Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Depois do trem-bala invisível, o governo inventa o navio que não navega

Por: Augusto Nunes

JÚLIA RODRIGUES

Em 7 de maio de 2010, ao lado da sucessora que escolhera e do governador pernambucano Eduardo Campos, o presidente Lula estrelou no Porto de Suape um comício convocado para festejar muito mais que o lançamento de um navio: primeiro a ser construído no país em 14 anos, o petroleiro João Cândido fora promovido a símbolo da ressurreição da indústria naval brasileira. Produzida pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), incorporada ao Programa de Modernização e Expansão de Frota da Transperto (Promef) e incluída no ranking das proezas históricas do PAC, a embarcação com 274 metros de comprimento e capacidade para carregar até um milhão de barris de petróleo havia consumido a bolada de R$ 336 milhões – o dobro do valor orçado no mercado internacional.

Destacavam-se na plateia operários enfeitados com adesivos que registravam sua participação no parto de mais uma façanha do Brasil Maravilha. Seria uma festa perfeita se o colosso batizado em homenagem ao marinheiro que liderou em 1910 a Revolta da Chibata não tivesse colidido com a pressa dos políticos e a incompetência dos técnicos. Assim que o comício terminou, o petroleiro foi recolhido ao estaleiro antes que afundasse ─ e nunca mais tentou flutuar na superfície do Atlântico.

O vistoso casco do João Cândido camuflava soldas defeituosas e tubulações que não se encaixavam, além de um rombo cujas dimensões prenunciavam o desastre iminente. Se permanecesse mais meia hora no mar, Lula seria transformado no primeiro presidente a inaugurar um naufrágio. Estacionado no litoral pernambucano desde o dia do nascimento, nem por isso o navio deixou de percorrer o país inteiro. Durante a campanha presidencial, transportado pela imaginação da candidata Dilma Rousseff, fez escala em todos os palanques e foi apresentado ao eleitorado como mais uma realização da supergerente que Lula inventou.

A assessoria de imprensa da Transpetro se limita a informar que não sabe quando o João Cândido vai navegar de verdade. O Estaleiro Atlântico Sul, criado com dinheiro dos pagadores de impostos, não tem nada a dizer. Nem sobre o petroleiro avariado nem sobre os outros 21 encomendados pelo governo. No fim de 2011, o EAS adiou pela terceira vez a entrega do navio. A Petrobras, que controla a Transpetro, alegou que os defeitos de fabricação só podem ser consertados no exterior.

Quando o presidente era Nilo Peçanha, João Cândido comandou uma rebelião que exigia a abolição dos castigos físicos impostos aos marinheiros. Passados 102 anos, Dilma e Lula resolveram castigá-lo moralmente com a associação de seu nome a outro espanto da Era da Mediocridade: depois do trem-bala invisível, o governo inventou o navio que não navega.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

56 comentários
  1. Nivaldo Matheus

    Tem coisas não se pode deixar cair no esquecimento!

  2. Osvaldo Aires Bade

    ‘Se alguém roubou a Petrobrás, que pague pelo roubo’, diz Lula http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/07/se-alguem-roubou-petrobras-que-pague.html

  3. Democrito Albuquerque

    Longe de ser petista, coisa que aliás que detesto. De fato este navio foi “lançado” ao mar só o casco vazio e demorou mais quase 03 anos para ficar pronto, mais em 2013 ele finalmente foi lançado e hoje presta serviços a Petrobras, como sei disto, bem simples eu estava lá no dia em que de fato ele foi entregue. Depois dele saíram mais 03 navios semelhantes do EAS.

  4. Carlos

    Acho que o Brasil é um país sem governo, pois não justifica tanto investimento errado.

  5. otaviano

    Ainda te eleitor trouxa que acredita nesta gangue.
    é possível que digam que pelo menos o navio economiza muito combustível.

  6. Dhyan

    Essa e outras a crédito só da INCOMPETÊNCIA…
    Quanto à CORRUPÇÃO… aí são outros R$ 500… BI!!
    Em outrubro – VOTEM pra MUDAR !!

  7. MOISES DE SOUZA

    Bom dia! Vc cidadão precisa acordar nesta eleição de 2014, renovando EXECUTIVO, LEGISLATIVO. Digo para todas as autoridades do BRASIL em provérbios 14: 12. ” Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” DEUS ESTA TE VENDO, VC NÃO VAI LEVAR DINHEIRO, OURO, JOIAS, DIPLOMA, PODER E OUTROS, PARA O CÉU. FIQUE LIGADO! DEUS É O JUSTO JUIZ. AT. Moises de Souza

  8. Luiz

    Adriano Reis, cuidado para o governo não roubar o projeto da equipe. Afinal, estamos em uma cleptocracia.

  9. Antonio E. P.

    Por que reclamar? Na Democracia não é feita a vontade do povo? Da maioria? A maioria quis o Lula em uma eleição. Não satisfeitos com suas robalheiras o elegeram uma segunda vez. Ainda estava pouco. Queriam mais enganação, mas não podendo votar nele a terceira vez votaram na sua perigosa seguidora. E também na turma do PMDB que os deixa felizes. Ninguém está lá sem a vontade do povo. Foram escolhidos, votados, eleitos. Se o povo gosta de ser roubado e enganado é isso que O POVO está tendo. Reclamar de quê? “Cada Povo tem o governo que merece” diz o ditado. O POVO pediu; O POVO escolheu; O POVO merece! Então LULA NELES !!!

  10. Adriano Reis Pereira de Carvalho

    Faço parte de uma equipe de engenheiros e inventores brasileiros. Desenvolvemos um projeto tecnológico extremamente inovador e enviamos ao Ministro da Ciência e Tecnologia, e sabe qual foi sua resposta? Parabéns pelo excelente trabalho, mas infelizmente o governo nada pode fazer. Que triste receber uma carta dessas, incentivo zero para inovações. Caso algum investidor tiver interesse, favor enviar email para maiores informações ajatecnologias@gmail.com. Obrigado.

  11. Raul

    Bem, parece que o navio fez prova de mar,e está apto a navegar.Houve atraso,mas temos um estaleiro fazendo obras grandes de novo.

    Boa piada, Raul. Conta outra.

  12. Ricardo Martins

    Na época dos militares a Petrobras era um verdadeiro armário de apadrinhados dos homens de farda, e todos reclamavam, pois bastava deixar o Governo para se tornar presidente, diretor ou qualquer cargo que aumentasse os ganhos dos mesmos. Com a mudança para “democramagogia” o que vemos, mudaram as môscas mais a m…. é a mesma e continua fedendo, ainda mais que andam jogando no ventilador. Se não fôssemos tão medíocres como somos essa quadrilha já teria ido para o cárcere, ou melhor, que me desculpem os trabalhadores do DF, já teriamos gradeado o DF e cercado com um fosso para que não houvesse fuga.

  13. Evandro

    Eas 28 lanchas do SEAP, o governo pagou mais de 1,5 milhão por lancha que não custa R$ 500mil. O estaleiro Intech Boating foi grande contribuinte com a campanha de Ideli Salvati.

  14. Justin Zuweig

    Todos sabem o que é a Transpetro: uma caverna de ali baba, governada pelo PMDB por toda a eternidade, de onde saem verbas interminaveis para sustentar um dos maiores escandalos de corrupção de todos os tempos. Porque então reina o maior silencio de todos os tempos sobre a camarilha de ladrões incrustada na Transpetro? Porque a quadrilha da base aliada (aliada à canalha politica) alí encontra cumplicidade de todos e se alimenta do saque ao povo brasileiro. O que falta para explodir essa bandalheira? Uma açao definitva do povo brasileiro em defesa de seu patrimonio, como já aconteceu antes. Quando vai acontecer de novo? O povo já tem a resposta.

  15. Guerra

    Como é que é? O Lula ressuscitou a nossa indústria naval?! Quem terá coragem de encomendar uma canoa a esse estaleiro?
    Mas, a despeito de vergonhosa para o país, a ocorrência, por seu inusitado – inauguração de um navio feito pra afundar -, é uma delícia. Tive de segurar a barriga. Ainda não tinha lido o comentário. Pois é. Esse bando de idiotas não aprende mesmo, né! É o primeiro governo do mundo que monta um estaleiro e gasta quase 400 milhões com um navio que sai pronto pra afundar! Coisa rara, hein! Só mesmo no Brasil Maravilha do Lula.
    Até quando teremos de passar carão? Depois do foguete que derreteu a base de lançamento, fabricamos um navio defeituoso pra ser consertado no exterior!!!! Pode???? Se contar lá no Zanzibar, os caras riem a rolar!
    Mais uma pra jogar nas costas dos culpados de sempre: “usamericânu”.
    E o Lula ainda disse que, em pouco tempo, estaríamos construindo submarinos. Eu, hein!!!

  16. Donata

    O PT também produziu, além do trem-bala invisível e um navio que não navega, um presidente doutor “honoris náusea” que nunca estudou ou sequer leu um livro e uma presidAnta quase mestre, quase doutora, quase quase…

  17. alberto santo andre

    TALVEZ ELES DEVESSEM ALUGAR O SUPER NAVIO DE TANSPORTES DA HUNDAI, E AO MESMO TEMPO MANDAR OS TECNICOS NAVAIS DA APAE , PARA FAZEREM UM CURSO NOS ESTALEIROS DA MESMA NA COREIA ,VISTO QUE NO BRASIL MARAVILHA DOS PETRALHAS ,OS MESMOS SO FAZEM COM QUE PINOCHIO SE SINTA DIMINUIDO POR INCAPACIDADE DE MENTIR TAO BEM.

  18. Marinho

    Lula deveria ter afundado com o navio e ido para o inferno,não esquento por que sei que o lugarzinho dele esta guardado a muito.Não vai ter sirio-libanes que dê jeito:ficarei uma semana festejando.

  19. Que Povo!!!

    Caro Augusto Nunes,
    Não só os pernambucanos,mais todo o país vai ficar a ver navio.

  20. HELIO

    Amigo Jeremias, não é se rir, e sim para lamentação. Esse é o nosso mal, rir dos absurdos, robalheiras, incompetências, etc…

  21. fpenin

    Augusto,
    Os petralhas são geniais na forma e uma m… no conteúdo.Nesse lance de lanchas e barquinhos, conseguiram subverter o pensamento de Pessôa com um simples ponto de interrogação: NAVEGAR É PRECISO? Pobre João Cândido, vítima de uma homenagem-estelionato, mais uma peripécia da turma cumpanhêra, que escreve de maneira açodada a crônica de um naufrágio anunciado.E “nois”? “Pagano”,ora!

  22. Jeremias-no-deserto

    “Se permanecesse mais meia hora no mar, Lula seria transformado no primeiro presidente a inaugurar um naufrágio.” kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!Estou rindo há mais de meia hora…

    Abração, amigo.

  23. Luiz

    Será que a IDELI comprou as 28 lanchas para substituir esse “navio”?

  24. L u i z

    Se eles não sabem para que serve uma lancha, como saberia por em movimento um navio?

  25. AUGUSTO PEDROSA

    Conversando com um projetista da Transpetro, que foi ver esse navio, ele me afirmou que as chapas estão mal soldadas, disse que pegaram pessoas que estavam no corte de cana e após um curso de soldador empregaram nesse emprendimento, essa pessoa, que tem mais de 30 anos de experiência, afirmou que um soldador, para dizer que é bom, precisa de mais TEMPO. SOU LEIGO, MAS PAGO IMPOSTOS E ME PREOCUPO COM ISSO.

  26. G. Carvalho

    A foto ilustra o quanto de residual e anacrônico o lulo-petismo representa. É a nossa versão mal-amanhada do Grande Salto para Trás, praticado pela turma que, ao contrário de um Jânio Quadros, preferiria a uma eventual viagem em cargueiro travessias bem mais confortáveis a bordo do Aerolula, projetado e construído fora do Brasil. Com relação ao Velho Chico, é melhor abandonar o projeto de transposição e digerir suas perdas e danos. O desastre ambiental resultante dessa iniciativa afligirá diversas gerações. Os gastos feitos até agora impactarão apenas a nossa, mais ou menos acostumada a viver com zumbis.

  27. Gian Carlo

    Tem um empresário hoteleiro em Pernambuco que afunda rebocadores entre outros barcos para criar refúgios da fauna marinha para deleite dos mergulhadores. Neste caso, sugiro a criação do museu subaquático “Que nada venha à tona”

  28. Flavio

    Foi ao mar sábado, 31 de março de 2012. Teve que ser aumentado em 10 metros para corrigir uma falha de estrutura.
    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2012/03/31/navio-joao-candido-faz-a-primeira-prova-de-mar-37747.php

    E já voltou para o estaleiro.

  29. mts

    LULLA PETRALHA VAGABUUUUUNDO

  30. Casa do Espanto

    Este estaleiro poderá repaginar as Idelanchas, sem licitação ou com uma daquelas bem fraudadas, e , no mais, tudo estará nos conformes da Casa das
    Ratazanas GORDAS, OF COURSE!

  31. Observer

    Só há um motivo para essa banheira ir ao Exterior: ser substituido integralmente por outro navio que funcione. Preferencialment longe dos olhos dos brasileiros.
    Provavelmente vai acabar sendo desmanchado como sucata. Uma vez derretido em um alto-forno de alguma siderurgica pode tornar-se útil pela primeira vez. Para ser bem correto pode-se aproveitar um único ítem: o nome, uma vez que este é que vai dar cobertura e “esquentar” o novo navio.

  32. diniz dos santos

    Esse ex metalúrgico é mesmo uma grande piada. Um demagogo diplomado, sem dúvida. Consegue enganar milhões de inocentes e sempre com grande eloquência e titulos pomposos, Mãe, Grande Gerente, Maior do Mundo e assim por diante. E a galera? Bem, a galera insandecida continua a acreditar no maior dos mentirosos das últimas décadas. Pobre Brasil e brasileiros que precisa de um ídolo com pés de barro.

  33. leoni pinheiro

    A pobreza deste homem que não sabia e nem sabe de nada…
    Por Giulio Sanmartini
    Sobre o novo mimo que Lula está adquirindo para seu lazer, Cláudio Humberto escreve o seguinte. ‘A casa comprada por Lula junto à cooperativa habitacional Bancoop, no Guarujá (SP), fica no condomínio Iporanga,(foto) onde veraneiam o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e a viúva do ex-ministro de FHC Sérgio Motta. Não custam menos de R$ 2 milhões, cada. O presidente e a mulher, d. Marisa, passaram boa parte das férias do verão passado na casa de Bastos, nesse condomínio de classe alta, quando decidiram comprar o imóvel ‘.
    Lula, vamos dizer assim, ‘trabalhou’ 22 anos e foi aposentado por ter estado um dia inteiro como preso político. Recebe do Instituto de Previdência o valor liquido MENSAL de R$ 6.956,40.
    Um simples mortal HONESTO que como ele não foi funcionário público, terá que trabalhar 35 anos para aposentar-se e receberá o benefício máximo pago hoje pela Previdência de R$ 2.894,28.
    Caso Lula recebesse esse teto levaria 57 anos para comprar seu apartamento , mas Lula não tem instrução nem habilitação para receber o teto do benefício, como disse Brizola (em um de seus raros momentos de lucidez) ‘nem bom torneiro mecânico foi’, haja visto sua mutilação profissional (alias, que se sabe de fonte segura… foi feita COM ANESTESIA… pois era moda naquela epoca ( entre os espertinhos…) se cortar o dedo na prensa para se aposentar no mole (varios colegas do lula e tambem o irmão dele, tem esse dedinho decepado… que gente esperta e honesta, nao ????? outro PS: pessoas que trabalham nessa maquina AFIRMAM = é impossivel POR ACIDENTE se decepar o dedinho da mao esquerda, ele nada tem a ver com os dedos que se usa para trabalhar nessa maquina…
    PORTANTO = FRAUDE PURA !!!
    Se Lula recebesse mil reais por mês, o tempo para a compra dessa modesta casinha de 2 milhoes… seria de 165 anos, se fosse R$ 500,00 passaria a 330 anos pagando e finalmente se fosse o salário mínimo seriam 450 anos. Mas ele pagará a Vista !!!!
    E dizer que entre os anos de 1989 a 1998 Lula nem casa tinha, pois, como ele sempre declarou….. morava de graça na casa (foto acima) de seu compadre Roberto Teixeira sem pagar nada. Portanto nesses quase 10 anos o presidente da República conseguiu comprar um apartamento de cobertura em São Bernardo (foto abaixo).
    Mas o salario na presidencia é baixo…………. QUE MILAGRE É ESSE ?
    Pois É………… ME ENGANA QUE EU GOSTO………
    LULA ROUBA e o povo brasileiro paga a conta……
    Outro dia Lula queixava-se numa roda de amigos que tinha que arrumar outra aposentadoria para continuar mantendo o atual padrão de vida.
    Sugiro que o presidente peça ajuda ao seu fenomenal filho, que num curto e magico período, depois que o pai chegou à presidência, passou de pequeno funcionário do Zoológico (estagiário com 600 reais de salario) a grande fazendeiro de gado. Vocês sabiam que o filho do presidente Lula, o Lulinha, que há 05 anos era empregado do zoológico em São Paulo, acabou de comprar a fazenda Fortaleza (de porteira fechada) localizada às margens da rodovia Marechal Rondon, município de Valparaíso-SP, de propriedade do sr. José Carlos Prata Cunha, um dos maiores produtores de nelore do Brasil, pela simples bagatela de R$ 47.000.000,00 (quarenta e sete milhões de reais), e a imprensa, não divulgou!!!! como isso é possível???????
    Nada contra o pecuarista que é muito conhecido no meio, mas onde o Lulinha arrumou esta grana toda?
    Será verdade?Se for como ele é inteligente, né?E viva a farra do BOI……… Tem também aquela conversa mole, mal contada, da Telemar, dos cinco milhões por mês…
    Pode até ser como Lula disse: ‘que ninguém tem a autoridade ética e moral do PT ‘, acho que ele está certo = se isso é verdade, precisaremos reerguer o PRESIDIO CARANDIRU so para abrigar toda essa etica e moral petista pois ao que parece, ladroeira mudou de nome…….
    Pobre Brasil… que por seus ignorantes, e pelos cegos intelectualoides, elege e glorifica esse LULA pilantra e sua quadrilha petista!!!

  34. Paulo

    Na última quinta feira tentaram fazer mais um teste para por este elefante petista nas águas e foi outro enorme fiasco. Desta feita o problema foi uma grande falha no motor central. Ás pressas chamaram inúmeros técnicos coreanos para sanar o problema que persistiu. Pior do que ser usado como mera peça publicitária da campanha de Dilma em 2010 , é saber que este navio João das quantas deve esconder um gigantesco superfaturamento dos companheiros empossados na estatal ama de leite Transpetro , pois um navio similar coreano custa exatamente metade do preço já gasto na construção desta peça publicitária petista , bancada pelo dinheiro e suor dos otários que pagam impostos neste país para sustentar vagabundos parasitas.

  35. Janga

    É o “Vasa” brasileiro:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasa_(navio)
    Não carregará petróleo mas, como o Wasa, pode se transformar numa importante atração turística, atraindo 25 milhões de turistas de todo o mundo por ano…Viva!!!!eheh!

  36. Carolina Freitas

    E vai como para o “exterior”? De avião? Pq pelo jeito esse aí afoga até em banho de assento.

  37. Angelo

    Senhores,esse foi o maior rombo na carcaça dos
    pagadores de impostos destePaís,que veêm através
    dessa nulidade os milhões escorridos nas águas do
    Atlântico,e ainda o escavelho do nordeste,quer voltar
    a fazer politica nestePaís,para propiciar maiores
    rombos,para o desenvolvimento do País.

  38. SidneyCWB

    Então tá. Supondo que irão levá-lo para ser consertado no exterior e que se possa utilizá-lo, pergunto: Qual será a segurança que este petroleiro terá? Será que ele não vai provocar um desastre ecológico quando se romper e lançar ao mar 1 milhão de barris de petróleo? Quem será o louco da Transpetro que assinará a liberação de uso desta armadilha flutuante? Onde acontecerá o desastre?

  39. MALDONADO

    AGORA COM REVISÃO: ESSE GESTO “PODE PARA AI GRANDE/ESTALTUA/MAGESTOSA”, DA PHOTO/MILHIONÁRIA, FEITA PELO SÁBIO CULTO/CURTO/LULO, DEVERIA SER ETERNIZAO NU BRONZE, EM CONJUNTO COM A T’URMA DA PROA, PELA GRANDE DUVIDA QUE ASSISTIU AO “GOOD FADHER” PETRALHA, EM SABER SE AQUELE GRANDALHÃO LÁ, FLUTUAVA OU SUBMERGIA, E COMO NINGUEM “SUBE EXPLICA”, A GERINGONÇA/NEGÓCIO, TÁ ENCALHADA ATÉ HOJE, SEM PAGAR FRETE A NAÇÃO.
    COM NOTA: TUDO COM OS VIVAS OBA OBA, DU CORDÃO DOS PUXA-SACO, DO “PESSOAR” LÁ DA PROA.

  40. MALDONADO

    ESSE PODE “PARÁ” AI “GRANDE/ESTALTUA/MAGESTOSA” DA PHOTO/MILHONÁRIO FEITA PELO SÁBIO CULTO/CURTO/LULO, DEVERIA ETERNIZADO NU BRONZE, EM CONJUNTO COM A T’URMA DA PROA, PELA GRANDE DUVIDA QUE ASSISTIU AO “GOOD FADHER” PETRALHA, EM SABER SE AQUELE GRANDALHÃO LÁ, FLUTUAVA OU SUBMERGIA, E COMO NINGUEM “SUBE EXPLICA”, A GERINGONÇA/NEGÓCIO TÁ ENCALHADA ATÉ HOJE, SEM PAGAR FRETE A NAÇÃO.

  41. Luiz Augusto

    O navio Vasa, sueco, afundou em Estocolmo meia hora depois de ser lançado ao mar, no século 17, e seu resgate na década de 50 permitiu a construção de um museu na cidade. Feito o paralelo, temos que quase o Lula permitiu a criação do Museu João Candido em Recife…

  42. Paul

    Mas uma incrível obra do partidao maravilha …um navio fachada. Que sabe se torne a sede do partidao no nordeste.

  43. Dawran Numida

    Uma carcaça de petroleiro foi inaugurado como a redenção da indústria naval brasileira. E sua recuperação. O Brasil que já teve uma das maiores marinhas mercantes do mundo nos anos 70. A palavra esbulho seria pouco.

  44. FM

    Augusto, tanta empulhação sob a égide, praticamente, de um mesmo governo e de um mesmo partido. É uma Fábrica Nacional de Embustes, enganando o povo brasileiro de norte a sul 24 horas, ininterruptamente. E não se encontra como oposição a esse governo impostor, nenhum político que diga para todo país saber, todas essas sacanagens. Sou obrigado a render uma homenagem a Carlos Lacerda, a quem tanto eu detestava e que nos faz tanta falta nos dias atuais. Muito do que o RJ tem hoje deve-se a ele, que não tem um beco com seu nome em sua homenagem. Duvido que ele deixasse ficar no esquecimento tanta putaria desta era tão medíocre, e tenho certeza que desmontaria o mito Lula em menos de três dias.

  45. Francisco Antonio Salerno Neto

    Augusto,

    Para comemorar os 500 anos da descoberta do Brasil, o Rafael Greca mandou construir aquela caravela que não navegava nem msmo se o Camões recuperasse a outra vista e quase que o Fernando Pessoa ressuscita para corrigir o poema dele e mudar ‘o navegar é preciso’ para algo mais prosaico, tipo, ‘enrolar é possível’. O que você não deve estar sabendo é que este navio foi todo planejado e construido para comemorar os 100 anos do TITANIC. E nem foi necessário um iceberg…

  46. Sandro Ferreira

    Deveriam colocar o Lula, a Dilma e toda a base aliada para fazer a primeira incursão no oceano. Aí quem sabe o João Cândido prestasse um grande serviço à nação.

  47. gajjjego

    Isto eh pODRIDÃO tOTAL…

  48. Adilton

    Que texto maravilhoso. As palavras são chibatadas nesse incompetentes que desgovernam o Brasil.

  49. Pedro Rezende

    Poe o Lula dentro e afunda…. mas poe o lula dentro porque o lula não afunda

  50. Claudius

    Sou Engenheiro Mecânico desde 1972. Fiz curso de Engenharia Naval em Joinvile/SC. Também desde que formei sou funcionário público federal, hoje aposentado. Acontece que visitei o estaleiro em Suape/PE.Desde o lançamento do NM João Cândido acompanho. Quando visitei a finalização dele os coreanos e chineses que estavam montando a Praça de Comando já haviam comentado que a embarcação não navegaria. JÁ VIROU SUCATA!