Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Lula criou o Meu Amigo, Meu Abrigo

Por: Augusto Nunes

 

Antes de morarem de graça no Palácio da Alvorada, Lula e Marisa Letícia moraram de graça num apartamento do amigo Roberto Teixeira.

Desde 2011 o casal ocupou 111 vezes, de graça, o sítio em Atibaia que tem como dono oficial Fernando Bittar, amigo e sócio de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.

Amigos empreiteiros doaram ao obediente palestrante o triplex no Guarujá, também reformado de graça pelos parceiros do Petrolão.

O filho Lulinha morou alguns anos num apartamento nos Jardins sem pagar o aluguel avaliado em 12 mil reais. Hoje mora num apartamento em Moema sem pagar o aluguel avaliado em 35 mil reais. Os dois imóveis pertencem ao amigo e sócio Jonas Suassuna.

O caçula Luís Cláudio mora de graça num apartamento nos Jardins cujo dono é o onipresente Roberto Teixeira.

Que Bolsa família, que nada. O mais bem sucedido programa social da era Lula foi feito para garantir a vida mansa de uma só família ─ a dele. É o Meu Amigo, Meu Abrigo.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

122 comentários
  1. AnDERSON CAIO

    Alo Augusto, voce sabe dizer as coisas com clareza e propriedade. Vou fazer um pedido.
    descreva com a precisão necessária as voltas do pescoço da Segunda dama.

  2. Mauricio de Oliveira

    Este Roberto Teixeira, estaria por acaso sendo investigado,bem como o Suassuna, e Bittar, por EMPRESTAREM tantos imoveis a FAMIGLIA LULA DA SILVA?????????
    E espantoso como esta FAMIGLIA nao tem propriedade nenhuma em seu nome, e tenham que viver as custas destes “AMIGOES”
    O QUE HA POR TRAS DE TANTA “AMIZADE”?????????
    O povo gostaria de entender tanta “AMIZADE”

  3. renova

    Definição de lula em única palavra: V A G A B U N D O

  4. Tarso

    Esse projeto de poder foi muito bem engendrado há décadas; contou e conta com o respaldo criminoso e interesseiro de grandes patifes travestidos de empresários, banqueiros, empreiteiros, os mesmos de sempre. Políticos notoriamente sabidos, envolvidos em tramoias – sem saberem sobreviver de outra forma -, mergulhados na lama da corrupção, exercem ações e influências fundamentais. E para dar sustentação e ares de legalidade a toda essa calhordice, parte das instituições, corrobora com o cenário dantesco, intimidando, ameaçando e desvirtuando, implícita e sordidamente, suas ações em prol da criminalidade.
    Toda a trama, angariou fundos bilionários, hoje guardados a sete chaves, – o tal Youssef, bem o sabe, com o intento de se perpetuarem no poder, tendo como um dos instrumentos, esperteza da jogada política, impossibilitando os partidos de receberem doações de empresas, em nome da” moralização da política”, hipócritas !” Ninguém percebeu a jogada” !
    Só quero saber como essa bandalheira vai terminar.
    Pouco importa a forma, ou, os meios; o essencial, é ver todos os envolvidos presos, e alijados para sempre do poder.

  5. Ridendo castigat mores

    O Lula disse a mesma coisa que o trapalhão/ladrão João Santana:Essas offshore tem o péssimo costume de ficar depositando dinheiro na conta dos outros,sem que ninguém tenha pedido.
    Como as quantias são verdadeiros pixulecos,as pessoas nem percebem a entrada do dinheiro em suas contas.
    João Santana recebeu apenas 8 milhões por aconselhamentos errados e Lula em suas palestras que ninguém ouviu,recebeu 27 milhões.
    Para dois zé manés até que ganharam muito!
    Até quando vamos suportar essas mentiras?

  6. Edival Medeiros

    Nunca ninguém parou para pensar que o Compadre nada mais que o operador das prováveis offshore da família Silva?

  7. marta gonçalves queiroga

    Também quero: morar bem e de graça. Mas tem de ser com honestidade e dignidade. Coitadinho do Lula… Se não ficar preso entre as grades de uma penitenciária, ainda assim já está cumprindo uma merecida pena, não apenas ele, mas também toda a corja de bandidos: não podem mais frequentar sequer um restaurante, um shopping ou uma praça pública; PORQUE SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM PARA APONTAR O DEDO !!! COITADINHO DO LULA & FAMÍLIA & CORJA!!!

  8. BERNARDO

    Não entendo mais nada!!! Tá tudo podre nesse país!

  9. CARLOS AUGUSTO

    Está tão difícil a vido do capeta de 9 dedos que seria melhor ele entrar no programa minha casa minha vida.
    Assim ele não se rebaixaria pedindo aos amigos que lhe emprestassem lugares para morar.

  10. Ortiz

    E precisa ??? O que é preciso sim, é CADEIA.

  11. alfredo C.Neto

    Sensacional. Só para registro, as interferencias do Lula no tempo de sindicalista, tb eram assim, quem lhe atrapalhasse os passos ia até o RH das empresas e exigia que quem o intimidou, teria de ser demitido.

  12. Oliva

    Ter tantos amigos assim,bondosos, e uma dádiva divina ne nao? Certamente, fizeram por onde merecer tantos agrados!
    povo sem escrúpulos! mas a mamata ta perto do fim! fora PT, fora Dilma!
    dia 13 março ta chegando! Avante brasileiros de brio!

  13. Jeronimo

    Parabéns Augusto Nunes, pelo seu profissionalismo. Mas na verdade,pelas investigações tornadas públicas, PT ou PSDB, é a mesma coisa.Repasse a Aécio e a S. Guerra, Liberação de $ a Salvatore, cadeia de Estações FM de Aécio, Furnas, etc.etc.

  14. Miguel Leal

    Chegou a hora de investigar Janot.

  15. Alternância no Poder

    Sem contar que tinha ou tem de graça também uma secretariazinha.

  16. Ruy H G de Mesquita

    É evidente que quem empresta ou dá alguma coisa ao Lula recebe muito mais. No caso do R. Teixeira verifique sua atuação nas prefeituras governadas pelo PT.

  17. José Eduardo

    Lula, quem diria, recebe tantos favores, que parece viver uma vida de parasita, sempre sugando alguém. Alguém acredita.

  18. Wilen

    Depois de contar 111 vezes a presença do casal Lula, gostaria que o gênio da matemática que descobriu isso contasse o número de vezes que os “proprietários” desfrutaram o sítio. Aposto em uma conta fácil, com números pequenos.

  19. Antonio M

    E Lula que usa os amigos ou amigos que usam Lula?Alguem responde,que sao todos do mesmo saco sabemos sao mesmos sacanas,pior deles e a justiça.Quem deve nao teme seu Lula que absurdo.Bumlai se prenderem o filho dele Mauricio ele conta tudo,era ele que destribuia o dinheiro da petrobras por Campo Grande para Delcidio,Zeca do PT e Vander,para campanha deles dos tres e todos eleitos pelo PT e claro.E tem tamben a filha de Bumlai postiça a vereadora antes helena .E foi Bumlai que pediu a Zeca o DNIT de MS ,mereceu trabalhou direitinho com o dinheironda petrobras 40 milhoes mandados para Campo grande para os companheiros do PT eganhou o DNIT Zeca deu a Bumlai, E COLOCOU la o maior corrupto de MS e ficou la 8 anos roubando.Presidente Dilma exonero por Corrupçao,mais a ju$tiça nada fez,como de costume.ta feio,ta ridiculo.Ficou ainda pior a situaçao de Lula perante ao povo com esta fuga e nao indo depor ,se acha a ultima bolacha do pacote e comprando tjdo e todos com nosso dinheiro,cadeia nele.To cansado de ver a omissao por parte da ju$tiça.Para mim o STF esta detonada acabado,perdido no meio desta corrupçao.Acabado.quanto sera que estes arruaceiros em frente ao Lula ia depor ganharam para ficarem la,deve ser 150 reai$$$ PT ainda comprando todos.Delcidio ainda no Senado kkkk,vi uma placado PT de Campo Grande la em SP foi Zeca que mandou,medo de perder os $$$$ e seu sobrinho Vander.Eles que mamam nas tetas do governo por anos,trabalhar que e bom nada,politicos deveriam ter seu trabalho nao viver de politica esta tudo errado neste Brasil,por isto que roubam tanto.Politica virou meio de trabalho.kkkkk ridiculos e por istomtanta gente ruim virou forma de corrutpos este Brasil principalmente MS.Todos com medo da fonte $eca.Ate Janot e STF nunca se ganhou tanto,cade o Barroso depois que descobriram seus dolare$ la fora tomou cha de sumiço,que veegonha.Prende ele juiz Moro roubou prende que seja da suprema corte rouba e ladrao.Marisa ira confessar oque todos ja sabem e Lula mentir coml e de costume kkkk deixa eles irem MP para gente rir um pouco.Esta tudo nojento,e fazem tudo errado para salvar o Brahma,se ele nao e o dono do sitio esta com medo do que?Mais nao e ?Em MSa justiça e podre e de la sai tantos corruptos ,ja estive por la tres anos me assustei com a ju$tiça e com os politicos e uma vergonha e Lula mandou la atraves de Bumlai dai a coisaso piorou.Este PT tem que ser extinto nao da mais.

  20. Archibaldo

    Lembram-se de quando Lula se dizia um operário? Lembram-se daquele filme horroroso chamado “Lula, o filho do Brasil”? Lembram-se de Lula satanizando as elites na base do “nós” versus “eles”? Lembram-se de Lula, que só se trata no Sírio-Libanês, fazendo apologia do SUS? Lembram-se de tantos outros fatos que têm a ver com o grande impostor que é Lula?
    Pois é, o operário tanto fez, tanto aprontou, que virou magnata, dono de muita riqueza e, dizem, de várias propriedades de luxo e incontáveis cabeças de gado no Pará. E nem adianta Nilo Batista, aquele citado por Denise Frossard, falar em puxadinho. Ou o top top Marco Aurélio Garcia afirmar que seu apartamento é muito melhor do que o do chefe, ou todos os defensores de Lula soltarem frases sem nenhum efeito.
    A questão é que, multimilionária ou não, a Famiglia Lula vive de favor. Sendo assim, urge que o Ministério Público investigue as contas dos amigos de Lula, de todos aqueles que favorecem o operário-magnata com mil e uma benesses!!!

  21. Wilson Mendonça de Almeida

    Eu já vi muita gente morar de favor, mas a família Lula da Silva é um caso raro na literatura dos desamparados. Como na história do Brasil tudo acaba em romance, possa ser que isto daria uma boa peça teatral. Quem se habilita a escrever esta história?

  22. Salim

    Lula se acha o poderosos o mais esperto de todos tudo no nome dos amigos que tambem para mim nada valem aceitarem passar seu Pais para tras nao merecem nosso respeito.Tambem o maior culpado de tudo qhe nos esta axontecendo e a justiça que nao tem moral entao coloca moral nestes politicos todos querendo dinheiro facil,enriquecer as custas dos outroa.E um governk que so amola e multa tempo todo quem trabalha,vao trabalhar tambem,vi hoje conselho de etica na camara morri de rir,conselho de etica que etica,todos la atoa,porque ser politico virou profissao ninquem trabalha por isto esta roubaçao vivem de politica,que vergonha do meu Brasil.Depois que Tofolli passou a ser ministro antes advogado de Dirceu tudo se perdeu,acabou o STF, e depois o Lewandoski encontrando as escondidas com Presidente Dilma em outro pais ,e negocios com companheiro Bumlai kkkk e demais e Barbosa com dinheiro no exterior sem declarar pode se ver que nao se fazem miniatros do STF como antigamente.Brigam Falcao para tirar Odebrescht Marcelo da cadeia,quem da mais!Mais tem razao se odebrescht ta na cadeia e porque Lula permitiu e aceitou os acordos com eles,entao tem que prender primeiro o chefe que roubou com ele.Pode se ver que brigam por $$$$ nao por justiça.Lula e amigos bandidos so.Bumlai fez camapnha em MS com dinheiro da Petrobras pkr aqui nao e segredo para ninquem ,pior 40 milhoes de reais e Zeca do PT ainda lhe deu o DNIT de mS para ele tocar e roubar junto com diretor pior a justiça e cala e ainda ajuda no roubo omissa tltal se ate a presidente Dilma EXONERO POR CORRUPÇAO E O STF E TRIBUNAL D EMS NADA FAZ TAO JUNTO OU NAO. To certo ou estou errado.Alguem responde minha pergunta?E se Bumlai tinha este poder foi porque Lula presidente da republica deu,tinha sala no palacio,ao lado da de Lula.e cade o Lula na cadeia?Delcidio ate hoje na cadeia Senador nos custando ao mes 350 mil reais nao vale nem 5 reais.que isto? Que vergonha STF.E o fim.tem que mudar e o sistema.tem e que aparecer um doido e consertar isto por todos para fora que vergonha.Em Mato Grosso do Sul e uma vergonha o Tribunal de justiça e advogados da OABja brigaram com advogadomPaulo Tadeu que manda dentro do tribunal dw MS ,tudo podre,sentenças absurdas que dizem sair um escandalo grande vem por ai deste tribunal.E ninqjem faz nada.Mais coitados do CNJ ele ate tenta fazer mais vem o Tofolli e desfaz ,aqui recentemente um juiz foi afastado precatorias rolo e tofolli voltou ao cargo,absurdo total.e tem amis a PF prendeu 5 da Operaçao lama asfaltica e o desembagador Claudionor Duarte ja investigadopelo CNJ soltou todos num pleno sabado.kkkkk e demais.aqui em MS e forno de fazer bandidos e presos ,politicos aqui Senador Preso,Vander esta na mira de ser cassado,e um tal de tira prefeito e volta para cargo o TJMS para ganhar dos dois lados.A justiça briga pelo pedaço do osso mais valioso.O bumlai e daqui de MS e dizem que mamou no DNIT por mais de 8 anos e pos dinheiro do DNIT nas campanhas assim como dinheiro da Petrobras ,Dilma exonero o Ex diretor do DNIT Marcelo Soares ,e nada aconteceu exonerompor corrupçao ,sera que a justiça esta dormindo,cega ou aliada.Jogando no time dele?E agora juiz Moro o que fazemos nossas BRS estao no chao e o dinehiro roubado,e ninquem faz nada,Aqui em MS ladrao e que tem vez e nada acontece a ele nem dinheiro devolvido nem prisao.Para que OAB,tribunais e STF se nada fazem melhor se nao tivessemos.Pelo menos nao tinhamos tantos exemplos ruins para populaçao.ta vergonhoso.podre.Prende este Lula logo,leva uns drinques para ele na cadeia kkkkkkpodres

  23. Renato

    Bolivarianismo é isso. Infesta os pobres com esmolas, enquanto vive uma vida de nababo. Foi assim com Fidel, Chaves, Maduro, Evo, Lula e Dilma.

  24. Alberto

    Cadê a oposição? A-ócio cadê você? Honre os 50 milhões de votos…fale algo sobre o uso de larvicida x microcefalia.

  25. José Monteiro Silva.

    Prezados Leitores! Se não for por aqui, será por lá! Podem esperar!
    Leiam e e a avaliação é de vocês: https://www.facebook.com/eduardocamposinvestigacao/videos/1708853902689730/
    Tenham todos uma excelente noite! Menos é claro, para ele!

  26. Lula

    Mais nao e novidade que Lula vivi as cusats do partido dos outrls dos empresarios a anos,agora seus filhos tambem.Povo ainda o elegem como presidente,pode?Nunca governou nada, nem nunca tinha gerenciado nada assim coml Dilma que eteve ima loja de 1,99 e quebrou agora pega um pais deste tamanho,quebra mesmo.falidos. Sitio o Guaruja apartamento que Marisa Leticia a mulher um de Lula decorou,e segurava o elevador,ja esta mais que provado e de Lula sim.E dai?vao prende lo e so isto que noa estamos interessados e queremos.Lula e Dilma destribuiram nosso dinheiro .Para Cuba,Venezuela,Angola e etc…como dizia meu Avo Dinheiro nao aguenta dssaforo,mais eles nao sabem disso,nunca tiveram e nunca tocaram nada,digo nao sao empreendedores ,nunca foram.So um Pais atrasado como Brasil ter um lider como Lula ,e brincadeira.A inflaçao esta galopante e tudo quebrado,falido,lojas e fabricas fechandoe quebradas.Lula tem e inveja de FHC pois ele sabe que FHC e inteligente e capaz e ele incapaz,mentiroso e se faz de capaz,vejam a situaçao que o Brasil se encontra.Agora terao que fazer um trabalha bem feito sobre este Brasi, para que os brasileiros acreditem nele.Pois esta tudo desacreditado,os politicos o judiciario tudo.Lula para de negar estas coisas assume logo que doi menos.E igual Delcidio dizer que era santo ,bom moço devia assumir que roubavva junto com eles com os companheiros com o PT,nos correios,no DNIT de MS e na Petrobras ,conte a eles que elegeu com dinheiro da Petrobras os 40 milhoes que Bumlai levou a Campo grande Lula deu a ele para fazee campanha no Mato Grosso do Sul.E O DNIT ficoh nas maos de Bumlai por mais de 8 anos e Delcidio saboreou,e ex diretor ainda solto,roubou junto.Ja li varios comentarios sobre este Diretor me contaram que em CGrande tem um complo para prende lo pois ele roubou em todos os casos e muito povo cansou e quer este senhor na cadeia,e errado,nao errado e esta omissao da justiça,que nada faz e ainda acha no direito de criticar quem quer punir quer bem do nosso Brasil,quer colcoar ordem nesta bagunça,neste caos que nos encontramos.Nao da mais estes Lula e companheiros ainda acharem que nada fizeram que sao santos que nao roubaram ai ja e demais,nao somos otarios por favor,sea justiça quer ser problema deles serao dssacreditados e perderao suas funçoes se e que naomperderam,Cade Delcidio?ainda Senador?por favor,ridiculos.BNDS e outra que tem que ter CPI ser aberto e FRIBOI GENTE E Lula e filho de Lula ,nao da mais .OI !!!!

  27. Macaco Adão

    Manchete do Piauí Herald: “Empresários Legais liberam Moradias para Militantes Pobres do PT: Lula e Nosso Amigo, More com Ele e More Comigo!”

  28. paulobrito

    ESPN não vai?

  29. Amigo

    A amizade é uma coisa maravilhosa!!

  30. O Inconveniente

    Falemos um pouquinho da Operação Zelotes, aquela que envolve um dos lulinhas ate a raiz dos cabelos, pois recebeu misteriosamente 2,5 milhões de reais de lobista preso.
    “Os empresários Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo C.A.O.A., que representa a “montadora” sul-coreana Hyundai no Brasil, e Eduardo Souza Ramos, da Mitzubishi Motors Company Automotores, que fabrica os veículos Mitsubishi no Brasil, estão entre os 19 indiciados pela Polícia Federal nesta quinta-feira 25 no inquérito que investiga a “compra” de medidas provisórias para favorecer o setor automotivo, apurado pela Operação Zelotes. Os seus nomes, porém, nao receberam praticamente nenhum destaque na grande mídia, uma vez que são grandes anunciantes dos principais veículos de comunicaçãogrande do país. “

  31. grito

    Lula o engraçadinho.

  32. paulobrito

    Não se vê celulares ou câmeras entre os convivas. Quando Bumlai passa por traz de Lula a filmagem acaba.

  33. paulobrito

    Tem um vídeo no Youtube (Presidente Lula assiste jogo do Brasil com a família – ESPN.com) com Lula e sua galera assistindo um jogo do Brasil na copa de 2010, não fica claro qual jogo, nota-se que nesta galera encontra-se o não tão amigo Carlos Bumlai entre os convivas.

  34. Cora Kellen

    Nós aqui em Portugal também temos um ex primeiro ministro, José Sócrates, presidiário 44 que tem um amigo que lhe “empresta” milhões de euros por pura amizade. E há gente muito invejosa que não acredita. Inclusive a justiça.

    De Portugal, um abraço

  35. Charles A.

    No comentário de 13/2/2016 citei o general argentino errado. Foi Gualtieri e não Videla o general-ditador argentino que invadiu as Falklands para tentar salvar sua ditadura agonizante. No caso brasileiro acertei: foi a generalA Roussefa quem enviou o exército para combater o Aedes Aegypti e seus canhões,tentando salvar sua ditadura agonizante.

  36. J. Magalhães

    SÍTIO EM ATIBAIA: DEFESA DEVE USAR TESE DE USUCAPIÃO
    .
    Caríssimo Augusto,
    .
    Antes de entrar no mérito, gostaria de sugerir que você faça sua mala e se mande para Hollywood. Você sintetiza com muita propriedade, assuntos complexos, usando um volume mínimo de palavras. A mesma técnica é perseguida por roteiristas de filmes. O desafio deles é descrever cada uma das cenas de forma clara e atraente. De preferência em quatro linhas. O controle relativamente rígido é necessário para manter o roteiro dentro de 120. A fonte adotada pela indústria cinematográfica é a Courier, corpo 12. Cada página, incluindo descrição e diálogos, representa em média 1 minuto de filmagem. Raramente se produz filmes com mais de duas horas (120 páginas). Quanto mais tempo, mais gastos com a produção, e consequentemente, maiores serão os ricos dos investidores. Você tem futuro nas terras do Tio Sam.
    .
    Entrando no mérito que envolve o Sítio Santa Bárbara, aquele de Atibaia. Tenho perdido o sono quando penso na perseguição injusta e atabalhoada que Lula e dona Marisa vem sofrendo por parte da PF, MP e mídia. Quando menciono mídia, você está incluído nesse balaio.
    .
    Acredito que toda essa perseguição é fruto de inveja. Como o povo não tem em seu código genético a genialidade, espírito empreendedor inigualável, sorte em abundância, poder, riqueza, amigos milionários, honestidade e santidade, atributos naturais que perseguem a família Lula da Silva, resta à essa massa recalcada espargir inveja.
    .
    Não estaria exagerando se afirmasse que Lula e sua prole são seres especiais, quase angelicais. Me atrevo a dizer que o Criador tem grande amor por essa família. Mais que por qualquer outra. Tenho a nítida impressão que o amor de Deus chegou ali e parou. Nunca acreditei que Deus tenha nascido no Brasil. Esse papo que Deus é brasileiro nunca me convenceu. Alguém consegue imaginar Deus torcendo pelo Corinthians, Flamengo e pela Seleção Brasileira? Não bate.
    .
    Mas nada me tira da cabeça que Deus se encantou com Lula e seus filhotes. Com dona Marisa também. Isto explicaria todas os bárbaros milagres recebidos pela família. Para quem não sabe, é daí que surgiria o nome do sítio: Santa Bárbara. Tenho certeza que Lula e dona Marisa vão se livrar facilmente das acusações infames contra eles. Veja o que a lei diz sobre a usucapião. Lei da qual eles se enquadram.
    .
    Wikipédia – “Na legislação brasileira, a usucapião está prevista principalmente no Código Civil Brasileiro e na Constituição da República Federativa do Brasil. Os pré-requisitos básicos para a aquisição do direito são:
    .
    A usucapião (do latim usucapio: “adquirir pelo uso”; palavra do gênero feminino) é o direito de domínio que um indivíduo adquire sobre um bem móvel ou imóvel em função de haver utilizado tal bem por determinado lapso temporal, contínua e incontestadamente, como se fosse o real proprietário desse bem.
    .
    O possuidor houver realizado, no imóvel, investimentos de interesse econômico e social; ou o possuidor houver estabelecido, no imóvel, a sua moradia habitual.”.
    .
    Percebeu, Augusto? Observe que Lula e dona Marisa se enquadram em todos os quesitos exigidos por lei, e estão dessa forma amparados pelo Código Civil Brasileiro e pela Constituição.
    .
    Para que isto fique bem claro é preciso voltar um pouquinho no tempo. Vamos relembrar como tudo começou. Pois bem, em uma bela tarde ensolarada, Lula e dona Marisa passeavam alegremente pela região florestal de Atibaia. Em um daqueles momentos de sorte que ocorrem apenas com cidadãos de bem, o casal encontra um sítio abandonado. Isso mesmo, abandonado!
    .
    Aconteceu bem assim: Dona Marisa estava ao volante, percorrendo uma estradinha rural. Lula contemplava a natureza ouvindo o cantarolar dos pássaros nativos. Havia araras, tucanos e sabiás por todos os lados. Foi aí que Lula se depara com uma pequena placa à beira da estrada. Seus olhos se arregalam. “Pare, Marisa”, grita Lula.
    .
    Dona Marisa freia bruscamente. Eles descem do veículo. Lula mal podia acreditar no que via. Tinha um mico-leão-dourado sobre a placa. O animalzinho parecia domesticado. Apontava sistematicamente para o aviso escrito na placa: “Sítio abandonado”. Lula leva um tempo soletrando, mas acaba entendendo a mensagem. Em seguida ele lê para dona Marisa. Empolgado, Lula tenta fazer cafuné no mico. Pra quê! Por pouco Lula não perde o outro dedinho.

    Irritado, Lula pega uma pedra e mete na testa do ruivinho. O coitado cai falecido. Não sei se é verdade, mas alguém me disse que aquele era o último mico-leão-dourado do Brasil. Lula se recupera do susto – “Não disse, que estava com pressentimento que hoje eu ia encontrar um sitiozinho abandonado”. Impressionada com a sorte do marido, Dona Mariza meneia a cabeça concordando.
    .
    “Vamos transformar essa terrinha abandonada e improdutiva em um oásis. Aqui será um lugar de refúgio para nossa família, para os amigos e para o Stédile trazer seus amiguinhos sem terra”, completa Lula. Dona Marisa levanta a mão esquerda em sinal de concordância. Se ela fosse mulher do Bolsonaro teria levantado a mão direita.
    .
    Sem perder tempo, eles entram no luxuoso veículo que Lula tinha encontrado na parte da manha, bem em frente de sua casa. O veículo também estava abandonado. Vai ter sorte assim lá na casa do Carvalho. Estava afixado no para-brisas um cartaz que dizia: “Carro abandonado. Take me, please!”. O veículo era importado, recém chegado ao Brasil, por isso ainda não sabia escrever todas as frases em português. Lula leu carro abandonado e por isso pegou.
    .
    No cartório de Atibaia – O escrivão confirma que o sítio estava mesmo abandonado. Feliz da vida, Lula faz um pronunciamento: “Vou cuidar daquela terra como um pai cuidaria de um filho. Aquele lugar ainda vai ser um lugar produtivo. Marisa e eu vamos plantar de tudo ali…”.
    .
    O nobre propósito de Lula acaba se espalhando rapidamente. Amigos da família também queriam ajudar na “plantação”. Logo-logo, um deles manda “plantar” uma porteira na entrada do sítio. Madeira de lei. O manual do fabricante dizia que a madeira tinha proteção contra piolho, traça e cupim. A porteira era tão forte que tinha garantia de manter do lado de fora todo tipo de animal, com exceção dos gatunos. Lula teria sido alertado sobre esse perigo.
    .
    Não demorou para outro amigo mandar “plantar” um lago enorme bem no meio da árida propriedade. Como se não bastasse, também autorizou a “plantação” de peixes em cima do lago. Dona Marisa achou aquilo tudo tão lindo que, usando recursos próprios, decidiu “plantar” com as próprias mãos, patos ornamentais em volta do lago. Ficou lindo.
    .
    Mas o melhor ainda estava por vir. O mais generoso dos amigos, mandou “replantar” uma casa nova no local, com cozinha planejada de alto luxo. Inclusive, o micro-ondas veio de outro planeta. Pouco se aproveitou da velha “plantação”. Apenas algumas paredes. Dona Marisa era a própria felicidade. Foi aí que ela deixou cair uma lágrima do olho esquerdo. Se ela fosse mulher do Bolsonaro teria sido o olho direito.
    .
    Recentemente, a ex-primeira dama, “plantou” um barquinho de alumínio, muito fofo, junto à um pequeno píer que tinha sido “plantado” junto ao enorme lago. A “plantação” de patos ornamentais também vingou e tomou conta do lugar. Segundo um dos amigos do casal, dona Marisa espera um dia poder ver o barquinho se transformar em um lindo yate. A inspiração teria vindo do único livro que supostamente ela leu na vida: “O Patinho Feio”. Mas há quem diga que na verdade ela não leu o clássico literário, mas teria ouvido a estória de um dos caseiros. Bate!
    .
    Para fechar com chave de ouro o sucesso das plantações, Lula e dona Marisa oferecem uma festa para parentes e amigos próximos. Rosemary Noronha era a amiga mais íntima do casal. As más línguas dizem que dona Marisa não gosta muito dela não. Não acredito nessa versão. A festa não era uma festa qualquer, era “A” festa. Tipo junina, mas daquelas! Não faltou quentão preparado com 51. Lula adorou. Músicas de festa junina animavam os convidados, que por sua vez dançavam quadrilha em volta da fogueira.
    .
    Entre um comando e outro: “balancê”… “túnel”… “returnê”…, o marcador (puxador) de quadrilha grita: “Pega ladrão!”. Não sei porque mas a correria foi geral. Teve gente que saiu atropelando a “plantação” de patos da dona Marisa. Logo o marcador grita: “É mentira!”. O povo quase dá um treco.
    .
    Nervoso, Lula resolve abordar o rapaz: “Companheiro, nunca mais faça uma coisa dessas. Não tenho mais idade para esse tipo de mentira. Você está se comportando como um coxinha. Pior que aquele pessoal da Veja”. O rapaz ouve calado a repreensão.
    .
    Os casais vão se juntando aos poucos. A quadrilha recomeça. O marcador dá os comandos: “Caracol”… “desviar”… Quando todos já estavam mais relaxados, o marcador grita: “Olha o japonês!”. Foi aí, nesse exato momento, que a festa acaba. Por mais que o marcador gritasse “é mentira”, nenhuma viva alma volta. Até a “plantação” de patos da dona Marisa desaparece. Juro que essa é a pura verdade sobre o caso do sítio de Atibaia. Pelo menos é a minha verdade.
    .
    Augusto, acho que você deve um pedido de desculpas ao casal Lula e dona Marisa. Como pode ver, eles cumpriram a promessa e se enquadraram na usucapião. Transformaram uma terrinha abandonada, feia, árida, em terra altamente produtiva. Acho, inclusive, que Nilo Batista vai mesmo usar a tese da usucapião como base da defesa.
    .
    Grande abraço!
    .
    P.S. Descobri que o marcador de quadrilha era mesmo um coxinha infiltrado.

  37. Fernando

    Que saudade do “pau-de-arara”!!!!

  38. Beto Taquaritinga

    Meu Laranja, Minha Granja.

  39. prof Arnaldo

    Augusto , gostaria somente de fazer um adendo ao seu texto, creio que ” Meu
    amigo, meu abrigo , meu ” Orange ” , seria mais correto. A profissao de ” Orange” nao eh ainda regulamentada , talvez fosse a grande contribuicao do PT a regulamentacao dessa quase profissao . Mestres temos varios , o sr Fernando Orange Bittar, o sr Jonas Orange Suassuna, o sr Ricardo Orange Teixeira, enfim porque nao aproveitar esses talentos nacionais e criar o curso superior de formacao de Oranges, mao de obra qualificada que poderia ser exportada para mercados emergentes. Fica a sugestao !!!

  40. prof Arnaldo

    Sugiro uma correcao, o sitio de Fernando ” Orange ” e Jonas ” Orange” , em Atibaia , a esta altura dos fatos ja foi visitado por Brahma e familia mais que 111 vezes. A regularidade das visitas ao sitio em qualquer pais do mundo ja seria uma prova da real propriedade do imovel. Quem iria guardar centenas de garrafas em adega refrigerada, comprar barco, reformar a cozinha , trocar o mobiliario, instalar antena de celular e gastar milhares de Reais em um sitio que nao fosse seu ??? A resposta sera dada pela familia Da Silva , e posteriormente pela familia Orange , eh o que o Brasil decente aguarda !!!

  41. prof Arnaldo

    O nome completo dele e Roberto “Orange ” Teixeira e o outro amigao e Jonas
    ” Orange” Suassuna , ambos sempre amigos e solicitos. A familia “Orange ” ,
    desde 2003 , e uma constante nas paginas policiais , sempre citada ao lado dos”limpissimos” Gilmo e Gilma. Sao proprietarios de imoveis rurais e urbanos, sempre ” oranges” , comprados por valores irrisorios , varias vezes inferiores ao valor real, e depois emprestados a Gilmo e a sua familia. A familia Orange e realmente altruista , compram os imoveis e como sao descolados os emprestam , ainda bem que a Receita Federal nao se importa com isto !!!

  42. Norminha

    Raramente quem começa a corrupção é o povo.
    Sempre haverá pobreza e miséria, excluídos, onde a população dos alienados, devido manipuladores, oportunistas, ilusionistas, bajuladores, parasitas, tiver status de cultura.
    Vivem a maioria da população em estado de alienação doentia, onde caminha sem rumo para chegar a lugar nenhum.
    Votar por rótulos, acreditando em promessas das campanhas eleitorais para nada.
    Devemos saber das ideias que as pessoas têm e da maneira como as vão defender e praticar depois.
    LIBERTE-SE.
    Alienação escraviza.

    Marisa, Dilma e Cia.pt, parecem com bibelô- enfeites.
    Replay de “Alice no país das maravilhas”.
    XÔ!

  43. Renato Bazotte

    A Majestade Sábia, ou Majestade Lula-lá
    Roberta Miranda
    .
    Meus rendimentos tomam formas, eu viajo
    Vou pra onde eu quiser.
    De progressista agora eu sou da nata
    Mudei todos meus conceitos, de maneira natural
    Ahhhhh Ahhhhhh
    Tô indo agora pra um sitiozinho meu
    Quero uma rede preguiçosa pra deitar
    Em minha volta as empreiteiras a me embalar
    A Odebrech e a Oas a entoar
    Lula lá…Lula-lá
    Eu vivo agora essa vida de mamata
    Tô carregado de prata
    À pobreza operária, adeus!
    Agora eu tenho as propinas glamorosas
    Cem carretas de bagagem
    E até me chamam de deus
    Ahhhhhhhhhh
    >
    Até a Marisa, com cem plásticas, tá linda
    Realizou toda vaidade
    Pra viver com o seu deus
    É que meu ego, gigantesco e exibido
    Sempre tão favorecido
    Acho que o mundo é meu
    Ahhhhhhhhhh

  44. julia

    Impressionante o descaramento desta família!

  45. Leandro

    Augusto, a pergunta que não quer calar: enquanto Lula e família estiveram 111 vezes no sítio, quantas vezes Fernando Bittar e Jonas Suassuna Filho, os “donos”, lá estiveram no mesmo período?

  46. Carlos Cachoeira de Alencar

    os tempos são outros meu caro, qualquer “trabaiadô” pode comprar seu triplézinho ,aqui, em Cuba,Venezuela ou China

  47. Oliver

    OS MENINOS DO BRASIL
    Peço desculpas a Naomi por voltar ao tema off-topic, mas venho buscando uma informação que só consegui através de amigos nos USA. Lá também são fortes as suspeitas de que o vírus Zika não seria o causador do surto de microcefalia brasileiro, considerando-se que outros países da América do Sul também apresentam incidência da doença em grávidas e NENHUM CASO de microcefalia associada ao vírus até o momento. Esta é uma informação tão simples e necessária que é absolutamente espantoso que a imprensa brasileira não divulgue nada a respeito das verdadeiras suspeitas; o uso do larvicida Pyriproxyfen pelo governo em reservatórios de água para o consumo. Consumado está que este governo trata os cidadãos deste país como gado de cabeça pequena; um bando de homúnculos facilmente manipulado por um comitê de imbecis e bruxas velhas, distribuindo vassouras pelos órgãos públicos para varrer a verdade para debaixo do tapete imundo destes vigaristas, num teatrinho dantesco e farsante. Desde sempre acreditei que o governo inventa até terremotos para justificar sua incompetência, inoperância, falta de escrúpulos e o compadrio miserável que todos comungam para silenciar diante dos crimes cometidos. A coisa começa a cheirar mutreta da grossa. Mais uma. Desde sempre desconfiei da excessiva vontade destes párias em politizar um assunto de saúde pública. Os USA acusam o governo brasileiro de sonegar informações básicas sobre a epidemia e os estudos que levaram a estas conclusões antecipadas e, muito provavelmente, equivocadas sobre o assunto. Estão tentando esconder a falcatrua; usar veneno de larvas em reservatórios de água potável não é crime comparável ao envenenamento por Gás Sarin, por exemplo? É bem típico do pensamento bronco, raso, totalitarista e irresponsável que permeia todo esse governo autoritário e truculento. Impressionante que uma nova “geração talidomida” esteja em gestação no Brasil e ninguém se dê conta disso. É o preço a pagar pela legitimidade de um governo eleito na base das urnas fraudadas da Smartmatic, da bolsa-miséria a da ameaça de suspender o “benefício”, em caso de perda do poder pelos picaretas e dos terremotos agendados pelos técnicos da USP justamente para derrubar a barragem de dejetos que construíram por aqui com a nossa grana desviada impunemente. Isto é um crime contra a humanidade, meus caros. Com a palavra, a oposição. Fala, oposição !!!

  48. Sergio

    Que DEUS e a Justiça dos homens (homens com H maiúsculo, como o nobre juiz S. Moro) façam com que o próximo locador/proprietário de abrigo para o CORRUPTO-MOR DO MUNDO – LULA da Silva – seja o povo brasileiro, e a ‘casa’ , ou melhor o ‘studio’ (quartinho) a ser emprestado ‘de grátis’ para o calhorda seja a famosa mansão da PAPUDA!!!!!!!
    O lugar para tipos como Lula, Dilma , Dirceu e companhia, é nas jaulas de ‘luxo’ do governo brasileiro! PAPUDA neLLes!!!
    VIVA A PF, o juiz MORO, as PMs e todo povo brasileiro verde e amarelo!!!!
    ##### DIA 13 de MARÇO às RUAS, pessoal!!!!! ####

  49. Carlos Olimpio Alves

    Quando vai ser respondida a pergunta do Reinaldo:
    “Por que lula não é investigado?”

  50. walter

    Lula, com seus tentáculos, é a besta do Apocalipse. O Falcão e a Dilma fazem parte da legião da besta que a segue e que será lançada aos porcos no dia do Juízo Final.