Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • No Sem Edição Especial, Carlos Graieb, Sílvio Navarro, Sérgio Praça e Augusto Nunes comentam o domingo em que começou a nascer nas ruas um outro Brasil

    Por: Augusto Nunes

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Rainha deposta

      Augusto,

      Ela não tem cara de quem renuncia.
      Realmente.
      Tem cara de quem é deposta pelos próprios companheiros.

    2. Sidney

      Augusto
      Voces sao IMBATIVEIS !!!!
      Parabens sempre.
      E$$e$ nefastos nao passarao jamais !!!
      Baita abraco e essa EQUIPE !!

    3. não vale inventar!

      MENTIRA!!! Não houve vaia nenhuma ao caminhão de som pedindo intervenção militar. EU ESTAVA LÁ no Rio, bem próximo ao local!
      Só´houveram vaias para Lula, Cunha, Dilma e PT!!!!

    4. Vermelho nem pensar! Lula na cadeia já!!!

      LEIAM o comentário do colega === PAULO AFONSO, 14/03 as *8h51 ====
      MUITO BOM!!!!
      NO DIA 18, manifestação da canalhada:
      – NAO USEM ROUPAS VERMELHAS!!!!!
      – NAO FIQUEM próximos ao local da ‘passeata’ deLLes, para não ser contado pelo Datafolha e PT.

      VIVA MORO e PF!!!!!! FORA LULA e DILMA!!!!! CADEIA JÁ!!!!

    5. Biagione Rangel de Araújo

      Meu caro Augusto, se a oposição fosse o PT, eu não tinha dúvidas de que o impeachment seria realizado em poucos dias, mas considerando essa oposição borra botas que temos, pode ter certeza, iremos nos arrastar nessa agonia por muitos e muitos meses.

      Também, não tenho dúvidas que o Alckmin e o Aécio, em especial, foram hostilizado pelas lambanças que o PSDB tem realizado ao longo desses anos todos de PT. Em 2005 vieram com o discurso de que o Lula deveria sangrar e ai desembocou no horror que assistimos. Há até bem pouco tempo o Alckmin se dizia contra o impeachment e o Aécio, que obteve 51 milhões de votos, que não são seu capital político e sim daqueles que desejavam ver o PT fora do Planalto, nunca assumiu a oposição e sempre se pautou por pronunciamentos de ocasião, mostrando que é um político sem credibilidade, pois volta as costas ao povo brasileiro. O Serra nem se fala, vem com proposta de semi-presidencialismo. O Povo não está pedindo isso.

      No entanto, se o Alckmin tivesse tido a posição do gov. Pedro Taques na reuni~]ao do dia 07/03/2016, inclusive, fora das redes sociais, só sua coluna deu destaque e um ou outro blog político, poderia ter tido outra acolhida, mas preferiu mostrar a covardia, típica dos tucanos. O Beto Richa, ainda teve o disparate de se solidarizar com a presidANTA, dizendo que os ataques a ela era ataques as mulheres brasileiras.

      Por tudo isso, as ruas se mostra indignada com os políticos, com alguma exceção como o sen. Ronaldo Caiado. Tenho certeza que se o gov. Pedro Taques tivesse participado teria sido bem recebido, mas ao que tudo indica, será boicotado pelo PSDB e por conseguinte pela grande imprensa paulista.

      Devido a tudo isso, não tenho dúvidas de que esse doloroso processo, por falta de lideranças, irá se arrastar por muito tempo, se duvidar até o próximo ano, para que o congresso, faça a eleição de um dos seus para sentar na cadeira da presidência da república. Dai, na minha avaliação, vai contribuir para acirrar ainda mais os ânimos dos brasileiros decentes e, estes sentindo-se abandonados vão pedir outra escolha, como uma intervenção militar, que vocês não consideram e até desdenham, mas um povo sem alento, busca solução ao seu modo e esta, poderá não ser a melhor, mas os políticos estão não aprenderam nada como o passado e estão seguindo o mesmo script que desembocou em 64. Quiçá os políticos tenham juízo e sigam as demandas das ruas.

    6. Terceira Via

      Nem é preciso contar cada camisa amarela para dizer que estas foram as mais expressivas manifestações contra o Governo e de apoio às operações da Polícia Federal e à coragem e determinação do juiz Sérgio Moro que lidera a Operação Lava-Jato. Nunca antes na História deste país tantos foram às ruas protestar contra o Governo.

      Somando os mais de um milhão no Rio de Janeiro, outro milhão e meio em São Paulo, as centenas de milhares em Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Vitória, Ribeirão Preto – para citar somente algumas – fica fácil acreditar que não estamos mais num país dividido.

      A despeito das eventuais ações reativas de alguns petistas e de sabermos que eles ainda são uma expressiva parcela da população brasileira, não há mais dúvida que a grande maioria da população brasileira rompeu de fato com essa classe política.

      Não somos mais nós contra eles, ou os petistas contra os coxinhas, os bons contra os maus, ou qualquer tentativa de mostrar um país cortado ao meio. Não somos.

      Existe uma multidão diante de uma minoria encastelada que, pressionada, busca se equilibrar na corda bamba de um poder minado por seus desacertos, por seu deslumbramento e, principalmente, por sua incompetência.

    7. SidneyCWB

      Centenas de milhares? Milhões, meus amigos!!!!

    8. Beta

      Oi Augusto, quem são os políticos honestos no Brasil? A Veja consegue montar um guia para nos ajudar a localizar essas pessoas? Me falaram alguns nomes – Cristóvão Buarque, Marina Silva, Chico Alencar, Fernando Gabeira… mas é todo mundo socialista… Quem são os honestos e liberais?

    9. tutti

      Os políticos foram convidados a comparecer às manifestações. Acho O PSDB um bom partido. Com quadros e principalmente com economistas capazes. Não ficou na encolha, ficamos todos acuados com a ferocidade do PT, inclusive a mídia. Poucos enfrentaram de fato a tomada de poder exercida pelo Lula. A Veja foi corajosa como sempre. E mais uma meia dúzia de jornalistas sem medo de perder o emprego. Pretendo votar em Aécio para presidente. Acho que é um bom recomeço.

    10. Sheia

      Augusto:

      Só uma pergunta: POR QUE A ## FOLHA(SIC)/FALHA ##, insiste em afirmar que na AV. Paulista tinha só(sic) 500 MIL MANIFESTANTES? Se, os organizadores falam em aproximadamente 2.5 MILHÕES e a brigada militar em 1.5 MILHÃO? A Falha é petista?

    11. Carlos Marques

      Augusto, timaço brilhante, de altissimo nivel, que já me acostumei a acompanhar…, a lucidez contundente do Graieb, a informação atentissima e bem humorada do jovem Sílvio Navarro e a surpresa alvissareira, do lúcido, erudito, mas sempre agradavel e boa praça Praça (desculpem!). Tudo isto sob a batuta lucida, agil e generosa do amigo e mestre Augusto. Uma felicidade contar com voces para fechar um dia admiravel e pleno. Obrigado! e abraços a todos!

      Abração, Carlos.

    12. Adamastor

      O Augusto, olha só: “neurônio com topete”: ‘E eu tenho cara de quem vai renunciar, meu querido?’ Imagine só! Desafiar, aos gritos, raivosa, com o rosto crispado, e soltando baba pelos cantos da boca, seis milhões de manifestantes…É muito topete! Vamos ler livros de História, doutora!

    13. Oswaldo

      Haja cegueira e surdez. Ou, o mais provável, cinismo mesmo.Diz o petista: “As manifestações representam um repúdio do povo à corrupção ” (bem genericamente, claro…) Ei, petista! (Não vou dizer o nome…É bem genérico também!) Ei, você ai! É surdo? O povo gritou bem alto: FORA DILMAAA!!

    14. Edvaldo Nunes

      Lembrando que os políticos vaiados e que não foram permitidos discurso pertence a esquerda oportunista, pmdb e PSDB. Bolsonaro e Caiado foram Aplaudidos!

    15. Henrique Oliveira

      Caro Augusto,
      O Sérgio Praça está redondamente enganado quando diz que a a Rede, vai receber no colo o governo do Brasil. Esse tipo de especulação pode ser visto como suspeito.
      A Marina Silva é MAIS DO MESMO. Esteve no PT durante o Mensalão sem nunca se manifestar inconformada com a roubalheira.
      Hoje, ausente, se mostra muito confusa, como sempre, mas sempre OPORTUNISTA.
      Abraços,
      Henrique Oliveira
      Rio de Janeiro

    16. Renato Carvalho

      Sensacional o Sem Edição!

      Tive um sentimento de alívio por ter intuído há muito tempo atrás que tirar a Dilma, prender o Lula e acabar com o PT não ia resolver. Não é só isso que nós queremos. Você foi na mosca, Augusto: nós não queremos nada disso do que está aí, nós não confiamos em ninguém, em nenhum deles, em nenhuma das instituições, em nenhuma boa intenção, mesmo que obrigatória. São homens e mulheres agarrados ao poder que se corrompem no nascedouro. São corrupções de/no caráter consumadas pela própria ambição. Quando o dinheiro chega ele – o caráter – já está amaciado e amortecido o suficiente pra evitar o choque e a culpa. Não se enganem – o que nós queremos é um sistema novo, arejado, que privilegie o ser humano e não o consumidor, que seja justo e responsável, que dê mais valor às relações humanas do que ao lucro, um sistema que estimule o predomínio de uma nova mentalidade onde a cooperação é mais importante do que a competição, que mais não seja, pela constatação de ser uma atitude muito mais inteligente no que diz respeito a ter uma vida agradável e relaxada e também, bingo! mais lucrativa. O que nós queremos é que predomine um nível de consciência onde não se admita que 1% de privilegiados detenha a riqueza de 99% da população como se fosse natural e aceitável. Não é. Nem uma coisa, nem outra. O fato é que queremos um novo sistema. Os que estão e sempre estiveram por aí, fracassaram e fracassaram feio. Destruíram mais do que construíram e, não por acaso, muitas das criações aconteceram apesar do sistema e não por causa dele, muito menos por seu incentivo. Todos eles têm sido exímios em separar as pessoas e os exemplos são fartos tanto na esquerda quanto na direita, cada uma a seu jeito. Nenhuma ditadura nos serve. A dos bancos também não. Respeitamos nossas inteligências o suficiente para sequer admitir que homens que nada produzem tudo lucrem. Não somos idiotas, nem passivos ou omissos. Não estamos presos à estreita e esquizofrênica visão de um sistema sócio-político-econômico que incentiva a competição rasteira e não o talento genuíno, que tem a deslealdade como princípio de sobrevivência ignorando a lealdade como princípio de honra. Não são só os políticos, nem os empresários, nem os banqueiros e nem a mídia. É todo um conjunto de fatores, toda uma visão deturpada que há eras prioriza o lucro e, em consequência, vê o ser humano como meio (de produção e de consumo) e não como fim em si mesmo, que de fato ele é. Confio em você, meu bom Augusto. E fico sinceramente feliz de constatar que vc tem uma cabeça aberta e isenta. “Não tenho bandido de estimação” eu adotei como minha e tem sido a resposta padrão que dou aos petistas enfurecidos que se defendem atacando o psdb, único argumento que têm. Grande abraço

      Obrigado, Renato. Estamos juntos. abração

    17. Pedro Antonio

      Excelentíssimo sr Juiz Sérgio Moro, pode nos ajudar nisto também. Tá tudo tão podre aonde recorrer . CNJ? Cede? E caso de se pensar , porque Lula quer ser julgado no STF? Porque lá tem esquemas , Falcão assinou uma petiçao do filho sem saber , e brincar com nossa inteligência. Que vergonha este judiciário. temos que muda lo senão ninquem e nem nada mudará neste Brasil.O povo ja deu impeacheament em Dilma e Lula.se fosse eleição hoje já teríamos livres deste PTezada toda.Meu Estado MS teriam que ir mais gente aqui a corrupção Está por todos os lados , desde tribunal aos políticos. DNIT de Marcelo Miranda UTI
      Com Bumlai tombaram bilhões às estradas as bRS acabaram, muitas mortes e pontes caindo, Zeca do PT sabia que era bandido e coerupto é assim mesmo
      Colocou Marcelo Miranda no DNIT de MS PARA NOS ROUBAR . BUMLAI MANDAVA E Zeca obedecia assim como Delcido pois Lula mandava grana da Petrobras para Bumlai eleger os bandidos que vinham
      Nos roubar triste realidade, Senhor Juiz Sérgio Moro
      Por favor de um basta nisso colocando resto
      Na cadeia . Cade o Mauricinho Bumlai, Delcidio citou ele, dinheiro para Cervero recente e também era ele
      que recebia o dinheiro do DNIT De MS por 8 anos seguidos , quem
      Não sabe disso? O ex diretor exonerado por Corrupção por Dilma , ainda solto, temos judiciário? Não precisa responder eu mesmo respondo, não.juiz Moro
      Agradecemos Tudo que tem feito pelo seu e pelo nosso País.

    18. Guilherme Coutinho

      Augusto, o texto abaixo reproduz nossos panfletos distribuídos durante os protestos na Pça da Liberdade em Belo Horizonte, daí a caixa alta…

      XÔ SAFADEZA! …
      TE DIGO ADEUS PRA NUNCA MAIS!!!…”NESTEPAÍZ”…

      * EXIGIMOS!

      IMPEACHEMENT
      OU
      CASSAÇÃO PELO TSE DA CHAPA DILMA/TEMER E NOVAS ELEIÇÕES!!!…TIRANDO O BRASIL DESTE CONGELAMENTO ECONÔMICO E…

      MUDANÇAS JÁ!

      1ª) COM REFORMA POLÍTICA PELA SOCIEDADE ORGANIZADA:

      v CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA OS PARTIDOS POLÍTICOS EXISTENTES, OU EM CRIAÇÃO, OU AINDA A SEREM CRIADOS, MAS QUE NÃO ATINGIREM 5% DO ELEITORADO BRASILEIRO;

      v FIM DO COEFICIENTE ELEITORAL;

      v VOTO DISTRITAL;

      v LEI DO PARTIDO FICHA LIMPA;

      v PERMISSÃO PARA FINANCIAMENTO ELEITORAL POR EMPRESAS, SOMENTE, COMO DOAÇÕES PARA O FUNDO PARTIDÁRIO CONTROLADO PELO TSE;

      v PROIBIÇÃO PARA QUE MEMBROS DO PODER LEGISLATIVO OCUPEM CARGOS NO PODER EXECUTIVO EM QUALQUER NÍVEL;

      v REFERENDO POPULAR PARA CONFIRMAÇÃO DE INDICAÇÃO DE MINISTROS DO STF;

      v TEMPO DO MANDATO ELEITORAL, EM TODOS OS NÍVEIS (FEDERAL, ESTADUAL E
      MUNICIPAL) NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO COM DURAÇÃO DE 06 ANOS, EXCEÇÃO AO SENADO QUE SERÁ DE 08(OITO) ANOS, VEDADO A REELEIÇÃO SUBSEQUENTE.

      v PRESIDENCIALISMO COMO FORMA DE GOVERNO;

      v PROIBIR A COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA POR PRAZO INFERIOR A 06 (SEIS) ANOS;

      v CASSAÇÃO DO DIPLOMA DO CARGO LEGISLATIVO AO PARLAMENTAR QUE TENHA TIDO CONDENAÇÃO CONFIRMADA EM SEGUNDA INSTÂNCIA;

      v CASSAÇÃO EM CARÁTER LIMINAR DO REGISTRO DE PARTIDO QUE EMPREGOU RECURSOS E MEIOS ILEGAIS PARA CAMPANHA ELEITORAL;

      v FIM DO FORO PREVILEGIADO;

      2ª) PELA REFORMA DE GOVERNO E ESTADO:

      v FIXAÇÃO DO NÚMERO DE MINISTÉRIOS EM NO MÁXIMO 10(DEZ);

      v SERÃO EXCLUSIVAMENTE FUNÇÕES DE ESTADO… a) segurança pública; b) educação; c) saúde; d) planejamento; c) Banco Central; e) previdência e assistência social e; f) infra estrutura.

      v PRIVATIZAÇÃO DE TODAS AS EMPRESAS ESTATAIS;

      v CRIAÇÃO DE SEGURADORA PRIVADA PARA GARANTIA DO CRONOGRAMA ECONOMICO/FINANCEIRO DOS RECURSOS PÚBLICOS E DA GESTÃO PARA AS OBRAS PÚBLICAS;

      v CRIAÇÃO DO IMPOSTO ÚNICO;

      13/03/2016 – GRANDE MANIFESTAÇÃO CÍVICA – se você não for, eles ficam!!!

    19. Guilherme Coutinho

      Augusto, o texto abaixo é uma reprodução do conteúdo dos panfletos, daí a caixa alta, que o nosso grupo “XÔ SAFADEZA” distribuiu durante os protestos na Pça da Liberdade do dia 13/03/2016, o dia “D” da nossa jovem democracia…

      XÔ SAFADEZA! …
      TE DIGO ADEUS PRA NUNCA MAIS!!!…”NESTEPAÍZ”…

      * EXIGIMOS!

      IMPEACHEMENT
      OU
      CASSAÇÃO PELO TSE DA CHAPA DILMA/TEMER E NOVAS ELEIÇÕES!!!…TIRANDO O BRASIL DESTE CONGELAMENTO ECONÔMICO E…

      MUDANÇAS JÁ!

      1ª) COM REFORMA POLÍTICA PELA SOCIEDADE ORGANIZADA:

      v CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA OS PARTIDOS POLÍTICOS EXISTENTES, OU EM CRIAÇÃO, OU AINDA A SEREM CRIADOS, MAS QUE NÃO ATINGIREM 5% DO ELEITORADO BRASILEIRO;

      v FIM DO COEFICIENTE ELEITORAL;

      v VOTO DISTRITAL;

      v LEI DO PARTIDO FICHA LIMPA;

      v PERMISSÃO PARA FINANCIAMENTO ELEITORAL POR EMPRESAS, SOMENTE, COMO DOAÇÕES PARA O FUNDO PARTIDÁRIO CONTROLADO PELO TSE;

      v PROIBIÇÃO PARA QUE MEMBROS DO PODER LEGISLATIVO OCUPEM CARGOS NO PODER EXECUTIVO EM QUALQUER NÍVEL;

      v REFERENDO POPULAR PARA CONFIRMAÇÃO DE INDICAÇÃO DE MINISTROS DO STF;

      v TEMPO DO MANDATO ELEITORAL, EM TODOS OS NÍVEIS (FEDERAL, ESTADUAL E
      MUNICIPAL) NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO COM DURAÇÃO DE 06 ANOS, EXCEÇÃO AO SENADO QUE SERÁ DE 08(OITO) ANOS, VEDADO A REELEIÇÃO SUBSEQUENTE.

      v PRESIDENCIALISMO COMO FORMA DE GOVERNO;

      v PROIBIR A COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA POR PRAZO INFERIOR A 06 (SEIS) ANOS;

      v CASSAÇÃO DO DIPLOMA DO CARGO LEGISLATIVO AO PARLAMENTAR QUE TENHA TIDO CONDENAÇÃO CONFIRMADA EM SEGUNDA INSTÂNCIA;

      v CASSAÇÃO EM CARÁTER LIMINAR DO REGISTRO DE PARTIDO QUE EMPREGOU RECURSOS E MEIOS ILEGAIS PARA CAMPANHA ELEITORAL;

      v FIM DO FORO PREVILEGIADO;

      2ª) PELA REFORMA DE GOVERNO E ESTADO:

      v FIXAÇÃO DO NÚMERO DE MINISTÉRIOS EM NO MÁXIMO 10(DEZ);

      v SERÃO EXCLUSIVAMENTE FUNÇÕES DE ESTADO… a) segurança pública; b) educação; c) saúde; d) planejamento; c) Banco Central; e) previdência e assistência social e; f) infra estrutura.

      v PRIVATIZAÇÃO DE TODAS AS EMPRESAS ESTATAIS;

      v CRIAÇÃO DE SEGURADORA PRIVADA PARA GARANTIA DO CRONOGRAMA ECONOMICO/FINANCEIRO DOS RECURSOS PÚBLICOS E DA GESTÃO PARA AS OBRAS PÚBLICAS;

      v CRIAÇÃO DO IMPOSTO ÚNICO;

      13/03/2016 – GRANDE MANIFESTAÇÃO CÍVICA – se voce não for, eles ficam!!!

    20. bianca cavani

      É mesmo, precisamos pensar nesta coisa safada da multiplicação dos partidos. Foi muito importante e necessário vocês terem posto essa questão para debate.
      E este é mais um dos pontos entre os muitos que temos pela frente, para consertar o caos deixado por aquela cambada através desses anos todos. Lancemo-nos, pois, a este trabalho com força, paciência, lucidez, maturidade, reflexão, leitura/estudo, e sem perder mais nem sequer um minuto.

    21. Lidiane

      Prezado Augusto
      Mais uma vez parabens pelos seus comentários a respeito de tudo que diz respeito a este momento difícil que nosso pais está passando. Você é uma pessoa lúcida, com comentários inteligentes e sempre fiel aos seus leitores. Você é um dos poucos que corre atrás da verdade e não de holofotes. Muito obrigada

    22. rosemary

      As considerações foram abrangentes. Eis a realidade do país na política e na economia.
      O próximo tópico deve ser uma lista de reformas e as propostas para elas. Especialistas sejam convidados a apresentar seus estudos acompanhados de gráficos, tal qual fizeram os procuradores da Lavajato. Foi a disponibilidade de explicação e a clareza dos seus gráficos que formaram a convicção da população a respeito dos crimes cometidos no Petrolão e correlatos.
      A minha lista básica segue:
      _ Reforma política_ fim do Fundo partidário. Quem parir um partido que o sustente.
      _ Reforma da Educação- fim das Universidades gratuitas. Ampliaçào de Programas de financiamento, bolsas de estudo e semelhantes recursos, no molde de países destacados na Educação.
      _ Reformulação dos critérios dos Planos de Saúde; oferta de planos que alcancem a maioria da população; abordem-se todas as questões pertinentes a condições justas e adequadas para os usuários.
      _ Enxugamento da máquina estatal: diminuição dos Ministérios; fim dos cargos inúteis, dos cartões corporativos, da farra das viagens, das hospedagens de políticos em hotéis( para quê existem as Embaixadas?). Em resumo: político é eleito para trabalhar pelos seus eleitores e não para zanzar.
      _ Reforma da Previdência nos moldes dos países desenvolvidos.
      _ Reforma Tributária definitiva.
      Em que pesem agruras iniciais inerentes às mudanças de hábitos, o país tem consciência de que deseja um sistema que venha a ser mais justo, digno e CONTINUADO para as próximas gerações.
      Não esperemos que a FOME se espalhe; precisamos de ESPECIALISTAS para as soluções.
      Aguardo Marcos Lisboa na próxima reunião.

    23. housekeeping

      se aconteceu o que aconteceu com o Alckmin e o Aecio que ousaram se enfiar no meio dos manifestantes, imagina o que poderia acontecer com alguem do PMDB.

    24. J.B.CRUZ

      3 e 1/2 milhões para a Polícia Militar,6 e 1/2/ para os organizadores e até a data folha veio com os seus ideológicos 450.000 mil???? manifestantes nas ruas..
      Indiferente de números desse ou daquele, digo que 99% dos brasileiros foram ás ruas ontem; física(nos locais das manifestações) e espiritualmente (Á frente dos computadores,televisores)..
      MENÇÃO HONROSA a: SÉRGIO MORO,POLÍCIA FEDERAL,MINISTÉRIO PÚBLICO..
      Obs: Distinções a parte da MÍDIA (VEJA,ÉPOCA e ISTOÉ) que não compactuou com as falcatruas do governo e seus pares, Jornalistas (AUGUSTO NUNES,REINALDO AZEVEDO,ARNALDO JABOR, GUILHERME FIÚZA, OLAVO CARVALHO, que não se submeteram a caprichos e presentes dos espertalhões e saqueadores da NAÇÃO..
      AVE; MORO|||..

    25. Veron

      Já estão ‘jogando’ suas iscazinhas em cima do povo .. Ainda insistem que a manada tá ‘controlada’ e continuam com a lenga-lenga de controle com embustes midiáticos.
      O FATO é um: O ‘têmi’, o ‘cunhazin’, e o lullarápio foram EXECRADOS nas ruas. E a cassação e novas eleições é inevitável.
      O pT morto quer ficar atrás da cortina, ganhando e roubando, a dilmu-presidentoa como ‘rainha’ encostada, o ‘temezin’ de 1o ‘minístri’, e o lulladrão numa mansão palaciana desfrutando do engôdo.
      NÃO VAI SER ASSIM.
      Um recado: Retirem seus cachorros, acabem com seus ‘púlpitos-de-calhordas’.
      Os Céus não borrarão as suas cores para regalar bandidos.
      Simples assim; ACABOU.

    26. PSC

      A maior reforma política a meu ver é acabar com as coligações proporcionais.

    27. Davi

      Pq vcs tem tanto medo do Bolsonaro? Ele está crescendo e é uma oposição honesta e popular.

    28. PSC

      Parlamentarismo é uma vergonha,o governo é escolhido de forma indireta,por tabela,pelo congresso,presidencialismo sempre!!!

    29. Zé Mané

      O PMDB vai conseguir ficar em abstinência por 30 dias?
      O PMDB também precisa ser escorraçado, e já!!

    30. Meia Verdade

      “Finalmente pegamos as armas democráticas”…..fomos as ruas e avenidas do país protestar……..o que vimos é um povo cansado de tanta sujeira e impunidade, e como não poderia ser diferente os “louros” dessa manifestação recaíram sobre o Juiz Sergio Moro, Polícia Federal e Ministério Público………….Bom, quanto a jararaca invocamos para que a prendam no butantã.
      VIVA O BRASIL !!!

    31. Rubão Matos

      A oposição ficou 16 meses escondida, bebendo vinho em NY, tomando sol lá longe e aparece agora na janelinha? Sifu!!

    32. Paulo Afonso

      Slogan melhor: MANIFESTAÇÃO DO PT: MANTENHA DISTÂNCIA OU SERÁ CONTADO.

    33. Lucas

      Em Campo Grande, MS o protesto foi grande até porque aqui é forma de fazer bandido, com um tribunal não muito confiável, este receio é inevitável. o DNIT junto com Bimlai foi um amasso agora se Juiz Sérgio Moro queremos é precisamos saber aonde o Ex diretor Marcelo Miranda e Bunlai enfiaram bilhões de reais mais de 8 anos roubando, aonde foi parar tanto dinheiro do Estado do Mari Grosso do Sul e cadeia neles, e isto que o povo quer é isto que o povo pede. Fora PT , Iremos sima rua se preciso for. Cadeia neles .

    34. piconze

      Irmão Augusto, o povo foi para suas casas de alma lavada, hoje de manhã todos estavam felizes, com cara de dever cumprido. Basta o arremate final para liquidar a maior quadrilha do mundo. Parabéns novamente a você e todos que participaram do dia do povo com todos os brasileiros. beijão Piconzé.

    35. Paulo Afonso

      Não se trata do assunto em foco, mas tenho um lembrete importante referente às manifestações do PT previstas para a próxima sexta-feira, dia 18 de março.

      Como todo mundo já deve ter reparado, o PT realiza suas manifestações em dias de semana e na hora em que todo mundo sai do trabalho. Assim, aproveita a circulação do pessoal para “engrossar” o número de manifestantes.

      Em uma sexta-feira, a movimentação é maior ainda, pois muita gente costuma confraternizar perto dos locais de trabalho.

      Assim, respeitosamente, sugiro que vocês divulguem o slogan: AFASTE-SE DA MANIFESTAÇÃO OU VOCÊ SERÁ CONTADO. Ou coisa melhor, que vocês têm plenas condições de bolar.

      Em seguida, poderão dar as seguintes recomendações:

      1. Evite, tanto quanto possível, circular nas proximidades do local da manifestação;

      2. Se não tiver jeito, afaste-se o mais rápido possível, a pé, ou dirija-se imediatamente aos pontos de ônibus ou estações de metrô;

      3. Não use roupa vermelha.

      Vamos dar o tiro de misericórdia nessa cambada.

    36. Decopi

      Marina e REDE não é terceira via nem alternativa… Marina e REDE é ESQUERDA, uma versão maquiada do PT e dos Petralhas. São os esquerdópatas, que continuam se disfarçando de Capitalismo de Estado.

      Na atual buraco das crises políticas, econômicas e moral, se o atual vazio de representatividade política no Brasil cair na Marina e na REDE… adeus Brasil!

    37. olavo

      Caro Augusto Nunes, gostaria que voce lembrasse o PT, que manifestação pacifica é parte integrante da democracia, o impedimento de mentirosos e ladrões também!

    38. Wake up

      Faltou nos comentários, coisa mais importante foi o fato dos manifestantes estarem conscientes e focados de que a salvação está no MORO e PF, dai rejeição a todos politicorruPTos, estes estão desmascarados, inclusive tal “oposição” PSDB que sempre foi manso e leniente.
      Estamos de olho no andar dos que “representam” STF.

    39. jovem

      Caro Augusto,
      Como grande jornalista que voce é, acredito que esteja atento á questão militar nesses governos petralhas.
      O que ocorre com as Forças Armadas brasileiras é um enigma que só quem tem conhecimento de seus bastidores pode explicar.
      A começar pela escolha dos ministros da Defesa.
      O penúltimo, um líder sindical da extrema confiança de Lula. O atual, um comunista de longa trajetória, ligado umbilicalmente a esses governos, ali está para continuar a fazer o que todos tememos: colocar uma camisa de força nas Forças Armadas.
      Ali está para saber quem é quem e eliminar os que não se rendem ou que não se mostram cordatos.
      Tenho vários amigos militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea.
      Os melhores coronéis das últimas turmas das Academias Militares a serem promovidos a general que não ser renderam foram sumariamente dispensados e colocados na reserva ou inviabilizados para a pormoção. Os melhores generais de duas estrelas que não se ajoelharam também foram degolados. Os de três estrelas que não se mostraram cordeiros não tiveram nenhuma chance.
      O projeto de poder eterno dos atuais detentores do poder passa pelas Forças Armadas.
      Sem elas, o projeto criminoso de poder, como Marco Antonio Villa apropriadamente chama esse governo que aí está, estaria ameaçado.
      Em 64, os comunistas visaram os sargentos. Isso gerou a fúria dos generais, que colocaram a tropa nas ruas.
      Após revisão doutrinária das causas do fracasso do movimento de implantação do comunismo naquela época, seus líderes, Dilma incluída, concluíram que seria fundamental neutralizar ou ter como aliados os generais num lento e bem estudado processo de eliminação de lideranças militares. Afinal, neste primeiro momento, a parte sangrenta e de defesa armada do processo estará a cargo do Exército de Stédile, como bem nos revelou Lula, e não do Exército regular, que entraria numa segunda fase.
      Os militares são a parte do funcionalismo público federal das mais mal pagas.
      Há entre os oficiais aqueles que se vendem por uma promoção, um curso no exterior, perspectiva de um emprego numa empresa que tem contratos com as FA, ou ainda por dinheiro da corrupção.
      No caso das promoções a general ou entre os generais, o trabalho dos comunistas foi somente o de identificar quem seria vulnerável e com potencial para subir a general ou, na mão oposta, aqueles incorruptíveis, que deveriam ser defenestrados, perseguidos e/ou caluniados/difamados/injuriados.
      Assim estão fazendo. Assim será. Ou seria… Não contavam com a Lava Jato.
      Qualquer órgão de imprensa que se digne a estudar o fenômeno nas FA chegará a essa conclusão.
      A coisa é muito mais profunda do que parece.
      O aparelhamento de todas as instituições é parte do grande processo.
      Quem viver verá…Não caiamos na tentação de aceitar generais no comando da nação depois do que se seguirá com o legítimo movimento que faremos hoje nas principais cidades brasileiras.
      Nada fizeram por nós. Ao contrário, deram munição para os petralhas nos mega-ultra-hiper faturados contratos de submarinos e helicópteros franceses (leia-se, Zarkozy).
      Só como uma deixa para vocês, observem como está quietinho o Sen Jorge Viana e o Gov Tião Viana, aqueles do Acre. O primeiro, de tanto lesar a pátria mãe gentil, foi condecorado na França com a Legião de Honra, medalha que só é dada àqueles que muito lhe deram.
      Outro que está quietinho também, mas a quem Lula dedica especial carinho, é Nélson Jobim, que foi um dos responsáveis pelos contratos de compra de material francês.
      Os gastos junto a Sarkozy elevaram-se a mais de R$ 40 bilhões. Ele paga comissão a quem dele compra. O que resta ser investigado é apenas o quantum foi acertado e em que banco da Suiça ou Luxemburgo esse dinheiro está.
      Dá-lhe Sérgio Moro!!!!!!

    40. Estela-Wanda-terrorista Dilma, FORA!!!!!

      Oi Augusto.
      Alguém disse num comentário que Dilma se comporta diante as manifestações ocorridas como uma simples expectadora e não como o alvo principal delas. E é verdade!
      Não sei mais o que poderemos fazer, mas sinto o cheiro de pizza, de novo. Essa ralé golpista e ordinária das esquerdas, a começar pela anta maluca e cínica, fará ouvidos moucos aos clamores das ruas, vocês verão.
      Essa mulher é uma esquizofrênica, uma louca varrida. Além de uma louca fantasiosa e narcisista iludida, que criou para si uma lenda de “heroína, torturada, idônea e honesta” e de tão louca acreditou na própria mentira!
      E o pior é que levou um monte de incautos e idiotas com ela. Igualzinho fez o seu mentor LULADRAO.
      Alguém já perguntou a mãe de Dilma se ela era maluca e perversa assim desde criança? Já fizeram um teste de Q.I. nela? Um exame psiquiátrico profundo? Alguém já verificou se ela não escorregou de cabeça no chão logo depois do parto? Será que ela caiu de cabeça no chão quando criança? Se não aconteceu nada disso, então é mau caratismo, burrice, maluquice e ruindade mesmo.

    41. Carlos Tadeu

      Caro AN.
      Não queremos, nem precisamos, do aval ou análise dos fatos de Dilmandioca Terrorista; QUEREMOS QUE ELA SUMA!!!
      Ô Dilma, CALA A BOCA!!!! Pegue sua viola, enfie num saco (ou num ‘sapo’) e desocupe essa cadeira que não lhe pertence mais!!!!! Mas, deixe a mobília e as obras de arte hein!!!!
      O povo quer que Dilma “se” renuncia e suma de suas vidas para sempre!!! De preferência – e se Deus e a justiça quiser, muito em breve! – para dentro de uma CADEIA!! ELLA, ELLES e ELLES..TODOS juntos – na CADEIA!!
      SERGIO MORO é o brasileiro mais honesto, corajoso, valoroso, honrado desse país!!! Viva MORO!!!!!!

    42. Sean Jaegar

      Hoje foi um grande dia. Sou do Rio de Janeiro e temi que a manifestação em Copacabana não fosse ser lá estas coisas. Ledo engano. Foi fantástica. Tivemos até carreata de dezenas de motoqueiros que se assemelharam a passagem da bateria de uma escola de samba. Levantou defunto. Tivemos famílias inteiras representadas pelos pais, mães, avós, avôs e, principalmente, seus filhos, quaisquer que fossem suas idades. Nas cinco horas em que estive lá eu não presenciei sequer uma garrafa de cerveja sendo jogada no asfalto. Foi um ato ordeiro, pacífico e cívico.

      Dito isto, quero mudanças. Não quero que as mudanças sejam daquelas em que se trocam seis por meia dúzia. Se Dilma cair, que leve o Lula, o Temer, o Cunha, o Renan e outros juntos. Sim, mencionei o Temer. Ele representa perfeitamente a troca do nada por mais nada. Seria melhor do que a atual presidente? Qualquer coisa é melhor, porém ele representa o status quo. Muda a figura, mas os métodos desta politicagem irresponsável, para dizer o mínimo, continuarão do jeito que sempre foram.

      Para finalizar, PARABÉNS ao povo brasileiro.

    43. J. Magalhães

      Grande Augusto, veja link do vídeo com a manifestação do PT no dia histórico para o Brasil. O patético petralha, deputado José Guimarães (PT-CE), pagou mico hoje. Melhor, pagou gorila. Ele bem que tentou dar seu apoio ao governo, mas aquilo foi um fiasco. Não passou de um espirro alérgico. Com isto, o PT acabou recebendo mais um tirinho de escopeta no pé. Por ricochete, acertou em cheio o rabo ferido da jararaca.
      .
      Hoje em dia é assim, cada vez que um petralha abre a boca ou faz alguma filmagem com Lula atrás, vai dar “M”. Seria bom a víbora ir se acostumando a levar no rabo antes de levar na cabeça. Aliás, sexta-feira, Dilma fez uma declaração pertinente. Ela disse que o Lula é do sexo masculino, e que nesse caso, temos que chama-lo de jararaco ou víboro. Faz sentido!
      .
      Observe no vídeo que Guimarães está cercado de uns gatos pingados de enganados. Ele chegou a ser aplaudido calorosamente por dois deles. Minha mulher contou quatro. Até agora não consigo encontrar os outros dois, por mais que ela tente me mostrar. Vou continuar procurando. Juro!
      .
      Empolgado, o nobre deputado diz que no próximo dia 18, a organização criminosa do PT vai colocar o dobro de manifestantes nas ruas. Ando desconfiado que o cabra andou fumando alguma coisa estranha antes de subir no palanque. Detalhe: O “homem do povo” usa uma camisa importada de grife, da Ferrari. Mas o que importa é que é vermelha.
      .
      O final do vídeo guarda a melhor parte: https://www.facebook.com/452527214931578/videos/479256988925267/

    44. Vagner Rodrigues

      Gostei muito da discussão. As análises do Augusto Nunes sempre são muito boas. Fiquei aqui só curtindo e aprendendo com os mestres. Parabéns Veja.com.

    45. azevedoal

      Na atual conjuntura qualquer mane que sentar naquela cadeira que não seja do pt é melhor pro Brasil.
      E até na próxima e eleição junto com a justiça e a policia federal dando seguimento nas apurações do políticos conseguiremos colocar um novo presidente cujo currículo seja menos tenebroso para o pais

    46. Discordo !

      Augusto Nunes,
      Por favor, leia com carinho, uma grande verdade!
      O número de pessoas que vaiaram, aquele caminhão, parado na paulista, com pedido de intervenção militar, foi tão grande, que eles viraram um caso de psiquiatria! Vejamos:
      Imagine o que deve ser olhar para seus netos e saber que são comandados pelos comunistas perseguidos durante os anos 60? Deve provocar uma crise mental sem limites, que revertida política! Como isso foi possível? Pior ainda, saber que a corrupção que assola o país hoje é fruto de uma reserva de mercado criada pelos militares para as empreiteiras, que se instalaram no estado e agora financiam o pt! O ministro da comunicação social deveria ter mais respeito pelos avós, dos atuais financiadores das campanhas do pt! #HIPÓCRITA!
      A história tem o poder de desvendar os mistérios dos comportamentos sociais dos agentes políticos!
      Como pessoa de credibilidade, sua pessoa deve saber que nada pode mudar a história, nem o pt!
      Somos seus fãs e discordaremos sempre que julgarmos necessário!
      Um grande abraço!

    47. azevedoal

      Quanto ao Sergio Moro, ele não é herói não, mas um cidadão comum empossado de um cargo de poder e por acaso é honesto e honrado e trabalhador, como tantos outros que existem pelo pais afora e como está lavando nossa alma neste momento de penúria moral de nossos representantes políticos ele está realmente sendo elevado a um outro patamar. Ele realmente merece nosso apoio e admiração pelo seu excelente trabalho e que seu exemplo inspire muitos outros que tem capacidade de melhorar o nosso pais.

    48. Levi

      Pedro Taques presidente!

    49. azevedoal

      Uma coisa que o Sergio Praça falou, e que não é dita e explicada ao publico em geral e deve ser martelada diuturnamente para ficar claro ao povo.
      Um delator não é apenas um dedo duro frouxo não, ele é um criminoso que se autoincrimina se expondo para depois expor os outros parceiros de crime e se estiver mentindo a pena é majorada e não minorada.

    50. olga

      Pisamos na cabeça da jararaca! Parabéns Veja!