Blogs e Colunistas

07/02/2011

às 14:46 \ Direto ao Ponto

O apagão do Nordeste iluminou a face enrugada do governo que já nasceu velho

PUBLICADO EM 7 DE FEVEREIRO DE 2011

O Dicionário da Língua Portuguesa/Acordo Ortográfico informa que apagão quer dizer “interrupção provisória do fornecimento de eletricidade a uma dada região”. Na madrugada de sexta-feira, oito  Estados do Nordeste atravessaram a madrugada na escuridão. Houve um apagão, certo? Errado, repetiu nesta segunda-feira o ministro Edison Lobão. Cabelos e sapatos engraxados com igual capricho, voz de apresentador de circo, o canastrão maranhense recitou a fala que lhe coube no ato mais recente da ópera dos farsantes: “Não houve apagão. Houve interrupção provisória de energia elétrica”. Quer dizer: embora tenha ocorrido seu significado, o substantivo não aconteceu.

O que ainda esperam os jornalistas para atirar pilhas de dicionários sobre a figura bizarra?, estaria perguntando Nelson Rodrigues. O que há com a imprensa que finge enxergar um ministro de Minas e Energia onde só existe o capataz do latifúndio mais produtivo da capitania explorada pela Famiglia Sarney? Num país sério, um Lobão seria despejado do gabinete no meio da primeira frase cretina. No Brasil da Era da Mediocridade, é outro reincidente sem medo ─ e cada vez mais atrevido. Já não gagueja quando conta que, entre tantos assombros, o apagão foi expulso do país por Lula e proibido definitivamente por Dilma de dar as caras por aqui.

Submisso a todos os governos desde que se apaixonou pela ditadura militar, Lobão estreou no papel de doutor em eletricidade em novembro de 2009, escalado por Lula para justificar o blecaute que afetou metade do Brasil. Numa entrevista coletiva inverossímil, surpreendeu a nação com a versão espantosa: ocorrera apenas a paralisação da usina de Itaipu, provocada por trovões que ninguém ouviu e raios que não caíram. Até então preocupada só com a própria imagem, a candidata que foi ministra de Minas e Energia entre 2003 e 2005 enfim se animou a entrar no picadeiro. “Nós também temos uma outra certeza de que não vai ter apagão”, declamou. E o apagão da véspera?, intrigou-se uma jornalista. “Não confunda apagão com blecaute, minha filha”, irritou-se Dilma Rousseff. Outra que merece uma tempestade de dicionários. Não sabe que apagão e blecaute são sinônimos. Ou finge não saber, o que é a mesma coisa.

“Apagão foi o do Fernando Henrique”, ensinou. Errou de novo. Em 2001, o que houve foi racionamento de energia, decretado para evitar um grande e demorado apagão. Ao compreender que a insuficiência de água nos reservatórios, a falta de chuvas e a escassez de investimentos se haviam conjugado para levar o sistema à beira do colapso, FHC fez um corajoso pronunciamento em rede nacional de TV. Reconheceu os erros cometidos, não se intimidou com o desgaste político resultante do racionamento, transformou a questão em prioridade absoluta e encarregou uma força-tarefa da busca de soluções. Entregou a Lula um país iluminado. O sucessor repassou-o na penumbra.

A escuridão que castigou 46 milhões de nordestinos iluminou a face enrugada de um governo que já nasceu velho. Tem tanto apreço pela verdade quanto Lula, e está ficando ainda mais parecido com Sarney. A exemplo do registrado em 2009, o apagão deste fevereiro avisou, aos berros, que o sistema elétrico está em decomposição. Os equipamentos são obsoletos, faltam investimentos, sobram administradores ineptos. Se fosse mais que um apêndice de Lula, Dilma já teria internado o paciente na UTI. Em vez disso, ratificou a opção preferencial pela mentira feita pelo padrinho há oito anos. E reencenou o espetáculo da vigarice, protagonizado pelo mesmo ministro que Sarney nomeou.

“O sistema é robusto, é muito bom e é moderno”, fantasiou Lobão. “Não há no mundo nada mais moderno que o sistema brasileiro”. Não pode ser robusto nem muito bom um sistema que, segundo dados oficiais, registrou 91 apagões de menor calibre só em 2010 ─ um aumento de 90% em relação a 2008. Não pode ser moderno um setor controlado pela Famiglia que há 50 anos atormenta o Maranhão com o recorrente assassinato do futuro.

Em 2009, ao celebrar a erradicação dos apagões, Dilma resumiu o segredo do milagre. “É que nós, hoje, voltamos a fazer planejamento”. Na sexta-feira, ela consumou o que vinha planejando faz tempo. Depois de prometer valer-se do critério do mérito para compor o primeiro e o segundo escalões, resolveu afastar do setor elétrico o que restava da turma do deputado Eduardo Cunha. E entregou ao bando de José Sarney o controle completo do Ministério de Minas e Energia.

É como afastar o Comando Vermelho para que o PCC governe sozinho um território sem lei.

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

164 Comentários

  1. Renato Lorenzoni Perim

    -

    10/02/2014 às 18:01

    O pior apagão aqui é o de educação. Ninguém mais ousa discordar das mentiras que gritam 24 horas por dia nos pronunciamentos oficiais. Parece um inferno assistir ou ler jornais.

  2. Ricardo

    -

    09/02/2014 às 3:07

    Não conhecia esse texto. É um soco bem dado. Genial Augusto. Temos os raios…

  3. Vera

    -

    08/02/2014 às 18:18

    O apagão não foi só em alguns lugares, o apagão moral está destruindo nosso país, destruindo instituições, acabando com o pouco de lei e de moral que ainda resta no nosso Brasil. O apagão de vidas, deixando famílias em desespero. O apagão da Dilma é o restolho da barbárie que assola nosso povo.

  4. Sertaneja Indignada

    -

    07/02/2014 às 19:58

    O Apagão do Desgoverno é geral em todo o país. Apagaram nossos cérebros.
    Aqui, nos Grandes Sertões, o DNA que presta continua sendo “antes de tudo, uns fortes”, resistindo nas veredas da idade das trevas.
    Não há luz no fim do túnel.
    Fiat Lux!

  5. S. Lincoln

    -

    07/02/2014 às 9:23

    Na verdade, no duro mesmo, o apagão é da brasilidade, da vergonha na cara…

  6. paulo marcelino

    -

    07/02/2014 às 0:06

    O Brasil necessita de um novo partido politico (PLD).
    Partido da Lucidez Democrática podendo também ser chamado partido da verdade e coragem. Seus participantes seriam Joaquim Barbosa, Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Romeu Tuma Junior, Marco Antonio Villa. Pena que a nossa oposição politica está muito aquém. Tomara que apareça um grande Estadista para novamente termos esperança no Brasil. Do jeito que esta NÃO DÁ.

  7. Kitty

    -

    06/02/2014 às 17:53

    Frase genial–A escuridão que castiga 46 milhões de nordestinos iluminou a face enrugada de um governo que nasceu velho–. Emulando o grande frasista Nelson Rodrigues, caro jornalista Augusto Nunes? Até parece uma ironia do destino que o PT e o seu chefe Lula, que tanto criticaram o governo FHC na época do black-out, que eles estão amargando o seu próprio apagão..É a vingança de São Pedro às injustas críticas dos que não fizeram nada de novo para melhorar a situação, e como complemento do castigo, são as usinas termoelétricas criadas no governo tucano trabalhando ao máximo de sua capacidade e que estão mitigando o grave problema do descaso da administração da ex-ministra de Minas e Energia. Um brilhante texto que não envelheceu, ao contrario, é tão moderno que pode perfeitamente ser adaptado aos dias de hoje que o soberbo governo do PT estão prestes de repetir a façanha da época em que você escreveu este antológico texto..Nada fizeram para melhorar o sistema falho da energia, mas o patife vassalo de Sarney, continua com o mesmo discurso de dizer que black-out não é o mesmo que apagão..eles querem que acreditemos que apenas pifou umas poucas lamparas que serão trocadas e a luz voltará a iluminar..Mas, o ridículo ministro não perdeu a chance de lancetar o ex-presidente FHC com a lapidar frase:” Apagão foi a do Fernando Cardoso”, oh criatura ruim!!!//Texto para não botar defeito nenhum..excelente! Abração-Kitty

  8. despetralhando

    -

    29/10/2012 às 11:19

    Voçça governANTA jamais poderá adotar o método da meritocracia para o preenchimento de cargos na administração direta e indireta, pois falta nesse caso justamete o candidato com tal perfil, se é petralha não é competente (inteligente) se é competente (inteligente) não será petralha.
    Os petralhas rasgaram a CF, seu estatuto (livrinho que não diz nada sobre borra nenhuma), tiraram a máscara, pisaram a ética e a honestidade, e ainda querem “posar” de gente honesta.

  9. Andorinha solitária

    -

    14/02/2011 às 10:15

    “Esgoto ambulante” – vamos cunhar mais uma expressão feliz do povo que conhece a realidade brasileira. Voce nao está só, Luis Eugenio. Agradeço a Augusto Nunes por manter acesa a indignação dos brasileiros de bem.

  10. Andorinha solitária

    -

    14/02/2011 às 10:09

    Já dizia me pai que o Brasil só começa a ser consertado quando for reduzido o numero de parlamentares e quando o povo começar a entender o que é politica.

  11. Marcinha

    -

    11/02/2011 às 12:58

    Prezado Nunes:
    De todas as maravilhas que você já escreveu, essa foi a melhor!

  12. ricardo

    -

    11/02/2011 às 11:31

    ‘Economist’ ironiza Lobão e sugere que brasileiros se acostumem com apagões .
    Não preciso nem fazer comentários após esta constatação. É a rendição a incompetencia. Vemos nos E.U.A politicos fazendo lobby para industrias de ponta, de alta tecnologia, aqui vemos politicos fazendo lobby para si e glorificando a imobilidade do nosso investimento em infraestrutura e desenvolvimento, alguma dúvida de que o PT e seus aliados ainda apreciam o quanto pior melhor? É neste cenário que se pode criar obras de emergência, que com certeza favorece há algúem nesta ciranda de pessoas cheias de altruísmo.

  13. zoot

    -

    10/02/2011 às 18:50

    Festival de incompetentes. E o Brasil refém deles.

  14. LC Albino

    -

    10/02/2011 às 14:22

    - As afirmações de lobão (ou será lobinho?), são tão verdadeiras quanto a côr do seu cabelo, e seu elevado senso moral e patriótico. A dialética da mentira que vira verdade é cruel: os mesmos analfabetos que colocam os patifes nos cargos, são vitimados pelos desvairios dos seus eleitos, morrendo à espera de atendimento na rêde hospitalar, seus filhos sem educação na rêde escolar, seus casebres em lugares sem infra-estrutura, condenados à miséria enquanto enchem o bôlso os oligarcas e aproveitadores de sempre… É o Brasil de lula, dilma e sarney, nos levando à liderança do terceiro mundo por mais algumas décadas…

  15. Silvia

    -

    10/02/2011 às 1:07

    Quero mandar um recado para o LIma.Nao agrida o povo maranhense ,tao miseravel e sofrido,sao escravos da oligarquia,que os deixou na extrema pobreza.A educacao,como a pior do pais.A saude um verdadeiro caos,nem os cachorros dos ricos sao tratados como a imensa maioria do povo.Pessoas chegam em estado de calamidade,com cancer terminal,sem tratamento,chegam do interior do maranhao para tratamento que nao tem na capital,todas as pessoas se afastam,tal e o odor fetido.Tudo isso gracas a LUla que elegeu essa oligarquia,em vez de apoiar Flavio DIno,um juiz federal,honesto.Agora Augusto o que fazemos aqui no maranhao para acabar com esse quadro deprimente

  16. Mene Tekel

    -

    09/02/2011 às 22:49

    Deus disse: Haja Luz. E houve luz E viu Deus que a Luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz, Dia e às trevas, Noite. Aí Deus foi tirar uma pestana. O tempo de Deus é diferente do nosso. Um dia ou noite para Deus é igual a 1.000, 100 ou 8 anos para nós. Está explicado o motivo dos apagões, dos blackouts, trevas, sombras, eclipses ou escuridões dos últimos oito anos.

  17. ALGUEM ME AJUDA AI

    -

    09/02/2011 às 22:04

    O nosso Pais esta dominado por lobos,raposas,gambas,viboras e tambem papagaios(aqueles que repetem tudo o que dizem os Castros e os Chaves da vida.Agora vem um lobao que se considera expert em assuntos eletricos e mesmo que o Pais fique uma semana as escuras,este sr certamente tera uma explicacao que isenta todos os responsaveis pela falha, podera ser ate um vagalume que com sua luz inibiu algum sensor.rsrsrs

  18. luis eugenio

    -

    09/02/2011 às 16:34

    Sou maranhense edisto muito me orgulho,mas ficar com madre superiora,lobão, pedro não vais e quejandos é dificil de engolir, mas infelizmente com o POVO analfabeto ou analfabeto funcional, fica dificil sair desta situação.Qual a perspectiva de alguem do Maranhão vencer, contra esta dinastia ou oligarquia? Nenhuma,pois os mesmos vivem a dar rasteiras um nos outros e nós que somos Maranhense é quem nos envergonhamos disto tudo,Deus nos fez Maranhense e tambem a estes barrabas da vida politica nacional,que infelizmente foi resuscitado pelo apedeuta e pleno “bebim” lulla,quando os dois deveriam estar era na cadeia por todo o mal que fazem aos brasileiros, mas infelizmente estes esgotos ambulantes da politica nacional continuarão a mandar por muito mais tempo neste País de analfabetos, sinto muito,mas é somente a amarga e decepicionante realidade a que nos obrigam a engolir.

  19. Otaviano

    -

    09/02/2011 às 16:16

    Caro Nunes, moro em Brasilia e eu e a familia passamos êste ultimo Natal sem eletricidade. Imagine v. Das 10 hs. à 01 H. de 25/10, sem luz.
    Hoje, algumas modernidades facilitam a vida, nicroondas por ex. Bem, o Natal foi a frio.
    Solicitamos da CEB o motivo. A resposta é sempre …- Estamos providenciando.
    Perguntamos se Na Granfa do Torto faltava eletricidade. Simplesmente não houve resposta.
    Veja bem, eu moro ao lado dessa Famosa Granja.
    Resumindo, a cada 10 ou 15 dias temos apagão aqui. Mas não tem muita importância, os politicos não estavam aqui. Só sobrou nesmo a população local.
    Antigamente, quando eu era estudante em S.Paulo, qualquer problema desse tipo saiamos para a Rua, e a manifestação era temida pelos politicos.
    Hoje como a própria VEJA diz, manifestação só na Libertadores. O que serã que aconteceu com os nossos estudantes?
    Acho que estão esperando 2014, quando provavelmente teremos um apagão de estrutura, de repercução internacional e talvez até de futebol, pois os melhores jogadores estarão numa boate, que pelo menos tem um gerador.
    Até lá, ao invés de infra estrutura, o governo terá um jeito de acabar com a chuva, o vento, os raios, e até com os pardais.
    Diante disso tudo estou saindo p/ comprar um lampeão a querozene, como se usava antigamente.
    Ah, esqueci, estou voltando a estudar como era a vida dos homens das cavernas, se eu viver até lá.

  20. manoel barbosa da silva

    -

    09/02/2011 às 14:58

    Alguem me disse, que as subestações de energia eletricas das cidades pequenas do interior, são obrigadas a desligar por algum tempo e deixar as a cidade sem luz, para desafogar as grandes cidades, ja que o sistema é interligado, e assim,evitar apagões frequentes. O desligamento, dizem, é feito em rodizio, vinte cidades em um horario, depois outras vintes, depois outras… Não sou tecnico de energia, e não entendo nada de sistema, o que eu sei é que ha constante falta de energia nas cidades pequenas do Tocantins. Sem ameaças de chuvas, ou qualquer outro motivo aparente, a energia vai embora e demora às vezes até uma hora para voltar.
    Como nas pequenas cidades não há o transtorno das cidades grandes, o caso passa despercebido e niguem reclama. Taí uma dica para uma reportagem investigativa.
    Sinceramente, eu espero que seja apenas um boato sem sentido, mas como eu nunca acreditei no governo Lula, e não acredito na Dilma, desse povo tudo pode se esperar, inclusive, as cidades pequenas ficarem sem energia para socorrer as grandes e o governo ficar com a imagem de eficiente

    Grato pelas informações, caro Manoel. Vou ver isso. abração

  21. evaldo couri

    -

    09/02/2011 às 13:48

    Nada a acrescentar,rigorosamente verdadeiro e aterrador já que,num país de ignorantes(verbo ignorar),estamos entregues a um bando de empulhadores falaciosos.Que a terra nos seja leve e…no escuro

  22. Augusto Santos

    -

    09/02/2011 às 13:34

    Concordo que FHC teve coragem de dar cara a tapa, mas houve sim blecaute no governo FHC. Data: 11 de março de 1999. Não foi maior que o de 2009, mas existiu.

  23. Gilberto

    -

    09/02/2011 às 13:25

    E ainda tem gente que defende os responsáveis pelas irregularidades veiculadas pela Veja.
    Como pode?
    Que país é esse????

  24. Lilian

    -

    09/02/2011 às 12:40

    Decio Ribeiro Filho – 08/02/2011 às 23:05
    Tu gosta mesmo do Augusto heim! Visita o blog do Augusto, assiste o programa Roda Viva.
    Continue lendo:
    A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

    (Albert Einstein)

  25. Marcone Paiva

    -

    09/02/2011 às 11:45

    Gostaria de destacar que, na entrevista do ministro Lobão, ele cometeu outro desatino e um acerto. O desatino foi ter canonizado Luiz Gonzaga ao dizer que o defeito ocorreu na Subestação São Luiz Gonzaga. O acerto foi ter descrito parte da cadeia de falhas que levaram ao Apagão, nos permitindo supor o seguinte:
    - Ocorreu uma falha no equipamento de proteção, provocando o desligamento da Linha de 500 kV;
    - O Pessoal Técnico não encontrou nenhum indicativo de falha e, após 13 minutos, tentou o Religamento Manual da Linha provocando o desligamento das demais linhas.
    - A tentativa de religamento da linha a plena carga pode ter provocado um desequilíbrio no Sistema que ocasionou o desligamento em cascata;
    - Supõe-se que, além da falha técnica, houve uma falha operacional ao se tentar religar a linha a plena carga e não por blocos, como foi feito em seguida quando tivemos regiões que levaram até 4 horas para serem normalizadas.
    Para concluir, vemos que o Ministro Lobão ou Bobão? não sabe o que fala.

  26. duduvieira

    -

    09/02/2011 às 9:22

    Meu prezado AN;
    ..É difícil pra nós entender: As atrapalhadas para nomear um simples presidente para Furnas/Eletrobras. A Pres.é intolerante com incompetência de subordinados e ao mesmo tempo engolir tanta bucha do Lobão. Mas se pensarmos que a Pres. Dilma controle o sistema de energia desde 2003, podemos pensarmos que o problema está nela. sds.

  27. Geraldo da Conceição

    -

    09/02/2011 às 6:45

    A srª Governanta á deu provas públicas de pouca inteligencia. Foi Ministra das Minas e Energia!!Rárara! Seguida por LObão, outro monumento a falta de conhecimentos.
    O Brasil é a República da Corrupção.
    O lema, distico da bandeira Nacionaldevia ser mudado para CORRUPÇÃO E DEMAGOGIA.
    O ministerio da Governanta é uma afronta(Ideli, Pimentel Lanza,Palocci Caseiro, Pedro Suruba,Mercadante Dossies..,), a Camara dos Deputados outra(Tiririca, Romario, e o Senado de Color, Martaxasex,Sarney…
    O pais tá apagando a luz de vergonha…
    Este PT foi a doutrina da corrupção da ignorancia, da mentira, e já são nove anos…
    O povo ficou cínico, não reage. As instituiçoes compradas com o dinheiro público ficam inertes, tudo promovido pelo PT e sua gang, dinheiro Petrobras, impostos, BB, Caixa, BNDS…
    Vamos sofrendo. Um dia muda, porque caem de podres.

  28. Reynaldo-BH

    -

    09/02/2011 às 2:00

    Ou bem a petralhada assume que SP faz parte do Brasil ou separa o estado do Brasil! Um apagão em SP é culpa do governo do estado???? Na Bahia, Pernambuco, Ceará e Sergipe deve se debitar ao aliados do próprio PT? SP é um país à parte? Ou está debaixo da ANEL, Conselho Energético (da presidência da República), Furnas, Ministério das Minas e Energia? Palhaçada ou ignorância se admite. os milicianos são pródigos nestes aspectos! Querer alterar – MAIS UMA VEZ! – a verdade dos fatos, é OFENSIVO e agressivo! Vão a merda, com todo o respeito (nenhum) que me merecem os caolhos e míopes com deficiência moral e cerebral derivada da proficiência da esmola recebida! São Paulo teve um apagão PELOS mesmos motivos que Bahia, Sergipe, Ceará e Pernambuco tiveram!” Pela falta de planejamento da presidanta inoperante, do roubo de sarneys (desculpem-me o palavrão) e acima de tudo, pela sordidez comprada, abjeta e repugnante imoralidade intelectual destes que escrevem por aqui defendendo este (des)governo com base no argumento, que minha filha, desde os seis anos, aprendeu a não usar: “eu fiz por que eles fizeram!” Vão a merda! Neste caso além de tudo, alie-se à tibieza moral e covardia ética (matéria comum a petralhas e afins!) a falsidade e mentira. O que digo eu? É só mais do mesmo…

  29. Lúcia Helena

    -

    09/02/2011 às 1:30

    Caro Augusto

    É engraçado que quando faltam argumentos, os ataques se voltam para São Paulo!
    A diferença, entretanto, é enorme. Aqui apagão é chamado apagão, falha no transformador é falha… enquanto no nuncaantesnessepais foi o raio (que ninguém viu) que caiu lá não sei onde, e por aí vai….
    abs

  30. f tavares, na oposição.

    -

    08/02/2011 às 23:45

    AN, segui o conselho desse alex, das 20:49h e fui ver o que comentaram sobre seu post, no blog do noblat. é isso mesmo, a brigada assalariada está por lá também, mas em vez de xingar, como faz aqui, tenta analisar o texto, tão despreeparada e analfabeta que ainda não entendeu sequer o significado de “chapa branca”, dá a impressão de ser uma jornada de jovens em treinamento para algum trabalho de conclusão do segundo grau. acabam aprendendo em algum curso de formação básica de canalhas, ministrado pelo professor delúbio aos neopetistas…

    sds, FT

    Abração, grande FT.

  31. j.freire

    -

    08/02/2011 às 23:25

    Augusto,
    realmente o que este e o anterior governo. Melhor, o governo anterior e o atual. Sei não, o mesmo governo, acho que fica melhor, só planeja, planeja, planeja …

  32. Decio Ribeiro Filho

    -

    08/02/2011 às 23:05

    Nas regras deste blog não pode se usar termos ofensivos. Mas o que faz esse artigo senão ofender autoridades do país.? Denegrir a imagem de um ministro, presidente pode? Pudera um jornalista que no roda viva diz que a pergunta é mais importante que a resposta, e que deve achar também que o jornalista é mais importante que a realidade. A liberdade de imprensa deve ser preservada e não aviltada.

    O ofendido sou eu. Eu e todos os brasileiros insultados pela transformação do Ministério de Minas e Energia em fazenda do Sarney. Quem nomeia gente desse calibre não precisa ter a imagem denegrida por ninguém. Já cuidou disso. Se você é devoto dessa seita, vá passar alguns dias no convento confiscado por Madre Superiora em São Luiz.

  33. Charles Alexandre

    -

    08/02/2011 às 23:00

    Este apagão é reflexo do apagão mental do povo,iludidos pelo “iluminado”fraudador,agora,paga na pele a escolha pela incompetência,não tem jeito Augusto,seja coletivo,ou individualmente,pagamos pelos nossos erros,mas tem povos que aprendem,mas o Brasileiro não!!!um abraço Augusto!

  34. fernando

    -

    08/02/2011 às 21:39

    Meu filho de sete anos saiu-se com uma parecida quanto questionado como havia perdido um brinquedo: “Eu não perdi. Só não sei onde está!”.

  35. alex

    -

    08/02/2011 às 20:49

    aqui rola censura como no Egito do Mubarak mas esse texto está reproduzido no blog do noblat. E lá podem comentar que é contra ou a favor. Dê uma olhadinha nos comentários sobre seu texto !!!! Até de “chapa branca” vc é chamado !!!!!

    Sou mais milagreiro que o Lula: nunca antes neste país houve um chapa branca que é contra.

  36. alex

    -

    08/02/2011 às 20:37

    vc que é especialista em energia elétrica, explique o apagão em SP.

    Culpa do FHC, claro.

  37. Ze rruela

    -

    08/02/2011 às 20:16

    Que essa besta, cumpra o prometido… devolver nossa grana roubada pela ENEEL, ou só falou porque não imaginava que logo estaria de volta????

  38. Rubem Galindo

    -

    08/02/2011 às 19:43

    “Cerca de 2,5 mi foram afetados por blecaute em SP, diz governo”, diz a Folha de São Paulo.Os apagões se sucedem no Estado, por obra da ELETROPAULO, do governo paulista.Moro em Campinas, e este ano já contabilizei quatro apagões, um deles das 20 h. às 04 da madrugada.

    Ou seja: a doutora em minas em energia cuida do resto do Brasil. Apagão em SP é coisa de paulista. Como resolveu a maioria dos eleitores na enquete: o próximo apagão vai ser atribuído a FHC. Cai fora, milicianorubem. Vai trocar mensagens com algum lulinha.

  39. graca vidal

    -

    08/02/2011 às 19:05

    Nunca na história desse País, a oposição teve tanta bala na agulha para detonar estes petralhadas que ai estão, fico maluca tentendo entender o porque desse silêncio todo, será que todo mundo tem o rabo preso? é preciso que eles acordem, nem que seja para cuspir, já que não fazem mais nada.

  40. Caio Frascino Cassaro

    -

    08/02/2011 às 18:37

    Prezado Augusto:
    “Nunca antes na história destepaizzzzzzzz” viu-se tanta água, com os reservatórios das usinas hidrelétricas trabalhando muito próximos de sua capacidade máxima. No entanto, desde o ano passado o sistema elétrico já vem anunciando que, apesar de não faltar água, os apagões voltarão a atormentar a vida dos brasileiros. Sob FHC os apagões ocorreram única e exclusivamente pelo período excepcinalmente seco acontecido entre o fim do século passado e o começo deste. Sob o Lulo-Petismo não há como colocar a culpa na falta de chuva: é incomPeTencia no seu estado puro.(Hoje à tarde ocorreram dois apagões aqui em São Paulo, tendo o Aeroporto de Congonhas ficado às escuras durante quase uma hora.) E o que mais assusta é que a responsável direta por esse estado de coisas, a superexecutiva que , de lap-top na mão tinha todas as respostas, tornou-se Presidente da República. Faz já algum tempo encaminhei um comentário ao blog, comentário esse que repeti nos blogs do Setti e do Reinaldo, no qual dizia que Luiz Inácio (só lembrando: me recuso a chamá-lo de Lula porque tinha um cachorro com esse nome e acho um desrespeito – com o cachorro, é claro) deixava uma herança maldita, com bombas de efeito retardado como a questão previdenciária, o MST, e principalmente, a infraestrutura. Após oito anos de muito falatório e pouquíssima ação, durante os quais o que mais se fez foi embarrigar os problemas até o fim do segundo mandato, só poderíamos ter como resultado isso: Estradas em petição de miséria (as estradas brasileiras matam mais do que todos os conflitos armados que ocorrem ao redor da Terra), Portos e Aeroportos superlotados, sucateados, ineficientes e perigosos, Sistema Elétrico à beira do colapso por absoluta falta de investimentos em manutenção, enfim, um quadro tenebroso se apresenta para o país. E o pior de tudo é que a turma responsável pela tragédia continua dando as cartas. A quem culpará a Presidente quando ficar claro para o povo o tamanho da bomba que ela recebeu nas mãos? Ao Luiz Inácio? Mas ela não concordou com o Apedeuta quando este dizia ter-lhe deixado uma Herança Bendita? A verdade é a seguinte: colocaram dona Dilma em uma frigideira. Se ela não tiver firmeza, competencia e apoio político, corre o risco de ser progressivamente abandonada por todos, a começar pelo Apedeuta , cujo compromisso com a lealdade é nenhum, passando pelo PT, aonde ela não é exatamente querida, e terminando no PMDB, que, se sentir o cheiro de fumaça, abandona o barco rapidinho, deixando o governo como um “pato manco”, como dizem os americanos, até o fim do mandato.
    Um abraço.

    Ótimas observações, Caio. Abração.

  41. LIMA

    -

    08/02/2011 às 18:09

    ESSA GENTE DO MARANHÃO É MESMO VIGARISTA. DEUS DEVERIA TER DÓ DO POVO BRASILEIRO E PROVIDENCIAR PARA QUE TODOS FOSSEM PARA O INFERNO. O RISCO É O DIABO NÃO ACEITÁ-LOS.

  42. inafio da filva

    -

    08/02/2011 às 17:52

    “This guy has a sharp tongue mercyless with the assholes!” Essa frase usei para descrever voce, Augusto, para minha esposa, que è estrangeira, enquanto mostrava sua figura na tela do computador e dizia a ela que alem de otimo cronista vc tambem è um dos maiores humoristas em atividade no Brasil. Esse titulo que vc lapidou com maestria, e como surge com melancolia no texto, pela deprimente constatacao dos fatos.. simplesmente brilhante! Gracas por mais um texto primoroso, refrescante em sua acidez (tipo dignidade na azia e mà digestao pelas intragaveis incompetencias que somos obrigados a engolir), gracas pelo conteudo constrangedor à nossa brasilidade chinfrim, portanto hilariante, gracas pela ironia refinada e o tapa bem dado e a lingua afiada impiedosa com os c…ões

    Um comentário desses melhora qualquer dia, amigo. Gratíssimo. abração

  43. Antonio

    -

    08/02/2011 às 17:31

    Análise perfeita da administração pública federal, do sistema elétrico do Brasil e da “turma” que se acerca ao poder. Pobre povo, pobre Brasil.

  44. Not funny...

    -

    08/02/2011 às 16:53

    “interrupção provisória do fornecimento de eletricidade a uma dada região”
    Isto não é exatamente aquilo que Zé Simão escrevia como tucanar o apagão? Então PTralhas & Cia estão plagiando Tucanos com 8 anos de delay. Enquanto as gangues saqueadoras barganham o patrimônio nacional o Brasil cai na escuridão moral e do apagão ético.

  45. Antonio Carlos

    -

    08/02/2011 às 16:26

    INFELIZMENTE o Brasil vai ter que APAGAR e AFUNDAR, para que esse povo que votou no PT, perceber que besteira fez na vida….No governo só tem incompetentes e oportunistas… como diz o ditado… CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!

  46. Rodney

    -

    08/02/2011 às 15:58

    Grande Augusto,
    O apagao esta chegando aqui em SP!
    Tive uma queda de energia em casa, nao consegui falar com a AES Eletropaulo por mais de 20 minutos, liguei na Aneel e me informaram que esta ocorrendo problema em varias cidades do Estado de Sao Paulo, e eu retruquei indagando que isso era um apagao. A atendente, bem instruida na cartilha do Lobao, disse que ela nao estava me informando isso, que se tratava de minha opiniao. E conclui dizendo que as linhas da AES estavam congestionadas por conta disso, ou seja, e assim mesmo, o problema e meu.
    Agora eu leio as noticias que de fato houve apagao.
    Deus nos ajude Augusto!!
    Abrs

    Rodney

  47. Cacá Nunes

    -

    08/02/2011 às 15:53

    É lógico que você não viu apagão no gov FHC, afinal, você mora no sudeste.

    Ah, bom!

  48. CHAGAS

    -

    08/02/2011 às 15:19

    O QUE ESSE PESSOAL FICOU FAZENDO NESSES ÚLTIMOS 0ITO ANOS, INCLUSIVE TENDO À FRENTE DO MINISTÉRIO DE MINAS ENERGIA A ATUAL PRESIDENTE? SERÁ QUE VÃO FALAR PARA O FHC SEGURAR ESSE APAGÃO TAMBEM? ASSUMIR A INCOMPETÊNCIA, ELES NÃO TEM DIGNIDADE PARA ISSO, PORTANTO, ACREDITE, TENTARAM EMPURRAR ESSE APAGÃO DO NORDESTE PARA UM DESAFETO, COM APOIO DA MIDIA ENVOLVIDA.

  49. Reynaldo-BH

    -

    08/02/2011 às 15:11

    Augusto, recordar é viver! No racionamento quem estava à frente do verdadeiro (sem ironias) gabinete de crise instalado? Pedro Parente, lembra-se? Como comparar com Lobão? Uma seca atingia TODOS (sem exceção) os reservatórios do Brasil, geradores de energia hidro-elétrica. Hoje, os reservatórios são “sangrados” para evitar o risco de inundações. Furnas (em MG) conheceu, no racionamento, a maior seca de todos os tempos. Eu VI com os próprios olhos. Andávamos quilômetros em meio a barro seco onde antes havia um lago. Hoje a barragem de Furnas (e o lago) estão ACIMA do nível esperado para esta época do ano. Alguém lembra-se das imagens das Cataratas do Iguaçu, transformadas em um fiapo ‘água? Não creio que devemos comparar o racionamento com os criminosos apagões destes últimos 6 anos. Estes são frutos dos roubos, desvios sistemáticos de dinheiro (Furnas comprando por 80 milhões uma empresa que havia sido vendida meses antes por apenas 7 milhões!), partilha feita pelos aliados e familiares do maior LADRÃO (segundo Lula!) que já nasceu no Brasil (o odioso e odiado Sarney, assassino de crianças no Maranhão!), falta de planejamento desde a gerência da ex-proprietária da lojinha (falida) de R$ 1,99 e outras mazelas. Por mais que incomode (e incomoda muito!) a falta de luz por 6/8 horas é SOMENTE a mínima parte do desastre. O Polo Industrial de Camaçari, responsável por mais de 60% do PIB baiano ,AINDA NÃO ESTÁ INTEIRAMENTE OPERANTE ATÉ HOJE! As primeiras empresas (Ford, Continental Peneus, Dupont)só voltaram a funcionar mais de 48 horas APÓS o apagão! Outras, até hoje não conseguiram ativar suas linhas de produção. NEM UMA PALAVRA sobre o assunto: nem do Governo nem das oposições! O Brasil é suficientemente forte para aguentar muitos desmandos. ENERGIA NÃO! Mata ou aleija! Com a aeromoça de Tupolev MUDA vendo o avião cair e o comandante Lobão a pintar os cabelos com petróleo ou tinta naquim! Para ser o que sempre almejou: chegar um dia, a ser um Sarney na vida! Não acho estranho! Aqule assassino que atirou em um shopping de Sp com uma metralhadora adorava Hitler! Cada um tem o ídolo (e espelho) que a consciência, loucura ou podridão de caráter indica ou escolhe! Merecem.

  50. carlucio

    -

    08/02/2011 às 14:52

    Augusto, mais uma vez parabéns, por mais um texto brilhante e revelador a respeito desta corja, ainda bem que temos você, Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, que não dão tregua para esta camarilha. Estarei sempre com voceis nesta luta.

    Olá, Carlucio. O Augusto está no Rio, volta no fim da tarde para ler este e os outros comentários. Abração, Bruno

  51. Dawran Numida

    -

    08/02/2011 às 14:48

    A presidente deve ter razão: nunca antes um apagão foi tão bem planejado.

  52. nana

    -

    08/02/2011 às 13:41

    Políticos, parasitas que vivem em associação com e de outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo. Vilões intestinais escondidos e criados pela omissão do povo brasileiro vivem na escuridão da impunidade e pompa do dinheiro público.

  53. Estêvão Zizzi

    -

    08/02/2011 às 12:50

    Vamos mostrar os direitos dos consumidores. Confira: Apagão – Direito. Confira: http://t.co/axvDNHN

  54. Cansanção

    -

    08/02/2011 às 12:06

    Pois é, Augusto Antunes, cadê a oposição? Está ocupada com uma luta interna pelo poder completamente estéril e passaram a ignorar que o verdadeiro adversário é o governo da “Neurônio Único” e seus acólitos. Esquecem esses néscios que 80 milhões de brasileiros não votaram com o lula(lá) por desaprovarem seu governo. Esquecem esses néscios que o Serra foi totalmente incapaz, por deficiência política incurável, de capturar 36 milhões de eleitores que não votaram em ninguém ou se abstiveram. Ficam brigando por um cadáver. Deviam trabalhar a partir do cenário construído peles eleições. Afinal a oposição teve uma belíssima vitória nos estados e administra a região que produz riqueza. Que se dê voz a quem ganhou; quem perdeu que fique quieto.

  55. Raimundo

    -

    08/02/2011 às 12:03

    PROTESTO CONTRA A CONIVENCIA DA ADM DE UBERABA/MG (adm ex-ministro Anderson Adauto – do mensalão e caixa 2, fazendo escola…), com crime e irregularidade praticada por Servidora. Vítima de furto cometido por Servidora, além de não ter providencia da Adm. tem como resposta: “ELA ROUBA MAS FAZ…”

  56. Irene

    -

    08/02/2011 às 11:57

    Augusto,
    Imprensa,digna do nome, hoje em dia, está sendo feita por uns poucos “heróis da resistência”, entre os quais você está incluído.
    A grande imprensa brasileira ficou cega, surda, muda e manca,assim como a justiça.
    PS: o seu texto está MARAVILHOSO!!! A descrição do Lobão, nem se fala!
    Abraço

  57. fontana

    -

    08/02/2011 às 11:56

    E o povão grita… bate palmas… pede bis… e pede mais.Amém!

  58. Giba

    -

    08/02/2011 às 11:40

    Augusto, sou leitor assíduo de seu blog.
    Seus textos são excelentes.
    Infelizmente, não tenho esperança de que as coisas melhorem nos próximos anos.
    Há milhões de analfabetos e outros milhões que não entendem um simples texto. Um povo mal informado e desinteressado. Esse povo, que idolatrava o ex-presidente, mal compreende notícias como essa e tantas outras barbaridades que lemos diariamente na vida pública. Triste realidade.
    Um povo que briga (literalmente) pelo time de futebol e não se incomoda com a total ineficiência e falta de patriotismo de quem deveria dar o exemplo.

  59. Pedro Erik

    -

    08/02/2011 às 11:30

    Caro Augusto,

    Uma boa sugestão para “Sanatório Geral”, é um cala boca ao Lula. Tá no Globo On Line (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/02/07/lula-perdeu-uma-otima-oportunidade-de-ficar-calado-diz-presidente-da-ctb-923749386.asp)

    “Lula pode falar o que quiser. Ele não é mais o presidente. Nós queremos falar com a Dilma. Na campanha, quando o Serra prometeu aumentar o salário mínimo para R$ 600, Lula veio com Dilma a um comício em São Miguel Paulista e os dois garantiram que o mínimo teria aumento real. Portanto, oportunistas foram eles e não nós, sindicalistas.” Wagner Gomes, presidente de sindicato CTB.

    Abraço,
    Pedro Erik

  60. Tiago

    -

    08/02/2011 às 11:20

    Agora entendi o “nós contra eles” que o PT tanto pregou na época da campanha: era a disputa do Brasil no escuro contra o Brasil iluminado!

  61. s.beredicth

    -

    08/02/2011 às 11:18

    Para o RONE, das 21:12 de ontem:
    Interessante seu trabalho. Gostaria de conhecer mais.
    Caso o Grande Agusto permita (sei que ele pode barrar e isso não irá melindrar-me), mande-me notícias ao meu e-mail? s.beredicth@hotmail.com
    Obrigado.

  62. TÕ VENDO TUDO !

    -

    08/02/2011 às 11:14

    Augusto, já que o carnaval vem por aí, sugiro que lances no Blog as escolhas da “Musa do Apagão” e do “Rei e Rainha do Apagão” , acho que vai cair bem nestes instantes de muita folia e pouca ação no Brasil da “Era da Mediocridade” . Como o “mal assombro do Maranhão” falou que o “sistema é robusto” , sugiro que escolhamos uma musa bem siliconada e robusta como o sistema. Pior é ter que aguentar os motivos do apagão enquanto o ONS tem um Presidente chamado de “Chipp” , será que o Lobão engoliu o “chipp” ?

  63. Marconi França

    -

    08/02/2011 às 11:14

    Augusto, o cara é feio… cabelos pintados com graxa de sapatos de gigolô do Pelourinho… CANASTRÃO PROFISSIONAL. Teremos mais uns dez apagões para ele sair daquela cadeira de ministro! Um abraço.

  64. Jacob Samuelson

    -

    08/02/2011 às 11:10

    “Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem.”
    Augusto, será que o Lobão tinge os cabelos de preto carvão pensando que assim está livre de ser tachado de canalha?

  65. s.beredicth

    -

    08/02/2011 às 10:57

    Putz! A moda parece ter se instalado entre nós.
    Os ignaros parece que gostam disso.
    Reparou, Grande Augusto,como as coisas estão mudando de nome em nosso país?
    Auto-escola agora se chama “centro de formação de condutores automotivos”;
    Oficina mecânica agora é “atelier de restauração de motores”
    Apagão é “interrupção temporária de energia…
    Presidente agora tem gênero e agora é PresidentAAAAA
    Outro assunto: quando vai publicar em forma de livros seus incríveis artigos do blog? Será um sucesso, Augusto!
    Abraço

  66. Hellena Andrade

    -

    08/02/2011 às 10:53

    “É como afastar o Comando Vermelho para que o PCC governe sozinho um territorio sem lei”
    PERFEITO!!
    O Brasil virou um território sem lei na mão deste bando do PT/PMDB. Assistimos estarrecidos a disputa entre as quadrilhas.

  67. Anônimo de Todo Dia

    -

    08/02/2011 às 10:51

    O Brasil está se desconstruindo, como se desconstroem todos os países administrados por socialistas. Com o apoio de torcida de futebol da imprensa. Aliás, se o mundo defendido inconscientemente por kornalistas se tornar real nós, e eles, moraremos em árvores (vai faltar caverna para tanta gente) e comeremos bananas. Vai ser interessante ver os tri-gêmeos mimados de William Bonner e Fátima Bernardes morando em árvore. Será que vão sentir falta da mansão?

  68. Auditor Interno

    -

    08/02/2011 às 10:23

    Prezado Augusto Nunes

    Parabéns pelo blog. Com a devida permissão, como primeira participação, uma sugestão para dinamizar ainda mais o precioso trabalho.

    Um post fixo (sempre visível na primeira página) com um titulo Sugestões, Recomendações ou semelhante.

    Além de alimentar ou pautar post´s subseqüentes, poderá servir de inter-relação com artigos mais antigos que ficam armazenados no banco de dados.

    Fraternalmente

    Auditor Interno (Operacional)

    Ótima ideia, amigo. Vou ver como se faz isso. abração

  69. julio

    -

    08/02/2011 às 10:20

    “Entregou a Lula um país iluminado. O sucessor repassou-o na penumbra.”

    Caro Nunes, e isto em todos os sentidos.
    Bem, na questão ética foi mais que penumbra para ser trevas absolutas.

  70. G G Oliveira

    -

    08/02/2011 às 10:18

    Voltei, meu amigo-irmão , para agradecer tuas palavras e porque sei do alcance desse recanto, onde tenho tido oportunidade de escrever; e ser lido ,por ti, e por muitos que não compartilham dessa atual situação vivida por todos os nossos irmãos brasileiros.A ousadia de colocar meu alerta a ti e a todos, é por algo realmente preocupante, pois moro junto ao mar, aqui no sul, e jamais em minha vida, de mais de sessenta anos, vi ou senti o mar em tal condição. Como sei que há algo errado (ou certo) na natureza, é que te convido a ler este meu pequeno(ou grande) alerta http://recantodasletras.uol.com.br/cartas/2776927

  71. Paulo Bento Bandarra

    -

    08/02/2011 às 10:18

    Ora, não foi o que Dilma prometeu na campanha? A “mudança” iria continuar? Pois está ai, mudou “ineditamente” para o comando do Sarney! Agora vai…

  72. adam smith

    -

    08/02/2011 às 9:46

    Se voce ler o que os petistas e otarios escrevem por ai, eles chegam ao cumulo de dizer que “apagao foi do FHC, aqui so teve blackout”…. bom apagao nao é igual a blackout?

  73. Ana Muniz

    -

    08/02/2011 às 9:39

    Complementando: prejuízo diário no Pólo Petroquímico de Camaçari – 30 milhões. Fonte: matéria veiculada ontem 07/02 na TV Bahia.
    Sou eu quem agradece.

  74. Raimundo Cazé

    -

    08/02/2011 às 9:36

    Augusto, essa estória de “apagão” me fez lembrar um fato que se passou no Piauí, com um antigo senador, José Cândido Ferraz. Tido como inoperante inimigo dos pobres, mesmo assim ele sempre se reelegia. Numa de suas campanhas, a oposição borrou todos os seus cartazes com breu.
    No dia seguinte, o então candidato mandou escrever ao lado dos cartazes inutilizados: “isso significa que vamos ganhar a eleição no escuro”. Não deu outra. Meu receio é de que os atuais detentores do poder no Brasil usem jogo de marketing semelhante e façam o sucessor de Dilma.
    Espero que da próxima vez não seja mais uma mulher. O Brasil precisa experimentar o terceiro sexo no poder, pra ver se dá uma incrementada. Se é para “avacalhar”, que seja logo pra valer.

  75. Leonardo X, na oposição

    -

    08/02/2011 às 9:27

    Off topic:
    Augusto, Dilma Rousseff da Silva parece ter o pé mais gelado do que seu padrinho Luís LI. O governo que ainda está na fase de loteamento, já foi abalroado por um dilúvio no Rio e um apagão no Nordeste. E o carnaval carioca já está pegando fogo, literalmente. Se continuar na base de um trompaço por mês, a dentuça não emplaca 2012. Quem não pode com mandinga, não carrega patuá. O bicho tá pegando. Orlando Silva – que não é o cantor das multidões, é cantor de banheiro – e seus comunas amestrados estão tiriricas com a usurpação do cofre dos eventos esportivos pelo xerife Meirelles, ex-BC. Eu gostaria, e como, que você fizesse um artigo a esse respeito. Sobre a rastgeiros que os morenos socialistas – ou o socialismo moreno – levou de quem certamente não confia neles: Dilmanta.

  76. ítaca

    -

    08/02/2011 às 9:26

    Parabéns Augusto !
    Boa demais a tua análise desta “nova” indecência deste velho governo .

  77. Marinho

    -

    08/02/2011 às 9:25

    Sendo o voto não obrigatório,quero ver se estes safados(as)terão verba para comprar votos.O que causa-me repugnância no brasileiro é a hipocrisia.

  78. Siará Grande

    -

    08/02/2011 às 9:17

    O ex-deputado Fernando Gabeira lembra que, nos Estados Unidos, o ministro da Energia é Steven Chu, Prêmio Nobel de Física. No Brasil é o Lobão.

    A frase acima é de um artigo de Carlos Brickmann, “Quem tem medo do Lobão mau?”.

  79. Luis R N Ferreira

    -

    08/02/2011 às 9:09

    Sempre esteve claro para todos que Lobão é um reles estafeta de Sarney que, nunca se soube por que méritos, controla toda a área relativa à energia elétrica produzida no Brasil desde a muito tempo.
    O que é difícil de entender são os elogios de Jânio de Freitas e outros à indicação para Furnas de Flávio Decat, reconhecida figura ligada à quadrilha maranhense, como se fosse um gesto de altivez e independência da presidente Dilma. Ou, no dialeto petista, uma atitude republicana.

  80. duduvieira

    -

    08/02/2011 às 8:34

    Preazao Sr. AN;
    O apagão do NE, uma falha técnica que nimguém acredita e o anterior que Lobão , afilhado do Sarney, as atrapalhadas de Furnas, e seu atual Pres. Decat, que pedia cargos para Furnas em 2008 (vide a Folha de Hoje)..não seria o caso meu prezado debitar mais essa na conta do Sarney? O Homem de todos presidentes?

  81. ALBERTO

    -

    08/02/2011 às 8:24

    Augusto, o que vc chama de “era da mediocridade” eu chamaria de “era das trevas”.
    Agora, comparar as atuações de FHC com as desta corja, chega a ser sacanagem sua.

  82. Francisco Rocha

    -

    08/02/2011 às 8:03

    Esse Lobão, entende tanto de energia quanto a Branca de Neve de politicalha!

  83. José Eduardo Diniz

    -

    08/02/2011 às 8:00

    Bom dia !
    Caro Augusto Nunes ,
    você não imagina o quanto a leitura de seus textos
    e comentários aqui postados me gratifica .
    Já não tenho a menor paciência com a GRANDE imprensa , que não cobra e não apura coisa alguma,
    limitando-se a noticiar os acontecimentos com as
    desculpas e justificativas cínicas das autoridades
    (ir)responsáveis .
    Só um exemplo , se me permite : em Belo Horizonte ,
    dos apartamentos de um conjunto do programa Minha
    Casa , vários deles apresentaram problemas estrutu-rais graves .
    Entrevistado , o executor das obras da prefeitura
    limitou-se a dizer que iria convocar a empresa
    classificada em terceiro lugar na concorrência para
    corrigir as falhas e tudo estaria certo .
    Pronto ! E não se fala mais nisso .
    E sobre os custos ? Sobre o prejuízo ? NADA .
    E estamos conversados .
    Salvai-nos , ó Augusto !

    Abração, amigo.

  84. Oliver

    -

    08/02/2011 às 7:51

    AUGUSTO
    Agradeço seu elogio. Vindo de alguém com o seu talento e sagacidade enaltece como nunca minhas humildes letrinhas. Permita-me voltar ao assunto daquele comentário ? Sou um saudosista. Ao contrário de nossa presidenta – estudanta, não tenho Cecílias Meirelles e Fernandos Pessoas para citar de orelhas. Mas assisti Persuaders, série de tv onde Tony Curtis e Roger Moore faziam um Batman e Robin de paletó e gravata. Assisti Cannon, um simpático detetive gorducho que eu dizia ser o contrário da atriz Sandra Barsotti, com sua bocona e olhões. Ele, ao contrário, tinha órgãos muito pequenos para o rosto enorme. A testa juntava com as bochechas e o queixo num cinturão, dando sempre a impressão que sua cara estava sempre enfiada num queijo parmesão. Assisti Columbo, de Peter Falk, e Mc Cloud, de Denis Weaver, com seu cavalo redentor pelas noites americanas. E vi O Rei dos Ladrões, que na época era com Robert Wagner. Só muito depois que este papel coube a um metalúrgico desastrado de S. Bernardo, sem o charme e a elegância de seu intérprete original. Assisti O Bem Amado ainda com o impagável Paulo Gracindo. O mesmo de Bandeira 2, também com Felipe Carone, onde ambos eram bicheiros e precursores da excelente Filhos do Carnaval, recém co-produzida no Brasil para a tv a cabo. Como você pode ver, minha sólida formação intelectual não é exclusiva dos desenhos animados politicamente incorretos, como o Pica Pau e Tom e Jerry. Lembro-me como hoje do Show do Dia 7 onde uma bomba explodiu dentro de um piano, atirando sua tampa a uns oito metros de altura e fazendo o teatro inteiro fugir em pânico, junto com Agnaldo Rayol, que terminava sua apresentação. Como esquecer uma constrangida Sonia Ribeiro, pedindo ao público para voltar, logo depois da brincadeirinha que foi quase confundida com um atentado ? Coisas que nenhuma fita quadruplex registrou a tempo. Cenas que se perderam nos inúmeros incêndios que nossa tv protagonizou, ao longo de sua história. Coisas que nossa pouca memória apagou, assim como também apagará os protagonistas de pesadelos recentes. Se você aqui se indigna justamente com os apagões modernos, espere pra ver o que a educação de hoje fará com as gerações futuras. Haja vela e platinado para nos salvar.

    Grande Oliver! abração

  85. walter /cwb

    -

    08/02/2011 às 7:40

    Caramba J.J. Escrever EgiPTo faz de você um seguidor fanático da $eita denominada partido dos trabalhadores.

  86. pequeno pero no mucho

    -

    08/02/2011 às 7:02

  87. jovem

    -

    08/02/2011 às 6:59

    Lobão, o Magro Velho, está fazendo conosco o que o jovem australiano fez com a vovozinha:
    http://br.noticias.yahoo.com/s/08022011/40/politica-na-australia-jovem-confessa-tentado.html

    É um estrupo atrás do outro!!!

  88. f tavares, na oposição.

    -

    08/02/2011 às 5:38

    só pra registro: o governo que nasceu velho está com a face enrugada, mas o ministro lobobão não… ele está com o focinho esticadinho. é bem provável que o safardana tenha arranjado em brasília uma daquelas namoradas cadeirudas, pra quem montou um le grand loup coiffeur, onde trata do pêlo discretamente, na sala exclusiva da diretoria…

  89. Cláudio Pereira

    -

    08/02/2011 às 4:59

    Caro Augusto, essa foi a lá Anderson Silva…uma patada no queixo…
    A era da mediocridade só será realmente combatida com inteligência!

    parabéns pelo post!

    abração!

    fashion games, youtube

    Abração, amigo.

  90. Kitty

    -

    08/02/2011 às 2:56

    Caro Augusto,
    Esses mal-iluminados portentos do governo,entre éles o Lobão-mau,pensam que nós somos cidadãos
    de “poucas luzes”,ou se preferir retardados.
    Temos de engolir cada explicação de Q.I zero!!!!!
    Augusto!!! Cadé o pessoal da OPOSIÇÃO? Já temos
    dois temas “calientes”para emplacar:Inflação e
    blackout.Claro,isto é só “aperitivo”.
    Abs.

  91. Luis Carlos

    -

    08/02/2011 às 2:47

    Apesar de sua edição nada cavalheiresca ao meu último comentário(invertendo o que eu quis dizer com o “Credo!”), desta vez preciso reconhecer: Belo texto. Parabéns. O que mais esperar de um ministério com essa qualidade senão descaso e irresponsabilidade? Abraços.

  92. Rielda Cecília Lobato

    -

    08/02/2011 às 2:43

    Augusto,como sempre foi na veia(sem e com acento)!! rsrsrs…Também o que esperar de um (DES) “governo que já nasceu velho”como dizes? Tem tres porquinhos… Lobão…Sarneymúmia(muge e mia)…Temer (o quê?)…pessoas capacitadas em todos os cargos(como a Ideli)…Collor…etc! Obrigada, Augusto. Um abraço.

    Obrigado, Rielda. Um abraço

  93. Sylvia

    -

    08/02/2011 às 1:48

    Bravo! Aqui se lê matéria escrita com perfeição, de fazer inveja a muitos ‘letrados’ e o melhor: verdadeira!
    Esse ministro vetusto e encanecido, mais enrugado que maracujá de gaveta, agride também por tanta feiúra, dá nos nervos olhar e ver a negrura dos cabelos que só ele crê negros, negrura que salta fora da alma, feito assombração em noite sem lua e seu esgar assusta crianças, moços e idosos, de tão feio! Vade retro!

    Um abraço, Sylvia.

  94. RitaB

    -

    08/02/2011 às 0:59

    É muita cara de pau desse “maracuja maduro” e todo seu bando, temos que acabar com o voto obrigatorio ou seremos vendidos.

  95. Pimenta

    -

    08/02/2011 às 0:50

    Caro Augusto!
    Por digitar textos como este é que há sempre um post seu, direcionado a cada um dos 44 milões de brasileiros.
    Este, especialmente, foi “escrito” para mim, e vou guardá-lo no cofre, à sete chaves.
    Alguns escritores dizem que é difícil escrever de maneira fácil. Se isso for verdade, não parece ser o seu caso – que, com palavras simples e certeiras, atinge a corja, no peito, deixa a corja, toda “pelada”, e joga a corja onde a corja “tem” que ficar.
    É um privilégio poder acessar o seu blog!
    Forte abraço!

    É uma honra, caro Pimenta. Abração

  96. Tchelo

    -

    08/02/2011 às 0:31

    O Lobão e a Madre precisam se encontrar com o Quercia e o Kirchner.

  97. Jonas Sanderlann

    -

    08/02/2011 às 0:25

    Caro Nunes. Não devemos esquecer que os nordestinos estão pagando pelo puxasaquismo que dedicaram ao Lula. Tão subservientes que votaram nos candidatos indicados pelo ex-presidente, dispensando, assim, bons políticos que,hoje,fazem falta ao quadro político do Brasil.

  98. fafa

    -

    08/02/2011 às 0:24

    Nunes, voce acha que corremos, novamente, risco de ter racionamento de energia?
    Voce bem que podia fazer uma série sobre o tema aqui, abordando os investimentos no setor eletrico, os desafios e os riscos, sobretudo com o crescimento da demanda….que seria natural!
    Abraços
    Flavia.

  99. Marco

    -

    07/02/2011 às 23:40

    Caro A. Nunes: Peguei pela metade o Roda de hoje,mas gostei do R. Amaral,parece saber iluminar as noites tanto bem como mal ( Chico Buarque e outros…) e ainda com o direito de rir e fazer brincadeiras sobre isso. Muito Bom !
    Abs.

  100. Leonardo X, na oposição

    -

    07/02/2011 às 23:33

    Lulalau, Dilmula e Lobobão fizeram uma reforma linguística. Viado é o filho do inimigo. O dos amigos e uma “corrente sexual alternativa entre o macho e a fêmea”. Uma simples questão de fluxo de energia intermitente que se supunha naturalmente contínua, constante no gênero humano. Graças a eles – e a outros menos votados, mas não menos importantes – o país avança a passos largos para ninguém mais se identificar pelo falar um idioma de norte a sul e leste a oeste, que é o mais extraordinário legado da colonização lusitana. Do petês intolerável ao dilmês indecifrável, logo estaremos evoluindo para a língua da desfaçatez. Esta já é oficiosa, só precisa que a mídia insista em chancelar a novidade para que se torne de uso corrente. Então, quando um jurista qualificar como “recurso não contabilizado” o que o vulgo apelida de “caixa 2″, “honni soit qui mal y pense” – seja maldito quem maliciar de algo tão inocente. Lulalá!

  101. Maria

    -

    07/02/2011 às 23:23

    Augusto, agora a explicação foi que o cartão magnético leu erradamente as informações.

  102. ISIDORIO

    -

    07/02/2011 às 23:20

    Caro AUGUSTO você como sempre impecável nos seus comentários ,pena que este Governo esteja impregnado de pessoas com pouca competência técnica ou administrativa, pois muitos desses MINISTROS não foram nomeados por critérios de competência e sim pelo critério politico.Este Ministro em questão e o dos TRANSPORTES já estão apostando quem vai assumir mais vezes estes cargos ,pois um já assumiu 2 vezes e o outro já assumiu 3 vezes.Será que eles são tão competentes?, pois aqui em NATAL ,parte da cidade tá sofrendo a queda de uma barreira há dias na BR-101 e o pior, é que isto já tinha acontecido OUTRA VEZ pelo mesmo motivo e não faz muito tempo.

  103. luizjr

    -

    07/02/2011 às 23:16

    Caro Augusto, excelente texto. A nossa “presidenta” que se diz especialista em energia pode ficar tranquila: não haverá mais apagões no seu governo: a escuridão vai ser permanente.

  104. G G Oliveira

    -

    07/02/2011 às 23:15

    Amigo augusto,ter um espaço como este, para poder descarregar um pouco da nossa indignação é digno de aplausos. O PT apenas se preocupou em fortalecer seu caixa como partido e corrompeu tudo que viu pela frente; e nela está a maior parte da midia que depende das propagandas governamentais e está individada até o pescoço como exemplo. Mas eles não contavam com alguns homens de fibra e principalmente com vergonha na cara. Meus parabéns sinceros, a homens como vocês que não se assustam com o mugido de vacas de presépio, como são em grande maioria essa corja. Li hoje a veja e sua capa está demonstrando com clareza o que nos tornamos: Uma grande cambada de omissos acomodados e acovardados,mas graças a Deus existem excessões e nelas nós incluimos, a Veja, você, um grupo de apoiadores e a maioria de seus leitores. Vai firme guerrilheiro das letras,pois estamos contigo até debaixo d’água.

    Repito: é uma honra brigar ao lado de gente como vocês, amigo. Abração

  105. fpenin

    -

    07/02/2011 às 23:14

    Augusto,
    Esse Lobobão é uma peça, cuja cara não treme pelo excesso de botox. Faltou luz,mas não se trata de apagão. Então o que é, Matintaperera de Codó ?

  106. armando

    -

    07/02/2011 às 22:49

    Temos que ressaltar se foi a noite ou foi de dia se é blekaut ou apagão ou foi só queima de um fusivel isso tudo para esse desgoverno é despresivel. Vamos incentivar a criação de peixe elétrico que é mais facil justificar a falta de energia como tpm do peixe.Porque ficar escutando justificativas desse sr.Edson Lobão é dose.

  107. franz

    -

    07/02/2011 às 22:48

    Convenhamos com toda imparcialidade: democracia é realmente coisa linda, como outra não há. Mete-se o pau a mais valer no ministro de estado, na presidente e quem mais o mereça, e não fica nada a temer. Somos livres, temos liberdade de expressão, pois só esta permitiria ao mesmo ministro de estado soltar esses verdadeiros petardos (pumms)verbais sem nada lhe acontecer. Viva a democracia!

  108. Jussara

    -

    07/02/2011 às 22:43

    Augusto, fico de alma lavada lendo os textos que você publica. Brilhante a constatação que a escuridão que castigou os nordestinos iluminou a face enrugada de um governo que já nasceu velho.

  109. Véio João

    -

    07/02/2011 às 22:39

    Sorte nossa que, segundo Dilma, o Brasil voltou a fazer planejamento.Imagina se não planejasse.

  110. sergio santos

    -

    07/02/2011 às 22:36

    Prezado Augusto Nunes, dá-lhes no QUENGO… é impossível ler seus textos E não comentá-los.
    Sua habilidade literária excede os apagões morais e intelectuais da era da mediocridade. Do norte ao sul do pais, só se vê apagões…exceto dos Brasileiros descentes que temos esperanças.

  111. Adriana Rolando

    -

    07/02/2011 às 22:15

    Querido Augusto,
    Se eles, os astros do imbróglio, fossem apagados até que seria bom. Desligados no interruptor, tempo indeterminado.
    Além do velho Lobo, outros inaptos poderiam aproveitar a farra e vazar no breu.
    Seriamos poupados de; primeiro:identificá-los, segundo:ouvir explicações sem nexo, terceiro: esquecer que um dia essa gente aportou por aqui e fez de refém um povo crédulo demais para reconhecer a fraude que o metalúrgico deixou…
    Uma herança que vai pesar, incluindo aí, o seu futuro. Algumas marcas não vão desaparecer.
    Cada erro será computado na conta do Lula.
    O defeito veio de fábrica. Como os ajustes não foram feitos, cabe ao criador pagar a “fatura” pelos prejuízos auferidos, pela compra do produto.
    Não se oferecer como candidato é apenas a primeira parcela da alta conta que será endereçada a sua nova moradia. São Bernardo do Campo. Por esse prisma, posso até ser grata a Dilma!
    Beijo.
    Ps. Acredita, teve apagão por aqui também , foi um dos piores, nem falo, pode dar azar.

    Um beijo, Adriana querida.

  112. Valter

    -

    07/02/2011 às 22:14

    Prezado AN: A escuridão política atingiu o RGS, RJ, parte do Nordeste, está pssando por MG e tenta entrar em SP. Essa escuridão é pior que qualquer apagão do sistema elétrico.Espero que em breve nós Brasileiros deixemos a “Era da Mediocridade”.abrs.

  113. Paulo Carneiro Ribeiro

    -

    07/02/2011 às 21:56

    O descaso com as moradias em áreas de risco co-responsável pela tragédia na Região Serrana e o apagão no Nordeste são as primeiras consequências da herança maldita legada pelo governo lula.

  114. Carlos Lopez

    -

    07/02/2011 às 21:43

    Talvez ele prefira a escuridão. Nos filmes é assim.
    Uma ironia essa figura das trevas carregar o nome do gênio da lâmpada elétrica.
    .
    Augusto, esse primeiro parágrafo do post foi primoroso! Como sempre, uma tirada genial: “cabelos engraxados” foi demais…

    Abração, caro Carlos.

  115. J.B.CRUZ

    -

    07/02/2011 às 21:43

    A confiabilidade de um governo é testada quando uma crise se instala..È triste ver um Ministro de Estado, cujo conhecimento em energia não vai além do ato de ligar ou desligar um interruptor, tentar sem sucesso responder sôbre o APAGÃO que por aproximadamente 8 horas desligou o nordeste brasileiro (oito Estados)..O governo atual vive entre blecautes e apagões..Os que deveriam saber não sabem nada, os que deveriam assumir não assumem nada, os que deveriam governar, viajam,deslumbrados, enquanto o BRASIL clama por saúde,segurança,educação,estradas,moradias, energia e mais inteligência na indicação de cargos nos quais a experiência é essencial..FRANCAMENTE!!

  116. Sofia Maria

    -

    07/02/2011 às 21:36

    Augusto,nuncaantesnahistoriadestepaíz houve um ministério tão incompetente e ordinário!Assim,não posso entender como é que existem pessoas que esperam algo de positivo deste governo.Sinto-me entristecida ao ver que as pessoas(pessoas=eleitores do pt)perderam a capacidade de raciocinar,de criticar;as pessoas perderam a liberdade de pensamento,a clareza mental,a capacidade de discernimento.Características estas da corretamente batizada “Era da Mediocridade”.Tem conserto?A curto e médio prazo penso que não.Talvez um dia,quando o paíz estiver completamente deteriorado e sucateado pela cambada ptralha,o povo tome um choque de verdade e esboce alguma reação.Enquanto isto temos que parabenizar você,Reinaldo,Setti,Dora Kramer,Mainardi e mais alguns poucos jornalistas que mostram a verdade dos fatos.

  117. Luis R N Ferreira

    -

    07/02/2011 às 21:24

    Magro Velho está com a bola cheia neste governo, afinal Sarney assegurou a sua vaga desde antes da posse de Dilma. Com seu Koleston corvo renovado, tem carta branca para fazer o que bem entender, que Madre Superiora garante.

  118. TÕ VENDO TUDO !

    -

    07/02/2011 às 21:24

    Augusto, como pernambucano e vitima, como toda minha família, do “apagão da dilma” agradeço sua solidariedade, e aproveito para comunicar que no Recife já falta água motivada pelo apagão ! As “ortoridades” cumplices,beneficiárias,sócias e apoiadoras dos petralhas se esconderam até hoje do caos que atingiu todo o Nordeste, exceto, claro o Maranhão do Lobão o maior cara de pau do Brasil !

  119. FM

    -

    07/02/2011 às 21:24

    Augusto Nunes, seu post nos mostra a dimensão exata do mal que Sarney, sua família e todo o grupo de lacaios que o seguem, fazem ao Maranhão e ao Brasil. Deve ser uma maldição um estado e um povo tão pobre viver sob o comando desses salafrários. E qualquer governo que tem reciprocidade de apoio com esses crápulas merece o repúdio dos cidadãos conscientes desse país.

  120. Rone

    -

    07/02/2011 às 21:12

    Não é de hoje que nós seres humanos precisamos de enegia , e o consumo só tende a aumentar, todos os nossos bens de consumo e brinquedinhos precisam funcionar de uma fonte que gere energia!
    Vamos aproveitar o apagão Nunes se permetir e não fizer tambem um apagão e deletar esse pos, vou expor a ideia de um projeto .Trabalhamos no desenvolvimento a mais de 18 anos um gerador de energia eletrica a
    partir do “movimento circular continuo”uma ideia e revolucionaria simples e ao mesmo tempo uma ideia complexa para um entendimento leigo ” MEMC “: Motor .Eletromagnetico.Movimento Circular Continuo. de um campo magnetico e deslocando parte da enegia eletrica produzida ,
    induz se a uma rotação e parte da energia gerada , alem do que for gasto pela ” termo dinamica”(atrito) a sobra dessa energia não gasta ;será direcionada para o devido consumo!
    Um “eletromagnetocontinuo” “Zero de poluição” ambiental sem queima de bio massa(termoeletricas) e nem uso de hidraulica (hidroeletricas), nem fissura do atomo (nuclear)!
    Esse projeto bem aplicado pode fornecer e produzir energia eletrica para regiões do nordeste bem com regiões ribeirnhas da Amazonia e para as demais regiões do planeta tão carentes, Africa, algns paises latinos americanos, asiaticos etc..!
    O prototipo por enquanto gera entre 10 a 12 volts(pouco), por isso ainda não foi exposto a publico esse projeto é para o bem bem comun de todas as pessoas, seu meu enfim todos !
    Ainda não há uma previsão de data da mostra, como já mencionei gera pouca energia o prototipo,mas será exposto não se sabe se será pelo governo federal ou estadual de S.P.

  121. Marina Elisa

    -

    07/02/2011 às 21:03

    Caro Augusto:adorei o texto,perfeito!Tambem acho que o Lobao tem grandes chances de vitoria para o HSV do mes de fevereiro,embora os outros candidatos sejam de “altissimo nivel”…(vai ser muito complicado escolher o pior este mes…)

  122. Mariquinha

    -

    07/02/2011 às 20:48

    Jura?????

  123. AEduardo

    -

    07/02/2011 às 20:29

    Augusto,
    Seus textos são “água de bica”, como dizem por
    nossas bandas! São leves e cristalinos.
    Obrigado por participar deste espaço seu diariamente,
    onde encontro a convergência de meus pensamentos.
    Ainda temos,felizmente,pessoas isentas que falam por nós na grande imprensa!
    Vida longa,amigo.

    É um prazer conviver com amigos como você, grande AEduardo. abração

  124. Jeremias-no-deserto

    -

    07/02/2011 às 20:24

    O Lobão está para o Brasil como o diabo da Tasmânia está para aquele país: a não ser nos desenhos da Warner ( maravilhosos!)você só encontrará aquele bicho horrendo cheio de dentes e peludo como um carpet, na Tasmânia. O outro bicho,já aquele que pinta os cabelos, fala grosso como um barítono mas se caga de medo quando tem que encarar a rainha Dilma naquelas reuniões sorridentes de ministros, você certamente só encontrará na Banânia. Vamos lá, em que país sério você veria viscejar uma espécime igual a essa? Qual chefe de gabinete de uma nação que se preza, nessas onde o chefe do Parlamento sabe andar para frente e mascar chiclet ao mesmo tempo,escolheria um pacóvio como esse para ministro das Minas e Energia?Só mesmo na cabeça alucinada de um petista, esse verdadeiro Bela Lugosi do cerrado poderia ser investido nas funções de ministro de Estado.Na Romênia, ele seria figurante em filmes de terror classe C. Faria o mordomo do vampiro.Não lhe falta o phisyque de rôle para o papel.

  125. Lilian

    -

    07/02/2011 às 20:06

    JJ. – 07/02/2011 às 18:17
    VOCÊ NÃO PRESTA ATENÇÃO EM QUEM VOTA! OLHA O ESTRAGO!
    Dilma: “Não haverá apagão”! 29 de outubro de 2009 – http://www.youtube.com/watch?v=QvVStF4G79U
    .
    Dilma Rousseff no apagão.
    http://www.youtube.com/watch?v=CQt30SLLWcc

  126. Sergio G

    -

    07/02/2011 às 19:51

    Finalmente, esse governo conseguiu igualar o nordeste ao sudeste: falta de luz para todos
    .
    PS: O apagão de 2009 aconteceu dia 10 de novembro

    Grato pelo toque, amigo. Correção feita. abração

  127. Mariazinha

    -

    07/02/2011 às 19:35

    Não supoooorto ver o Lobão na TV, quando ele aparece com aquele cabelo ridículo pintado com tinta nanquim tenho vontade de gritar. Que sujeitinho asqueroso! Só num governo petralha uma múmia sebosa daquelas tem cargo de ministro!

  128. Luiz A.

    -

    07/02/2011 às 19:16

    Mas, vamos combinar…sendo quem é e, da turma que é…poderia sair outro tipo de pronunciamento? Um cara desse nem deve saber trocar uma lâmpada, imagina saber alguma coisa sobre o sistema elétrico e suas implicações…de admirar seria Lobão (que rima com Apagão) saber alguma coisa…Isso é cupincha da sarneyzada

  129. maria-maria

    -

    07/02/2011 às 19:09

    “Houve interrupção provisória de energia elétrica!
    Onde?Mentira!
    Se tivesse ocorrido o que dizem, azopozissãu, atenta, teria vindo a público cobrar os prejuízos, exigir providências, responsabilizar o governo.

  130. f tavares, na oposição.

    -

    07/02/2011 às 19:08

    quem quiser conhecer o futuro da estabilidade no fornecimento de energia elétrica no país, é só observar com cuidado a figura horrenda do ministro lobobão, o malandrim do maranhão: uma face de tom acinzentado, os cabelos retintos tipo escuridão das trevas, pintados pelo método mais moderno na tecnologia de produção do escuro absoluto, o que há de mais negro na face da terra. e não escorre com suor ou chuva ! esse magro-velho tinha que ser ministro da falta de energia…

  131. Rogerio Mello

    -

    07/02/2011 às 18:45

    JJ. – 07/02/2011 às 18:17

    Miliciano JJ.
    A gentalha petralha é que tem o hábito de fugir. Depois, faz uma plástica em Cuba e volta…vai pro interior do Paraná e vira vendedor de cuecas.
    Vc já imaginou se o povo do Egito viesse pra cá, notadamente pra Brasília? Ia ser uma farra, né miliciano? iam tirar vocês do governo na base da pedrada e da porrada!!! A sorte de vocês é que somos um povo ordeiro…infelizmente.
    Fique calmo…o jegue já tá a caminho!!!

  132. nino

    -

    07/02/2011 às 18:39

    provando do próprio veneno, nunca antes na história deste país aconteceram tantos apagões ou blecautes como queiram !

  133. ilmarnasc

    -

    07/02/2011 às 18:25

    O petralha negou o apagão,disse que foi uma interrupção provisória de energia.Será que os nordestinos acreditam nessa mentira?Sabe Augusto, não consigo entender o que acontece,quando essa turma estão no poder.Aqui no Espirito Santo tivemos um governo do pt que foi uma catástrofe,atrasou pagamentos,funcionários viviam em greves,por fim os funcionários tiveram que pegar emprestado no banco o dinheiro do salário que o governo não podia pagar.Quando Vitór Buaiz saiu do governo deixou os funcionários endividados.Vitór quase perdeu a eleição para o candidato Cabo Camata,se não fosse a ajuda de FHC,ele perderia,o cabo levou a eleição para o segundo turno.Os petralhas exigiram que Vitór fissesse oposição a FHC.Vitór,que não fez oposição ao ex-presidente,foi expulso do partido.Agora temos o João coser na prefeitura.Também não governa bem,existem desvios de dinheiro,as ruas que no governo do PSDB eram limpas,agora estão cheias de lixo,conversando com um garí,ele disse que a prefeitura não estava pagando a empresa que cuida do lixo,e por isso estavam demitindo.As praças que o PSDB cuidavam ficavam lindas floridas,hoje,com o pt isso não ocorre mais.E o aeroporto de Vitória até hoje não terminaram,Lula vivia aqui dizendo que iria entregar o aeroporto aínda no primeiro mandato,ele saiu do governo e não cumpriu a promessa.O tempo passa,nada melhora só piora.Até quando…

  134. gaúcha indignada

    -

    07/02/2011 às 18:17

    Quanta diferença – nos Estados Unidos – o ministro de Minas e Energia é um FÍSICO renomado, aqui na “ilha da fantasia” é o Lobão. Ninguém merece. IncomPeTência TOTAL.

  135. JJ.

    -

    07/02/2011 às 18:17

    Vcs do quanto pior melhor pq. não vão embora p/ o Egipto …

    Onde fica o Egipto? Perto da Iptália? Ao lado da Inglapterra? Deixa de ser cretino ou leva uma rasteira-de-Caruaru no capricho.

  136. jose francisco santoro

    -

    07/02/2011 às 18:05

    Só o tempo vai cobrar a conta dessa corja de mentirosos.Espero não estar aqui para pagar a conta.

  137. Rogerio Mello

    -

    07/02/2011 às 18:04

    Fernando – 07/02/2011 às 15:35

    Curto e grosso!
    Vc é um cara de sorte, sabia Fernando? Pegou o Augusto de bom humor. Caso contrário, teria tomado uma voadora na testa e um forte e cheio de desejos abraço do jegue.
    Seja vc do Comando Vermelho, ou do PCC, só posso esperar que vc vá procurar sua quadrilha, Fernando. Vaza daqui!!!

    A paciência já acabou, grande Rogerio Mello. Estou com a borduna na mão. abração

  138. Neile

    -

    07/02/2011 às 17:59

    Só com acontecimentos desse tipo,infelizmente ,o nordeste vai acordar e começar a avaliar o estrago que ele fez no país.Elegeu e reelegeu o semi deus e a sua afilhada.Este apagão pode ter servido para que os nordestinos comecem a perceber a burrada que cometeram.Eles estavam ,até então, dormindo em berço esplêndido .

  139. Francisco de Sá

    -

    07/02/2011 às 17:53

    Augusto,
    no quarto parágrafo está escrito noemou.
    Abraços

    Grato, amigo. Corrigido. abração

  140. Petista nobre - The asno.

    -

    07/02/2011 às 17:50

    Nisto é que dá colocar pelegos vagabundos e vigaristas sevandijas tipo lobão para responder por alguma coisa. Triste pindorbanana.

  141. vetê

    -

    07/02/2011 às 17:42

    Nesta tarde na TV senado o tema foi discutido entre o senador Aloisio Nunes e a senadora do PT do Paraná Gleisi Hoffmann ( substituta de Ideli Salvati). Ela pelo jeito tá afiadíssima.Com certeza será candidata ao HSV durante seu mandato.

  142. freetibet

    -

    07/02/2011 às 17:35

    No governo da “governanta” teremos o blecaute do apagão e, como no melhor dos mundos, fica constatado toda a competencia competente da inconpetencia estampado na cara passada e engraxada do grauna canastra, dando explicações em dilmês para basbaques da imprensa domesticada.Eita!

  143. Valeska Garcia

    -

    07/02/2011 às 17:16

    Caríssimo Augusto Nunes, mais uma vez quero aqui te dar os parabéns pelo excelente ‘post’ e por falar por tantos brasileiros!
    É tanta corrupção, falta de caráter e incompetência neste governo e no anterior que, por mais espantosa e cruel que seja a realidade que eles nos impõem, não nos causa mais espanto, apenas a constatação de que tudo que se previa está tornando-se realidade! Uma continuação de um governo péssimo, mediocre! Sem falar na cara de pau deles em mentir descaradamente, subestimando a inteligência de toda uma nação! Não há oposição e tampouco imprensa! Só vcs, os novos heróis da nação: Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, enfim, os colunistas da Veja! Obrigada, de coração! Vcs são essenciais e nos representam – os 44% da oposição e os 3% que acham q o governo Lulla foi péssimo -com muita coragem e competência! Continuem assim!

  144. Sebastião Silveira/BH

    -

    07/02/2011 às 17:14

    Não há apagão Enem interrupção temporária de energia. Tudo futrica dazoposição.
    Afinal, de quem a doutora, o Lobão, o Sarney, o Hadad e outros receberam essa nova maldita herança?
    Acho que o saco de sacanagens só não foi usado como gostariam, por absoluta impossibilidade técnica. O que ele eles queriam mesmo era deixar às escuras os 46 milhões de brasileiros não alinhados. Como não foi possível nos separar, sobrou para os nordestinos.
    Coitados, mais uma vez.

  145. Diego

    -

    07/02/2011 às 16:50

    Augusto o Edson Lobão ja pode se candidatar a homem sem visão de fevereiro heim!!!

  146. Gabriel

    -

    07/02/2011 às 16:49

    Prezado Augusto:
    dizem que foi o “conhecimento numérico” de Dilma que a fez “ganhar a confiança” de Lula. Como a presidente disse que nomearia Ministros em função do mérito, pode-se concluir que foi aplicado a Lobão o mesmo critério do Padrinho: foi o conhecimento técnico de Lobão que o fez “ganhar a confiança” de Dilma. Conclusão: Lobão tem conhecimento técnico em Energia tão impressionante como é o conhecimento de Dilma sobre o local de nascimento de Emily Dickinson.
    Abraço fraterno,
    Gabriel Pintaude
    Porto Alegre/RS

  147. Frederico Hochreiter/BH

    -

    07/02/2011 às 16:39

    Augusto:
    Apesar da pouquissima empatia que venho tendo com coisas da politica continuo leitor fiel e diário de sua coluna e de seus colegas Setti e Reinaldo. Meus cumprimentos por dizer o que teriamos vontade de ver nos editoriais dos jornalões, nos noticiários da TV e nas “oposições propositivas” do senador aecio neves. Seu comentário sobre o curioso uso que esse sujeito faz da lingua(interrupção ao invés de apagão),traz a inevitável lembrança da novilingua de George Orwell mas, pensando bem, não difere muito da criatividade e absoluta falta de significado de “oposição propositiva”.

    É um prazer ter você na coluna, caro Frederico. abração

  148. Ana Muniz

    -

    07/02/2011 às 16:28

    AN, foram oito os estados que atravesaram a madrugada às escuras. Pela ordem – Piauí, Ceará, RN, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
    Off post – eitá governinho zicado. Fiquei triste com o incêndio na Cidade do Samba. Quando começa a perícia?

    Grato pelo toque, Ana. Corrigido. abraços

  149. carlos nascimento

    -

    07/02/2011 às 16:27

    RELEIAM UM PEQUENO TRECHO
    “cabelos e sapatos engraxados com igual capricho, voz de apresentador de circo, o canastrão maranhense recitou a fala que lhe coube no ato mais recente da ópera dos farsantes”
    —————————————————Em qualquer Páis que tenha Instituições sérias o detentor da quantidade de adjetivos aqui mencionados, estaria no olho da rua, pela total DESMORALIZAÇÃO e incapacidade de gestão, em um setor vital para o desenvolvimento de uma Nação, mas estamos no Brasil, vivenciando a terrivel ERA DA MEDIOCRIDADE, sujeito à tipos como o ator da ópera de farsantes.
    Bravo, bravo, Mestre Augusto Nunes.
    Abraços
    Carlos Nascimento.

  150. duduvieira

    -

    07/02/2011 às 16:24

    Meu Prezado ANunes;
    Ora pois; talvez não seria o caso a culpa no FHC? Estamos quebrando a cabeça por nada. Esse Lobão é muito competente mereceu o Ministério da Minas Energia por duas vezes, já mostrou que o cara é bom! Esquece aquele outro apagão na sua gestão no Gov. anterior chamado Lula. sds.

  151. Renato SC Vieira

    -

    07/02/2011 às 16:19

    Enquanto issso, a barragem de Tucuruí está gerando tanta energia que o nível do lago está muito abaixo do que normalmente estaria nesta época do ano. E a barragem está liberando um volume menor de agua para a jusante do rio.
    Sinal dos tempos ? Aquecimento global ? Talvez falta de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e agora as barragens existentes tem que se virar para suprir o aumento do consumo de todo verão.
    Pobre Brasil. Tão rico e tão mal gerenciado.

  152. Karen Praetzel

    -

    07/02/2011 às 16:17

    Augusto
    Por falar em velhos e cara enrugada, a cara do Edison Lobão é ver uma uva passa. Poderias por uma foto de um e de outro na seção “Separados ao nascer”
    Abraços
    Kk

  153. Alessandra

    -

    07/02/2011 às 16:00

    Tem sido sempre assim: “Apagão? Não existe apagão neste país”. “Enem? Foi um sucesso!”. A malandragem tá comendo solta. Gosto muito de ler os comentários e ver que você responde a todos. Adoro ver esses cérebros de minhoca esmagados.

  154. Jota

    -

    07/02/2011 às 15:58

    “Não foi apagão, mas apenas interrupção provisória do fornecimento de energia elétrica.”

    É DE DOER… É O CÚMULO DA ZOMBARIA, DO CINISMO E DA CRETINICE, DA FALTA DE VERGONHA NA CARA! É JOGAR NA CARA DO CIDADÃO QUE ELE É UM IDIOTA! É DUVIDAR DA INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS!

  155. Jota

    -

    07/02/2011 às 15:57

    Parabéns Augusto!

    Está difícil ser brasileiro. A todo momento você é tratado como se fosse um idiota sem cérebro.

  156. Justice

    -

    07/02/2011 às 15:56

    A verdade é que o pt conseguiu arregimentar um exército de jagunços de prontidão para qualquer episódio, que dentro de sua mente marginal , poderiam ser explorados para atacar o governo de FHC. Agora no poder, essa cambada deita e rola. Lota aviões para usufruir das benesses do governo bandido, a qual servem. O pt é responsável pela desmoralizaçao e aniquilamento do Pais, e de tudo o que, com muito empenho gerações de verdadeiros cidadãos construiram. Mas dona dilma e caterva já começam a colher o que plantaram.

  157. gaúcha indignada

    -

    07/02/2011 às 15:54

    Os ministros da criatura/muda são todos de uma capacidade técnica (hehehehehe) sem tamanho. Nada funciona. É o caos total. E o cidadão brasileiro, sem saúde, sem educação, sem segurança, sem saneamento básico, sem luz, sem água, sem moradia, a inflação crescendo sem parar, etc… UFA! Pior, 56% do povo brasileiro está cego, surdo e mudo, aplaudindo a gestão do (des)governo petista.

  158. Rodrigo

    -

    07/02/2011 às 15:48

    E o PSDB, onde está? E o tal de Aécio Neves, ainda está fazendo algum conchavo?

  159. Pedro Erik

    -

    07/02/2011 às 15:44

    Caro Augusto,

    Roberto Pompeu de Toledo disse na última Veja que na verdae não existe a Era FHC nem a Era Lula, existe sim a Era Sarney que começou com Castelo Branco e ainda não acabou. Ele tem razão. Devemos muito a FHC, ele colocou o país na modernidade que agora está sendo destruída. Mas tanto FHC como Lula beijaram a mão de Sarney e contribuíram para sua permanência no poder.

    O que temos agora, na suposta Era Lula, é apenas uma forte piora das condições, apesar de que essas condições sempre estiveram presentes na história do Brasil.

    Costumo dizer que o Lula é tudo que a esquerda brasileira tradicional sempre odiou: ditador nas decisões, mancomunado com as oligarquias que existem desde a ditadura, populista que manobra a pobreza e corrupto.

    Acrescente aí a incompetência petista tradicional e uma oposição que assina a Carta de Maceió. Resultado: como faço para adquirir o green card?

    Abraço,
    Pedro Erik

  160. Fernando

    -

    07/02/2011 às 15:35

    Sou jornalista e …

    Não parece.

  161. Reynaldo-BH

    -

    07/02/2011 às 15:33

    Valeu, mestre! De alma lavada! Abraços.

  162. walter /cwb

    -

    07/02/2011 às 15:22

    O atual governo e os 8 anos anteriores, foram a perfeita síntese do aluguel de ministérios para comparsas corruptos. O mini$tério das Mina$ & Energia é um exemplo típico do assalto à coisa pública por um bando bem organizado.
    Ali, a competência só é medida pela quantidade de dinheiro que o larápio no exercícios dos cargos públicos conseguem roubar .O atual proprietário do ministério, ainda o quase finado José $arney, amealha através da bem montada quadrilha o dinheiro dos brasileiros que pagam impostos. Mercenários? Ladrões? Vigaristas? Despudorados? Qualquer adjetivo mencionado veste à perfeição os canalhas que tomaram de assalto o ministério das minas e energia. Dilma só faz assim, para que seu butim não seja tocado. A casa civil é dela e ninguém tasca.

  163. Rogerio Mello

    -

    07/02/2011 às 15:11

    O texto, como sempre; brilhante, oportuno, pertinente e com precisão cirúrgica; mas o encerramento – ” Foi como trocar o Comando Vermelho pelo PCC”- é antológico!!!
    Sempre que leio um texto seu, me bate imensa saudade de minha época de estudante e de diretor do grêmio estudantil do Colégio Pedro II. O mural que usávamos, só teria textos seus, garanto!

  164. Marco

    -

    07/02/2011 às 14:58

    Caro A. Nunes: O amigo não entendeu o q dois querem dizer. É q esse governo vai ser sombreado por essa metade escuridão e ausência de sol. O nordeste tem q prescindir do sol e enfrentar esse combate contra a noite com o clarão da lua e lamparina. Acho q foi isso q eu entendi…
    Abs.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados