Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Os cartazes mais criativos

    Por: Augusto Nunes

    Entre os incontáveis cartazes que resumiram os focos de descontentamento, anseios e reivindicações dos participantes dos atos de protesto que  nesta segunda-feira ocuparam as ruas de 12 capitais brasileiras, quais foram os mais criativos? Confira 18 dos 23 selecionados pelo Blog Não Salvo e escolha o seu preferido:


    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. deise

      Augusto, dê uma olhada nesse protesto de estudantes de escola pública no interior do Piauí. Observe que o indefectível Nazareno Fonteles é mencionado na reportagem. http://www.riachaonet.com.br/pio-ix-estudantes-jogam-futebol-com-sombrinhas-em-protesto.html/

    2. Paulo Luiz Mendonça.

      Os jovens do Brasil.
      Conclamo a todos os jovens do nosso país, principalmente os jovens de classe media e alta, por serem mais politizados, a continuarem os manifestos de rua. A juventude é a força viva da sociedade, trazem na alma o ímpeto do protesto e a energia que nosso país precisa para mudar o rumo desta política suja que tomou conta do poder público.
      Se a força jovem se calar, estaremos perdidos, e os políticos corruptos, mais conhecidos como estelionatários continuarão a deitar e rolar neste país.
      Os políticos brasileiros não têm medo de nada, não têm medo de irem para a cadeia, não têm medo de perderem seus mandatos, não tem medo de não serem reeleito, não têm medo da decisão do tribunal superior de justiça. A única coisa que assusta os políticos é o movimento das ruas, portanto esta é nossa arma. Quando a juventude sair ás ruas, nós cidadãos em geral devemos segui-los. Essa é a maneira de exercer a verdadeira cidadania.
      Paulo Luiz Mendonça.
      Nota, que país é esse onde dois fichas suja com varias condenações presidem a câmara dos deputados e o senado.

    3. ana maria

      Gostei do fauto edukkção e era um país muito engraçado …, mas vi um cara com um “CALA A BOCA GALVÃO” muito engraçado.

    4. Cidadã consciente

      Vi hoje um cartaz na manifestação da periferia em Sao Paulo, que dizia, com muita categoria: “Enquanto a bola ROLA, a Dilma ENROLA”
      Achei genial!

    5. Nelson Brigatto Junior

      Todas são realmente ótimas, uma em especial me chamou atenção:”A JUVENTUDE DE 1964 APOIA A DE 2013″ ainda falta reconhecimento para aaqueles que doaram e ainda doam sua vida trabalhando honestamente,pagando impostos, e na VELHICE são maltratados e pior continuam sendo roubados…e ainda Rogo a Deus que dessa manifestação não surja a oportunidade de sobressair um novo Zé Dirceu & Cia

    6. mceu

      todos ótimos – o povo brasileiro é muito criativo

    7. Raimundo

      Augusto,

      Quando é que vão pegar o Alibalula, os chefe dos 40????

    8. Marcia Santos

      Eu vi um cara com um cartaz engraçado que dizia, Menos ar no saquinho de batatinha..

    9. MALDONADO

      A frase de mais expressiva de conteúdo e sentido das “fotos”, é desse doce de menina, “IA IXCREVER AUGU LEGAU, MAIX FAUTÔ, EDUKSSÃO”, e “di tudu” mais uma, “IA PASSEATA CHEGOU, E O TOMATE ABAIXOU”.

    10. razumikhin

      And the winner is..: “The Jiripoca is going to pewpew!”

    11. MARIA

      O POVO BRASILEIRO E OTIMO ELES QUE NÃO SABIAM .. GOSTEI…. DESEJAMOS FORMATAR O BRASIL FOI DEMAIS, EH TUDO QUE EH PRECISO ARRUMAR A CASA E JOGAR LIXO NO LIXO AGORA NÃO TEM QUE FICAR NENHUM FICHA SUJA! NENHUM .. NEM PARA CONTAR HITÓRIA!!

    12. Janyny

      :::kkkk::: amo a criatividade desse MEU POVO BRASILEIRO. Adorei o cartaz do: “PELO FIM DO FUNK ALTO NO BUSÃO”. Justíssimo e muito necessário.

    13. alberto - o chato

      Eu vi um cartaz muito bom: ENFIA OS R$ 0,20 NO SUS!

    14. nancy

      Todos muito bons.Aqui tinha um assim: ” Troco um Mineirão por um hospital”.

    15. Frederico Oliveira

      Já tinha passado da hora do descobrimento dessa famigerada terra da fantasia ou “país maravilha” do lullalato. Porém, em 2014, o que será que vai acontecer? Vamos assistir os aumentos de bolsa isso e aquilo e esses pulhas continuarem a ser eleitos e no poder? E o Lulla? Sumiu? Não era elle que ia resolver até a questão árabe-israelense. Porque não aparece para resolver esta?

    16. Marcos Torres

      Por que a esquerdopatia ao invés de bandeira do PT nas ruas, não reclama dos senta-borrachas do exército bolivariano da Venezuela?

    17. JAugusto

      AN, vc poderia editar uma segunda rodada dos melhores cartazes?

    18. gilvan ferreira

      O povo acordou e trava mais uma luta cotra esses politicos corruptos ,que aguentamos demais esses abusos de poder.
      tanta robalheira ,isso tem que acaba.

    19. Verlaine

      Essa guria do fautô edukssão está precisando de um professor particular? Eu me candidato!

    20. Dani Miguel

      “PELO FIM DO FUNK ALTO NO BUSÃO” – é o que tem que ser resolvido primeiro.

    21. login

      “fautô edukssao” é sensacional e a manifestante é uma gata. Parabéns para ela, bonita e inteligente.

    22. fpenin

      A criatividade é a marca da inteligência. É só prestar atenção no modo dilmesco de expressar-se para entender o que eu quero dizer.Augusto, foi identificado o “bandido do sapatênis”, um tal Ramon, que se queixa de estudar Arquitetura. Foi tal elemento que arrombou e depredou o patrimônio público, usando máscara e produção próprias. Em realidade, trata-se de um sociopata, ou seja, alguém que que lesa a sociedade sem experimentar sofrimento. As desculpas do meliante diante das câmeras de TV só fazem reforçar o que penso, é só atentar para a sua expressão fisionômica, que não combina com as palavras . Lamento a situação constrangedora em que devem estar os pais desse rapaz- se é que os tem- e transmito minhas condolências à faculdade que abriga elemento tão pernicioso e desequilibrado. Mas, a peça de resistência está em outro lugar: o respeitável Judiciário brasileiro não viu motivos para manter preso o vândalo e ele irá responder ao processo em liberdade, pronto para aprontar e afrontar a sociedade. O Brasil é o país dos sonhos de todos os meliantes do planeta.

    23. Ivo

      No Brasil falta tudo,emprego,presidiários trabalhar,saúde,educação,essas são algumas coisas que nunca era pra faltar.

    24. lin

      Aqui em Curitiba havia um cartaz sensacional:
      “PEGA OS R$0,20 E ENFIA NO SUS”

    25. Sara

      Eu tô com o cara do PELO FIM DO FUNK ALTO NO BUSÃO.

    26. Adelia

      Caro Augusto
      Muito criativos todos esses cartazes,(gostei muito do Futebol… Japão 0 x 3 Brasil ) mas …. posso acrescentar um meu? …Quero saúde padrão Sìrio-Libanês.

    27. Adriano Reis

      “ERA UM PAÍS MUITO ENGRAÇADO, NÃO TINHA ESCOLA, SÓ TINHA ESTÁDIO…”, é ótima.

    28. Joyce

      Na minha cidade tinha

      – corrupção
      + cerveja

      hauhauuahuahuau

    29. Rosicler Maria Felisberti

      Ri demais com o primeiro cartaz.
      O povo está todo aí, lutando sem perder o lado espirituoso. Falta dente, falta tudo!

    30. José Carlos

      O “pelo fim do funk alto no busão” é o melhor!!

    31. wilson

      Augusto sábado no protesto creio que de Brasília
      Tinha um bem interessante:
      – Se seu filho adoecer leva ao estádio!

    32. Ana

      E voto pela Jiripoca. Muito engraçado.

    33. carlos

      meu comentario e sem comentario e digo mais sem comentarios gente acorda meu brasil nosso brasil nos somos uma potencia mundial a muito tempo mais sem educaçao ninguen pode cobrar vamos a luta por um Pais rico em educaçao,sem sacanagem sem corrupto sem FANK aplicando o PIB em educaçao , segurança,
      saude,é não na conta dos filhos da….. em fazendas dos filhos da ….ainda fico sem comentarios e digo sem comentarios

    34. MeuNomeNaoInteressa

      O “pelo fim do funk alto no busão” é super útil

    35. Aline

      Vários me representam, muitas verdades sobre o Brasil de hoje, que espero não ser o de amanhã.

    36. sonia maria testi de souza

      Achei-os todos muito criativos, mas o que me chamou mais a atenção foi “deseja formatar o Brasil”. o povo brasileiro se não fosse esta criatividade que Deus lhes deu em abundancia, não sobreveveria com tantos percalços e desprovidos as vezes de esperança para olhar para seu filhos e dizer : estou te passando a bola, vai em frente (mas não no sentido do futebol, mas metaforico!

    37. Marcilio

      Cada um melhor que o outro, mas mostram sinceramente o que precisamos…e o que nao precisamos. Precisamos de investimento pesado na educacao, pilar do desenvolvimento das nacoes de primeiro mundo. Nao precisamos: De desperdicio de dinheiro publico, como se ver nesta vergonha chamada Copa, quantos bilhoes gastos pra nenhum retorno pratico!…ainda da tempo de forcarmos o cancelamento deste “evento”, que ate agora so trouxe retorno pra estes ladroes de terno…..em frente Brasil!

    38. DORIEDSON

      A polícia é formada por pessoas do povo e todos esses protestos é de nosso interesse pois enfrentamos todas essas dificuldades diariamente.
      E por esse motivo não permitiremos que alguns vândalos tire o brilho das manifestações.

    39. José Antonio Nichio

      Movimento Aninomous postou este vídeo no Youtube:

      https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=v5iSn76I2xs

    40. Leonardo

      Esse último cartaz me representa

    41. Natasha Cavoli

      Eu vi um assim ” NEM LEONARDO DA VINCI ” hahahahahaha fartei!

    42. José Luiz Saraiva

      Um cartaz criativo que faltou na seleção divulgada.
      “Desculpem os transtornos, estamos reformando o Brasil”

    43. José Márcio C Cruz

      O da mãe do Haddad. Na manifestação daqui de Ubatuba também teve um muito bom: “jogaram mentos na geração coca cola!”

    44. Marcos Portela

      Jogaram Mento’ s na geração Coca-Cola.

    45. aguinaldo mendes

      Fora juvenal juvencio !!!

    46. Leila

      “fautô edukssao” e “formatar o Brasil” Muito bom!!

    47. Marmello

      Augusto, na minha pequena cidade houve manifestações, vi um cartaz genial ( Hoje a aula de história é na rua )

    48. rodrigues

      São todos realmente muito criativos, mas não podemos continuar levando as coisas somente para o lado engraçado pois é isso que interessa à petralhada, ou seja, que o movimento se transforme numa brincadeirinha de brasileiros brincalhões, porém satisfeitos e acomodados com a situação do país.

    49. GeodeMatos

      Augusto

      Duas pérolas proferidas recentemente pelo por sua excelência Aldo Rabelo, ministro dos esportes:
      – “Se os hotéis das cidades onde teremos jogos da Copa das Confederações aumentarem demais os preços das diárias vou mandar fechar”
      – “Não vou permitir manifestações nas áreas próximas aos estádios em dias de jogos da Copa”.
      É isso aí meu amigo, o cara tá se achando o dono do país! Será que pegou a doença do Molusco???

    50. Alberto Linhares

      Augusto meu cartaz seria:
      Impostos Escandinavos para serviços Africanos!