Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

O balanço da Lava Jato informa: a Era da Canalhice está morrendo em Curitiba

Por: Augusto Nunes

infografico-resultados - Operação Lava Jato

Quem acha que o Brasil já não tem salvação, que nem capim voltará a crescer na terra arrasada por oito anos de Lula e cinco de Dilma, que depois da passagem dessas duas cavalgaduras do Apocalipse está tudo para sempre dominado ─ quem acredita, enfim, que a única saída é o aeroporto deve adiar a compra do bilhete e visitar o site da Lava Jato. O balanço da operação ─ ainda muito longe do fim, insista-se ─ informa que os bandidos perderam. Valeu a pena a luta travada nos últimos 13 anos pela resistência democrática. O projeto criminoso de poder fracassou.

A Era da Canalhice está morrendo em Curitiba, atesta o quadro acima. Os números resumem o que aconteceu entre entre março de 2014, quando as investigações se concentraram no bando do Petrolão, e 18 de dezembro de 2015. “Até o momento, são 80 condenações, contabilizando 783 anos e 2 meses de pena”, avisa o tópico que fecha o cortejo de cifras superlativas. Algumas são decididamente assombrosas, como a que revela que “os crimes já denunciados envolvem pagamento de propina de cerca de R$ 6,4 bilhões”. A herança maldita do lulopetismo anexou a criação do pixuleco bilionária.

Confrontados com o maior esquema corrupto forjado desde o dia da Criação, os escândalos protagonizados pelos quadrilheiros do Mensalão e da FIFA parecem coisa de black bloc. A roubalheira consumada pelos 37 mensaleiros julgados em 2012, por exemplo, foi orçada em R$ 141 milhões pela Procuradoria Geral da República. Somadas as condenações ao regime fechado, aberto e semiaberto, as penas mal chegaram a 270 anos. E o Supremo Tribunal Federal só tratou com severidade os desprovidos de imunidades parlamentares.

A maioria dos ministros mostrou-se tão branda com a ala dos políticos que José Dirceu já dormia em casa quando foi devolvido à cadeia pelo que fez no Petrolão. A performance do reincidente sem remédio sugere que, se não tivesse entrado na mira do juiz Sérgio Moro, da força-tarefa de procuradores e da Polícia Federal, o ex-chefe da Casa Civil de Lula poderia igualar em em poucos meses a quantia embolsada ao longo de 24 anos pelos cartolas da FIFA algemados por agentes do FBI e indiciados pela Justiça americana: 200 milhões de dólares.

Duas linhas do balanço ─ “40 acordos de colaboração premiada firmados com pessoas físicas” ─ ajudam a entender a angústia dos advogados que, por falta de álibis consistentes e truques eficazes, trocaram tribunais por manifestos ditados por doutores da Odebrecht e agora fingem enxergar na Lava Jato a versão brasileira da Inquisição. Para bacharéis especializados em canonizar culpados e insultar homens da lei, são 40 clientes a menos. O desespero dos doutores com a redução da freguesia será decerto aguçado pelo levantamento da Procuradoria Geral da República divulgado no Estadão desta segunda-feira.

Entre março de 2014 e dezembro passado, defensores dos quadrilheiros apresentaram 413 recursos a instâncias superiores. Desse total, apenas 16 reclamações foram aceitas, integralmente ou em parte. O STF, por exemplo, rejeitou 50 dos 54 recursos ali julgados. Tudo somado, menos de 4% das decisões do juiz Sérgio Moro foram reformadas. O levantamento pulveriza a lengalenga dos signatários do papelório que tentou transformar os condutores da Lava Jato em torturadores dos presos políticos que saquearam a Petrobras.

“Magistrados das altas cortes estão sendo atacados ou colocados sob suspeita para não decidirem favoravelmente aos acusados”, fantasiou um trecho do manifesto a favor do Petrolão. “Pura fumaça”, replicou uma nota da Associação dos Juízes Federais. Quem vê as coisas como as coisas são enxerga, atrás da fumaça, uma vigarice de quinta categoria ─ e mais uma evidência de que os vilões do faroeste à brasileira não escaparão do final infeliz. Infeliz para eles, naturalmente.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Maria Rita

    A nossa maior obrigação é apoiar esse grande e justo Juiz Dr. Sérgio Moro e chamar A ATENÇÃO DE TODOS OS BRASILEIROS QUE PROCUREM ANOTAR OS NOMES DOS DEPUTADOS E SENADORES QUE VOTAREM CONTRA O IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARA APARTIR DE AGORA boicotarmods esses politicos safados, mal caráter, sem vergonha para que nunca mais essa corja de ladrões assumam nenhuma cadeira noa camera nem no senado pois eles todos enriqueceram ilicitamente junto com todos os corruptos sendo coniventes com o paiz totalmente no fundo do poço.

  2. Rubens Morandi

    Meus parabéns à Veja e ao Ministério Publico Federal, que Deus proteja nossos heróis desses bandidos que conseguiram acabar ou quase acabar com o Nosso País.

  3. Rogério

    Só acredito neste país quando Lula e Dilma forem presos !

  4. RICARDO CARDOSO DA GLÓRIA

    isto só prova que o sistema inteiro está falido, a começar pelo poder judiciário. impeachment é uma vitória pois já está provado que o brasil perde 200 bilhões pelo ralo só em corrupção todo ano tanto na esfera pública quanto privada. é o estado da cleptocracia onde os nossos governadores, prefeitos, vereadores, deputados, senadores, ministros, juízes, congresso nacional, stj, stf, tcu, tse e os três poderes estão todos envolvidos em roubos, maracutaias e corrupção de todo gênero e se nos fiarmos em impeachment estaremos mais uma vez trocando o 6 por meia dúzia, não se iludam, pois é tudo um jogo de cartas marcadas onde eles brigam e brigam mas no final continuam todos lá mamando com todos os seus mandos e desmandos, apenas trocando de cargos e funções entre si. portanto, só nos resta implorar por misericórdia para todos nós ao deus de abraão, ao deus de isaac e ao deus de jacó, amém.
    ps: a trolha do cpmf já entrou e o povo brasileiro ainda não sentiu, porque ela foi aprovada pelo congresso nacional e começa a vigorar em setembro de 2016.
    ps: o brasil possui em seu território mais de 95 porcento de todo o nióbio no mundo inteiro na cidade de araxá em minas gerais, com a perda de uma receita avaliada em mais de 1 bilhão por dia e esta riqueza faria o lucro com a petrobras parecer gorjeta, e no entanto, nada é divulgado.
    ps: vc sabia que o exército dá todo ano um curso de tiro para o pessoal do judiciário(juízes, procuradores, magistrados, promotores e afins) e esse número de pessoas subiu de apenas 15 para 900 pessoas somente aqui no rio de janeiro pq estão todos apreensivos com uma guerra civil e esta situação e com as fronteiras do nosso país.
    ps: o ministério público federal (mpf) começou a colher, em todo o brasil, assinaturas de cidadãos que apoiam dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. as propostas de alterações legislativas buscam evitar o desvio de recursos públicos e garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do ministério público brasileiro com reflexo no poder judiciário. a íntegra das medidas e a ficha de assinatura estão disponíveis no sitewww.10medidas.mpf.mp.br. o primeiro assinante foi o juiz sérgio moro.

  5. milton castro

    Eu só queria saber onde está a receita federal que não vê o que está acontecendo se a gente recebe uma graninha a amais porque trabalhamos eles vem em cima igual urubu na carniça porque ainda não foram atraz do filho do lula que a pouco tempo era salariado hoje tem não sei quantas empresas de onde saiu esse dinheiro? me respondam por favor

  6. Antonio G

    Nós é que somos as vítimas deste Lula ele é congresso nomearam seu filho Lulinha para embaixador da Rússia as duas horas da manhã que absurdo,que gabarito este Lulinha tem para ser embaixador da Rússia ,que negócios o Lula tem na Rússia para mandar o filhinho para lá?que isto?que tramoia,povo o Brasil precisa saber disso,porque o STF não adianta saber nada faz mesmo estão benzidos.Este Lula epocrecia perigoso e ardiloso mais também com a grana que nos roubou.Em Campo Grande milhões sumiram do DNIT Bumlai a mando de Lula Zeca contou se ele for correto vai dizer que Bumlai pediu para ele nomear Marcelo Soares maior corrupto de MS solto ainda não temos tribunais.PF sim age bem lá e que temos justiça Sergio Moro ,parabéns para ele,e agora Lulinha fugindo para Rússia,Embaixador só isto que faltava pouca vergonha.Ta passando da hora de colocar este cara na cadeia é demais.Lula preso será a glória e a moralidade.mandou o filho para Rússia para não ser preso,cadê a honestidade Lula?

  7. KARINA AUXILIADORA PINTO

    Parabéns à Polícia Federal; Parabéns ao Ministério Público Federal; Parabéns a todos os profissionais que estão empenhados em punir os culpados e limpar nosso País, retirando do Poder esses políticos, que envergonham nosso povo e promovem miséria e desigualdades sociais.

  8. P A U L Ã O

    AUGUSTO.
    Hoje está um dia chuvoso. Curto os meus últimos dias de férias. Aproveito o tempo para ler os seus artigos, ouvir a sua voz. Apreciei um comentário, narrando ter Lula sido salvo dos dentes de uma jumenta. Se ele tivesse morrido, quem salvaria? o Brasil. Os despostas, têm uma força oculta para protegê-los. Exemplifico: Hilter escapou de vários atentados e o único que funcionou, mudaram a pasta com a bomba de lugar, ele se salvou o povo alemão amargou e mais 06 meses de guerra. Custódio salvou Lula e sem saber ferrou o povo brasileiro.

  9. Marlene

    Devemos enaltecer – além do dr. Moro e do pessoal de Curitiba – outros juízes e promotores pelo Brasil a fora. Nas pequenas cidades muitas investigações e prisões de políticos estão ocorrendo. Sugiro um acompanhamento preciso para dar alento à população. Os políticos não estão ficando honestos, mas estão sendo atropelados pela modernidade.

  10. kerwson lisi

    Na cabeças do pessoal da esquerda o processo de hegemonia e de tomada do poder era irreversível, pq a máquina administrativa estava aparelhada e dominada, esqueceram de combinar com Moro. Só a certeza que o Brasil se transformaria em Cuba é que dá para entender a forma como a quadrilha agiu.Cadeia para todos e especialmente para o maior bandido de todos, o Lula.

  11. Paulo Marcelo Farias Moreira

    Parece que os próprios petistas não acreditam em seu Deus LULA.
    Qualquer operação da PF ou de juízes contra qualquer pessoa os deixam em pânico.

    Estão sendo investigados uma Cooperativa BANCOOP e os caras começam a tremer.
    Investigam propriedades e transferências de imóveis e os caras ficam sem dormir.

    Logo mais se buscarem um ladrão de galinhas os caras ficarão assustados?

    Qual o motivo de tanto pavor?
    O que eles próprios sabem?
    Vejam o que disse Dilma:

    “Quem prova, acho que foi a partir da Revolução Francesa, se não me engano foi com Napoleão, quem prova a culpabilidade, ao contrário do mundo medieval, o ônus da prova é de quem acusa, daí, por isso, o inquérito, toda a investigação. Antes você provava assim: eu dizia que você era culpado e você lutava comigo. Se você perdesse, você era culpado. Houve um grande avanço no mundo civilizado a partir de todas as lutas democráticas”.

    E mais:
    “Se levantam acusações, insinuações e não me diz como, por quê, quando, onde e a troco do quê… Se alguém falasse a respeito de qualquer um de nós aqui, que a nova fase da Lava-Jato levanta suspeita sobre você, e você não soubesse do que é a suspeita, qual é a suspeita e de onde é a suspeita, você não acharia extremamente incorreto do ponto de vista do respeito?”.

  12. fred oliveira

    Discordo do amigo que escreveu que o Joaquim Barbosa fez certo em se aposentar. Respeito a decisao dele mas foi decepcionante. Quando o Brasil mais precisava dele, deu pra tras. Bom, espero que dia 13 de marco estejamos todos nas ruas, ajudando a mudar o Brasil, apoiando a lava jato e pedindo a saida de Dilma. O Brasil so’ reage sem ela no poder. vamos as ruas.

  13. fred

    Bom ler que criminosos estao respondendo, na prisao , por seus desvios, no entanto, estamos longe de ter uma justica que funcione, que nao dobre a espinha para os poderosos. Sergio Moro e alguns poucos juizes e procuradores, sao excecoes. Vejam como e’ complicado pegar mandantes, ex presidentes e fazer cumprir a justica par quem esta’ no comando e cometeu crimes para se reeleger. Falta muito mas, ja’ temos um belo alento. Vamos prosseguir. Acredito que os criminosos, ou o mal, perdera’ tudo. Sou otimista. Acredito no bem.

  14. P A U L Ã O

    AUGUSTO.
    Ainda não perdí a fé em Deus. Rogo ao nosso pai, que cada palavra, ponto e vírgula do artigo escrito pelo fenomenal JOSÉ ROBERTO GUZZO [Brasil em Desmanche] se fisionomize em latente realidade. Confesso-lhe, que às vezes a onda de pessimismo me assoma. Lado outro, penso que o lulopetismo digitou a rota errada, pretendendo manter a nave aproada para o Brasil antigo, do qual nos fala GUZZO, mas por erro de cálculo tenham colocado o automático na rota de Curitiba. Bem feito.
    O plano de voo rumo ao Brasil velho, meticulosamente traçado, teria como ponto de referência no voo visual, a torre da petrobras, [fonte inesgotável de grana], a impunidade [um senador preso dizia ter cinco ministros do supremo no culote] a tradição brasileira de mandar para mofar na cadeia os três “Ps”, pretos, pobres e prostitutas. [CP de 1940 e CPP de 1941 e tradição penal, que resulta no fato de 90% da população carcerária ser composta por pobres]. O jargão, no Brasil pobre não vai prá cadeia. O resultado final da Ação Penal 470 sinaliza para turbulência levíssima para os ladrões do colarinho branco e do povão. Apenas o Pizzolato se encontra preso. Imbuídos desta certeza, os lulopetistas devem ter se assustado, quando sentiram-se no meio de uma forte turbulência, assustados, teriam, tardiamente constatado que a rota conduzente ao Brasil em desmanche teria sido substituída, inadvertidamente pelo Plano de Vôo de SBSP à SBCT (São Paulo – Curitiba). Quem sabe, sem saber algum lulopestista inexperiente digitou, vejamos: Saída 17R – subida, Mantendo proa da pista, a 2 min curva no HDG 280 com o VOR 116,90 setado até interceptar a UW24 (HDG 250) – após setar VOR 116,50, à 40Nm de Curitiba, iniciar descida para o FL 070 – à 5nm no través do SBCT curvar a direita proa 331, se afastando por 12nm, após curvar a esquerda na proa 240 e ligar o APP para interceptar o Glide Slop da 15, NAV1 109,30 e NAV2 (backup) 109,30 ambos setados – (Descida “IAC” IFR para SBCT RW15 ILS é o procedimento charllie, a chegada “STAR” é GISA UNO Destino SBCT-com Aproximação e pouso usando ILS da RW15).[fonte internet]. O RESTO DO TRAJETO, UM MENOS CONFORTÁVEL, SERIA FEITO A BORDO DE UM CAMBURÃO DA POLÍCIA FEDERAL, E DE PREFERÊNCIA, na companhia do japonês.

    Espero que este sonho não se transforme em pesadelo. GUZZO prevê que a aterragem no Brasil novo talvez demore um pouco, muito embora inadvertidamente, alguns dos peixes graúdos já tenham seguido percorrido uma rota semelhante à que foi exemplificada acima. Espero que o erro de cálculo que os cultores do Brasil velho, os conduzam a uma aterragem, suave, em Curitiba.

    Porem. N’outro dia acordei suando e, gritando assim: algo tenebroso ocorreu, minha esposa, preocupadíssima perguntou-me PAULÃO, PAULÃO o que foi, o que foi. Com tremenda taquicardia, com o suor correndo por cada poro do meu corpo, falei assim sonhei que o lulopetismo cortou a mangueira de água da Lava Jato. GUZZO que Deus lhe abençoe, Augusto, meu abraço, receba as bençãos de Deus.

  15. claudia

    A Sensação de que passamos por 13 anos de guerra e revolução e que tudo está se dissipando dos ceus do Brasil à espera de uma nova alvorada que outrora sonhamos para todos.

  16. Assis Pereira

    Prezado Moderador:

    Coloco-me a inteira disposição da Revista Veja para produzir um artigo nesta conceituada revista envolvendo Gerentes do terceiro escalão da Petrobras acerca de assuntos, alguns ainda não desenvolvido no âmbito da Lava Jato. Elaborei uma apresentação em “Power Point” na qual apresento uma séries de fatos envolvendo improbidades administrativas e corrupção em dois Relatórios que totalizam mais de uma centena de paginas e dezenas de arquivos, uma grande parte composta de documentos corporativos que detalham e comprovam os fatos disposto nos relatórios. Para tanto, basta entrar em contato através do meu endereço eletrônico para combinar a forma de passar e instruir as informações que disponho, contabilizado as atividades de um engenheiro que trabalhou na ultima década prestando consultoria a Comissão de Licitação/Negociação e aos Gerentes do Terceiro escalão da Petrobras nas grandes contratações, de Plataformas, FPSO, Dutos submarinos, Unidades de Refino, Tratamento e processamento de Petróleo e Gás.

  17. Roseli de Oliveira

    Só quem é muito pessimista e já entregou os pontos acredita que o Brasil não tem jeito, que não adianta fazer nada, que é melhor deixar tudo como está… pois quem está agindo para o Brasil dar certo está conseguindo com louvor, falta o eleitor fazer a sua parte

  18. Oswaldo

    Parafraseando o inesquecível Amaral Neto (os mais velho lembram…) “Falta Alguém em Curitiba”

  19. monstruoso

    Hoje é possível compreender a indignação do ex Presidente do STF Joaquim Barbosa, durante o julgamento da Ação Penal 470. O ministro agiu corretamente ao aposentar-se. Ações de grupo organizado para roubar o Estado demonstram tranquilidade que impõe medo, e a cada dia surgem fatos e nomes novos, é estarrecedor. Nunca dantes, em pais algum. É o quarto poder? E uma torre de corrupção, quem comanda, quem silencia, quem é cumplice? Tem mais essa:”Dona do triplex tem 6 empresas de fachada.
    Embora a Murray apareça em nome de Eliana Pinheiro de Freitas, a força-tarefa descobriu que Nelci Warken é quem paga o boleto do condomínio. Escutas telefônicas também confirmaram que Nelci se apresenta como a proprietária do imóvel.Além da Paulista Plus Promoções, Nelci é titular das empresas Paulista Line Publicidade, juntamente com Milania Warken, cuja sede fica num terreno baldio, Nelci Warken – ME, não localizada pelo MPF, e Paulista Consultoria de Imóveis, em sociedade com Teresinha de Jesus Pontes e Edson de Azevedo Pontes, que está em imóvel atualmente disponível para locação.Nelci é titular, ainda, das offshores WoodBay Holdings e Hazelville International Inc, constituídas no Panamá, no mesmo endereço da sede da Mossack & Fonseca naquele país. Tais offshores seriam sócias daPaulista Line.Essas empresas nunca tiveram um funcionário. Tudo indica que são empresas de fachada.Nota do site O Antagonista

  20. ana soriano

    Tivemos a sorte de ter um juiz como o Sergio Moro.
    Não bastaria a PF e o MP trabalharem tão bem se o juiz não visse a quadrilha como outros magistrados não viram no Mensalão.
    Estamos de parabéns porque não desistimos.
    Lembro que minha primeira passeata deu-se em vista da indignação que o José Dirceu me causou num Roda Viva.
    Espero que cheguemos ao chefão blindado.

  21. Ridendo castigat mores

    Se a Polícia Federal colocar no pau de arara ele entrega toda quadrilha.

  22. Renato

    Sou advogado e acho que todos tem direito de defesa em um regime democrático, porém, fazer manifesto diminuindo instituições que estão funcionando é um absurdo. Esses advogados estão se misturando com os próprios bandidos e isso é inadmissível.

  23. Leonice M

    Se Deus quiser a era da Canalhice vai acabar,mais antes de uma olhada nete judiciario ta podre,em MS que o diga.Veja quantos bandidos e corruptos estao saindo saqui tem a Lama Asfaltica da PF que ate agora njnquem preso,alias foi preso mais um desembargador investigado ja pelo CNJ soltou todos 5 que vergonha mais aqui e assim e mesmo uma vergonha este tribunal.e dificil,e falando nisso PF nao esqueça de prender por favor maior corrupto de MS Marcelo Miranda Soares foi ate exonerado pela Presidente Dilma por corrupçao dai da ver quanto ele roubou,para Presidente Dilma tomar esta atitude e de estranhar ,ele que nada faz.PG nao esqueça dele seu protetores ja estao nas celas Delcidio e Bumlai.Obrigado sr juiz Sergio Moro o senhor e um homem de Deus um enviado,nao podiamos mais continuarmos assim estava uma vergonha e insustentavell,muito abuso.Ate hoje o STF deixou o Delcidio Senador pode isto?que vergonha e ainda quererm cortar os salarios da PF que esta trabalhando e o STF,estao?Nao parece.Cadeia neles por favor.PF parabens.

  24. Razumikhin

    Para muito breve ataques de hordas de Walking Dead.

  25. joão alves

    Basta,belo artigo onde está a justiça só Sergio Moro não dá.Com a palavra os Barrosõese cia do STF

  26. TITO PEREIRA DOS ANJOS

    A operação lava jato é nossa ultima trincheira, o povo brasileiro precisa apoiar o juiz Moro, nosso heroi. apesar de só estar fazendo o trabalho dele,continua sendo meu heroi
    VIVA VIVA VIVA TRIPLICE VIVA PARA O JUIZ MORO

  27. Paulistana

    A saída é sairmos às ruas no dia 13/03 apoiando a Lava Jato e exigindo a saída da neurônio solitário cujo único projeto de governo é se manter na cadeira. Enquanto não sai o impeachment a Lava Jato é prejudicada por conchavos e achaques do governo, q continua usando nosso dinheiro p/comprar apoiadores.
    Assinem o apoio às 10 Medidas Contra a Corrupção do MPF, vamos fazer a proposta se transformar em lei.
    http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas
    Todo o apoio à Lava Jato e ao impeachment.
    Façamos a nossa parte.
    ÀS RUAS EM 13/03 PARA LAVAR O BRASIL A JATO.

  28. Antonio Carlos Ferreira

    Augusto é excelente mostrar que a Justiça está funcionando em Curitiba,na Lava Jato. Os dados são assustadores, e creio que o público tomando conhecimento do trabalho vai compreender atinando com o volume da corrupção. Eu fiquei feliz com o magnífico texto que cita Sobral Pinto sobre o manifesto dos advogados. O Gilson Dipp não assinou, foi ele quem afirma, mas consta que assumiu a defesa do Delcídio. O ex-Ministro do STJ, é advogado, e está no seu direito advogar e defender quem quer que seja, mas eticamente é discutível. Um forte abraço que inclui a Naomi.

  29. DIROFF

    Mas alguem realmente foi punido como devia??? Já retornaram aos cofres federais o dinheiro roubado?? Não???? Então , lamentavelmente, continua “tudo como antes no quartel de Abrantes”!!!!

  30. Osmar

    Augusto, vc é realmente o melhor jornalista deste país. Depois vem o Reinaldo Azevedo.
    Parabens pela explanação, e a nós aumentam as esperanças de pegar os ratos mais grandes, a cada dia que passa.
    Hoje na nova operação Lava Jato, anunciaram mais 6 prisões
    em SP, Santo André, SBC e Joaçaba (SC). E como o rato maior habita nessa área, quem sabe ????
    Isso tudo só terá fim, quando alcançarem a RATAZANA MÓR.
    Sem ele enjaulado, a máfia não será exterminada……

  31. A. Meneses

    No país onde os políticos são corruptos e o povo é b. mole, os advogados descobriram uma fonte fantástico de recebimento de quantias vultuosas. Defender corrupto.
    Os valores envolvidos são gigantes e, portanto, também são os honorários. É por isso que mais de 100 advogados assinaram um documento contra a Lava-Jato. Liderados pelos defensores de Odebrecht esses igualmente criminosos, decidiram que não podem deixar aquela mina de ouro falir. Os advogados do Odebrecht estão inclusive usando isso como estratégia para libertar seu criminoso.
    Eles fazem parte daquela banda podre do Brasil, como a vasta maioria dos políticos, que querem que o povo se exploda e só pensam no seu próprio bolso. Todos querem ter o prazer que o Collor deve estar tendo em olhar em sua garagem e ver aqueles milhões de dólares em carros de luxo e chegar a um orgasmo virtual, só de pensar o “quanto eu sou esperto” . Não importa se, a 2km dali existe um hospital onde falta esparadrapo e mercúrio cromo,onde várias pessoas estao morrendo por falta de atendimento.

  32. Fernando Malta

    Penso quepelo menos a corrupçao o legislativo e judiciario apos este Homem de Deus Juiz Sergio Moro eate Brasil nao sera omesmo com certeza.Sou sempre otimista e acredito no meu Brasil sempre,mais depois de um limpa bem dado Caro Augusto.Em Campo Grande ja vejo por aqui as manifestaçoes a favor da Lama Asfaltica que a PF investica e contra o TJMS por atos de anos corruptos e ilegais,justiça e justiça nao injustiça como e por aqui em MS.E como por aqui temos Delcidios,Bumlais,Zeca do PT e Vander e Marvelo Miranda Que desfrutaram na era PT e com muita corrupçao coml vem mostranda a lamaasfaltica e a Lava Jato muitos estao contando o que sabe e o que vitam,o TjMS SOLTOU 5 corruptos em pleno sabado pelas maos de um desembargador que ja foi investigado pelo CNJ que ate recentemente estava morto,mais pareceque esta querendo recender,e eles tambem seria de gtande ajuda isto e se StF nao atrapalhar pis por aqui tambm um juiz foi afastado pelo CNJ por brincar com as precatorias e Ministro TOFOLLI voltou as funçoes que vergonha mais Tofolli,aquele amiho de Dirceu e Lula.CnJ como faremos com este tribunal que ja deu muito prejuizo a muitos ,temos muito a contar dele e peço ajuda a imprensa e oa jornalistas que vem desenvolvendo umntrabalho neste Brasil brilhantemente.Parabens a eles e a PF.Pessoas copetentes e atentas.Nos para voltarmos a crescer precisamos nos livrar deste corrupçao,e dese PT,de Dilmas e Lulas e Dirceu que por muitas vezes foi o presidente deste Brasil,entregue a ele por Lula,que so viajava e de lua de mel.Em Campo Grande na era PT milhoes da petrobras circulavam por aqui para as eleiçoes ,era tanto dinheiro que dava ate medo.Assi, elegiam quem queriam.Vander Loubet que andava de bicicleta hoje muito rico,com pesqueiros,barcos,mansao,carros importados em tao pouco tempo.Assim foi com Delcidio apos sair da Petrobras e virar senador,Zeca do PT que tambem era bancario e de repente milhoes de reais e empresas e patrimonios.No DNiT sabemos qje dinheiro era so vivo em especie paraser destribuido,Mauricio Bumlai vinha sempre buscar ,para levar ao papai Bumlai,Foi Bumlai que colocou Marcelo Miranda no DnIT justamente para isto corromper e faturar,escolhido a dedos nao entendemos depiis de tantas acusaçoes e provas ate mesmo pelo CNJ,Mp,MPF ele aibda nao foi preso,ou ate entendemos STF nao faz nada.A PF que deveria receber o salario dos STF pois eles que trabalham e mostram serviço de fato,este Tf tente a sumir a degerir ficou sem funçao.Acredito sim que este Brasil nao sera o mesmo Augusto temos que crer apos Juiz sergio Moro e sua equipe de trabalho,o Brasil tem que mudar.

  33. Antonio Sousa

    Só falta termos as Leis para segurarem esses bandidos na cadeia, e o povo melhorar sua memória para quando eles voltarem para candidatar-se lembrar do que eles fizeram.

  34. William

    Impressionante como NÃO ACABA! Sabe o que mais impressiona e estarrece nessa triste fase da história do Brasil Algusto? É que supostamente ninguém do executivo, legislativo e judiciário e outras autoridades de que deveriam zelar pela nação, dizerem que NÃO SABIAM do mais gigantesco esquema de corrupção e de crime lesa a pátria da história do Brasil.

  35. Ruy

    O Ministro Gilmar Mendes, o “Ultimo Justo” do STF ja cantou a pedra. 6.2 bilhões “desviados” pela corrupção na Petrobrás. Um terço disto, óbvio, (dois bilhões), direto para o PT. Os outros partidos receberam pixulecos…(A diferenca entre o Leao e as hienas, apud Disney…)A campanha da Dilma custou, ainda segundo o Ministro, no máximo, 350 milhões. E o resto? Onde está escondida está grana?? Em que buraco deste mundão de meu Deus esta encafifado este dinheirão? Ninguém sabe, e quem sabe nao falará!! Para o Ministro Gilmar Mendes, esta grana de destinava a perpetuar o PT no poder, pelo menos, até 2038… Só que, ainda segundo o Ministro, esqueceram de combinar com os alemães…Deu mal…Mas…Onde estará o dinheiro??

  36. gil

    Augusto,o Roda Viva que você apresentou segunda-feira com o Prof.Marcelo Zuffo faz a gente acreditar que ainda há vida inteligente neste pais e que vale a pena ter esperanças num futuro melhor.É só banir o PT e começar a colocar gente deste tipo no comando dos principais setores do governo que o Brasil sai do buraco.Parabéns a você,ao excelente time de participantes e a quem teve a brilhante idéia de convidar o professor.Como vc disse no final:”uma aula”.

  37. P Faustini

    Não quero ser pessimista, só realista, lembro que até agora esta tudo em primeira instancia , e primeira instancia e nada é a mesma coisa , quero ver quando chegar nas superiores , aí é que a coisa pega. veja o caso do mensalão , tirando o Marcos Valério , após contorcionismos jurídicos de todas as formas sobraram penas simbólicas , ridículas , principalmente se levarmos em conta a gravidade dos crimes cometidos.

  38. Luivinn_Áff..!

    BUMLAIêruf e STFanhêraf,
    Hicf! eu êftoul_fumfinfidu difê:
    o fuif (hicf!) Férfio (hicf!) Fôfu
    não é fênfi
    da finha fumfianfa!
    Hic___fff!

  39. Caco

    As atrapalhadas e infantis defesas dos acusados na Lava Jato, só dizem uma coisa: a derrota é iminente nos tribunais. Advogados badalados e caríssimos expõem seus nomes ao ridículo de manifestos insanos e declarações alopradas quando, na mínima sensatez da profissão, o silêncio seria a melhor estratégia. Lula, nu e totalmente desprestigiado, tem pesadelos com um certo japonês. Dilma destrói implacavelmente a si mesma em cada discurso que faz. E para o PT, nada mais resta do que fugir e se abrigar em outra legenda. A Lava Jato exibe com holofotes e em horário nobre, os crimes do lulopetismo e as mentiras ditas por Dilma nas campanhas eleitorais. A oposição ao lulopetismo não está na política. Está na polícia.

  40. lindolfo davi de castro

    A Lava Jato está lavando a alma do povo brasileiro.

  41. bianca cavani

    Augusto, muito oportuno e importante este seu artigo. A quantidade de desserviço do jornalismo chapa-branca, o espaço que este arreganha para a discurseira vergonhosa e suas versões mentirosas, a própria multiplicidade de denúncias de crimes de corrupção, que desafia nossa capacidade de apreensão, faziam mais que necessário este raio de inteligibilidade que você lança no caos que o pt lançou o nosso país, porém também colocando em perspectiva as ações feitas para lavrar a lama que nos atingiu.

  42. costa

    Para coroar a operação Lava Jato, temos que chegar ao ladrão mor, o Barba.

  43. Wake up

    E quando que vão dar a machadada final na cabeça do chefe do PTralhão, o sociopata lularápio?
    Ninguém é highlander para ficar esperando eternamente no lero-lero de só ficar ciscando os mequetrefes. Queremos é ver o cabeça da quadrilha decepada.

  44. nena

    O gilbertinho dissse que só um pinguinho de gente aprova o pedido de impeachment e que tudo não passa de golpe de meia dúzia de seguidores do Aécio. Olhando sempre para o próprio umbigo, seguindo os modos do líder, essa gente faz questão de não enxergar nem o país e nem o povo do país. Com certeza não viram o buzinaço, no teste promovido pelos meninos de Florianópolis. A Lava Jato está mostrando serviço, e que assim continue até atingir os seus objetivos. Sem as suas investigações não se chegaria aos fatos que podem destituir de uma vez essa gente mesquinha e manipuladora. A gente pode demonstrar nosso apoio a eles associando-nos ao Maynard:
    https://www.change.org/p/eu-eu-apoio-a-lava-jato

  45. Gaucho

    A Era da Canalhice só vai acabar quando lulla o numero 1 for preso, enquanto lulla e sua familia nao forem presos o projeto de limpeza ficará totalmente incompleto, ou seja, é melhor soltar todos os do PT e prender lulla do que o contrario, lulla é o centro, é o buraco negro que puxa todo e qualquer feixe de luz e a transforma em trevas

  46. FORA BOLIVARIANOS !

    Ok… números esperançosos…

    Mas eu só vou comemorar quando prenderem O CAPO e A POSTE!

  47. José Magalhaes

    Torturadores de presos Políticos hoje, estão na Venezuela. Veja o que fizeram com a esposa e a Mãe de Leopoldo Lopez, numa revista feita num presídio, onde se encontra preso este senhor. Cadê a Solidariedade ? Cadê os Tão propagados Direitos Humanos ? Cadê a Decência ? Hoje, carecemos de Atitudes dos Representantes, no que se refere à tomada de decisão numa ocorrência desta magnitude. Cadê a Democracia ?

  48. Irvinn

    Lava Jato…ou qualquer outro processo para enquadrar politico no Brasil morre na casca…Pois todos são farinha do mesmo saco. Afinal quem sempre paga a conta é o povo…que paga e acaba na fila do SUS…mendigando por atendimento no minimo decente é o povo…é triste ver estes tais que se dizem governantes ou oposição se decladiando em frente ao microfone. Mas tudo não passa de jogo de cena, pois
    há interesse nos dois lados no proprio bolso, nem que para isto seja preciso delapidar o erário publico. Brasil em termos de politico é mau exemplo..deveriamos ter um policia e exército independentes…aonde a classe politica seria fiscalizada…é isto que falta no Brasil… nunca sabem de nada…nunca viram nada…mas suas carteiras recheadas de móveis, carros, iates, aviões, apartamentos sempre a disposição e na maioria tudo em nome de laranjas tão podres iguais ao corruptor.

  49. Roberto

    Dificilmente se encontra contas de corruptos com o dinheiro roubado, sempre é a mesma retórica, não sei de nada, não sou corrupto, não conheço fulano de tal e agora mais uma difícil de engolir, o ministro do STF Ricardo Lewandowski declarou que não vê motivos para afastar Eduardo Cunha da presidência da câmara, será que estou sonhando, todas as evidências de enriquecimento ilícito encontradas não são suficientes, este ministro está delirando ou nós é que estamos, como podemos acreditar nesta justiça, onde, apesar do erro de um ministro no julgamento de ação do PdoB, todos erraram, inclusive o relator, é desanimador, mas, infelizmente tenho que viver aqui, torcer para que esta coisa mude, não acredito, mas sonhar é possível.

  50. Ulysses

    Anseio que assim como existe a contaminação pelo mal, sendo os mafiosos que roubam o Brasil espelho para muitos, venhamos a ter nos homens que comandam e lavam adiante a Lava Jato, os membros do Ministério Público, da Polícia Federal, da CGU e, a frente destes, o Juiz Sérgio Moro, exemplos de austeridade, correção e compromisso permanente com a verdade, paradigmas de comportamento a balizar gerações de brasileiros. Somos, sim, uma grande nação.

    Augusto Nunes, invariavelmente, busca ajustar suas utopias – que cada vez mais nos contamina -, na sua convicção de que não estamis determinados ao fracasso, à miséria, ao derrotismo. Mais penas serão aplicadas nesta lavanderia que tem trabalho para muito tempo.

    Penso que 5 anos de pena, em regime fechado, aliado à subtração de bens iriundos do roubo, pesaria como prisão perpétua para empresários gangsters e políticos, idem (a maioria com mais de 60 anos), que solapam o patrimônio público. Na alegria do carnaval que se aproxima, viveremos momentos de oleno êxtase, com os bonecos de Olinda e muitos blocos em todo o Brasil exaltando os valorosos arautos da justiça e da honestidade, assim como escrachando jocosamente, pior forma de execração públicas, os vivaldinos e espertalhões que roubam sem pudor a nação brasileira. Estes, não acharão a mínima graça no carnaval.