Blogs e Colunistas

30/03/2012

às 18:51 \ O País quer Saber

Depois do trem-bala invisível, o governo inventa o navio que não navega

JÚLIA RODRIGUES

Em 7 de maio de 2010, ao lado da sucessora que escolhera e do governador pernambucano Eduardo Campos, o presidente Lula estrelou no Porto de Suape um comício convocado para festejar muito mais que o lançamento de um navio: primeiro a ser construído no país em 14 anos, o petroleiro João Cândido fora promovido a símbolo da ressurreição da indústria naval brasileira. Produzida pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), incorporada ao Programa de Modernização e Expansão de Frota da Transperto (Promef) e incluída no ranking das proezas históricas do PAC, a embarcação com 274 metros de comprimento e capacidade para carregar até um milhão de barris de petróleo havia consumido a bolada de R$ 336 milhões – o dobro do valor orçado no mercado internacional.

Destacavam-se na plateia operários enfeitados com adesivos que registravam sua participação no parto de mais uma façanha do Brasil Maravilha. Seria uma festa perfeita se o colosso batizado em homenagem ao marinheiro que liderou em 1910 a Revolta da Chibata não tivesse colidido com a pressa dos políticos e a incompetência dos técnicos. Assim que o comício terminou, o petroleiro foi recolhido ao estaleiro antes que afundasse ─ e nunca mais tentou flutuar na superfície do Atlântico.

O vistoso casco do João Cândido camuflava soldas defeituosas e tubulações que não se encaixavam, além de um rombo cujas dimensões prenunciavam o desastre iminente. Se permanecesse mais meia hora no mar, Lula seria transformado no primeiro presidente a inaugurar um naufrágio. Estacionado no litoral pernambucano desde o dia do nascimento, nem por isso o navio deixou de percorrer o país inteiro. Durante a campanha presidencial, transportado pela imaginação da candidata Dilma Rousseff, fez escala em todos os palanques e foi apresentado ao eleitorado como mais uma realização da supergerente que Lula inventou.

A assessoria de imprensa da Transpetro se limita a informar que não sabe quando o João Cândido vai navegar de verdade. O Estaleiro Atlântico Sul, criado com dinheiro dos pagadores de impostos, não tem nada a dizer. Nem sobre o petroleiro avariado nem sobre os outros 21 encomendados pelo governo. No fim de 2011, o EAS adiou pela terceira vez a entrega do navio. A Petrobras, que controla a Transpetro, alegou que os defeitos de fabricação só podem ser consertados no exterior.

Quando o presidente era Nilo Peçanha, João Cândido comandou uma rebelião que exigia a abolição dos castigos físicos impostos aos marinheiros. Passados 102 anos, Dilma e Lula resolveram castigá-lo moralmente com a associação de seu nome a outro espanto da Era da Mediocridade: depois do trem-bala invisível, o governo inventou o navio que não navega.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

53 Comentários

  1. Carlos

    -

    02/12/2014 às 16:04

    Acho que o Brasil é um país sem governo, pois não justifica tanto investimento errado.

  2. otaviano

    -

    05/08/2014 às 16:11

    Ainda te eleitor trouxa que acredita nesta gangue.
    é possível que digam que pelo menos o navio economiza muito combustível.

  3. Dhyan

    -

    06/05/2014 às 13:58

    Essa e outras a crédito só da INCOMPETÊNCIA…
    Quanto à CORRUPÇÃO… aí são outros R$ 500… BI!!
    Em outrubro – VOTEM pra MUDAR !!

  4. MOISES DE SOUZA

    -

    25/12/2013 às 10:49

    Bom dia! Vc cidadão precisa acordar nesta eleição de 2014, renovando EXECUTIVO, LEGISLATIVO. Digo para todas as autoridades do BRASIL em provérbios 14: 12. ” Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” DEUS ESTA TE VENDO, VC NÃO VAI LEVAR DINHEIRO, OURO, JOIAS, DIPLOMA, PODER E OUTROS, PARA O CÉU. FIQUE LIGADO! DEUS É O JUSTO JUIZ. AT. Moises de Souza

  5. Luiz

    -

    30/09/2013 às 23:45

    Adriano Reis, cuidado para o governo não roubar o projeto da equipe. Afinal, estamos em uma cleptocracia.

  6. Antonio E. P.

    -

    29/05/2012 às 11:21

    Por que reclamar? Na Democracia não é feita a vontade do povo? Da maioria? A maioria quis o Lula em uma eleição. Não satisfeitos com suas robalheiras o elegeram uma segunda vez. Ainda estava pouco. Queriam mais enganação, mas não podendo votar nele a terceira vez votaram na sua perigosa seguidora. E também na turma do PMDB que os deixa felizes. Ninguém está lá sem a vontade do povo. Foram escolhidos, votados, eleitos. Se o povo gosta de ser roubado e enganado é isso que O POVO está tendo. Reclamar de quê? “Cada Povo tem o governo que merece” diz o ditado. O POVO pediu; O POVO escolheu; O POVO merece! Então LULA NELES !!!

  7. Adriano Reis Pereira de Carvalho

    -

    26/04/2012 às 19:12

    Faço parte de uma equipe de engenheiros e inventores brasileiros. Desenvolvemos um projeto tecnológico extremamente inovador e enviamos ao Ministro da Ciência e Tecnologia, e sabe qual foi sua resposta? Parabéns pelo excelente trabalho, mas infelizmente o governo nada pode fazer. Que triste receber uma carta dessas, incentivo zero para inovações. Caso algum investidor tiver interesse, favor enviar email para maiores informações ajatecnologias@gmail.com. Obrigado.

  8. Raul

    -

    23/04/2012 às 12:39

    Bem, parece que o navio fez prova de mar,e está apto a navegar.Houve atraso,mas temos um estaleiro fazendo obras grandes de novo.

    Boa piada, Raul. Conta outra.

  9. Ricardo Martins

    -

    20/04/2012 às 1:49

    Na época dos militares a Petrobras era um verdadeiro armário de apadrinhados dos homens de farda, e todos reclamavam, pois bastava deixar o Governo para se tornar presidente, diretor ou qualquer cargo que aumentasse os ganhos dos mesmos. Com a mudança para “democramagogia” o que vemos, mudaram as môscas mais a m…. é a mesma e continua fedendo, ainda mais que andam jogando no ventilador. Se não fôssemos tão medíocres como somos essa quadrilha já teria ido para o cárcere, ou melhor, que me desculpem os trabalhadores do DF, já teriamos gradeado o DF e cercado com um fosso para que não houvesse fuga.

  10. Evandro

    -

    12/04/2012 às 7:28

    Eas 28 lanchas do SEAP, o governo pagou mais de 1,5 milhão por lancha que não custa R$ 500mil. O estaleiro Intech Boating foi grande contribuinte com a campanha de Ideli Salvati.

  11. Justin Zuweig

    -

    09/04/2012 às 10:14

    Todos sabem o que é a Transpetro: uma caverna de ali baba, governada pelo PMDB por toda a eternidade, de onde saem verbas interminaveis para sustentar um dos maiores escandalos de corrupção de todos os tempos. Porque então reina o maior silencio de todos os tempos sobre a camarilha de ladrões incrustada na Transpetro? Porque a quadrilha da base aliada (aliada à canalha politica) alí encontra cumplicidade de todos e se alimenta do saque ao povo brasileiro. O que falta para explodir essa bandalheira? Uma açao definitva do povo brasileiro em defesa de seu patrimonio, como já aconteceu antes. Quando vai acontecer de novo? O povo já tem a resposta.

  12. Guerra

    -

    05/04/2012 às 3:35

    Como é que é? O Lula ressuscitou a nossa indústria naval?! Quem terá coragem de encomendar uma canoa a esse estaleiro?
    Mas, a despeito de vergonhosa para o país, a ocorrência, por seu inusitado – inauguração de um navio feito pra afundar -, é uma delícia. Tive de segurar a barriga. Ainda não tinha lido o comentário. Pois é. Esse bando de idiotas não aprende mesmo, né! É o primeiro governo do mundo que monta um estaleiro e gasta quase 400 milhões com um navio que sai pronto pra afundar! Coisa rara, hein! Só mesmo no Brasil Maravilha do Lula.
    Até quando teremos de passar carão? Depois do foguete que derreteu a base de lançamento, fabricamos um navio defeituoso pra ser consertado no exterior!!!! Pode???? Se contar lá no Zanzibar, os caras riem a rolar!
    Mais uma pra jogar nas costas dos culpados de sempre: “usamericânu”.
    E o Lula ainda disse que, em pouco tempo, estaríamos construindo submarinos. Eu, hein!!!

  13. Donata

    -

    05/04/2012 às 0:01

    O PT também produziu, além do trem-bala invisível e um navio que não navega, um presidente doutor “honoris náusea” que nunca estudou ou sequer leu um livro e uma presidAnta quase mestre, quase doutora, quase quase…

  14. alberto santo andre

    -

    04/04/2012 às 22:36

    TALVEZ ELES DEVESSEM ALUGAR O SUPER NAVIO DE TANSPORTES DA HUNDAI, E AO MESMO TEMPO MANDAR OS TECNICOS NAVAIS DA APAE , PARA FAZEREM UM CURSO NOS ESTALEIROS DA MESMA NA COREIA ,VISTO QUE NO BRASIL MARAVILHA DOS PETRALHAS ,OS MESMOS SO FAZEM COM QUE PINOCHIO SE SINTA DIMINUIDO POR INCAPACIDADE DE MENTIR TAO BEM.

  15. Marinho

    -

    04/04/2012 às 12:45

    Lula deveria ter afundado com o navio e ido para o inferno,não esquento por que sei que o lugarzinho dele esta guardado a muito.Não vai ter sirio-libanes que dê jeito:ficarei uma semana festejando.

  16. Que Povo!!!

    -

    04/04/2012 às 12:20

    Caro Augusto Nunes,
    Não só os pernambucanos,mais todo o país vai ficar a ver navio.

  17. HELIO

    -

    04/04/2012 às 11:07

    Amigo Jeremias, não é se rir, e sim para lamentação. Esse é o nosso mal, rir dos absurdos, robalheiras, incompetências, etc…

  18. fpenin

    -

    03/04/2012 às 22:14

    Augusto,
    Os petralhas são geniais na forma e uma m… no conteúdo.Nesse lance de lanchas e barquinhos, conseguiram subverter o pensamento de Pessôa com um simples ponto de interrogação: NAVEGAR É PRECISO? Pobre João Cândido, vítima de uma homenagem-estelionato, mais uma peripécia da turma cumpanhêra, que escreve de maneira açodada a crônica de um naufrágio anunciado.E “nois”? “Pagano”,ora!

  19. Jeremias-no-deserto

    -

    03/04/2012 às 20:54

    “Se permanecesse mais meia hora no mar, Lula seria transformado no primeiro presidente a inaugurar um naufrágio.” kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!Estou rindo há mais de meia hora…

    Abração, amigo.

  20. Luiz

    -

    03/04/2012 às 14:34

    Será que a IDELI comprou as 28 lanchas para substituir esse “navio”?

  21. L u i z

    -

    03/04/2012 às 9:00

    Se eles não sabem para que serve uma lancha, como saberia por em movimento um navio?

  22. AUGUSTO PEDROSA

    -

    02/04/2012 às 17:52

    Conversando com um projetista da Transpetro, que foi ver esse navio, ele me afirmou que as chapas estão mal soldadas, disse que pegaram pessoas que estavam no corte de cana e após um curso de soldador empregaram nesse emprendimento, essa pessoa, que tem mais de 30 anos de experiência, afirmou que um soldador, para dizer que é bom, precisa de mais TEMPO. SOU LEIGO, MAS PAGO IMPOSTOS E ME PREOCUPO COM ISSO.

  23. G. Carvalho

    -

    02/04/2012 às 16:17

    A foto ilustra o quanto de residual e anacrônico o lulo-petismo representa. É a nossa versão mal-amanhada do Grande Salto para Trás, praticado pela turma que, ao contrário de um Jânio Quadros, preferiria a uma eventual viagem em cargueiro travessias bem mais confortáveis a bordo do Aerolula, projetado e construído fora do Brasil. Com relação ao Velho Chico, é melhor abandonar o projeto de transposição e digerir suas perdas e danos. O desastre ambiental resultante dessa iniciativa afligirá diversas gerações. Os gastos feitos até agora impactarão apenas a nossa, mais ou menos acostumada a viver com zumbis.

  24. Gian Carlo

    -

    02/04/2012 às 7:57

    Tem um empresário hoteleiro em Pernambuco que afunda rebocadores entre outros barcos para criar refúgios da fauna marinha para deleite dos mergulhadores. Neste caso, sugiro a criação do museu subaquático “Que nada venha à tona”

  25. Flavio

    -

    02/04/2012 às 7:47

    Foi ao mar sábado, 31 de março de 2012. Teve que ser aumentado em 10 metros para corrigir uma falha de estrutura.
    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2012/03/31/navio-joao-candido-faz-a-primeira-prova-de-mar-37747.php

    E já voltou para o estaleiro.

  26. mts

    -

    02/04/2012 às 7:05

    LULLA PETRALHA VAGABUUUUUNDO

  27. Casa do Espanto

    -

    01/04/2012 às 17:23

    Este estaleiro poderá repaginar as Idelanchas, sem licitação ou com uma daquelas bem fraudadas, e , no mais, tudo estará nos conformes da Casa das
    Ratazanas GORDAS, OF COURSE!

  28. Observer

    -

    01/04/2012 às 11:08

    Só há um motivo para essa banheira ir ao Exterior: ser substituido integralmente por outro navio que funcione. Preferencialment longe dos olhos dos brasileiros.
    Provavelmente vai acabar sendo desmanchado como sucata. Uma vez derretido em um alto-forno de alguma siderurgica pode tornar-se útil pela primeira vez. Para ser bem correto pode-se aproveitar um único ítem: o nome, uma vez que este é que vai dar cobertura e “esquentar” o novo navio.

  29. diniz dos santos

    -

    01/04/2012 às 9:30

    Esse ex metalúrgico é mesmo uma grande piada. Um demagogo diplomado, sem dúvida. Consegue enganar milhões de inocentes e sempre com grande eloquência e titulos pomposos, Mãe, Grande Gerente, Maior do Mundo e assim por diante. E a galera? Bem, a galera insandecida continua a acreditar no maior dos mentirosos das últimas décadas. Pobre Brasil e brasileiros que precisa de um ídolo com pés de barro.

  30. leoni pinheiro

    -

    31/03/2012 às 23:29

    A pobreza deste homem que não sabia e nem sabe de nada…
    Por Giulio Sanmartini
    Sobre o novo mimo que Lula está adquirindo para seu lazer, Cláudio Humberto escreve o seguinte. ‘A casa comprada por Lula junto à cooperativa habitacional Bancoop, no Guarujá (SP), fica no condomínio Iporanga,(foto) onde veraneiam o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e a viúva do ex-ministro de FHC Sérgio Motta. Não custam menos de R$ 2 milhões, cada. O presidente e a mulher, d. Marisa, passaram boa parte das férias do verão passado na casa de Bastos, nesse condomínio de classe alta, quando decidiram comprar o imóvel ‘.
    Lula, vamos dizer assim, ‘trabalhou’ 22 anos e foi aposentado por ter estado um dia inteiro como preso político. Recebe do Instituto de Previdência o valor liquido MENSAL de R$ 6.956,40.
    Um simples mortal HONESTO que como ele não foi funcionário público, terá que trabalhar 35 anos para aposentar-se e receberá o benefício máximo pago hoje pela Previdência de R$ 2.894,28.
    Caso Lula recebesse esse teto levaria 57 anos para comprar seu apartamento , mas Lula não tem instrução nem habilitação para receber o teto do benefício, como disse Brizola (em um de seus raros momentos de lucidez) ‘nem bom torneiro mecânico foi’, haja visto sua mutilação profissional (alias, que se sabe de fonte segura… foi feita COM ANESTESIA… pois era moda naquela epoca ( entre os espertinhos…) se cortar o dedo na prensa para se aposentar no mole (varios colegas do lula e tambem o irmão dele, tem esse dedinho decepado… que gente esperta e honesta, nao ????? outro PS: pessoas que trabalham nessa maquina AFIRMAM = é impossivel POR ACIDENTE se decepar o dedinho da mao esquerda, ele nada tem a ver com os dedos que se usa para trabalhar nessa maquina…
    PORTANTO = FRAUDE PURA !!!
    Se Lula recebesse mil reais por mês, o tempo para a compra dessa modesta casinha de 2 milhoes… seria de 165 anos, se fosse R$ 500,00 passaria a 330 anos pagando e finalmente se fosse o salário mínimo seriam 450 anos. Mas ele pagará a Vista !!!!
    E dizer que entre os anos de 1989 a 1998 Lula nem casa tinha, pois, como ele sempre declarou….. morava de graça na casa (foto acima) de seu compadre Roberto Teixeira sem pagar nada. Portanto nesses quase 10 anos o presidente da República conseguiu comprar um apartamento de cobertura em São Bernardo (foto abaixo).
    Mas o salario na presidencia é baixo…………. QUE MILAGRE É ESSE ?
    Pois É………… ME ENGANA QUE EU GOSTO………
    LULA ROUBA e o povo brasileiro paga a conta……
    Outro dia Lula queixava-se numa roda de amigos que tinha que arrumar outra aposentadoria para continuar mantendo o atual padrão de vida.
    Sugiro que o presidente peça ajuda ao seu fenomenal filho, que num curto e magico período, depois que o pai chegou à presidência, passou de pequeno funcionário do Zoológico (estagiário com 600 reais de salario) a grande fazendeiro de gado. Vocês sabiam que o filho do presidente Lula, o Lulinha, que há 05 anos era empregado do zoológico em São Paulo, acabou de comprar a fazenda Fortaleza (de porteira fechada) localizada às margens da rodovia Marechal Rondon, município de Valparaíso-SP, de propriedade do sr. José Carlos Prata Cunha, um dos maiores produtores de nelore do Brasil, pela simples bagatela de R$ 47.000.000,00 (quarenta e sete milhões de reais), e a imprensa, não divulgou!!!! como isso é possível???????
    Nada contra o pecuarista que é muito conhecido no meio, mas onde o Lulinha arrumou esta grana toda?
    Será verdade?Se for como ele é inteligente, né?E viva a farra do BOI……… Tem também aquela conversa mole, mal contada, da Telemar, dos cinco milhões por mês…
    Pode até ser como Lula disse: ‘que ninguém tem a autoridade ética e moral do PT ‘, acho que ele está certo = se isso é verdade, precisaremos reerguer o PRESIDIO CARANDIRU so para abrigar toda essa etica e moral petista pois ao que parece, ladroeira mudou de nome…….
    Pobre Brasil… que por seus ignorantes, e pelos cegos intelectualoides, elege e glorifica esse LULA pilantra e sua quadrilha petista!!!

  31. Paulo

    -

    31/03/2012 às 23:15

    Na última quinta feira tentaram fazer mais um teste para por este elefante petista nas águas e foi outro enorme fiasco. Desta feita o problema foi uma grande falha no motor central. Ás pressas chamaram inúmeros técnicos coreanos para sanar o problema que persistiu. Pior do que ser usado como mera peça publicitária da campanha de Dilma em 2010 , é saber que este navio João das quantas deve esconder um gigantesco superfaturamento dos companheiros empossados na estatal ama de leite Transpetro , pois um navio similar coreano custa exatamente metade do preço já gasto na construção desta peça publicitária petista , bancada pelo dinheiro e suor dos otários que pagam impostos neste país para sustentar vagabundos parasitas.

  32. Janga

    -

    31/03/2012 às 21:55

    É o “Vasa” brasileiro:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasa_(navio)
    Não carregará petróleo mas, como o Wasa, pode se transformar numa importante atração turística, atraindo 25 milhões de turistas de todo o mundo por ano…Viva!!!!eheh!

  33. Carolina Freitas

    -

    31/03/2012 às 21:28

    E vai como para o “exterior”? De avião? Pq pelo jeito esse aí afoga até em banho de assento.

  34. Angelo

    -

    31/03/2012 às 20:34

    Senhores,esse foi o maior rombo na carcaça dos
    pagadores de impostos destePaís,que veêm através
    dessa nulidade os milhões escorridos nas águas do
    Atlântico,e ainda o escavelho do nordeste,quer voltar
    a fazer politica nestePaís,para propiciar maiores
    rombos,para o desenvolvimento do País.

  35. SidneyCWB

    -

    31/03/2012 às 16:24

    Então tá. Supondo que irão levá-lo para ser consertado no exterior e que se possa utilizá-lo, pergunto: Qual será a segurança que este petroleiro terá? Será que ele não vai provocar um desastre ecológico quando se romper e lançar ao mar 1 milhão de barris de petróleo? Quem será o louco da Transpetro que assinará a liberação de uso desta armadilha flutuante? Onde acontecerá o desastre?

  36. MALDONADO

    -

    31/03/2012 às 14:27

    AGORA COM REVISÃO: ESSE GESTO “PODE PARA AI GRANDE/ESTALTUA/MAGESTOSA”, DA PHOTO/MILHIONÁRIA, FEITA PELO SÁBIO CULTO/CURTO/LULO, DEVERIA SER ETERNIZAO NU BRONZE, EM CONJUNTO COM A T’URMA DA PROA, PELA GRANDE DUVIDA QUE ASSISTIU AO “GOOD FADHER” PETRALHA, EM SABER SE AQUELE GRANDALHÃO LÁ, FLUTUAVA OU SUBMERGIA, E COMO NINGUEM “SUBE EXPLICA”, A GERINGONÇA/NEGÓCIO, TÁ ENCALHADA ATÉ HOJE, SEM PAGAR FRETE A NAÇÃO.
    COM NOTA: TUDO COM OS VIVAS OBA OBA, DU CORDÃO DOS PUXA-SACO, DO “PESSOAR” LÁ DA PROA.

  37. MALDONADO

    -

    31/03/2012 às 14:12

    ESSE PODE “PARÁ” AI “GRANDE/ESTALTUA/MAGESTOSA” DA PHOTO/MILHONÁRIO FEITA PELO SÁBIO CULTO/CURTO/LULO, DEVERIA ETERNIZADO NU BRONZE, EM CONJUNTO COM A T’URMA DA PROA, PELA GRANDE DUVIDA QUE ASSISTIU AO “GOOD FADHER” PETRALHA, EM SABER SE AQUELE GRANDALHÃO LÁ, FLUTUAVA OU SUBMERGIA, E COMO NINGUEM “SUBE EXPLICA”, A GERINGONÇA/NEGÓCIO TÁ ENCALHADA ATÉ HOJE, SEM PAGAR FRETE A NAÇÃO.

  38. Luiz Augusto

    -

    31/03/2012 às 11:37

    O navio Vasa, sueco, afundou em Estocolmo meia hora depois de ser lançado ao mar, no século 17, e seu resgate na década de 50 permitiu a construção de um museu na cidade. Feito o paralelo, temos que quase o Lula permitiu a criação do Museu João Candido em Recife…

  39. Paul

    -

    31/03/2012 às 10:39

    Mas uma incrível obra do partidao maravilha …um navio fachada. Que sabe se torne a sede do partidao no nordeste.

  40. Dawran Numida

    -

    31/03/2012 às 10:33

    Uma carcaça de petroleiro foi inaugurado como a redenção da indústria naval brasileira. E sua recuperação. O Brasil que já teve uma das maiores marinhas mercantes do mundo nos anos 70. A palavra esbulho seria pouco.

  41. FM

    -

    30/03/2012 às 23:29

    Augusto, tanta empulhação sob a égide, praticamente, de um mesmo governo e de um mesmo partido. É uma Fábrica Nacional de Embustes, enganando o povo brasileiro de norte a sul 24 horas, ininterruptamente. E não se encontra como oposição a esse governo impostor, nenhum político que diga para todo país saber, todas essas sacanagens. Sou obrigado a render uma homenagem a Carlos Lacerda, a quem tanto eu detestava e que nos faz tanta falta nos dias atuais. Muito do que o RJ tem hoje deve-se a ele, que não tem um beco com seu nome em sua homenagem. Duvido que ele deixasse ficar no esquecimento tanta putaria desta era tão medíocre, e tenho certeza que desmontaria o mito Lula em menos de três dias.

  42. Francisco Antonio Salerno Neto

    -

    30/03/2012 às 23:21

    Augusto,

    Para comemorar os 500 anos da descoberta do Brasil, o Rafael Greca mandou construir aquela caravela que não navegava nem msmo se o Camões recuperasse a outra vista e quase que o Fernando Pessoa ressuscita para corrigir o poema dele e mudar ‘o navegar é preciso’ para algo mais prosaico, tipo, ‘enrolar é possível’. O que você não deve estar sabendo é que este navio foi todo planejado e construido para comemorar os 100 anos do TITANIC. E nem foi necessário um iceberg…

  43. Sandro Ferreira

    -

    30/03/2012 às 22:56

    Deveriam colocar o Lula, a Dilma e toda a base aliada para fazer a primeira incursão no oceano. Aí quem sabe o João Cândido prestasse um grande serviço à nação.

  44. gajjjego

    -

    30/03/2012 às 22:22

    Isto eh pODRIDÃO tOTAL…

  45. Adilton

    -

    30/03/2012 às 22:22

    Que texto maravilhoso. As palavras são chibatadas nesse incompetentes que desgovernam o Brasil.

  46. Pedro Rezende

    -

    30/03/2012 às 21:25

    Poe o Lula dentro e afunda…. mas poe o lula dentro porque o lula não afunda

  47. Claudius

    -

    30/03/2012 às 21:17

    Sou Engenheiro Mecânico desde 1972. Fiz curso de Engenharia Naval em Joinvile/SC. Também desde que formei sou funcionário público federal, hoje aposentado. Acontece que visitei o estaleiro em Suape/PE.Desde o lançamento do NM João Cândido acompanho. Quando visitei a finalização dele os coreanos e chineses que estavam montando a Praça de Comando já haviam comentado que a embarcação não navegaria. JÁ VIROU SUCATA!

  48. Gilberto Rodrigues de Oliveira

    -

    30/03/2012 às 21:15

    E como sempre,não vai acontecer nada neste imenso Brasil feito de um povo de “bundas-moles”.

  49. Reaça

    -

    30/03/2012 às 21:02

    O primeiro presidente a inaugurar um naufrágio. Ia ser a glória!!!

  50. Razumikhin

    -

    30/03/2012 às 21:00

    E, a “crace media” que Lula inventou? Sensacional!

  51. Reaça

    -

    30/03/2012 às 20:59

    E ainda tem uns imbecis que tem a coragem de dizer que lula reergueu a industria naval. hahahahaha!!!!!

  52. fontana

    -

    30/03/2012 às 20:33

    Ora, é que vocês não sabem: O comando do navio é do peter pan e do sininho.Ele navega nos ares.

  53. M@theus

    -

    30/03/2012 às 19:11

    Quase q virou o Titanic brasileiro, agora vai para o exterior para ser arrumado, e lá se vão + milhões dos trouxas pagadores de impostos, para arrumar um navio abacaxi.
    E viva o DESgoverno do putÊ…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados