Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Fernando Gabeira: Certas palavras valem mais do que mil imagens

    Por: Augusto Nunes

    Publicado no Globo

    Eram cinco horas da tarde, eu cobria uma demonstração na porta do Palácio do Planalto. As pessoas estavam com muita raiva de Dilma e de Lula. Sentiam-se ignoradas depois de terem ido para as ruas no domingo. Queriam a queda de Dilma e a prisão de Lula. Dilma não só não deu sinais de renúncia, como convidou Lula para ocupar um ministério e fugir da Lava Jato.

    Uma hora de trabalho e saí em busca de água e um banheiro no Congresso. Ali, soube da divulgação dos áudios.

    Em termos cinematográficos, o áudio contém metade das informações de um filme. Nesse caso, os áudios eram toda a informação necessária para inflamar as ruas. As multidões já estavam iradas e o diálogo Dilma-Lula serviu para catalisar um processo que já estava em andamento. Os romances do passado escreviam assim: a marquesa saiu às seis horas. Agora era possível reescrevê-los: Dilma foi para o espaço às seis horas, no rabo de um foguete barbudo.

    Só mais tarde, exausto, examinei o conjunto de gravações. Senti que Lula estava acuado, tentando dominar um processo que escapava ao seu alcance. Os interlocutores, inclusive Jaques Wagner e, principalmente, Nelson Barbosa, respondiam com frases curtas, como se estivessem incomodados, loucos para desligar. Ele sabia que era uma luta difícil. Mas lamentava o medo dos outros: o Congresso e o Supremo estavam acovardados. Sua intenção era deter a Lava Jato e criar uma frente de investigados. Se não fizessem nada, seriam todos presos.

    Renan estava fodido, Cunha, idem. Lula parecia assumir sua verdadeira condição de chefe da imensa quadrilha, para salvá-la dos procuradores que, segundo ele, se achavam representantes divinos. Conversas gravadas sempre trazem embaraços. Na intimidade, somos menos cuidadosos. A série de gravações mostrou não só que Lula queria interferir no processo legal. Mostrou algo que não se suspeitava: a falta de carinho e solidariedade com as pessoas que o ajudaram por décadas.

    É o caso de Clara Ant. Ela chegou a ser deputada, mas depois disso dedicou-se, inteiramente, a ajudar Lula. Ao que parece, foi um projeto de vida. Participei de um debate com ela, sobre o conflito no Oriente Médio, diante de uma plateia formada por membros da colônia judaica. Ela defendeu, como pôde, a política externa do governo brasileiro. Pareceu-me uma pessoa tranquila e bastante confortável diante de ideias divergentes. Não tenho procuração para defendê-la e, quem sabe, pense a meu respeito todas as barbaridades que a imprensa petista divulga. No entanto, afirmo que não é assim que se trata uma colaboradora de tantos anos, nem é assim que se trata qualquer mulher que tem sua casa invadida por cinco policiais. Lula disse que ela deve ter achado um presente de Deus tantos homens entrando pela porta. Dilma riu. Dilma, a presidenta, a mulher símbolo de uma conquista feminina, ri de piadas machistas desde que contadas pelo seu chefe.

    O ângulo político das gravações, nesta altura, já deve ter sido exaurido, e a tentativa de fugir da Lava Jato já se revelou o desastre que todas as pessoas sensatas previam. O ministro Aragão, que tinha como tarefa desmontar a Lava Jato, foi tratado como alguém que é amigo, mas, no momento de fazer as coisas, sempre dizia “Olha’’. Lembrou-me de Sancho Pança, que dizia constantemente: “Olha, mestre, olha bem o que está dizendo’’.

    Lula não pode ser comparado a um Dom Quixote, pois seria uma agressão a esse maravilhoso símbolo da cultura ocidental. Ele, simplesmente, estava desesperado. A máquina do governo petista não respondia com eficácia sua ânsia de proteção. Os políticos corruptos marchavam para o matadouro, inertes, à espera da salvação mágica. Ele viria para reagrupá-los, derrotar a República de Curitiba e, certamente, encontrar um meio de financiar as relações obscenas alimentadas pelo mensalão e pelo assalto à Petrobras.

    Sua meta conservadora é cristalina. E, ainda assim, algumas pessoas, militantes e intelectuais, continuam achando-o o caminho do futuro e classificando de reacionário quem se opõe a um projeto criminoso de poder. As hostes petistas receberiam ordens claras para achincalhar os adversários e intimidar os procuradores e policiais da Lava-Jato.

    No princípio da semana, fui alvo de ataques desonestos dos sites pagos pelo governo. Talvez já fosse uma minúscula parte do plano. Não creio que quisessem me intimidar; estavam apenas exercitando os músculos. De todos as crises que vi no Brasil, esta tem uma singularidade: a tristeza de milhares de pessoas que acreditaram no poder transformador da esquerda no governo. Falei com alguns senadores que deixaram o PT. Estavam desolados, depois de tantos anos de trabalho. Pelo menos compreenderam a realidade e podem tentar outro caminho. Os oportunistas e carreiristas continuaram agarrados aos seus empregos.

    O drama mesmo é dos que não suportam as dores da realidade e insistem na negação. Seguem o seu líder sem o bom senso de Sancho Pança. Não ousam dizer: “Mestre, olhe bem o que está dizendo’’.

    No Brasil, pobre quando rouba vai preso, rico quando rouba ganha um ministério. Luiz Inácio da Silva, em 1988.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Cicero Campos

      Voce acha que Lula ta bebado só pelo cheirinho de cachaça?”nova lei do ministro da Justça”

    2. deaC

      Mais um brilhante texto Gabeira. Não votei na Dilma, mas a mídia me fez acreditar, primeiro que era uma mulher durona, uma gerentona capaz. NÃO É. Segundo, embora atrapalhada era uma pessoa honesta. NÃO É. O que mais me decepcionou nos áudios foi ver a subserviência dessa mulher, achei que ela e Lula fossem parceiros, não são, pelo que se depreende das conversas ela é apenas um capacho. Até no pronome de tratamento ela o trata por “senhor” (!!!) o que dá a entender que ele é realmente o poderoso chefão. Sempre me pergunto o que motiva esses deputados e senadores que ainda continuam no PT, que tipo de fidelidade canina é essa? ou seria medo?

    3. MARCO OLIVEIRA

      considerando q. lula (…e marisa das panelas) tem por hábito mandar DPF,MPF,STF e demais EFES lá naquele lugar, geralmente, obscuro e fétido, espero da LAVA-JATO, com urgência, antes da milésima fase, a “FASE ANAL – o desfecho!”.

    4. Moema

      Fora a Clara Ant.Tanto as femininas quanto as nem tanto assim deveriam banir este Ser Supremo de suas vidas. Ele tripudiou, pisou fundo nas mulheres.Estou chocada com a falta de humanidade deste traste.Fora PT e cia.!!!!!!!!!!

    5. joão

      Não vai fazer que nem o chico.
      Não vi meus comentários de ontem publicados ainda.
      Regra Geral
      Aprovamos os comentários em que o leitor expressa a sua opinião, ainda que divergente das apresentadas por autores e/ou entrevistados em reportagens, artigos, colunas, vídeos, fotos e demais conteúdos do site de VEJA.

    6. wilsampa

      Regina Duarte já havia tido informações de que o Luis Í da Silva (vulgo lula) ser de fato um assediador contumaz e nos alertou… Não acreditaram, vejam no que deu…

    7. Ivo

      É isso mesmo, Gabeira, um não à banalização da corrupção. Nem todos são iguais não!

    8. Edivaldo Souza

      Gabeira, gosto muito do seu estilo e acredito que realmente seja honesto em suas colocações. Percebeu, mesmo que tardiamente, o embuste que era o “palanque ambulante”. De minha parte, devo dizer, que votei no Lula contra o “caçador de marajás” e votei no Fernando Henrique, contra o “lulinha paz e amor”. Me sinto aliviado em ter percebido a fraude muito antes que os ditos “pensadores e intelectuais”…

    9. Varlice Ramos

      ‘(…) Mostrou algo que não se suspeitava: a falta de carinho e solidariedade com as pessoas que o ajudaram por décadas.’

      Alguém tem visto José Dirceu por aí?

    10. vagabundo

      Faltam os BILHÕES do BNDS… Muitos, muitos bilhões. Demorado hein? não largam o ôsso nem apanhando… DEMORADO DEMAIS!!!!

    11. Carruagem de Fogo

      É inconcebível que após completa nudez de Lula-,ainda existam pessoas dispostas em acreditar nas suas imoralidades,como se tal,fosse um grande visionário e não um megalomano e defamador contumaz.

    12. rubão

      Se existe uma vida além, pobre do espírito da mãe de Lula vendo como seu filho se perdeu totalmente em sua “missão”, no que, como consequência voltará débil mental por ter usado a inteligência para o mal, cego por ter olho gordo sobre o que nunca foi dele e surdo e mudo para não mais dizer mentiras. Pobre senhora!

    13. Carruagem de Fogo

      Causa repulsa que homens e mulheres sãos e de algum nível de entendimento e ou com alguma escolaridade,não vejam o engano em embarcarem em canoa furada,dando apoio incondicional à bandidos travestidos de ideologos que roubaram bilhões de dinheiro do povo em busca de subverter a democracia.Só sendo perfeitos idiotas ou mesmo pessoas que busquem também,uns trocados fruto do roubo.

    14. MORAIS

      Gabeira, magnífico, o Brasil precisa muito de “Sanchos Panças”, caráter, autocrítica, justiça, lealdade positiva, gratidão, realismo, enfim, sair desta vida de “cigarra” e passar a ser “formiga”.

    15. Oswaldo

      Acorda, Gabeira! Sim, “estão” tentando te intimidar sim, Gabeira! Estao tentanfo intimidar todo o país! Dilma arrosta e confronta o país todo! Está profundamente indignada com os milhões de Brasileiros que a querem ver pelas costas! (Como ousam querer tirar-lhe a “sua” preciosa presidência! )Sente ódio destes brasileiros !(e de você também, Gabeira!)

    16. silvio Baptista

      Dilma :
      Precisa avisar a Dima que se estamos dando golpe, que ela tem total poder de pedir a ação do exercito. .
      Porque não pede?
      .

    17. antonioa

      isso mesmo gabeira, da pra entender o lula ter apoio de um nazipetista como rui falcao. O que nao da pra entender e artistas e pseudo intelectuais de renome continuarem a babar com o projeto lula. As vezes o orgulho e’ tanto que nao deixa admitir que errou.

    18. Gustavo Ramos

      Esse Gabeira… pode ter feitos as besteiras que fez na juventude (e não me refiro à sunga de crochê), mas a verdade é que com o passar dos anos, se tornou um críticos mais mordazes (ainda que com muita elegância e educação) da esquerda. Parabéns a ele. Esse soube envelhecer.

    19. João de Alexandria

      Se toda a esquerda brasileira fosse perspicaz e civilizada como Fernando Gabeira, o Brasil só teria a ganhar. Magnífico texto, principalmente na parte que trata de Clara Ant. Temos amigos em comum. É a mais fiel claque que o Sitiante Cachaceiro poderia ter, e depois de tantos anos receber esse tipo de tratamento…lamentável.

    20. Petrus Hades

      7 a 1
      O comportamento do PT e principalmente de seu técnico , me faz lembrar a lavada que o Brasil levou da Alemanha .
      Todos tontos em campo, um técnico antes tido como o maioral e imbatível se comportava como criança sendo repreendida sem saber o motivo .
      O técnico petista , em atos desesperados comete sucessíveis erros e se desnuda completamente ao jugo da sociedade . Como Saddan Hussein antes de seu enforcamento, esbraveja com sua cara demoníaca cuspindo enquanto fala sobre um punhado de bajuladores ou militantes contratado para ouvi-lo
      O povo brasileiro e suas instituições sérias ( excluo aqui a maioria do congresso) ganham de 7 a 1 dessa quadrilha que assumiu o governo . O PT , como a seleção de Scolari , vagueiam como barata tontas dentro do campo . Lula , como técnicos da quadrilha petista se desmoraliza , ou melhor, mostra sua verdadeira personalidade se desesperando em busca de proteção do poste que havia plantado no Planalto jogando sua soberba de presidente mais bem avaliado do país .
      Em tempo , o gol sofrido foi contra , enganados que fomos com propagandas mentirosas e pagas com dinheiro roubado da Petrobras e tantas outras obras.

    21. Justice

      Gabeira, é um bálsamo ler tuas opiniões e pensamentos. Uma alegria saber que o Brasil possui Jornalistas, de teu calibre. Obrigado por textos tão fortes, corajosos, inteligentes e de forma tão equilibrada e sensata.

    22. Sandra

      Gabeira, Parabéns! Belíssima análise!

    23. Maria

      Parabéns mais uma vez pela trajetória,pela coragem,pela inteligência,pela sensatez,pela sensibilidade desse jornalista que soube evoluir e mudar junto com o país.
      Brilhante!

    24. José Eduardo

      Em síntese fina, sutil, com a classe que lhe é peculiar, Gabeira está irrepreensível, parabéns!

    25. RedFox

      Há algo de curioso nessa piadinha chauvinista, patética e canalha envolvendo Clara Ant. Lula, o autor, é casado. Com dona Marisa… Tem uma amante. Chama-se Rosemary Noronha! E a ouvinte imbecil, a tapada que riu com a piada, é ninguém menos que dona Dilma.
      Precisa dizer mais?
      .
      (No mais, parabéns ao Gabeira, pelo excelente artigo.)

    26. siará grande

      Concordo com o Gabeira em quase tudo, mas cá pra nós, “poder transformador da esquerda no governo” é duro de engolir. Stalin, Por Pot, Mao, Ceausescu, Fidel e outros comunistas demonstraram o poder devastador que a esquerda no governo tem para destruir e matar e torturar.

    27. Alexandre Oliveira

      Acho bons os textos deste Gabeira crítico do PT e de seu desgoverno. Mas como alguns apontam: IMPOSSÍVEL alguém defender a maldita ‘via da Esquerda’ e querer ser sério ao mesmo tempo. Gabeira não é exceção. Por mais sutil que seja, Gabeira insiste em insinuar que a ‘Esquerda’ foi mal utilizada, mal aplicada – o problema é sempre o homem fraco e corrupto… Não, Gabeira: o problema é A ESQUERDA. Se ela traz em si algo de bom, esse algo tem que ser extraído a fórceps, expurgado mesmo, de dentro do pacote chamado ‘a Esquerda’ – e este pacote, destruído. Sem ressentimento, sem saudosismo adolescente. A ‘Esquerda’ é um engôdo, uma farsa triste e maligna, que corrompe almas e contamina tudo o que toca. Assuma isso com todas as letras, Gabeira: reconheça que a ‘Esquerda’ é um erro monumental, uma mentira irresponsável e malintencionada, e por isso abjeta. Só aí pode haver plena confiança no que você escreve.

    28. Carlos Steinsfield

      Texto ESPETACULAR!!!!

    29. ipa

      Gabeira, texto maravilhoso, ganhei minha tarde.;

    30. Ruy

      O “Bessias” não deveria ser chamado para depor? Afinal, ele é testemunha ocular da História…O “Maradona” do Planalto…Afinal, qual foi o papel que ele levou? Entregou a quem? A que horas?

    31. rosemary

      “…eu tô mandando o Bessias junto com o papel pra gente ter ele,e só usa em caso de necessidade, que é o termo da posse.”
      O Bessiasfoi levado pelo papel?”
      É pra gente ter o Bessias ou o papel?
      É pra usar o Bessias ou o papel?

    32. IassaI

      Por isso que não se pode escrever palavras de bandidos. A dupla Lula-Ladrão e Bandilma superaram o casal Underwood. O Brasil sequestrado pelo esquerdopatismo trouxe à realidade uma ficção que nem uma nação merece, principalmente o abusado povo brasileiro.

    33. PedroCastro

      Não me venha com esta história de ” senadores desolados que compreenderam a realidade e vão tentar outro caminho”. Tá querendo nos fazer acreditar que não faziam parte e não trabalharam a favor de um projeto de poder bolivariano tupiniquim? Como diria o articulista: O QUE É ISSO COMPANHEIRO!!!!! Conta outra cara pálida!!! Nem mesmo este senhor de tanga de crochê, que mesmo tendo pulado do barco algum tempo antes, pode alegar que desconhecia o projeto criminoso! Ė por essas e outras que infelizmente o Brasil ainda acaba caindo na “rede” de uma Marina Melancia, verde por fora e vermelha por dentro!!!

    34. Júnior

      “…poder transformador da esquerda no governo…” – no 10º parágrafo:

      KKKKKK!…

    35. Oswaldo

      Estou profundamente emocionado com a tristeza dos “senadores de esquerda, desolados depois se tantos anos de trabalho”…Choro lagrimas de esguicho…Para, Gabeira! Se tais “senadores” tivessem um pingo de carater e Cultura, viriam a publico fazer uma auto-crítica sincera e confissao dos crimes que o Sr. Lula (e eles tambem!) cometeu. Estou “por aqui” de lágrimas de crocodilo e auto-comiseração fingida. A História esta cheia de ex-“esquerdistas” (você prefere eufemismos… Qual o problema com os velhos Marx, Engels e Marta Honecker?), sim, ex-“esquerdistas” que foram sinceros até a medula óssea de si próprios e cortaram fundo na própria alma em benefício de seus povos?
      O Comunismo fracassou e faliu, deixando uma colossal esteira de crimes e destruicao! Simples assim. O Sr. Lula e apenas a parte que nos cabe nesta tragédia da História Universal.

    36. Garoto

      Fosse o Lula um estadista, um homem sábio, e não aquilo que os grampos revelaram -e foram a cereja no bolo, apenas- e ele aceitaria o fim do PT e se aposentaria com serenidade. Quando o fim é certo, só resta encarar sua inevitabilidade com grandeza.

    37. Barack Obama...

      ” O Melhor Investimento de Um País é o Seu Povo “.

      Vê, Lê e Aprende, Esquerda Infeliz, Dissimulada e Incapaz de Aceitar a Verdade! Fora Dilma!

    38. Milton Ribeiro

      O que a população brasileira quer saber é quem são os cinco ministros do STF submissos à vontade da presidente Dilma Roussef. Como informou o senador Delcídio do Amaral em sua delação, o STF nem tomou conhecimento das manobras de Aloísio Mercadante para atrapalhar a lava jato. A população espera que o senador, mesmo réu, preste ainda algum serviço ao Brasil, citando o nome dos ministros corruptos.

    39. Jorge Chequer

      A exemplo deste Blog, que o torna ainda mais digno,
      é assim que se trata os corruptos de uma seita disfarçada de partido:
      .
      “(…) Lula parecia assumir sua verdadeira condição de chefe da imensa quadrilha, para salvá-la dos procuradores que, segundo ele, se achavam representantes divinos.” F.G.
      .

    40. Walter

      Pt e uma vergonha nacional PT (partido dos traidores)

    41. Williams Costa

      Se o povo pensasse junto e fosse só uma cabeça, quem diria? Erramos pra CARAL..O. Colocamos este nalfbeto malandro no poder e, ele nos FUD…
      Fazer o quê ? Agora amigos só resta lutar. Lute você lutemos nó, reze você, por você e por vozes. Agora colocar nas cabeças destes petistas vai ser difícil, pois domesticar qualquer animal, tenha paciência.

    42. valente

      Gabeira, nos últimos tempos vc tem exposto as vísceras do governo petista e de membros do governo com uma perspicácia , lucidez, impressionante. Parabéns…

    43. Evaristo

      Eu achava que a sra. Marisa era diferente, pois passava um ar sereno. Só que ela é pior que o pinguço marido dela. Linguajar chulo. Pai, mãe, filhos e sobrinhos. É ou não é a “cara da riqueza”? Fim da linha para os Lulas.

    44. garoto

      E os intelectuais e artistas que decidiram cometer haraquiri e acabar junto com o PT? Que bobagem. O fim do PT chegou. Não há mais nada que possa ser feito. A hora não é de guerra e mentiras desesperadas. A hora é de avaliar serenamente onde se errou. Porque erros houve. E muitos. Chico Buarque: deixe o sujeito fazer a peça dele. Ele pensa diferente de você. Há crime nisso? Caetano: deixe que as novas gerações expressem sua legítima revolta contra um PT que se tornou tudo que eles afirmavam ser o mal absoluto quando estas gerações se encantaram e votaram no PT. A hora é de serenidade diante de um fim que chegou. Aos petistas, eu digo: mentir como loucos e tentar atitudes absurdas e desesperadas só tornarão esse fim ainda mais triste. Acabou, amigos. Ponto.

    45. E QUANDO...

      o “rico” é a personificação da ignorância acumulada, o ministério escapa-lhe pela República!

      Parabéns, Gabeira, Vossa Excelência foi uma GRATA EXCEÇÃO, e continua sendo!

    46. Eduardo de Oliveira Rodrigues

      É verdade, as esquerdas estão desnorteadas… que maravilha!!! vão ter de reaprender a viver em paz em sociedade, mas eu duvido que consigam, logo vão inventar “dialeticamente” qualquer outra bandeira antiliberal que lhes preencha o vazio político e espiritual e voltar a atordoar a sociedade inteira por mais um século.

    47. MARANHÃO, O DONO DO LULA, DO CUNHA, DO SOL MENTIROSO E DA PF DÉMODÉ.

      CONSIDERAÇÕES GENÉRICAS, SEM PRAZO DE VALIDADE, SOBRE O TAL RESPEITO EXIGIDO POR LULA, a ordem de grandeza da propina E A ORDEM DE GRANDEZA DO ASSALTO AOS COFRES PÚBLICOS, MUITO DIFERENTE UMA DA OUTRA.

      1 – o ex-presidente Lula exige respeito da justiça e condena a sua condução coercitiva; realmente ele merece todo o nosso respeito, bem como deve respeitar a justiça, o povo brasileiro, os impostos pagos pelo povo e outros do tipo a seguir:

      – Deveria ter RESPEITADO o seu segundo mandato e não comprá-lo de um estado pobre, ou o mais pobre da nação, o MARANHÃO, através do aniquilamento do seu impeachment, da proliferacão da ‘mosquita’ Dilma, da anulação fraudulenta da operação CASTELO DE AREIA, DA PF; hoje um subconjunto da Lava Jato…
      – Deveria ter RESPEITADO OS COFRES PÚBLICOS, a Petrobras, a Eletrobrás, a Norte Sul, e outras, infinitas outras, todas são bandidas, os sindicatos, hoje vendedores de planilhas, mas não, ao invés disso, você mandou a justiça e o povo brasileiro ir literalmente tomar no símbolo do cobre da tabela periódica, você é um verme desprezível, juntamente com este Vicentinho burro, esse Jaques Teleférico Wagner, a bonitinha mas ordinária, a senadora, O Edinho burro Silva, e, ainda filmado por esta cineasta feiosa, JANDIRÃO FEIONA FEGHALI, do PC dos BURROS, uma piada, e ainda governa o MARANHÃO, O POBRETÃO…
      – Por fim, devo aqui discordar completamente da ordem de grandeza da propina, dos desvios provenientes de infinitos aditivinhos de mentirinha, uma gracinha, e recorro à querida LUDMILLA, aquela que te ensina CERTIN E DEIXAR BEM CLARO: A PF DEVE HONRAR OS BRASILEIROS E DIZER COM TODAS AS CIFRAS QUE A CARTEIRA BATIDA PELAS EMPREITEIRAS TINHA DENTRO MAIS DE 200 BILHÕES DE RAIS, SÓ ABREU E LIMA TEM 50 BI PARA DEVOLVER, CERTO???

    48. Ronaldo Braga

      Nos idos antigos, quando eu fazia parte dos cinco por cento contra o PT e o Lula –
      Alguns diziam –
      – É analfabeto, mas é inteligente.
      Eu dizia –
      – Rapaz, é inteligência ou esperteza? Não confunda um com o outro. O cara tem uma base grande dividindo dinheiro desviado, e não por inteligencia e muito menos por ter um discurso que convence, é banditismo puro e simples.
      O tempo passou e agora, quando eu faço parte dos noventa por cento que discorda do governo e dos 68% que quer o impedimento da presidente, alguns fatos, graças à inteligência de Sergio Moro, este sim. muito inteligente e sagaz, agiu na hora certa, vem a tona nas gravações, revelando um Lula sem nenhum cérebro e nem miníma capacidade de lidar com uma situação adversa, e a gente pode perceber, que o Lula é apenas um desesperado ser que não tem nenhuma inteligência e fica patente que sua esperteza é dependente de uma situação favorável, agora com tudo desfavorável, ele demonstra para o Brasil e o mundo que é este ser abjeto, nojento, machista, homofóbico e burro, que mesmo sabendo que poderia está sendo grampeado, distribui ofensas e palavrórios escatológicos contra todos e contra tudo e ainda participa via telefone de um arranjo para obstruir a justiça. Realmente, o Lula não pode ser classificado como inteligente e sim muito pelo contrário.

      É fácil ser um articulador com uma base comprada, assim como é fácil ser orador para uma plateia de “cumadres” , o Lula presidente, circulou assim, navegando em um barco sujo e desconhecido pelo povo, que desconfiava, mas não podia fazer nada, até que veio o mensalão e uma parte da população acordou, mas ainda era cedo e o Petrolão, então foi a injeção que faltava para que os ânimos dos brasileiros mudasse, assim como as palavras arrogantes do Lula que o povo conheceu, devido a coragem de Moro, fez o povo ver que além de tudo o cidadão Lula é um completo psicopata e que é capaz de tudo, para manter seu status de destruidor da Petrobrás e do país, é nesta hora que a gente lembra de Celso Daniel e de Toninho do Pt, vitimas desta forma de governar, que o PT adotou desde sua origem.
      Agora não tem retorno, se a justiça não fechar esta quadrilha, retirando seu status de partido, o povo nas urnas, vai mandar para o inferno este coluio de excrementos e mudar a página da nossa história.
      OBS: Não devemos esquecer das SS petista, que é o pcdob.
      a Deputada Alice Portugal disse que o Pcdob, nunca foi acusado de corrupção, ela se faz de maluca, pois esqueceu do TERCEIRO TEMPO, mas eu não esqueci e vou sempre lembrar para esta senhora que não fala, berra, do TERCEIRO TEMPO.

      http://www.ronaldobragas.blogspot.com.br
      Ronaldo Braga

    49. Cansado

      Estamos assistindo ao fim terrível de um partido. Principalmente agora que os petistas parecem ter enlouquecido de vez e passaram a ignorar os fatos, a realidade, a conjuntura, a constituição, as leis, a opinião pública e as instituições. A tentativa de implantar um parlamentarismo bolivariano com Lula conduzido a um terceiro mandato sem voto é sinal de loucura. A tentativa de fingir que os grampos foram na Dilma e portanto ilegais, é outro sinônimo de loucura. A certeza de que o STF e o Janot deveriam se curvar aos interesses do PT por “gratidão”, e agir contra as leis, “aliviando” para os petistas, é outro sintoma de loucura. Esses caras se perderam completamente. O PT começou bem e acabou como um partido muito parecido com os partidos fascistas e stalinistas que tanta bobagem fizeram na história. Eles perderam a cabeça totalmente. É um fim detestável para algo que começou com boas intenções. Mas algo me incomoda. Eu que votei no PT no passado me pergunto: estaremos vendo uma caricatura feia e triste do que o PT já foi ou estamos sendo expostos a horrenda nudez do que eles sempre foram? Gostaria de acreditar na primeira, mas me inclino pela segunda opção. E isso dói. Gostaria que o PT, ou pelo menos parte dele, demonstrasse certa sobriedade e dignidade nesse momento.

    50. Hobben

      That’s right, Mr Gabeira.