O desabamento do túnel avisa que a transposição das águas do São Francisco pode demorar mais 150 anos

“O Brasil teve que esperar mais de 150 anos para que um presidente cumprisse a promessa que Dom Pedro II fez”, começou a gabar-se o presidente Lula já em 2003, quando comunicou à nação que resolveria o problema das secas no Nordeste com a transposição das águas do Rio São Francisco. Em 14 de dezembro […]

“O Brasil teve que esperar mais de 150 anos para que um presidente cumprisse a promessa que Dom Pedro II fez”, começou a gabar-se o presidente Lula já em 2003, quando comunicou à nação que resolveria o problema das secas no Nordeste com a transposição das águas do Rio São Francisco. Em 14 de dezembro de 2010, o palanque ambulante visitou São José de Piranhas para festejar o ritmo das obras do túnel Cuncas I, com 15 quilômetros de extensão, que liga essa cidade paraibana a Mauriti, no Ceará.

“Cada vez que vocês olharem esse canal”, cumprimentou-se no comício, “vocês irão lembrar que em 1847 Dom Pedro tentou fazer esse canal, ele era imperador do Brasil e não deixaram ele fazer”. Para que não restassem dúvidas, marcou data para a consumação de mais um milagre operado pelo PAC: “Estou percebendo que a obra vai ser inaugurada definitivamente em 2012. A não ser que aconteça um dilúvio, qualquer coisa”.

Não houve nenhum dilúvio, nem se sabe o que aconteceu, mas é melhor esperar sentado, acaba de avisar o desabamento parcial da maravilha sertaneja celebrada por Lula. Ocorrido no dia 21, quinta-feira passada, o acidente no Cuncas I acaba de ser revelado pelo site do Estadão. Forçado a comentar o que tentou esconder durante uma semana, com a cumplicidade das empreiteiras premiadas nas licitações, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, encarregou a assessoria de imprensa de explicar o que houve.

Segundo a nota divulgada nesta quinta-feira, a causa do deslizamento de terra na entrada do túnel foi “a consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto”. Tão clara quanto uma discurseira de Dilma Rousseff, tão verdadeira quanto uma promessa de Lula, a justificativa só reforça a suspeita de que, caso as obras obedeçam ao padrão PAC de eficiência e agilidade, as águas do São Francisco continuarão onde estão por mais 150 anos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Patrícia de Sampa

    Isso se elle não resolver incorporar Moisés ou o próprio Jesus Cristo!

    Curtir

  2. Comentado por:

    Observer

    Acho que o povo de lá devia providenciar uma estátua do Lula com o nariz do Pinóquio bem em frente à obra, preferencialmente com uma placa com a promessa do Molusco escrita.
    Aliás produzir esta estátua assim configurada pode ser uma excelente oportunidade de negócio pois o que não falta é local que mereça a instalação do produto.
    Talvez eu deva mandar a idéia pra Revista Exame…quem sabe alguém se interessa.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Clovis Mazzei

    Augusto, na medida do possível (imagino como deve ser cheia sua agenda!), faça um artigo sobre mais esta vergonha que é a “transposição do São Francisco”.
    Sugiro que para subsidiar, visite o link http://en.wikipedia.org/wiki/Aqueduct
    No item “Modern aqueducts”, poderá ver como somos atrasados em termos de engenharia (sem dúvida os trambiqueiros de plantão nunca iriam querer engenheiros competentes e eficazes, afinal os sanguessugas vivem de desvios, não é mesmo?)
    Repare que lá fora, nos EUA, existem aquedutos de até 1129 km! Somos um paiseco que se africaniza a cada dia!
    Saudações, Clóvis!
    In modern times, the largest aqueducts of all have been built in the United States to supply the country’s biggest cities. The Catskill Aqueduct carries water to New York City over a distance of 120 miles (190 km), but is dwarfed by aqueducts in the far west of the country, most notably the Colorado River Aqueduct, which supplies the Los Angeles area with water from the Colorado River nearly 400 km to the east and the 701.5 mi (1,129 km) California Aqueduct, which runs from the Sacramento-San Joaquin River Delta to Lake Perris. The Central Arizona Project is the largest and most expensive aqueduct constructed in the United States. It stretches 336 miles from its source near Parker, Arizona to the metropolitan areas of Phoenix and Tucson. A modern version of aqueduct is a pipeline bridge.
    Grato pelo toque, caro Clovis. abração

    Curtir

  4. Comentado por:

    PEDRO SEVERINO DE SOUSA

    APELO AO PRESIDENTE LULA
    Acredito que será oportuno a vinda do Presidente Lula na próxima Terça Feira(14.12.2010), para vistoriar as obras (Eixo Norte ) da transposição aqui na Paraíba…Mais, precisamente, nas construções dos túneis ( Cuncas I e CuncasII)…Entre Mauriti-CE( Lote06 ) e São José de Piranhas-PB( Lote14 )…Que terão 20km de comprimento…Levando ÀGUAS DO VELHO CHICO…Para o Jaguaribe-CE e Apodi-RN… Que considero um “Equivoco”, ou melhor, um “Grande Erro”, que ao meu vê, vai onerar o “Custo Beneficio”…Desta “Sempre”…Questionada obra da Transposição(PISF,Projeto de Integração do São Francisco)…
    Vejo assim, até por que existem, outras inúmeras alternativas…Como por exemplo, do lote 06, localizado em Mauriti-CE(leia-se manancial Quixabinha)…Para o “Divisor D’Água”, com o Vale do Piancó, só perfazem 8Km… Neste caso, sugiro que essa entrada do Eixo Norte da Transposição pela Paraíba, seja feita pela uma das nascentes do Rio Piancó, precisamente pelo o Açude Condado, localizado no Município de Conceição – PB, que desaguaria no Açude de Coremas, no Sistema Estevão Marinho/Mãe D’Água… Daí, observaria o projeto original da Transposição (Mário Andreazza), com custos socioambientais bem mais exeqüíveis…
    Sendo assim, por ventura, se possível, veja a possibilidade de sobrevoar o “Divisor D’Água…Entre as Bacias Hidrográficas do “Vale do Piancó” com “Alto Piranhas”…Que constatará “In Loco”, suposta por mim, esta veracidade…
    Vejo assim, até por que, não adianta construir a “Todo Custo”… Uma “Obra Hídrica”… Projeto de integração do São Francisco (PISF), conhecida popularmente por Transposição…Tão importante, para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Setentrional, que sempre fui a favor…
    Entretanto, precisa-se fazer “Justiça social”… Com o “Povo”, sempre sofrido do Nordeste Setentrional… A quem pagará o “Custo” Sócio- Ambiental da Engenharia, Manutenção e Operação…Desta “Obra Pública”…Tão necessária para o “Desenvolvimento Sustentável… Que o Nordeste do Brasil… Tanto precisa…No resto, ao meu vê… Ou seja, o projeto Executivo atual… Da Transposição… Só vai alimentar… A “Indústria da Seca”… Maculando vejo assim… Sua “Imagem”, sem sombra de dúvida, o melhor Presidente de “Todos os Tempos”…Que Fez Justiça Social…Na República Federativa do Brasil…
    DO ESCRITOR
    PEDRO SEVERINO DE SOUSA
    JOÃO PESSOA (PB), 09.12.2010

    Curtir