindicalistas bandidos, vendedores de planilhas para as montadoras venderem os carros mais caros do mundo para um povo muito mais pobre que americanos, japoneses e europeus? O corola brasileiro custa o dobro do americano, por quê? Certamente o pedreiro brasileiro ganha o dobro do pedreiro americano, certo, turma do manifesto?

      5 – tem um da lista que se vangloria e grita que já defendeu mais ex governadores das garras da justiça que o número de estados brasileiros, pergunto: estes meliantes, energúmenos, assaltantes de suas populações, e, aí dou o exemplo do MARANHÃO, o mais pobre da nação, eles por acaso estavam rezando no primeiro banco da igreja? Eram alinhados com Frei Beto ou Padre Antônio Vieira?

      6 – qual banca desta lista tentou impedir a prisão do bandido Alberto Youssef lá no hotel Luzeiros, de novo, no MARANHÃO, aquele que além de mais pobre da nação, dispõe da entrada de capital mais feia de todas as 26, ainda protagonizou a proeza de dar o segundo mandato ao meliante LULA?

      7 – quantos de vocês, desta lista que certamente irá para os murais de todas as escolas como os caras que tentaram e tentarão manter a corrupção nas alturas, com doentes morrendo nas filas de hospitais e outras mazelas tais… Só para dizer… Sou rico, ando de carrão importado, mas.. O seu dinheiro é sujo, veio de ABREU E LIMA E DA PTBRAS E OUTRAS… Quantos??? Entendo que em breve alguns desta lista visitará o Dr. Sérgio Moro, vendo um quadrado de lado um metro iluminado pelo Sol de Curitiba, espero!!!

      8 – quantos desta lista estão tentando uma nulidade processual fraudulenta, no estilo daquelas… SATIGRAHA, CASTELO DE AREIA E BOI BARRICA? A turma de Curitiba há muito já tem dados suficientes e as considera um subconjunto da operação LAVA JATO, mas se vocês não sabem o que é um subconjunto, a LUDMILLA ensinará certin.

      9 – quantos desta famosa, e que lista!!! Têm CC no exterior? Vocês têm um patrimônio maior ou menor que 500 milhões de dólares? Os consideram limpo ou sujo? Pagaram os impostos nos limites da lei? Já que não gostam de lei!!! Quantos desta famosa lista são considerados postergadores de sentenças? Quantos venceram pelo cansaço? Quantos venceram pela compra de sentenças? Não deixaram rastros?
      Quem depositou para o PTRALHA PALOCCI? Não me diga que tenho de perguntar à LUDMILLA??? Isto chama-se PIXULECO ELEVADO A MENOS UM??? Advogado depositando para cliente, o inverso do dinheiro??? Vocês estão loucos???

      10 – por fim, devo dizer que sou um sonhador… Um Brasil melhor, um Maranhão melhor, aguardo há mais de 50 anos, políticos limpos e honrados, engenheiros, advogados e médicos honestos, haja vista que pelas mãos destas profissões passam mais de 50% da corrupção. Os conselhos regionais devem lançar um manifesto multiplicando por 20 os mínimos salários destas categorias profissionais, ainda assim, será infinitamente menor do que estas patifarias que estamos vendo. Somente em ABREU E LIMA, 36 bilhões de reais viraram propina espraiada pelos políticos, empresários, empreiteiros, e, é claro, boa parte nesta lista de advogados metidos a inteligentes e arrogantes, mas que não passam de uns BENÉS DE MINAS, BERNARDÃO DO PARANÁ, A TURMA DO JADER, A TURMA DO MARANHÃO, o mais pobre da nação, UNS RENAN E UNS COLLOR DAS ALAGOAS, O PMDB DO RIO, que vergonha, O TEMER, A DILMA E INFINITOS OUTROS…. É muita gente contra um MORO E A TURMA DE CURITIBA, também sonho com a aparição repentina de uns mil MORO, os procuradores de Curitiba e é claro, mais e mais PF.., ponto.

    32. Nelson Martos

      Caramba mano, tu deu um nó na minha cabeça.
      Como o sujeito do texto assina: É nóis, então tá explicado.
      Mais… se Nóis não convocarmos a razão e o bom senso para nossas manifestações e nas cartinhas de
      manifesto não pegar assinaturas dos Globelezs, corremos o risco de ter colaborado para que o Brasil fique com a cara de Moro e Bolsonaro nesse escarnaval. Tendeu Mano?

    33. Joao Fernandes

      Argusto

      Uma correção. Batemos nossos tambor i colocamo nosso som bem arto pra incomoda os vizinho. O resto nois concorda

    34. Marx

      ESPLÊNDIDO !!!!!

    35. paulo

      Hmmm…”seinão”…acho que os “cara num vão intendê”…ironia pode ser um conceito muito sofisticado para esta corja… é necessário possuir alguma inteligência para tal. Corre o risco de alguma ONG esquerdopata aparecer para defender “Os Mano”… pago pelo nosso bolso, claro.