Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • O bando dos nomeados pela supergerente merece ser fotografado também de perfil

    Por: Augusto Nunes

    Por vontade de Dilma Rousseff, viraram ministros Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Orlando Silva, Carlos Lupi e Mário Negromonte.  Todos perderam o emprego contra a vontade da chefe de governo, que ignorou enquanto pôde o assombro dos brasileiros inconformados com a impunidade dos fabricantes de maracutaias. Em 13 meses, a presidente foi forçada a devolver à planície sete casos de polícia. Teriam sido nove se Fernando Pimentel não fosse tratado por Dilma como um pirralho peralta e Fernando Bezerra não estivesse sob as asas protetoras de Eduardo Campos.

    Se presidisse uma empresa privada, a superexecutiva de araque não teria sobrevivido ao segundo despejo registrado na diretoria que nomeou porque quis. Debilitada pelo precedente, seria expulsa aos berros pelo conselho administrativo, perseguida por apupos de acionistas coléricos, desqualificada para pilotar até carrinhos de pipoca e condenada ao desemprego perpétuo. Como é presidente do Brasil, a única faxineira do mundo que não consegue viver longe do lixo segue caprichando na pose de defensora da moral e dos bons costumes. E os  jornalistas federais fingem enxergar uma supergerente na superlativa mediocridade que coleciona escolhas desastrosas.

    A mais recente promoveu a ministro das Cidades o deputado Aguinaldo Ribeiro, do PP da Paraíba. O sucessor de Negromonte nem precisou assumir para desfraldar a folha corrida e empoleirar-se num andor da procissão dos pecadores. Vai sentir-se em casa no convívio com os vigaristas, farsantes, gatunos compulsivos e perfeitas cavalgaduras que se acotovelam no pior primeiro escalão de todos os tempos.  Paralelamente, vai proporcionar a Dilma mais um bom motivo para repetir a festa de confraternização ocorrida no último dia do governo Lula. Como em 2010, todos os ministros e ex-ministros estarão, em 2014, sorrindo juntos para a posteridade. A afilhada tem tudo para superar o padrinho.

    A turma de Lula só posou para a foto de frente.  Faltou a data no peito de muitos. O bando de Dilma não pode esquecer os algarismos. E merece ser fotografado também de perfil.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Dhyan

      Um POSTE é um POSTE sempre, seja lá onde estiver!! Se for president’A’ nem precisar comentar!!

    2. JOAQUIM KINCAS

      Tem também o Mantega (MANTêGA/VASILINA), Paulo Bernardo. Aliás, quem escapa dessa Gang?. Quanto à numeração, tem que ser semelhante à dos IRMÃOS METRALHAS, DOS QUAIS OS PETRALHAS SÃO PRIMOS CARNAIS.

    3. Francy Granjeiro

      A Constituição é clara, quando nega aos militares – a todos os militares, subordinados funcionalmente à União ou aos Estados – o direito de sindicalização e de greve,…

      Descobriu isso agora, miliciana?

    4. bruno szuchmacher

      AUGUSTO NUNES,és uma pérola da mídia,coragem e transparência não lhe faltam também.Esta é a melhor expressão para definir a bagunça de corrupção tramada pelo PT(PARTIDO DA TRAPAÇA).Leia-se”SUPER EXECUTIVA DE ARAQUE”,seu bando um dia caíra e assim,seremos um país serio.

    5. André

      E ENTÃO, PETRALHAS,,.. VOCÊS DEMONIZARAM E AMALDIÇOARAM AS PRIVATIZAÇÕES DA ERA FHC….. E AGORA,….. ESTÃO PRIVATIZANDO? ………. E AINDA POR CIMA COM DINHEIRO PÚBLICO DOS FUNDOS DE PENSÃO E BNDES? ESTA ATITUDE SÓ DEMONSTRA O QUANTO O PT, LULLA! DILLMA E TODA A SEITA SATÀNICA PETRALHA SÃO INESCRUPULOSOS, SACRIPANTAS, DESPUDORADOS, IMORAIS E DESPROVIDOS DE UM ÁTOMO QUE SEJA DE CARÁTER…… BRASIL DECENTE É BRASIL SEM PT!

    6. Cleia Carvalho

      Meu amigo arrasuouuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!
      Beijos Augusto. Parabéns

      Um beijo, Cleia.

    7. Rosana Diôgo de Lima

      “Ler ou não ler: eis a questão”… Se não leio, me sinto desnorteada, sem argumentos, quanto ao Brasil real. Se leio, quando termino, me sinto uma pessoa impotente diante da “cara-de-pau” deste (des)governo que mente descaradamente.

    8. JoséRibamar Rodrigues

      Sou brasileiro vivendo na Europa já hà 39 anos e cada vez que leio um artigo como este sinto uma profunda tristeza, pois sempre desejo do fundo do meu coração ver sempre o nosso país e a nossa gente lutando para dar ao mundo a imagem que nós merecemos e vão passando os anos, o país vai crescendo más os políticos nunca mudam. Não tém a mais mínima preocupação da imagem que podemos dar ao mundo, senão encher as suas contas bancárias de dinheiro esquecendo o povo que com o seu voto democrático os colocou onde estão para os defender e criar possibilidades de uma vida melhor para eles e as suas famílias.
      Brasil, eu te amo apesar dos pesares. Dos filhos deste solo es mãe, gentil pátria amada, ainda que alguns filhos não mereçam ter uma pátria como tu.

    9. Claudete

      Parabéns, AN!

    10. Genesio Vivanco

      A faxina que a presidente está fazendo, e muitos aplaudem, é muito fácil de fazer e a boa dona de casa abomina: varre a sujeira para debaixo do tapete!… Os ministros pedem demissão, não são demitidos, e fica tudo como dantes no quartel de abrantes…

    11. ih

      quanta inveja da nossa PresidentA!!!!!!!!!!!!!

      Acertou. Sempre quis ser anta quando crescesse.

    12. indignada

      AUGUSTO, A GERENTONA DO PAÍS DAS MARACUTAIAS CONSEGUIU FALIR UMA LOJINHA DE 1.99. PRECISA COMENTAR ALGUMA COISA???????

    13. Mamed

      “…Vai sentir-se em casa no convívio com os vigaristas, farsantes, gatunos compulsivos e perfeitas cavalgaduras que se acotovelam no pior primeiro escalão de todos os tempos…”
      .
      Augusto,
      .
      Ainda não parei de rir. Minha chefe fica perguntando o tempo todo o que foi que eu vi!

    14. GlorInha de Nantes

      Há Ministérios demais!
      .
      Poder-se-ia extingui-los ou, ao menos, reuni-los __ os desnecessários __ num Ministério Desnecessário. NuncaRecicláveis, jamaisRetornáveis e IRRecuperáveis!
      .
      Treze Ministérios, apenas : Saúde, Educação, Habitação, InfraEstrutura, Super-Estrutura, Planejamento, Indústria, Comércio, Agricultura, Fazenda, Minas e Energia, Telecomunicações. O necessário e o suficiente. Treze ministérios constituiriam um único : o Ministério Desnecessário __ eis o 13°!

      Outros treze seriam reunidos no Ministério de Homólogos! Desde que não empacassem! Nem burocratizassem! Nem comparecessem! Inexistentes, função e presença absolutamente virtuais, uma extensa folha de impagáveis/voluntários da preguiça. Homólogos, para constar. Jamais para contar.

    15. rere

      Causa perplexidade conversar com alguma pessoas “informadas” e verificar que elas acham que a Dilma “pelo menos está fazendo uma limpeza nos ministérios”… e que ficam espantadíssimas quando retrucamos que a dita cuja senhora não está faxinando coisíssima nenhuma. Como é facil iludir e enganar esse povão!

    16. Vanderlei

      Pro escambau com essa quadrilha de assaltantes de cofre público.

    17. Suzana

      Muito bom, AN

    18. heriberto

      PARABENS AUGUSTO COMO SEMPRE FANTASTICO SEUS TEXTOS,E AS RESPOSTAS A CERTOS COMENTARIOS QUE VEJO SAO REALMENTE COISA DE PROFISSIONAL QUE SO ENCONTRAMOS NA VEJA ABRÇ

    19. Andre M. Andrade Jr

      Perfeito.A nossa presidente é tudo isso.Nada diferente podia seguir à uma escolha do mais boboca presidente de todos os presidentes.Seus ministros ela os conhecia perfeitamente quando Chefe da Casa Civil.As nomeações foram espontâneas e as dispensas foram feitas só quando os ministros entregavam os cargos.Não houve uma demissão! Não nasceu para nada além de uma terrorista cuja ação é sem controle e sem responsabilidade.Deu certo-ótimo,não deu-façamos outra melhor! É isso a nossa Dilmona.

    20. André

      NO DESGOVERNO COMUNO-CUBANO ESQUERDOPATA PETRALHOPATA DILLMOLULLOPETRALHA É ASSIM….. VC PAGA OS MAIS ELEVADOS IMPOSTOS DO MUNDO…. E ELLES, ALÉM DE SAQUEAREM OS COFRES PÚBLICOS, AINDA DISTRIBUEM O DINHEIRO ENTRE ELLES, CUBA, VENEZUELA E BOLÍVIA…….. ÊTA COMUNISMO JUSTO……. ACORDEM, BRASILEIROS! BRASIL DECENTE É BRASIL SEM PT!

    21. Elza

      Muito bom, Augusto.

    22. diniz dos santos

      Isso é resumir toda nossa indignação, contra esse vergonhoso governo de picaretas.

    23. Gamal

      Tens razão, Augusto! Pimentel está inteirinho no texto. O meu tropeço fica por conta da idade, que nos trai, algumas vezes, a atenção.
      Agradeço-te o reparo.

      Quem agradece sou eu, amigo. abração

    24. miguel yamaue

      temos que concordar com o Glauco. Quando o Maluff foi eleito com setecentas e não sei quantos mil votações, achei. Aí tem!

    25. adalberto dimas

      Em Santos Dumont, Minas Gerais, o Jornal Mensagem ligado ao dp. Luiz Fernando Faria, davo-o com o mais provável Min. das Cidades, entranto, oindicado foi o dep. Agnaldo Ribeiro da Paraiba. O dep. de Minas segundo a revista vVeja, participava de um mensalinho do Ex-Min. Negromonte (verdade?)

    26. Maria Luiza Igino Evaristo

      Caro Augusto Nunes suas colocações no “Roda Viva” apresentam-se de forma bem construídas, o que sempre me fez valoriza-lo como repórter, no entanto me surpreendo ao vê-lo responder as colocações de seus leitores. …

      É que você nem imagina o que eles escrevem, Maria Luiza. Se lesse, acharia minhas respostas educadíssimas. Troque “leitores” por milicianos.

    27. mpp

      Disso aqui, tô fora!

      E rapidinho, miliciano. A voadora na testa vem aí.

    28. simonia oliveira

      AUGUSTO, PERFEITA A SUA MATÉRIA! é uma pena que pouquíssimas pessoas têm acesso a essa podridão que você tão claramente expõe. Continue assim. Continuo sua fã.

    29. Carlos Eduardo Krass

      Sr. Augusto, quero sugerir a criação de um espaço aqui na página. Aquelas figurinhas que foram apanhadas com o pé no barro, e que para salvar as aparências foram escamoteadas para o limbo, podem ser eventualmente esquecidas, o que seria injustiça. Por exemplo, nunca mais se falou da Erenice Guerra, que na realidade foi a primeira grande baixa do governo Dilma. Dá-lhe falar de Palocci, aliás, por duas vezes flagrado com o pé no cocô, e sobre a gordoda trambiqueira nada. Pela importância que essa senhora teve, secretária da subchefe e depois substituindo a própria, como esquecer figura assim. Por isso, uma coluna “os tipos inesquecíveis dos petralhas”, com uma foto estampada com carimbo de corrupto na testa e os principais dados do prontuário, ops, do currículo, faria justiça aos “inesquecíveis” que às vezes esquecemos. Ah, e o Palocci como bi-corrupto, esteve envolvido também naquela prefeitura do interior de São Paulo, poderia aparecer com o carimbo de corrupto e um contorno dourado na foto. Seria assim um “tipo inesquecível” corrupto gold. Que tal? Se bem que até o fim dessa era, talvez não haja espaço suficiente na página para acomodar tantos. Mas não desanime não, com o tempo a tecnologia trará solução para essa questão. Se alguém percebeu ironia nesse texto, não foi a intenção. Um abraço.

    30. Private

      Estou distribuindo o texto entre os amigos.

    31. marcos paulo ferrari

      A dilma juntamente com seu mentor lula sonham em fazer o brasil ser exatamente como cuba e,vão conseguir custe oque custar e,fechar o país para o mundo é só uma das atrocidades do comunismo,assim eles cometem os crimes que quiserem contra quem quiserem e nada e nem ninguem se interfere,devia ter uma lei mundial que impedisse esses ditadores de se perpeturem no poder e com isso escravizar todo um povo,são monstros vindos do inferno e comandados por lucifer e,como eles mesmos dizem entre eles ,nem deus pode nos parar.

    32. Ramsés Albertoni

      ESTE FOI O MEU PRIMEIRO (SEGUNDO) E ÚLTIMO COMENTÁRIO…

      O tratamento de choque conseguiu, em duas horas, duas ausências que preenchem uma lacuna. A equipe está de parabéns.

    33. Ops, desculpe: faScista (21:41)

    34. DENILSON

      não comento mais…

      Parabéns pela decisão, miliciano. Você é a ausência que preenche uma lacuna.

    35. Paulo Bomfim

      Augusto, eu volto a falar dos jornalistas desmiolados.
      A Folha adora sabatinar pessoas e pessoas. Agora, é o Andrês Sanches, ex-presidente do Corinthians e atual alguma-coisa da CBF (o nome disso é decadência…).
      Quem dera eu pudesse sentar com o editor de política da Folha e perguntar umas coisinhas ou outras. Com o do Estadão também. Com o do Globo também. Porque não há outra saída: ou eles são mais burros que pedras, pra pegar emprestada a fala de Gilmar Mendes, ou mais safados que petistas. Só essas hipóteses explicam essa bobagem que é chamar a chuva de ministros de faxina.
      É claro: todos sabemos que isso tudo deve ser creditado na conta da imprensa: as demissões e a imagem de que a mononeurônica é que demitiu todos eles.
      A TV Globo, por exemplo, só coloca o Alexandre Garcia pra falar quando ninguém assiste (no Bom Dia Brasil). Arnaldo Jabor, só no Jornal da Globo, quando a grande maioria das pessoas foi dormir. E se o JN ganhasse mais dez minutos e tirasse uma parte pra comentários? É claro que a cambada cairia em cima, acusando tentativa de dominação ideológica. Mas ai eles teriam de nos explicar o Kotscho (é assim que se escreve o nome daquele senhor alérgico a marchas contra corrupção?) falando bobagens atrás de bobagens no jornal da emissora do bispo, que eles tanto adoram.
      Os episódios do Pinheirinho e da Cracolândia me deixaram com vontade de chamar os repórteres dos grandes jornais para uma pergunta: e o cérebro? Cadê?
      E são os mesmos idiotas que cuidam da cobertura de política…
      Abração, Augusto.

      Certíssimo, meu parceiro. abração

    36. glauco

      POR FAVOR, SERÁ QUE NINGUÉM, NINGUÉM CONTESTA A URNA ELETRÔNICA. É UMA FRAUDE ABSURDA, SÓ O BRASIL E PAÍSES PIORES AINDA A ADOTAM. É CARTA MARCADA, BASTA VER A BAHIA ONDE O JACQUES NÃO TINHA A MENOR CHANCE E VENCEU.

    37. Mario Marcelino

      Caro Augusto: Com certeza o sr não faz parte desses expoentes do governo.todavia devo lembrar,que o mal maior já foi acometido em outras décadas,quando nada era publicado e o povo brasileiro estava à merce das grandes falcatruas.

    38. FERNANDO

      (Risos)! Nobre AUGUSTO, estava lendo todos os comentários dos colegas cometaristas e encontrei a tentativa do tal “Nilson Torres – 03/02/2012 às 19:56h”. Meu nobre, sua resposta e seu excelente bom humor são dígnos de “Aplausos”. Inteligência até na hora de dá uma “Porretada” no canalha-PTralha-Comuna(Nilson Torres). Gostei da tirada de “Onda” com a cara do tal mané, “Nilson Torres”. Excelente!!! Abraço

    39. Augusto, esta é a cara dos facistas petralhas. EM 2001 LULLA DEFENDEU DIREITO DE GREVE DA PM BAIANA http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u22780.shtml

      Grande toque, amigo. Já transformei em post. abração

    40. José de Araújo Madeiro

      Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes e os ilustres jornalistas.

      Comentário repassado, via e-mails, para senadores, imprensa e amigos:

      Aplicando um tipo de Gramscismo Fidelista, os PTralhas levam o Estado Brasileiro à falência e submetem os brasileiros à submissão e às decisões de Havana e da Família Castro.

      Att; Madeiro.

    41. VEJAM ISTO, AMIGOS. MAIS UMA GRANDE TACADA DO COTURNO NOTURNO.

      Imagens impressionantes: nisto transformou o pt a Bahia de Castro Alves: http://coturnonoturno.blogspot.com/2012/02/saques-arrasoes-dezenas-de-mortes-e-o.html

    42. cesar

      Continuo rindo.

    43. Carlos

      É por isso que eu digo: pra que se dar ao trabalho de demitir esses ministros que combinam tão bem, que se encaixam tão perfeitamente com os padrões deste governo? E chama pra compor também o Champinha, o Beira-Mar, o Cesare Battisti! Dariam ótimos ministros, de padrão dílmico comprovado.

    44. Joker

      Aí Augusto, a bola de neve da bandalha no governo Dilma Rousseff ganhou nova página no Financial Times (que a monoglota diz ler de cabo-a-rabo em seu aipédi):

      http://blogs.ft.com/beyond-brics/2012/02/03/brazilian-corruption-a-licence-to-print-money/#axzz1lS6grYoC

      Muito bom, Joker. Daqui a pouco o Brasil vai ser o maior exportador de corrupção do planeta. abração

    45. elizio

      Caro Nunes:
      foto de perfil e de frente, com aquela tabuleta pendurada no pescoço. E no que depender da minha vontade, algemas à vontade!

    46. ivanor

      Ainda fotografados de frente ou perfil podem passar despercebidos, mas por trás, ficará evidente que estão todos de cueca, pregando moral e afanando até papel higiênico.

    47. DENILSON

      SÃO UMA COMÉDIA.

    48. joseanelotti@bol.com.br

      Merecem cadeira elétrica!

    49. miguel yamaue

      Caro Augusto, com a do Mantega, não saber quem era o cara que estava roubando no Banco Central!!! Ficou mais que na cara, que todos esses caras estão Ministros entre aspas, inclusive a Dna. Dilma, está presidente. Mas quem governa? Eu acho que não é o apedeuta. Deve ser um bando de ladões muito estudado, muito inteligente!!! Impossível derruba-los. Veja os os nossos políticos! Inclusive da oposição. Quse são quase 100% iguais a “aqueles” citados neste artigo. É só ter oportunidade, que fazem o mesmo. isso vem de há muito tempo.Se não pusermos na cadeia o corruptor e se não criarmos homens que resistam à corrupção, essa bagunça vai perdurar muito tempo!!!

    50. Le Prevost

      E os carimba-postes da milícia vermelha do macho alfa de Caetés não se entregam mesmo, hein, Grande Augusto Nunes? Você põe ratoeira, escurraça os PaTifes roedores e eles “ó”… sempre aqui querendo mais raticida; com seu inconfundível linguajar de latrina. No conteúdo e na correção gramatical!