16/11/2009
às 22:51 \ Direto ao PontoRadiografia de uma fraude (1): o histórico da guerrilheira tem mais codinomes do que tiroteios
“Senhora ministra Dilma Rousseff, minha camarada de armas”, assim José Dirceu saudou a herdeira do cargo na abertura do adeus à chefia da Casa Civil. “Ela é uma companheira de lutas e, como eu disse, uma camarada de armas”, reincidiu no meio do palavrório o figurão despejado do cargo por não saber ocultar direito as provas do crime. ”Lutamos contra a ditadura militar de armas na mão. Lutamos pela redemocratização do Brasil de peito aberto”.
Animado com a salva de palmas, o orador caprichou na pose de primeiro da turma no cursinho intensivo de guerrilha em Cuba. Dilma manteve o semblante severo de quem entrou em Havana no primeiro dia de 1959 ao lado de Fidel Castro. Se esses dois tivessem escoltado Che Guevara na selva boliviana a história seria outra, emocionaram-se na plateia veteranos heróis da resistência que hoje lutam pela prosperidade alistados no exército dos bolsistas da anistia.
O País do Carnaval não estabelece limites nem prazos de validade para a fantasia, constatou outra vez o Brasil que vê as coisas como as coisas são. Na discurseira de junho de 2005, por exemplo, Dirceu travestiu de soldados da democracia dois devotos de seitas que pretendiam trocar a ditadura militar pela ditadura comunista, e tinham tanto apreço pela liberdade quanto um carcereiro nazista.
“A VAR- Palmares é uma organização político-militar de caráter partidário, marxista-leninista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo”, confessava já nas primeiras linhas o panfleto de apresentação de uma das quatro siglas frequentadas por Dilma em três anos de militância clandestina. Mas quem faz o que fez Dirceu não fica embaraçado por tão pouco, e o falatório seguiu seu curso.
Sempre fantasiado de democrata, o capitão do time expulso de campo pelo mensalão aproveitou a troca de guarda no primeiro escalão para celebrar a troca de chumbo que não houve. O guerrilheiro diplomado com o codinome Daniel só foi visto de armas na mão nas aulas práticas do cursinho ─ para disparar balas de festim, porque não se desperdiça chumbo em combates imaginários. De volta ao Brasil, assustou-se com o tamanho da confusão e preferiu entrincheirar-se por trás do balcão do Magazine do Homem, em Cruzeiro do Oeste. Em vez de comprar brigas perigosas, esperou a anistia vendendo roupas masculinas.
O histórico da guerrilheira urbana registra mais codinomes que tiroteios. Entre meados de 1967 e janeiro de 1971, a mineira Dilma Vana Rousseff Linhares foi Estela, Vanda, Patrícia e Luiza. Nenhuma participou diretamente de ações armadas. Dilma aprendeu a montar e desmontar uma arma, mas jamais apertou um gatilho fora da aula. ”Ela não era uma figura de muito destaque”, disse Carlos Minc, que também se filiou à VAR-Palmares. Logo será convidado a retocar a frase: Dilma acha que fica melhor no retrato com um trabuco na mão.
“Não gosto de falar sobre isso”, diz com voz inconvincente quando ouve perguntas sobre os velhos tempos. Não há nenhum relato épico a fazer. Num filme inspirado no assalto ao cofre do governador Adhemar de Barros, por exemplo, a atriz escalada para o papel de Dilma jogaria no time dos coadjuvantes. Segundo relatórios da polícia, coube-lhe administrar a distribuição de dinheiro, providenciar esconderijos e comprar um Fusca. Dilma só admite a aquisição do carro. O tom de voz insinua que fez coisas de que até Deus duvida.
“Ela é uma das molas mestras dos esquemas revolucionários”, decidiu o delegado Newton Fernandes na coleção de perfis deliberadamente superlativos de militantes da VAR-Palmares. Convinha valorizar a supressão de qualquer retrato nos cartazes dos procurados. O promotor militar, encarregado de denunciar a organização, venceu o festival da hipérbole ao enxergar na jovem de 22 anos ”a Joana d’Arc da subversão”, “a papisa da guerrilha”, “uma figura feminina de expressão tristemente notável”.
Presa em janeiro de 1970, a futura candidata à presidência da República foi submetida a sucessivas torturas e ficou três anos na cadeia. Nesse período, mais de 100 presos políticos foram embarcados para o exílio em troca da libertação de embaixadores sequestrados. Ninguém considerado importante ficou fora das listas de prisioneiros a resgatar. Dilma Rousseff não entrou em nenhuma.
A saga da guerrilheira capaz de ousadias assombrosas é tão veraz quanto o doutorado em economia na Unicamp.
Tags: camarada de armas, clandestinidade, Dilma Rousseff, Fidel Castro, guerrilheira urbana, José Dirceu, VAR-Palmares






Gene ligado ao esperma abre caminho para anticoncepcional masculino
Urbanização precária compromete a qualidade de vida nas cidades brasileiras
Maratona diária para quem usa cadeira de rodas
Mortalidade materna caiu 21% em 2011, diz ministério












Deixe o seu comentário
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA
106 Comentários
Stephanie Teph
-10/10/2010 às 21:17
Pois é;; E isso ninguém fala na TV
joao maria venancio
-06/10/2010 às 22:37
como e que pode uma mulher,que fez tanto bandetismo na epoca da ditadura,se fazer de santa e querer ser presidente do brasil,o povo brasileiro tem que ser mais informado sobre a vida
dessa louca.
Cunhha 07set10
-07/09/2010 às 19:50
Caro jornalista Augusto Nunes! parabéns pelo artigo em destaque bom seria que os muito milhões
de eleitores brasileiros se dessem a oportunidade de aprender com escritos dessa natureza certamente
despertariam sua conscientização política à votar
com justiça… evitando-se outorgar a guerrilheira de festin a presidência do Brasil. Agusto NÃO desista de lutar a luta clareante da concientização política do povo brasileiro. Deus seja contigo.
gabriela
-05/09/2010 às 22:40
O que será desse país? É tanta sujeira que não temos mais em quem acreditar. É triste.
adalberto Ferreira
-20/08/2010 às 11:15
Augusto, o que será deste país se esta guerrilheira assumir o papel de chefe desestado? Como pode o povo ter memória tão curta das bestialidades do Lulismo? Como o Lula tem uma aceitação de 80% quando mais de 50 % acham que faltam escolas, educação etc. O cargo que o Lula quer na Onu esta custando muito caro para nós. Com a Dilma na presidencia deste Pais ela dará ao Sr.Lula a Presidência da Petrosal. O garnde problema que vejo é que muitos donos de bancos e grandes empresas estão apoiando esta guerrilheira pois tem medo do Serra. Um absurdo. Me enoja a política deste Pais.
Jose Fernandes
-13/06/2010 às 16:26
A verdadeira historia da guerrilha não foi contada.
Nenhum dos verdadeiros atores tem interesse nesse assunto.
Dói ainda. Existe muita angustia em quem viveu de fato
esses acontecimentos.
Heróis ou bandidos julgue o povo.
Mas coadjuvantes insistem em colocar dados ” folclóricos”
neste tema sempre repisando os mesmos dados.
Repisando sim, não reprisando.
Não existiram santos em nenhum dos lados.
Mas os de lá estavam mais armados.
Quanto a Dilma presidente isso é outro assunto.
Devemos inclusive agradecer muitos empresários rotulados
como ” de direita”"
Césinha
marisa
-18/05/2010 às 17:49
Tenho quase certeza que esta guerrilheira nunca levou nem um tapa na orelha. Deve ter trocado as torturas por serviços aos militares como montar e desmontar armas, limpá-las e outras cositas más.
Quem foi torturada tem marcas pelo corpo.
Quando guerrilheira o que menos fez foi defender a Democracia e sim combater a DITADURA MILITAR PARA IMPLANTAR A DITADURA COMUNISTA.
Pilar
-19/04/2010 às 11:35
Caro, até entendo que é impossível jornalismo ser 100% imparcial, mas o sr. não acha que está exagerando?…
Não.
Alex
-12/04/2010 às 1:55
Já foi a época dos militares interferirem na política. Estão escaldados e sabem, que foi um período cruel, tanto para os quartéis como para a população civil, e a Sra Dilma será eleita se o povo assim quiser. Afinal, Democracia é isto! Ou também pode ser classificada como a “tirania da maioria”, pois cada povo tem o governante que merece.
superdireita
-02/04/2010 às 13:01
Será que os militares serão loucos de deixar essa figura estranha e surreal tomar posse se ganhar as eleições? Deus nos livre desse estrupício
Paulo Murilo
-09/12/2009 às 19:41
Para deixar bem claro: Dilma não é nada. Todos sabemos. É só um zumbi criado por Lula. Pois bem. Meu comentário se fixa no seguinte: nestepaiz os malucos que saíam lutando contra a ditadura com estilingues, paus e pedras viraram santos! É ridículo!!! Qualquer imbecil que tenha se dado ao trabalho de sair de casa, entrado em uma organização que “lutava pela democracia” virou um santo e mártir dos Anos de Chumbo (aliás, Augusto, um jornalista disse que foi você quem inventou a expressão. É verdade?). E Dilma é uma delas? Sei lá. Ela, como eu disse, não é ninguém. Foi criada. E uma das ferramentas para dar forma à criatura é essa: ela lutou contra a ditadura! Alguém pára para perguntar: “ora, mas se eles lutavam pela democracia, por que estavam sempre dizendo que queriam para o Brasil o que Fidel conseguiu para Cuba?”? Não! Quem faz isso é dado como direitista, conservador, malvado. Quando eu tinha treze anos, me perguntava isso, mas era massacrado por várias correntes santificadoras; não eles são santos.
É verdade. Meu amigo Humberto Werneck, que acaba de lançar um ótimo livro sobre lugares-comuns, divulgou isso agora. Usei pela primeira vez as expressões “Anos de Chumbo” e “Porões da Ditadura” (também mencionada pelo Werneck) em matérias aqui na Veja. Como as duas expressões pegaram, viraram lugares-comuns também. abração, Augusto
DE LA VEGA
-23/11/2009 às 22:37
Não me parece justo identificar no passado a escrita do futuro ignorando o presente. Uma coisa está na outra, diria Ferreira Gullar, mas de uma maneira diferente de como está em si mesma. O problema não é o que fizemos todos, 50 anos atrás. Algum tomamos sorvete na esquina do Mackenzie com a Maria Antonia. Outros deleitavam-se na esbórnia da Major Sertório. O que importa é o que nos tornamos, no fim das contas. O que me parece preocupante não diz respeito ao passado da adolescente inconformada e idealista nos anos de chumbo. O que não se pode aceitar em um chefe de Estado é a falta de coragem. O doutor Ulysses dizia que a coragem era a maior das virtudes; sem as quais as virtudes cardeais e teologais não teriam como subsistir. Preocupa-me a candidata que some na escuridão do blecaute. Isso sim, não se pode aceitar de quem comandou o setor energético. Preocupa-me a candidata que não aceita a acareação com a Ex-Secretária da Receita, a suave Lina Maria Vieira. Preocupa-me não o fato de Dilma ter sido Vanda ou Estela. Digo até que não era pouca coragem o que se precisava ter para enfrentar uma ditadura militar que nos levou a uma longa jornada noite adentro. Preocupa-me, hoje, a falta daquela mesma “coragem moral” que a levara a arrostar quixotescamente a canalha de Sérgio Paranhos Fleury e os facínoras que lhe formavam a entourage. Temos “ódio e nojo à ditadura”, como disse Ulysses no dia 5 de outubro de 1988. O que me preocupa em Dilma não é ter feito o diabo para lutar contra a ditadura, mas o “suicídio moral” de que falava Érico Veríssimo, de negar o encontro com a doce e suave Lina Vieira, que não se deixou dominar, nem pela Casa Civil, nem pela Fazenda, nem pela Petrobrás, nem pelo Alvorada.
Quem se esconde no varejo, não tem como viver ao sol no atacado. Dilma não deveria ser cobrada pelo seu passado. Sinceramente, no seu idealismo juvenil, escolheu um lado. Pagou o pão que o diabo amassou por isso. Deve sim, ser cobrada pelo seu presente. Nesse sentido, não poderia negar o encontro que acabou sendo provado pelo repórter Alexandre Oltramari, que confirmou a existência da agenda e do encontro de Dilma com Lina. Nem poderia negar que a nossa “segurança energética” não tem um Plano B, e que, pasmem, raios que o partam, podem alcançar todas as linhas de transmissão, sem que tenhamos um sistema de “pára-raios” elementar para proteger as fontes principais do sistema. Não importa o que a moça fez. Importa o que a moça tem feito. O que vale para todos os candidatos, especialmente o favorito Serra.
Os textos sobre o passado mostram que a Dilma candidata é a continuação da guerrilheira de festim. abraços, Augusto
Ixmael
-19/11/2009 às 23:52
Sr. Nunes, a idade está me fazendo
confundir Y com I. Ou vice-versa.
Ying com Yang. Sorry.
Ixmael
-19/11/2009 às 23:44
Robinson D. Reis, às 13:27
Pambenil ? Ouvi bem ?
E o Ambenil, nada ?
Vc deve ser de BH. Só pode.
E não deve ser 0 km.
Salud y plata.
Anbenyl, grande Ixmael. Grande Anbenyl. abração, Augusto
Robinson Damasceno dos Reis
-19/11/2009 às 13:27
Eis que me esqueci de outro fato relevante na biografia da moça: quando era funcionária de terceiro escalão em uma secretaria de Porto Alegre. Dilma conseguiu ser dispensada por INCOMPETÊNCIA.Pô,ser demitido de uma repartição é como acertar a Sena, sozinho, duas semanas em seguida! Disto, ninguém fala. Onde está o jornalismo investigativo deste país, Augusto? Quando jovem e mais doido, consegui provar que o então ministro da Justiça e o das Minas e Energia, respectivamente Abi Ackel e César “Orelhão” Cals eram cúmplices no roubo puro e simples de esmeraldas e alexandritas na região de Itabira, com nosso atrevido O COMETA ITABIRANO. Por causa disto, fomos incluídos da famigerada Lei de Segurança Nacional e, junto com o Hélio Fernandes, que repercutiu a notícia na sua Tribuna, fomos depor em um IPM.
O Hélio saiu logo, mas o coronel comandante da 4ª Divisão em Juiz de Fora gostou tanto da gente que ficamos por lá 3 meses. Como era uma ditadura avacalhada e moribunda em 81, íamos ao bordel conduzidos pelo tenente Nunes e voltávamos para a cela às 3 da manhã. Bons tempos em que um jornaleco de Itabira dava nó nos milicos.Hoje, com raras exceções, parece que o jornalismo tomou Pambenil e está mais pra boi ruminando que para ser humano.Ah, sei lá…
Caro Robinson: a passagem da Dilma pela secretaria da Fazenda de Porto Alegre (e também pela Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul) aparece nos próximos capítulos.
Muito boa essa história que você contou. Mande um texto que a gente publica aqui. abraços. Augusto
Jose Vital Palma De Franceschi
-19/11/2009 às 11:16
Que pena!!
Lá se foi a minha imaginada verdade, pelo ralo!! Eu achava que o Lulla havia escolhido a Dilma por que ela seria uma fidel castro de saias, sargentona, machona e assassina que não teria medo de nada ou de ninguém!! “A JOANA D’ARC DOS SUBVERSIVOS BRASILEIROS” – Interessante que em uma verdade dita, se vê quanta mentira foi e é usada por este governo de fancaria, que sobrevive se encostando no que ha de pior na politica nacional, formando quadrilha de ex presidentes e outra de maus elementos, canalhas mesmo, que se aboletaram junto à presidência e tentam tirar tudo que puderem, em vantagens e em negociatas, como as dos filhos do lula e do Sarney que enricaram de repente! Parece fim de festa boca livre, onde todo mundo quer arrumar-se antes que amanheça – A Dilma, o Mantega, O Gabrielli, o Coutinho, um maranhense, ex ministro, cupincha do Sarney e um General da reserva, ganham da Petrobrás R$ 120.000,00 mensais para participarem de duas reuniões anuais como Conselheiros!
Acorda Brasil antes que o Raul Castro e o Chaves cheguem aqui!!
Robinson Damasceno dos Reis
-19/11/2009 às 10:42
Em Minas, costumava se dizer que se um Mello Franco conseguisse se vender a um Alvim pelo preço que achava que valia, estaria rico. No caso dessa Dilma as névoas são densas. Um colega me contou que o primeiro marido dela, um tal de Mattoso, enlouqueceu e foi recolhido pela família a uma fazenda em Itabira. O segundo aguentou mais um pouco e até lhe fez uma filha, mas as discussões políticas logo tomaram a cama de assalto e o gaúcho se mandou. Seria interessante entrevistar ambos,não fosse nossa imprensa tão pouco criativa..
Quando trabalhei em Furnas, houve dezenas de ocorrências e o famoso telefonema brucutu da ministra das Minas e Energia não se fazia esperar. Uma das razões pelas quais Lula a ama é que ela é capaz de metralhar mais palavrões e ofensas por minuto que o Chefe do Botequim.
Ela é uma farsa total e isto fica a cada dia mais claro. Todos sabem que vencer no grito é a forma dos incompetentes de se impor à racionalidade. Esta é a candidata de Lula:uma oberstammfüeher com um chicotinho na mão.Não tivemos a Besta de Belsen, comandante sádica do campo de concentração do mesmo nome? Pois aqui, temos esta que está aí, A Besta de Belo Horizonte, guerrilheira de fancaria, ministra no Nada, candidata do vazio.
Rodrigues
-18/11/2009 às 18:54
Rodrigues disse,
Vamos sugerir mais um codinome para a guerrilheira. Que tal chamá-la também de BANDILMA, A MÃE DO APAGÃO ?
Rodrigues
-18/11/2009 às 18:51
Quero sugerir mais um codinome à guerrilheira. Que tal chamá-la também de BANDILMA, A MÃE DO APAGÃO ?
Rodrigues
mimilu
-18/11/2009 às 18:29
Meu Deus ! que Crime! a Dilma nunca matou ninguém…
muito grave, muito grave…
São Black da Direita Golpista
-18/11/2009 às 12:21
Eu gostaria que Dilma Vulcabrás mostrasse algum documento – apenas um documento – onde esteja escrito DEMOCRACIA.
Dilma Vulcabrás foi CÚMPLICE… é terrorista também.
Mané
-18/11/2009 às 9:22
Tenho a firme convicção de que esse pessoal não lutava pela redemocratização, mas pela implantação da ditadura deles. É cinismo demais.
jcafonso
-18/11/2009 às 2:10
Augusto,
Parece roteiro de ficcao cientifica. Script de cena de filme de terror.
Parece dialogo entre loucos.
Parece lendas urbanas. Parece uma dissertacao sobre psicopatia ou serial killers.
Parece fantasias psico-alucinativas.
Mas eh a triste realidade do Brasil.
Thuya
-17/11/2009 às 22:48
Gente, isso que o Robert está dizendo:
“A União Soviética acreditando que a vitória do comunismo no Brasil era irreversivel, obrigou cidadãos da ex-tchecoslovaquia a aprenderem Português para serem enviados ao Brasil visando consolidar o regime, o que acabou não acontecendo.”
eu ouvi de uma professora. Ela esteve lá para ensinar português. Professores de Portugual também participaram. Ela me contou em 1988, quando ela esteve lá se disse não lembro. Ela era do PCB, o PPS hoje, acho que confundi as siglas. (Viche faz 21 anos, será que a … morreu ?).
Reginaldo Gadelha
-17/11/2009 às 22:27
Augusto, as vezes penso que o lulla deve sentir “tesão” pela dilmamachadão.
Não é possível que um cara esperto como o lulla indique uma “manézona” como a Dilma para sair candidata a Presidente.
Prá mim isso tem conotação sexual no meio.
Deve ser porque o lulla gosta de mocréia.
samuel
-17/11/2009 às 22:24
Estamos ahi Augusto! O dedo na ferida! Aperte mesmo….
Ixmael
-17/11/2009 às 21:18
Perdão, faltou um pequeno detalhe :
quem preside, preside alguma coisa.
Estava falando do Conselho de Administração
da empresa. Retificado.
Ixmael
-17/11/2009 às 21:16
Caro Sr. Almeida, às 12:22
a respeito de seu coment, coincidentemente eu já
ia mesmo tecer considerações acerca do tema, mas
em outro post. Aproveito o gancho e fico por aqui.
Além da bolsa-terrorismo, sobre a qual não tenho
detalhes, a sinistra recebe uma micharia para fazer
o belo papel que lhe cabe na Casa Civil. OK. Se o
amigo for ao site da petobrais, poderá constatar
quem o preside, bem como com quem ella anda.
A remuneração por tamanha, insana e nobre labuta
deve ser uma espécie de complemento previdenciário
compulsório, tipo ação entre amigos, privilégio
exclusivo para pessoas muito especiais. É por isso que
a madre superiora não nasceu ontem e nem transontem.
(Para abreviar, sugiro a leitura do artigo 37, inciso XVII,
da atual Constituição). São apenas mais R$ 76.500,00
ao mes, per capita, em flagrante desrespeito ao
ordenamento constitucional. Reclamem ao bispo, se
julgarem necessário : aqui a fila anda, pra frente.
Abraço aos amigos que puxam a carroça todos os dias.
E valeu pelo gancho, Sr. Almeida.
ricardo
-17/11/2009 às 19:37
tem um tal de Tanabi, as 13:48, que anda imaginando coisas…
na verdade ele deve ter escapado e ficou sem resposta…
esse pessoalzinho ai que você diz que “lutou” pela democracia usando métodos dirceuzisticos e dilmisticos, com armas e tudo mais, NÃO CONSEGUIU RIGOROSAMENTE NADA!
a contribuição da “obra” dessa gente foi nula para a redemocratizacao do pais..
os militares, paulatinamente, foram entregando o poder, conforme iam percebendo o amadurecimento da sociedade brasileira, coisa que ate hoje tenho la minhas duvidas se realmente aconteceu…
portanto, essa turma não arrancou os militares do poder, eles saíram, o que eh bem diferente…
Bem lembrado, caro Ricardo. Vou republicar um artigo sobre isso que acabou de sair da lista dos mais comentados. abração, Augusto
Robert
-17/11/2009 às 18:46
A luta desse pessoal pela “democracia” foi impressionante.
Por que vários habitantes da ex-Tchecoslovaquia falam português?
Conheci a resposta outro dia em programa de televisão entrevistando um cidadão tcheco: A União Soviética acreditando que a vitória do comunismo no Brasil era irreversivel, obrigou cidadãos da ex-tchecoslovaquia a aprenderem Português para serem enviados ao Brasil visando consolidar o regime, o que acabou não acontecendo. As atividades que desenvolveriam no Brasil não foi revelada na entrevista, mas certamente eram do interesse da União Soviética, não exatamente uma “democracia”.
—
A Tchecoslováquia nasceu da união das nações tcheca e eslovaca após a Primeira Guerra Mundial, em decorrência da fragmentação do Império Austro-Húngaro. No final da Segunda Guerra Mundial, tropas soviéticas libertaram o país do jugo nazista. A implantação do modelo socialista teve início em 1948, quando os comunistas, liderados por Klement Gottwald (1918-1989), deram um golpe de Estado.
Nos anos 60, o comunista moderado Alexander Dubcek iniciou uma série de reformas democráticas no país, que se tornaram conhecidas como “Primavera de Praga”. Entretanto, Moscou não aceitou essa guinada: em 1968, tropas soviéticas invadiram a Tchecoslováquia e obrigaram o retorno à linha dura.
A Tchecoslováquia nasceu da união das nações tcheca e eslovaca após a Primeira Guerra Mundial, em decorrência da fragmentação do Império Austro-Húngaro. No final da Segunda Guerra Mundial, tropas soviéticas libertaram o país do jugo nazista. A implantação do modelo socialista teve início em 1948, quando os comunistas, liderados por Klement Gottwald (1918-1989), deram um golpe de Estado.
Nos anos 60, o comunista moderado Alexander Dubcek iniciou uma série de reformas democráticas no país, que se tornaram conhecidas como “Primavera de Praga”. Entretanto, Moscou não aceitou essa guinada: em 1968, tropas soviéticas invadiram a Tchecoslováquia e obrigaram o retorno à linha dura.
Genaro
-17/11/2009 às 18:12
Caro Augusto,
No futuro, o governo Lula não poderá ser descrito por um historiador. Há de sê-lo por um dramaturgo, que bastará narrar os fatos e falar dos personagens para compor uma peça tragicômica sem precisar criar coisa alguma.
Abraços, Genaro
f tavares
-17/11/2009 às 18:11
para cirio b. schmidt, 15:21h,
tente enxergar um muro… a gente pode ficar de um lado, do outro ou em cima do muro. para os objetivistas – uma evolução dos positivistas, em fase de formatação – viver é fazer escolhas e tomar decisões…
Jonas
-17/11/2009 às 17:47
Ao “anta” Miro, das 17:10, abaixo, peço que se informe melhor sobre as atividades da camarilha que você exalta. Tratam-se de aloprados que pretendiam entregar o Brasil para a União Soviética, depois de tomarem o poder através da luta armada. Deu no que deu: vocês perderam.
JORJÃO
-17/11/2009 às 17:40
Estela, Vanda , Patricia. Hoje podemos chamá-la TIAZONA DA METRALHADORA. TIAZONA DA METRALHADORA, TIAZONA DA METRALHADORA.
E ainda por cima quer ser presidente. Pode????
Fitzcarraldo Silva
-17/11/2009 às 17:13
Como falam que a nota de R$3,00 não vale nada, logo, logo a Casa da Moeda vai lançar, a pedido do Ministério da Propaganda, a nota de R$3,00 com a cara do Cara (esfinge do Lulla) nela…Só tá faltando isso agora : a cara do Cara nas notas de Real….sei não…eu já acho que a cédula ideal para ter a cara do Lulla nela, seria uma cédula de R$171,00….não acham???
Miro
-17/11/2009 às 17:10
Augusto estás perdendo teu tempo, o teu poder de convencimento atinge a muito poucos. A grande maioria do povo brasileiro saberá reconhecer o valor daqueles que lutaram pelas democracia, da qual você atualmente muito se beneficia. Deves agradecê-los ao invés de criticá-los.
Como vocês podem ver, a anta não é uma espécie em extinção.
Airton Leitão
-17/11/2009 às 17:03
Tanabi disse:
17/11/2009 às 13:48
Se não fossem pessoas como Dilma, que lutaram pela liberdade do seu país, estaríamos até hoje nas mãos dos militares covardes.
ha ha ha
Eduardo
-17/11/2009 às 16:55
Pessoal .. todo mundo sabe que ela é incompetente, inclusive o LULA. Isso é a grande manobra dele para voltar em 2014.
Luiz Miguel
-17/11/2009 às 16:50
Caro Augusto:
Acho que Lula quer emplacar a Dilma porque tem certeza de que ela
fará um governo horroroso e ele, então, voltará à presidência em
2014 como salvador da pátria.
Um Aécio ou um Serra eleitos em 2010 seriam reeleitos em 2014,
provavelmente.
josé sabino dos santos neto
-17/11/2009 às 16:39
Augusto Nunes, você poderia nos dar um presente relatando em livro o período dos “Anos de Chumbo”.
LIMA
-17/11/2009 às 16:29
AUGUSTO.
A DILMONA, QUE FALA GROSSO COMO SE FOSSE UM HOMEM, FOI E SEMPRE SERÁ UMA TERRORISTA GUERRILHEIRA, QUE MENTE E ESCONDE TUDO O QUE É RUIM, COMO A CORRUPÇÃO DOS PETRALHAS E SUA VIGARICES. É ESSA COISA QUE PRETENDE SER PRESIDENTE DO ´PAIS.
MARCELO GONÇALVES
-17/11/2009 às 16:24
Obrigado Augusto Nunes.
rams
-17/11/2009 às 15:49
O que mais me impressiona em Dilma é a semelhança física com o Brinquedo Assassino Chuck !
Arthur Antunes
-17/11/2009 às 15:43
Parabens pelo excelente texto. Sobre o episodio de doutorado no curriculo dela, o que mais me impressionou foi o fato de ela querer abrir um inquerito e processar quem alterou o curriculum dela, dizendo que ela tinha doutorado. “Que aburdo fazer isto com a pobre da ministra!!!”.
Tenho medo do camaleao do Lula.
MARTA VARGAS
-17/11/2009 às 15:31
O Brasil chegou a uma cota de escândalos, roubos e cinismos que só se resolverá quando o povo, mais o “povo todo” se concientizar de que o voto tem que ser “NULO”. Assim penso que o nosso País irá verdadeiramente pra frente.
cirio b. schmidt
-17/11/2009 às 15:21
AUGUSTO! Todos os colunistas(Veja) são contrários ao atual governo. Está tão ruim para vocês? Se tem a aprovação de 80% dos brasileiros não deve estar tão ruim. Os de outra revista são todos favoráveis ao atual governo. E agora? Uma das duas está errada!
Luís Roberto Albino
-17/11/2009 às 15:20
Não é curriculo. O que ela tem é Ficha Corrida.
RENATO CORREA
-17/11/2009 às 15:14
O silêncio da oposição me perturba. Será que não temos mais oposição nesse país?
ROGERIO MELLO
-17/11/2009 às 15:08
O ZÉ MENSALÃO, SE ESCONDIA ATRÁS DO BALCÃO, DE UMA LOJINHA DO INTERIOR PARANAENSE, ESTELA ERA DO 5o TIME E ESSES BABACAS PETISTAS AINDA FICAM CULTUANDO ESSES SEREM DESPREZÍVEIS.
VIVA A GENTALHA PETRALHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mauricio
-17/11/2009 às 15:06
Augusto,
Voce ja viu um video no You Tube do patrao da Dilma falando do Bolsa Familia agora em 2009 e em 2000?O que ele disse em 2000 sobre a compra de votos pela barriga dos pobres e’ exatamente o que ele institucionalizou quando chegou na presidencia:
http://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8
Francisco
-17/11/2009 às 14:59
Mas Augusto, quem trocaria um canhão por um embaixador?
Essa é ótima. abraços, Augusto
cristina
-17/11/2009 às 14:48
EU NÃO CONSIGO IMAGINAR ESSA DILMONA COMO CANDIDATA A PRESIDÊNCIA, É UMA ABERRAÇÃO, UMA PIADA DE MAU GOSTO, EXCELENTE TEXTO.
Marcio Lima
-17/11/2009 às 14:48
A corrupção que se instalou no Poder, é perigosa, arrogante, e sabe manipular qualquer area do País. Eles querem continuar, mais nós estamos aqui pra dizer NÃO! Espero que o Aecio, não faça nehuma besteira pra acabar com sua carreira politica.
Antonio Francisco
-17/11/2009 às 14:42
E o Lullovski estava aonde nessa época ? Esse pegou uma carona no sindicato e está enchendo nosso saco até hoje ! Só se promoveu por que tirou umas férias por fazer grave no abc e fatura até hoje em cima disso, que linda história de lutas por nosso país. Nucantez nessepais um cara se deu bem como o apedeuta.Ainda por cima quer reescrever a história, mudando à sua conveniência os fatos, mentindo repetidamente que o MENSALÃO não existiu, ora Lulla dê um tempo que a gente não aguenta mais tanta cara de pau!
Guerrilheiro
-17/11/2009 às 14:27
Vão ter que aguentar, paulistas vendidos!
Outro guerrilheiro de araque em combate.
Gunna
-17/11/2009 às 14:27
- E a VEJA, disfarçadamente ajudanto esse governo corrupto e inoperante. Agora vem com essa publicação dando ares de boa moça para a Dilma. Não bastasse o Mainard que já tá amenizando as críticas contra o Lulla e o PT.
- Viram o tamanho da propaganda da Petrobras na edição de 11 de novembro? Isso é um “cala-boca” disfarçado que o Lulla deu na VEJA.
- E a edição dessa semana? – Aconteceu um APAGÃO, ou foi alguém que soprou umas velinhas? – A VEja deu um destaque de quase nenhuma importância na capa da última edição. Tá fazendo igual a Globo. Canal público, ameniza tudo do Lulla. No Globo News (ninguém assiste) fala tudo que deveria ser dito. – Veja fêz o mesmo. Capa que todos veêm. Mínimo. A reportagem que é vista por uma minoria ela destacou bem. Isso tem nome: (cala-boca em troca de propaganda). Na capa onde MILHÕES E MILHÔES de pessoas veêm, ainda que seja nas bancas de revistas; destaque mínimo ao apagão. Nas páginas internas que é visto por “muitíssimo menos” eleitores, póde-se dar o destaque que quizer.
- Tô decepcionado com a Veja…..
- Vou repensar minha assinatura.
Cod. Ass.666929443-001 2009.046 VE
Gunna
Rondonópolis-MT
Pedro Erik
-17/11/2009 às 14:17
Aguardo detalhes, ansiosamente, Augusto.
Seu Blog está cada vez melhor. Parabéns.
Quanto à pseudoguerrilheira, pseudodoutora, pseudoministra, pseudomulher (tem certeza que o que vemos é uma mulher?), simplesmente, é patético. O auge para mim foi vê-la rezando junto com pseudopastores. Como bom cristão, torço para que todos tenham vida, mas ver a Dilma rezando (ou tentando rezar) me incomoda mais do ver o Zico com a camisa do Vasco.
Abraço,
Pedro Erik
Meneghetti
-17/11/2009 às 14:04
Com esta aliança formada pela URSS/PMDB para eleger uma terrorista, se acontecer esta zebra (estou dando 3 batidas na madeira), quem deverá governar o Braasil? Dilma, Estela, Vanda, Patricia ou Luiza.
Diante deste desastre, acho que um terceiro mandato para o Lulla seria menos pior.
Thuya
-17/11/2009 às 13:53
Concordo plenamente com o Sr. (ou seria Dr. Hugo Werneck- disse:
17/11/2009 às 0:17)
“Estou cheio de ouvir falar nos vinte anos de chumbo e das pessoas que se intitulam salvadores da pátria. São uns energúmenos que forçam para entrar na história pela porta da frente mas que ainda não saíram do esgoto no qual vicejaram.”
Brilhante desabafo. O senhor escreve muito bem. E um prazer ler seus comentários,
Um abraço Thuya
ricardo
-17/11/2009 às 13:50
se mentem hoje descaradamente, mesmo com a internet na cara deles pra desmascara-los praticamente em tempo real, imaginem o quanto não mentem a respeito do passado distante, cujas provas sao os testemunhos dos coleguinhas…
Ana
-17/11/2009 às 13:50
“Estou cheio de ouvir falar nos vinte anos de chumbo e das pessoas que se intitulam salvadores da pátria. São uns energúmenos que forçam para entrar na história pela porta da frente mas que ainda não saíram do esgoto no qual vicejaram”.
Hugo, aqui em casa nós também estamos. Por não terem nada a oferecer no presente, nem no passado, nem no futuro, seria melhor saírem à francesa, ao invés de ficarem tentando convencer os desinformados de que eles servem para ou valem alguma coisa.
Augusto, você pra variar, brilhante. Repassando
Tanabi
-17/11/2009 às 13:48
Se não fossem pessoas como Dilma, que lutaram pela liberdade do seu país, estaríamos até hoje nas mãos dos militares covardes. Coincidentemente, a imprensa de hoje, em sua maioria, é a mesma daquela época, defendendo o mesmo ponto de vista. Basta voce verificar a data de fundação do Jornal ou da Revista, para identificar os adeptos dos militares. Só sobreviveu quem era aliado.
ricardo
-17/11/2009 às 13:46
os revolucionários brasileiros foram tão corajosos que um teve que mudar de cara e um outro ai fugiu vestido de mulher, que no RS, eh chamada de prenda…
Antonio,ex-petralha
-17/11/2009 às 13:43
Augusto,nós já sabemos de cor e salteado a história destes guerrilheiros de araque.O que me causa ansiedade é que a maioria absoluta da população não sabia sobre eles,não sabe e não quer saber.Esta maioria,Augusto, é massa de manobra em qualquer época e,em qualquer lugar.Ela foi manobrada pelo Regime Militar de 1964,´pelos coronéis,etc,etc.O Molusco só ganhou a presidência quando se uniu à múmia José Alencar.No primeiro mandato nada fez e quando fez foi malfeito.Ele estava sem rumo quando achou o Bolsa Tudo:Familia,Faculdade,Negros,Une,etc.Tornou-se um Mito com direito a falar besteiras,posar de sábio,baixar o nível,dar conselhos aos paises ricos,esnobar a própria ignorância fazendo dela um populismo,tudo isso sob o aplauso de quase todos.Tomara que ele não transfira votos suficientes para uma vitória da Dilminha.Seria o fim.Vamos batalhar para desmitificar este reizinho demagogo.Seria bom que o Aécio compreendesse que,para o bem do Brasil,a hora é do Serra e que ele(Aécio) colocasse toda sua capacidade a serviço da candidatura Serra.Em 2014 ou 2018,aí sim,seria Aécio Presidente.
Robert
-17/11/2009 às 13:19
AN,
Obrigado pelo esclarecimento. Importantissimo.
Sendo o video uma farsa, torna-se uma prova cabal da “honestidade” e fabricação de “verdades” que podemos esperar dessa corja que está ocupando o poder.
Antifidel
-17/11/2009 às 13:14
O grande Joaquim Nabuco disse: ”A fatalidade das revoluções é que sem os exaltados não é possível fazê-las e com eles é impossível governar”.
Só que no Brasil isso foi invertido e os exaltados e baderneiros chegaram ao poder sem fazer nenhuma revolução e estão desgovernando o país.
Os exaltados que defendem Fidel e sua ilha onde o povo não tem comida(só no mercado negro), roupa, moradia e até água encana é artigo de luxo;
o turismo sexual e logo a prostituição e a corrupção correm soltos.
E aqui no Paraná o maluco do Requião tenta transformar o Estado numa réplica da República Bolivarista do seu amigo Hugo Chávez. Tenha paciência, que gente doida meu Deus!!!
Dilermano Silva.
-17/11/2009 às 12:56
Srs.
Tráta-se de uma larápia, gatuna, que vivia confinada nas matas do Aragüa-
ia, assaltante de bancos, para financiar a guerrilha, era mulher, de vida fá-
cil dos membros da guerrilha, usuária de droga pesada [maconha], etc.
Att,
Dilermano Silva.
116.11.2009.
Luiz Quintino dos Santos Jr
-17/11/2009 às 12:54
Vocês acham que o pessoal vai querer saber se a ministra Dilma é ex guerrilheira, se ela lutou ou não contra a ditadura militar, se ela é da turma do Araguaia, VAR-Palmares, Colina ou sei lá o que, se ela era terrorista !!! O que interessa é o momento !!!!
CHICO SPLIT
-17/11/2009 às 12:42
Agora imagina só a “guerrilheira” na presidência?!! Ela pode não dar nenhum tiro, mas os cofres do Banco Central com certeza ela carregará, basta chamar seus colegas, Lula, Dirceu e toda a gang. Me envergonho de ser brasileiro, mas o que há de se fazer? cada povo tem o governo que mereçe!!
Almeida
-17/11/2009 às 12:22
Essa mulher é uma tremenda farsa. Foi farsante até como guerrilheira. A única coisa de verdadeira é a bolsa-terrorista que ela recebe mensalmente e que foi criada pelos PTralhas para gastar nosso suado dinheiro.
celia latterman
-17/11/2009 às 12:19
Espero que em 2010 os brasileiros reflitam bem antes de votar nessa mulher, ela era terrorista e continua sendo terrorista, assaltava bancos e queria que Br fosse dominado pela Uniao Sovietica. Ela realmente nao serve para ser Presidente, a America Latina ja tem fama demais com Hugo Chaves e outros de esquerda. Pense Brasil. Nos nao mrecemos isso.
DANIEL
-17/11/2009 às 12:12
ESSA MULHER FAZ ALGO LOUVÁVEL: DEFENDER O PATRIMÔNIO
DO PRÉ-SAL DO CAPITAL ESTRANGEIRO.
A DISPUTA PELOS RENDIMENTOS E OUTROS LUCROS DECORRENTES, CONSIDERANDO OS HISTÓRICOS DESSES EMBUSTEIROS CAUSAM DÚVIDAS. É A MINIMIZAÇÃO DA PALAVRA
PAVOR.
arnaldo luciano de alencar
-17/11/2009 às 11:59
DILMA ESTAVA MAIS PARA CUIDAR DAS FINANÇAS,POIS COMO ZÉ DIRCEU SEMPRE GOSTOU MAIS DE DINHEIRO,AS CAUSAS REVOLUCIONÁRIAS SEMPRE VINHAM BEM DEPOIS.
Fitzcarraldo Silva
-17/11/2009 às 11:50
1989 e hoje….
Que diferença….em 1989 os candidatos à Presidência eram Brizola, Ulisses, Covas, Lulla, Collor, Malluf, Aureliano, etc. Hoje os candidatos são Dillma( quem???), Serra, Ciro (quem???), Aécio, Marina……dá prá comparar?????Que tristeza…pobre Brasil….
Pagador de impostos e já de saco muito é cheio.
-17/11/2009 às 11:49
Werneck (0:17): Você nunca acertou tanto na môsca, meu caro.
jose avelino fernandes
-17/11/2009 às 11:45
Estou achando graça.
Petralhinha
-17/11/2009 às 11:16
Augusto, pau na comunistada.
Marco Balbi
-17/11/2009 às 11:14
Como é que ela “resistiu” bravamente às sucessivas torturas nos três anos que passou no xilindró? É uma super-mulher!
Besta
-17/11/2009 às 11:13
Augusto, pasrabéns
Jayme nunes barbosa
-17/11/2009 às 11:00
Com eu tenho ódio mortal do general figueiredo.
Abertura politica,um bando de ratos de porão,usurpadores da democracia,ladrões do povo,aproveitadores da miséria do povo,larápios desclasificados eu levei trinta anos trabalhando e levando o bom nome do brasil há todos os continentes com elegancia e sociabilidade para povos e culturas diferentes e na minha velhice me lagaram na miséria.
Governo do PT vergonha Nacional.
Lamento pelo nobre presidente dos estados unidos Barack Obama dizer,você é o cara e acrecento você e o cara de pau mesmo.nunca senhor presidente Obama fale dessa lesma como o cara.
me arrependo amargamente de não ter ficado na América.
país onde leis são leis e aqui leis são lixo.
Robert
-17/11/2009 às 9:34
Pegando carona no excelente artigo do AN, gostaria de lembrar que o festejado “guerrilheiro” Gabeira também é um farsante.
“Gabeira escreveu um livro para falar de seu passado de guerrilheiro. Mas isso não foi verdade, é o que dizem os que de fato participaram do sequestro do embaixador americano, Charles Elbrick, em 1969.”
http://www.youtube.com/watch?v=z8B3pu-9Xek
Conheço a história e os personagens, caro Robert. Todos. Essa versão foi forjada para desqualificar o único que fez autocrítica e mudou de posição. Entre outras coisas, o Gabeira alugou a casa, era o único que conversava com o Elbrick por falar inglês fluentemente, estava no carro que devolveu o embaixador e foi preso com um tiro perto do pulmão. Há muito mais, mas esses detalhes bastam. Isso não o torna melhor, claro. Só prova que ele não mentiu, e que esse video é uma farsa. Quem começou a campanha anti-Gabeira foi (quem mais poderia ser?) o Franklin Martins. abraços, Augusto
Thuya
-17/11/2009 às 9:18
Desculpe Augusto e desculpe Serra. Mas se é para relembrar os tempos da derrocada da democracia. O Serra tem muito mais a dizer que a guerrilheira. Eu mencionei o Serra por que ele foi presidente da Une.
Se é verdade que águas passadas não movem moinho, então por que o moinho está sendo movimentado com águas tão turvas. Estagnadas.
Fabio
-17/11/2009 às 9:13
Eles são uma fraude! Esta é a palavra que melhor define este pessoal. A luta deles pela ” democracia ” era mentira, o curriculum deles é falso. Posam de guerrilheiros heróicos mas mudam de opinião e de discurso conforme as circunstâncias. Aquilo que defenderam por 20 anos se transformou completamente quando chegaram ao poder e a grande conquista que eles fizeram, foi tornar José Sarney o poderoso do momento e Collor seu fiel escudeiro.
Thuya
-17/11/2009 às 9:12
É hilariante ver essa conversa de ”Lutamos contra a ditadura militar de armas na mão. Lutamos pela redemocratização do Brasil de peito aberto”.
Primeiro eles que não queriam a democracia, queriam trocar uma ditadura por outra, muito pior. Redemocratização o escambau, quem realmente queria a democracia e foi de porta em porta tentando convencer as pessoas foram os militantes do MDB. Dizíamos a elas que se não podiam votar para presidente, governadores, podíamos eleger deputados e senadores e voto a voto o MDB foi conseguindo conquistar vagas na Câmara e Senado.
Essa turma do Araguaia, VAR-Palmares, Colina posando de democratas é um insulto à democracia. Cambada de comunista de araque. “Você veja”, como diz a Dilma (tirando a força do imperativo), agora posam de vítimas, de inocentes-guerilheiros e mandam ver na Bolsa-ditadura. Alguém precisa acabar com essa farsa, essa farra com o dinheiro público que a turma do Lula e companhia ilimitada resolveu
implantar no Brasil.
Hoje, se você foi da turma, você é um herói da nação. São os protagonistas da democracia. Aqueles que tornaram possível a volta da democracia é que são os figurantes, meras peças num jogo de interesses ainda não esclarecidos.
Essa Dilma, democrata eu gostaria de ver debatendo com o Serra. O Serra da Une, da Central do Brasil no dia 13 de março de 1964.
Taí eu gostaria de ouvir o Serra falando desse tempo numa entrevista como a do Fernando Henrique. Por quê? Eu acho que ele deve ter muito a dizer e a guerrilheira vai ficar muda de vez.
AJS RJ
-17/11/2009 às 8:53
Augusto,
Não sei qual o pior, dos dois mais novos burgueses do capital alheio. O mensaleiro José Dirceu ou a guerrilheira de varias faces, Dilma.
Ps:O Brasil quer saber?O tamanho da “capivara” da guerrilheira.
Anônimo
-17/11/2009 às 8:43
Isso mostra que para chegar onde chegou tinha planejamento e só mandava para o sal mesmo as buchas de canhão.
LUG
-17/11/2009 às 8:39
O pior é que com o apoio do Lula e a trágica divisão Serra-Aécio da oposição, existe o perigo dessa candidata ser eleita e se tornar presidente do Brasil. Tenho medo real de que tal desgraça se abata sobre o país, por falha de uma união dos dois maiores colégios eleitorais, única forma de varrer o lulismo do meio de nós. Apenas, na minha opinião, sobram egos e faltam patriotismo e a civilização de ceder hoje, para ganhar amanhã.
Se eleita, acho que pelos precedentes de sua história, a dona Dilma vai tirar a marreta da maleta e usar. Duvido que continue a ser fantoche do Lula. Na segurança do poder, com certeza vai envia=lo para longe, talvez para a ONU, com a Erenice de babá para vigia-lo e aqui, leve, livre e solta, Dilma Roussef começa a exercer seu domínio, Imperatriz do Brasil. Fantasias desvairadas? Pode ser…
Anônimo
-17/11/2009 às 8:38
Pois é.
Os guerrilheiros de arque que nunca deram certo, afinal, conseguiram o que queriam.
Ocupar os principais postos do governo o, cumprir com suas utopias e sonhos e ainda enriquecer.
tereza
-17/11/2009 às 8:33
Adorei o mis brasil gay, ja imaginaram se alguém tira a peruca do dilmão/estela?
http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=3-colocada-nao-aceita-derrota-no-miss-brasil-gay-04023760E4C17366/user=0dbhl8339aua/date=2009-11-16&&list/type=tags/tags=961/edFilter=user/
Frederico Hochreiter
-17/11/2009 às 7:09
Correção: Deve ser “assessorava”, não? Também, já foi há tanto tempo….
Frederico Hochreiter
-17/11/2009 às 7:07
Mais uma vez, os cumprimentos pelo brilhante texto que reduz a figura imponente do quadro a óleo às dimensões reais da foto 3×4. Atuei anos no setor elétrico e, entre 2000 e 2005, acessorava empresas canadenses na área de transferência de tecnologias. É impressionante como se constrói um mito. O nome de dilma rousseff já era conhecido no exterior como a administradora brilhante que renovou todo o setor elétrico no Rio Grande do Sul e, logo após a vitória de lula, esperava-se uma era de ouro desenvolvimentista na área elétrica. Isso, sem contar a auréola de revolucionária, um coquetel de Joana d’Arc com Janis Joplin, Joan Baez e Maria Bonita. Meus parabéns pelo texto que mostra as dimensões reais do coquetel: uma simples dilminha.
Marcos F
-17/11/2009 às 4:01
Tô ‘perando.
Quem sabe, o grande trunfo esteja na cor escolhida para o Fusca?
Se verdinho, pra disfarçar, se vermelho, por causa da causa, se cinzinha, para não chamar a atenção.
Esperta … assim se faz um roteiro de cinema.
Lindu!!! Quero assistir “A mãe do PAC”, em 2011, após perder a eleição.
Ixmael
-17/11/2009 às 3:17
Vida e obra, tudo bem.
Por mim e por fim, prefiro
tratar de Darci Ribeiro ou
de Hélio Oiticica. A lavoura
responde melhor.
Leonardo
-17/11/2009 às 2:50
A incrível ascensão de uma mentirosa completa só é aceitavel num país como o nosso.
AEduardo
-17/11/2009 às 2:42
Augusto
É, gostei da introdução em branco e preto. A obra acabada colorida e emoldurada, será um belíssimo retrato!
É isso aí moçada, vamos ajudar ao Augusto -já que jornalista sério e corajoso neste país tem muito pouco-a mostrar a cara, o ninho e o rasto da fera!
Só assim aquele que cair no conto do vigário, é porque quer ou faz parte da ninhada.
Saudações iluministas.
pedro simon bolivar
-17/11/2009 às 2:09
soh se trata do vil metal entao???dontthinkso
o projeto enunciado no panfleto var palmares estah em pleno curso
letra por letra
Jonas
-17/11/2009 às 1:35
Este é o país da bricadeira. Comprova-se esta afirmativa, ao ler-se os índices: “Onde eles estão?” e “Ações Terroristas”, constantes do portal http://www.ternuma.com.br. Referem-se aos maus brasileiros terroristas que pretendiam entregar de bandeija o nosso país para a União Soviética, sequestrando, assaltando e matando, em nome de uma ideologia que, ao tomar o poder, suprimiriam as liberdades, com a aplicação de julgamentos, condenações e execuções sumárias aos “inimigos do regime”. Parece brincadeira mesmo, pois muitos desses terroristas receberam milionárias indenizações e-ou polpudas pensões vitalícias, isentos de imposto de renda. Enquanto isso, as vítimas inocentes desses terroristas vermelhos estão sepultadas ou inutilizadas. Todavia, para esses ou para seus familiares não existem indenizações ou pensões reparadoras, mas, os que permanecem vivos e seus familiares seguem pagando religiosamente seus impostos para patrocinar os “proventos” dos “heróis da resistência”.
A propósito, foi patético o discurso de ontem (16 nov) , proferido pelo senador Suplicy, em estado de desespero, lendo cartas em defesa do assassino comunista Cesare Batisti, acolhido, como refugiado político no Brasil.
claudio
-17/11/2009 às 0:49
Fico impressionado como tudo que falam dessa mulher é mentira!
Laudelino
-17/11/2009 às 0:48
Sigam o dinheiro!
Vejam só a coincidência:
Coincidência 2
Felipe Patury, na Veja:
O banco de investimentos americano Astor busca um sócio brasileiro para formar um consórcio para a compra da empreiteira coreana Daewoo, que pertence ao mesmo grupo da montadora. Tem quatro candidatos em vista, entre fundos de investimento e empresas que já atuam no ramo de construção. A seleção para o negócio, que pode alcançar 2,5 bilhões de dólares, está a cargo de Arnon de Mello, sócio do banco e primogênito do senador Fernando Collor (PTB-AL). Seu escolhido se associará a uma empreiteira americana, outra asiática e a um fundo soberano árabe. Há cinco anos nos Estados Unidos, Arnon pretende abrir, no início do próximo ano, uma filial do Astor no Rio de Janeiro. Ele próprio tocará o banco.
Hugo Marques, na Istoé:
Com a pensão atrasada há um ano, Rosane Malta pediu a prisão de seu exmarido, o ex-presidente e senador pelo PTB, Fernando Collor. O processo corre na Justiça de Alagoas, mas quatro juízes se afastaram do caso. “Ele é o único que eu conheço que não vai para a cadeia nessa situação”, diz Rosane.
Ela também quer dividir os bens que conquistou enquanto assinava o sobrenome Collor, que são calculados por seu advogado, Jonathas Lins de Albuquerque, em mais de R$ 100 milhões. Há três meses, Lins procurou o senador Pedro Simon (PMDB-RS), que havia discutido com Collor no plenário, para narrar “assuntos gravíssimos”. Simon entendeu que o advogado oferecia um dossiê e não quis conhecer o conteúdo. Na entrevista à ISTOÉ, ela acusa Collor de sonegar bens nas declarações à Receita Federal. “O Imposto de Renda dele é ficção”, diz.
Me parec e que esse Arnon Collor é o Lulinha do Aquilo Roxo…
mameluco
-17/11/2009 às 0:39
Tô só acompanhando. É difícil aceitar o mito Dilma, ainda mais sendo ela a contadora de suas próprias historias. Que participou de grupo terrorista isso é público, mas essa coisa toda de resistir heroicamente à tortura e não ter denunciado ninguém… eu preciso de melhores informações. Espero qe seus textos sanem minhas dúvidas. Um abraço.
Tunico
-17/11/2009 às 0:23
Augusto, quero ver os próximos episódios. Mas logo aqui, já antevejo que Dilma é a gaiata que entrou no navio e não se apercebe disso porque é tão míope como seus pares.Vai entrar numa fria sem tamanho. Se eleita, se tudo der certo as glórias não irão para ela. Se der errado, ela será culpada. Ela é tão…burrinha… que não se apercebe disso. Foi massa útil no passado e será agora.
Agora vou para a verdade verdadeira que assisti por dentro e deploro.
José Dirceu, conheço muito bem de outros carnavais. Não vale o prato que come.Sujeito deplorável, covarde e aproveitador.
Lula, outro babaca que só quer levar vantagem às custas da ingenuidade do povo, amparado pelos verdadeiros oportunistas que são os “idealistas do PT”
PT, partido que hoje representa o que há de pior na política brasileira pois pretende dividir a sociedade numa retórica perversa de “maus ” e “bons” onde os bons são só eles e os maus são aqueles que se opõem.
Imbecis ideológicos, mentirosos e ladrões da consciência do povo.
Assim é o PT de hoje.
Hugo Werneck
-17/11/2009 às 0:17
Augusto,
Essa história pregressa da pseudoguerrilheira Dilma Trezoitão, está mais para enredo de escola de samba, do terceiro grupo, do que para o currículo de quem deseja e espera, desesperadamente, ser eleita(o) presidenta(e), com discurso de herói da resistência, desse país que aceita qualquer desaforo, depois de ser (des)governado pelo prestidigitador Lula. Confesso que esperava, a respeito dela, alguma coisa mais heróica, mais “emocionante” mas, pelo que parece a Joana “dark” não passa de uma réles reprodução do heróico e retumbante José “dedo duro” Genoíno que, segundo foi dito pelo coronel que o prendeu, não passou de um desocupado que ao ver-se diante da cobrança de seus atos irresponsáveis, achou mais prudente fazer um acordo de delação premiada. E eu nunca o vi desmentir essa afirmação. Assim, podemos identificar, com clareza, essa corja de malfeitores que “salvou o país” , distribuindo-o em três grupos. O primeiro, os que morreram por uma causa que a maioria nem saberia identificar, eram os inocentes inúteis. O segundo grupo, no qual se incluem figuras como Dilma e Zé Dirceu, cuidou dos trâmites burrocráticos, digamos, a “casa civil do crime” e nisso, parece que foram bem sucedidos. Os do terceiro grupo, que inclui Genoíno e outros, simplesmente fizeram um “investimento de risco” e estão sendo regiamente premiados com o “Bolsa Terrorismo”. Todos, menos os que morreram naturalmente, devem se dar por felizes de não terem atuado na Venezuela ou em Cuba. Lá não há essa história de delação premiada. Os camaradas, que acumulam os cargos de bandidos oficializados por um sistema eleitoral corrupto, atiram e depois perguntam. Estou cheio de ouvir falar nos vinte anos de chumbo e das pessoas que se intitulam salvadores da pátria. São uns energúmenos que forçam para entrar na história pela porta da frente mas que ainda não saíram do esgoto no qual vicejaram.
Salve, amigo. Você está fazendo falta. Dê um jeito de encontrar tempo.
Os próximos capítulos vão desmontar as várias fantasias. Dilma, aliás, já ganhou faz tempo uma bolsa ditadura.
abraços, Augusto
Antônio Maria
-16/11/2009 às 23:47
Tivesse a oposição “aquilo roxo”, leriam esta “Vida & Obra…” no horário político. Tipo: “Você conhece Dilma Rousseff? É casada? Tem filhos? Para quem trabalhou ?” ( desculpe-me , não aguentei a ironia
Nina
-16/11/2009 às 23:32
De tudo que o extraordinário texto diz, o que mais me revolta é a “mesada”dos anistiados, pois quem viveu naqueles anos sabe os que sofreram e os que fizeram sofrer. Conhecemos os idealistas e os baderneiros de plantão que estão presente em tudo o que acontece. Eu era estudante na época da ditadura e tinha medo dos radicais tanto quanto dos militares. O grande enganador e a mulherona fazem parte da turma que metia medo e o que é pior: continuam metendo medo até hoje, acompanhados de seus afilhados. Reuniram a turma toda no Planalto e continuam fazendo terrorismo, desta vez suas armas são: impostos abusivos, mensalão, ONGs fajutas, e outras tantas maracutaias. E os anistiados com a grana no bolso. Beleza!
f tavares
-16/11/2009 às 23:08
essa parte 1 começou bem, arrumou a casa pra esclarecer alguns mitos inventados pela conveniência de um delegado atrás de promoção – é no mínimo curioso, esse destino de mito inventado…- e de um guerrilheiro-de-balcão, como o grande mentiroso zedirceu, o homem que enganou a mulher, o filho, a família toda, os vizinhos e, dos que o procuravam, só fez fugir. depois de enganar tanto e por tanto tempo, aceitou a vocação e escolheu ser para sempre o grande enganador…