Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Depois do mensalão, o PT fundou a única torcida do mundo que não sabe ganhar

    Por: Augusto Nunes

    PUBLICADO EM 12 DE NOVEMBRO DE 2010

    Em vez de festejar a própria vitória, eles preferem celebrar a derrota dos outros. Em vez de confraternizar com os que cumpriram a ordem do chefe da seita e votaram em Dilma Rousseff, preferem errar pela internet à caça dos que optaram pelo adversário, para condená-los à danação eterna sob uma chuva de insultos. Em vez de festejar nos blogs estatizados, onde se sentem em casa, preferem bater à porta  ─ e ser escorraçados ─ dos que não estão à venda. Em vez de dormir sonhando com os oito anos de Lula, preferem seguir insones com os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso.

    Eles não sorriem, não se divertem, repetem milhares de vezes a histérica gargalhada eletrônica, nunca ficam alegres, simplesmente alegres. Reféns voluntários do ressentimento, portadores do rancor que proíbe o convívio dos contrários, são incapazes de expressar-se com serenidade: berram, urram, uivam, rosnam. Prisioneiros do pensamento único, não raciocinam, não refletem: recitam o que ouvem dos celebrantes de missas negras, fazem o que os comandantes ordenam, torturam o idioma e a lógica com o desembaraço dos que se dispensam de perder tempo com dúvidas. Sobretudo, não compreendem a ironia fina, uma forma superior de inteligência.

    Porque só sabem viver possessos, os devotos da seita companheira  jamais serão felizes. Foi assim antes da eleição deste outubro. E assim será até o fim dos tempos (ou do partido). Como tantas, a torcida fundada pelo PT depois do mensalão nunca soube perder. A novidade é que se tornou a única do mundo que também não sabe ganhar.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. Onix

      Eu não sou tucano, não sou vermelho, não sou bolsista, não sou político, não amigo de petistas, não sou e nunca serei petista, mas sou BRASILEIRO e não concordo com um governo e um partido que enlameou o Brasil pós ditadura. Vergonha na cara não é não ter comida pra comer, mas sim ter cara pra cobra dos corruptos, de pedir cadeia para todos, seja quem for e gritar: Fora PT, fora corrupção.

    2. dorismara f moura

      tudo e muito triste povo que votou foi na bolça familia

    3. Onix

      Eu não me preocupo com quem faz apologia ao crime de corrupção, então falo o que penso em qualquer lugar. Quem não gostar coma menos, quem gostar coma mais e grite: Fora PT, fora corrupção. Falo no UOL, Globo.com e em todos que defendem essa pouca vergonha e querem que engulamos uma mudança de democracia para “roubologia” comunista.

    4. UOL

      nos do site UOL não podemos falar da Dilma, se não estamos ferrado

    5. Valentina de Botas

      Volto aqui apenas para uma observação. Fui à manifestação na Paulista, uma coisa linda, e reparei na foto da chamada para este post: ela não tem uma só bandeira do Brasil enquanto lá no coração da São Paulo que “é contra o país” o que não falta era verde-e-amarelo em bandeiras, roupas e outros objetos. A súcia, Augusto, além de tudo, promove uma espécie de desbrazileiração, com esse nacionalismo de pau de galinheiro cuja pátria é o partido vigarista. Um beijo

    6. Valentina de Botas

      Desculpe-me (ops!), agora vai:
      https://www.facebook.com/video.php?v=10203435522866149&set=vb.1154945512&type=2&theater
      Beijo

      Um beijo, Valentina.

    7. Valentina de Botas

      Quase 4 anos e o post está fresquinho como do alface a verde pétala, nas palavras do poeta. Eu já acompanhava a coluna e me lembro de tudo, especialmente da divertida leitura das tuas respostas impagáveis aos milicianos, Augusto. Não em jeito: certas coisas não mudam. Nenhum democrata fará como Tarso Genro que lançou o brado repugnante de “Fora FHC”, mas, se a presidente se importasse com coisas como honra, seria obrigada a reconhecer que a reeleição foi desonrosa. Acontece que, fosse esse o perfil dela, não teria feito o diabo. Ontem, a presidente reeleita, apegada à amargura dos vitoriosos da desonra, foi truculenta com uma jornalista que ousou fazer a pergunta que ofende quem se ofende com perguntas não combinadas. Ah, esse controle da mídia que não chega, Dilma deve ter pensado enquanto rasgava com o olhar estúpido a jugular de quem perguntava a que ela atribuía a derrota em SP. Ora, a repórter tinha de perguntar sobre os 11 milhões de votos no nordeste, ensinou a presidente amargurada com a tão desejada reeleição. Não adianta, Augusto, essa gente não quer apenas obediência, mas 100% de obediência. Enquanto Dilma não enfiar 150 milhões eleitores no bolsa família, a felicidade será contemplar as agruras alheias e até mesmo causá-las. Imagine que, com frustração e tudo, fiquei muito feliz com o renascimento da oposição, imperfeita e tal, mas sigamos que o melhor está por vir. Não precisa ser perfeito, apenas verdadeiro. Um off topic, por favor. Achei este vídeo muito bacana e pensei que talvez você se interesse em publicá-lo na Feira Livre do fim de semana, no teu costumeiro convite para viagens irrecusáveis por aqui mesmo. Para esta… bem, veja lá. Espero que goste, ainda que não ache oportuna a publicação. Um beijo

      O vídeo não veio, Valentina. Um beijo

    8. santos

      que isso MORMÃO, é nois e eles, agora aguenta coração

    9. maria santos

      Bando de imbecis!

    10. Do Interior.....

      E Paulo R. Costa, em depoimento à justiça disse:

      E o interrogado: “Queria dizer só uma coisa, Excelência. Eu trabalhei na Petrobras 35 anos. Vinte e sete anos do meu trabalho foram trabalhos técnicos, gerenciais. E eu não tive nenhuma mácula nesses 27 anos.”

      Paulo Roberto emendou: “Se houve erro —e houve, não é?— foi a partir da entrada minha na diretoria por envolvimento com grupos políticos, que usam a oração de São Francisco, que é dando que se recebe. Eles dizem muito isso. Então, esse envolvimento político que tem, que tinha, depois que eu saí não posso mais falar, mas que tinha em todas as diretorias da Petrobras, é uma mácula dentro da companhia…”

    11. anonimo veneziando

      Dirceu disse que o Bolsa Família representa 42 milhões de votos. https://www.youtube.com/watch?v=Et9OrjTelc8

    12. Ernesto Barros

      E os petistas continuam chafurdando na lama! Infelizmente, para eles, não se trata de lama medicinal, mas aquela que só não dá nojo aos porcos!

    13. Emília

      Eles são tão previsíveis…

    14. Spitfire

      Por serem pobres de espirito, incompetentes para empreender, nem que seja para gastar o tempo disponível para estudar e avançar, os petralhas são covardes que não têm animo, nem coragem para enfrentar as dificuldades de aprender, adquirir conhecimento, de trabalhar duro para se aperfeiçoar, são pessoas que não acreditam em si mesmas e, invejosas, bajuladoras e perdedoras, preferem o atraso ao progresso, desde que possam sobreviver comodamente dentro do seu grupo de perdedores, o grupo das esquerdas, o grupo do PT.

    15. Renato

      Por coincidência a última postagem desse excelente texto também foi minha.Um excelente texto que com pouquíssimas modificações continua sendo contemporâneo com a nossa realidade.
      Um grande abraço: Renato B.M.

    16. Renato

      Um texto escrito há dois anos atrás e como sempre muito atual.

    17. Kitty

      Oi caro Augusto, novamente um elogio que não posso calar.Por vezes você se supera! O texto aqui postado, pela fina ironia, pelas palavras certas que eu teria gostado de dizê-las e que as comparto plenamente;o uso dos adjetivos que descrevem o rancor, a raiva que os petistas sentem por aqueles que pensam diferentes ou não são adeptos ao pensamento único; que vêm aos oponentes como inimigos a serem destruídos ou caluniados, merece figurar entre seus melhores textos!
      Abraços///Kitty

    18. Osvaldo Aires

      Chefe, quando fico entusiasmado com algo faço isso. Quero a perfeição. Espero que a tua repreensão seja leve para não tirar minha alegria.

      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/04/depois-do-mensalao-o-pt-fundou-unica.html
      Abraço e muito sucesso a você
      Osvaldo Aires

    19. Osvaldo Aires

      É impressionante esse texto e como isso esta impregnado na alma do brasileiro. Reproduzo mais uma vez o textos dos links para que se possa saber que tem que existir pelo menos 2 pessoas “loucas de entusiasmo” em cada bairro – e já é quase que impossível, para que se processe a “cura”, mesmo que provisória.

      Abraço a todos

      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/02/filosofia-etica-protestante-e-o.html

    20. ANTONIO SANTOS

      Augusto,a corja toda tem no dna os mesmos anelos do porco-rei,ou seja,a virulência,arrogância,prePoTência, incomPeTência,ganância,inveja,megalomania,desonestidade,imbecilidade e amoralidade compõem o “caráter petralha” e das varejeiras amestradas que puLULLAm na esgotosfera jornalística cooPTada!

    21. Márcia

      É incrível como você consegue expressar o que a gente sente. Sempre procurei analisar o perfil da petralhada, e as coisas coincidem: são ressentidos, fracassados ou aproveitadores que não querem perder a mamata . E o QI é da média para baixo, a menos que estejam na lista do último adjetivo. Aí, são os piores, porque sabem o que fazem, e o fazem por absoluta falta de escrúpulos .
      E para a petralhada que insiste em comentar no seu blog, sugiro que comentem no blog do chefinho(a) : até hoje o Lula e a Dilma não abriram a área de comentários por lá. Isso é que é democracia para a petezada!

    22. Augusto Azevedo

      Concordo! Voce mesmo e um exemplo de democracia… deixando os comentarios contrarios serem exibidos… Nunca vi no seu blog um comentario que fosse de outra visao ser bloqueado! Voce d[a espaco a todos e trata todos com respeito!

      Rancor que proibe o convivio dos contrarios e coisa deles… voce, sempre democratico, jamais destratou alguem por nao concordar com voce! Voce nunca chamou ninguem de miliciano ou de ladrao!

      Voce e muito maneiro!

      Deixei passar na íntegra só para provar que miliciano furta até acentos. Todos.

    23. Spitfire

      Caro Augusto,

      Existem os pobres e felizes e os pobres infelizes. Estes últimos não têm inteligência e determinação para vencerem e acham que o governo tudo lhes deve. Os primeiros lutam, se esforçam e de degrau em degrau, sem se contaminar com o virus petista, seguem em frente e progridem pois sabem que só o esforço e trabalham produzem riqueza e satisfação. Os infelizes têm ódio dos mais ricos e, frustrados, se agarram na falsa mensagem petista de riqueza fácil via luta de classes sociais. São ignorantes e não sabem que o comunismo é a divisão igualitária da miséria (CHURCHILL)e que o comunismo não deu certo em nenhum país do mundo.

    24. Osvaldo Aires

      Chefe falta um pequeno corretivo em:
      – PUBLICADO EM 12 DE NOVEMBRO DE 21010
      Vamos lá, tenho tentado definir o burro motivado (PT) – oh!!! bicho perigoso, e é dos maiores.
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/03/politicahumor-melhor-definicao-do-pt-o.html#!/2012/03/politicahumor-melhor-definicao-do-pt-o.html

    25. Cris Azevedo

      Sempre alertas e obedientes!

    26. antonio pereira

      Acho até motivo de chacota os pseudos intelectuais e sabidões do Brasil, quando falam em Zé Dirceu…

      “Pseudos”, miliciantonio? Essa até teu dono sabe que é demais.

    27. Teresinha

      O engraçado que textos antigos continuam valendo para os dias de hoje, mas parece que agora aumenta o número dos que estão aceitando e tomando consciência do retrocesso que é o esquerdismo petista.
      É esotérico mas se observarmos veremos o quanto é verdadeiro: esquerda significa retrocesso e destruição, direita avanço e progresso.

    28. Giovani P.de Oliveira

      Parece que as pessoas beberam água de uma chuva alucinógena enviada pelo Poderoso Lula. O país agora divide-se em AL/DL (antes de Lula e depois de Lula). Tudo o que acontece de bom hoje no país tem haver com Lula, até o trabalho que faço, faço por benevolência dele. Não posso falar nada que desabone o PT e já sou logo censurado. Minha sogra parece dever a vida ao Lula, no entendimento de minha mulher, minhas três cunhadas, meus dois cunhados, meus três concunhados e até minha filha mais velha (a mais nova ainda não sabe que está na terra por obra e graça do PT) acham que eu não sei ver direito. Como se a história pudesse ser medida pelo dinheiro que você tem no bolso ou pelo indice de popularidade, então no resultado final o PT fica com o mérito das conquistas. Para encurtar a convesa, agradeço o espaço para desabafar, pois aqui entre os meus tá difícil…

    29. Victor Antonio Nogueira

      Augusto,
      V. sabe dizer aquilo que a gente não consegue
      com nossas palavras. Você é do ramo. Parabéns.

    30. Markito-Pi

      Grande Nunes. Esta corja petista não sabe ganhar, não sabe perder, não sabe coisa alguma.Nem mesmo roubar, pois são apanhados com facilidade.
      Vejo neste momento, na TV Senado, uma briga pela CPI cachoeiristica-Cachoeira é aquele que dava grana para o braço direito de zè Dirceu, é bom lembrar.Ressalto, e indico aos colegas , a atuação de um cretino de nome Walter Pinheiro.É sucessor de Ideli Salvatti, que V. apodou brilhantemene de berreiro à procura de uma idéia. Este histérico tem, de fato, UMA idéia: berrar mais alto que aquela coisa monstruosa, compradora de lachas pra nóis pegá us peixi.

    31. LuizRobertoTV

      …………..**** ESCLARECIMENTO ****………….
      Comentarista amigo da cidade ou do estado de São Paulo. Sou de outra unidade da federação. Daí percebe-se a importância que é dada a vocês, elevando-os ao status de um povo por nós considerado como última trincheira da resistência ao atual estado de coisas.
      No pictograma ao lado, leia “SP, o Brasil conta com você”. Eu conto, nós contamos.
      Enquanto for possível, estaremos juntos!

    32. LuizRobertoTV

      SENSACIONAL.
      Irretocável.
      Nesse, além de tudo, você transcendeu e colocou a alma, não foi mesmo, Augusto?
      Em cada palavra, cada frase, você traduziu com maestria a opinião, a repulsa extraída do mais profundo âmago de gente que pensa – e se entristece pelo simples fato de enxergar o que a horda ensandecida ignora e também o que finge desconhecer. Artigo muito bem lembrado em hora mais que oportuna.
      Confesso: havia me esquecido desse desabafo.
      Obrigado por me lembrar. Abração.

    33. Renato

      Tá brincando!

    34. O Lulla…drão tem medo do FHC, e se na próxima eleição o FHC se candidatar, meu voto será pra ele!!!!Votar no 1 3 seria o mesmo que deixar as coisas como estão, ou seja, é MENSALÃO, é DOLLAR NA CUÉCA, é VALÉRIODUTO, e tudo o que a corrupção do PT fez nesses tempos do LULLA….DRÃO!!! E tenho dito.

    35. M.A.S.

      Por que tanta preocupação com FHC? O PT é muito pequeno perto de FHC.Eles são pessoas rancorosas,radicais,só se preocupam em destruir os outros.Em vez de confraternizar pela “boa escolha” e que escolha desta que mata a língua portuguesa,ficam por aí urrando.

    36. André

      o PT teve sempre inveja do fhc e tem mania de criticar o fhc !

    37. André

      O pt sempre comemorou a derrota dos outros e também nunca celebrou a sua vitória ! esse partido não tem jeito ! eles são rancorossos , não aceitam criticas , se fazem de vitimas e sentem perseguidos !

    38. mané brasileiro

      Augusto
      Esses militontos são aqueles que seguram a égua
      para os chefes barranquearem.Só assistem,e sendo
      tontos, ainda batem palmas.

    39. Valentina de Botas

      Boa noite, Augusto!
      Ficcionais ou não, dramáticos ou cômicos, bons textos nascem clássicos porque perduram no tempo. Podem falar de um dia apenas, como Ulisses, de Joyce; ou cobrir anos, como Guerra e Paz, por exemplo. Retratam humanidades, condensam épocas e tempos, denunciam homens e afetos, documentam rotinas e transformações. Este post é assim. Na sua perfeição de clássico, ele tem quase um ano, caro Augusto, e cada palavra só ganhou mais verdade com a perspectiva temporal. Contudo, gostaria de fazer um pequeno e respeitoso reparo de quem esteve na barriga do monstro: a noite, nevoenta e sem lua, que retém a alma da torcida petista é sua face externa; é sua, digamos, máscara social, seu uniforme e instrumento de trabalho. Essa escumalha, na insuperável lição de Hanna Arendt, desempenha o mal como mera banalidade. Compõe-se, sim, de pessoas capazes de prosaicas demonstrações de amor, afeição ou alegria – mas somente entre elas, com elas, para elas; porque o Bem e o Belo, julgam, lhes pertencem e aos outros (todos os outros que lhes resistam) devem ser interditados. O chocante não é que renunciem à celebração da própria vitória para celebrar a derrota alheia – isso qualquer pessoa invejosa roedora de unhas faz. O perturbador não é que sejam infelizes ou amargurados, mas que o sejam quando percebem luz e felicidade fora de suas cercas mentais. O choque se completa diante da satisfação – perversa e pervertida (vide Marco Aurélio Garcia Top-Top) – que experimentam com a desventura daqueles que teimam em resistir aos feromônios de seu chiqueiro. Seu post brilhante, mais um, flagra a sociopatia na sociopatia, flagra metasociopatas. Com um abraço, Valentina

    40. bugalle

      Nâo da para entender por que o pt não comemora vitórias .Até parece que não gosta do poder

    41. fabio

      eu fiz um comentario onetem e nao colocaram.

      Hoje também não. Não faz sentido.

    42. João

      parece que o pt não sabe ganhar.

    43. Mafarrico

      Wagner Moura – 17/11/2010 às 17:48
      Pelo Horário utiliza Órgão Público!

      Já está identificado, amigo. abração

    44. VALENTI

      V ……
      E ……
      J ……
      A …..

      O milicianovalenti faz acrósticos! Que gracinha! Deve ter aprendido com o Mestre Sarney! Daqui a alguns anos ele vai fazer uma quadrinha em homenagem à mamãe! É injusto dizer que todos os milicianos são apenas uma bestas quadradas. Alguns, como o Valenti e o Tarso Genro, também sabem assassinar a poesia!

    45. Marinho

      Moro no Ceará dos Coronéis Cid e Ciro Gomes e hoje, passado o segundo turno e derrotados Serra e Tasso Jereissati, candidatos para os quais fiz campanha (por minha própria conta e “risco”) e que receberam meu voto, venho sentindo na pele o ressentimento e o rancor daqueles que, como você bem afirmou, preferem “celebrar a derrota dos outros” a festejar a própria vitória.

    46. Wagner Moura

      Vamos nessa, amigos do Jurídico. É aquele Menino do Mep que topou. No momento, usa o codinome Wagner Moura. Só diz o nome verdadeiro pro chefe, no escurinho do Dops. Ele avisa que não é o IP verdadeiro e desafia vocês a encontrá-lo.

      67.159.44.42

    47. Augusto,
      Falei sobre vc no blog do Reinaldo. Reproduzo para ciência:

      Caro Reinaldo. Abaixo, em longo texto, retratei a minha alienação política. NUNCA me interessei pela dita cuja, uma vez que só ouvia falar mal e achava que era pura perda de tempo. MAS EXISTEM SIM, VASOS COMUNICANTES. Fui acordado hoje de manhã pelo meu rádio-despertador, com a voz da MIRIAM LEITÃO NA CBN, DANDO CONTA DOS INTRINCADÍSSIMOS PROBLEMAS FISCAIS DA IRLANDA, DOS DESEQUILÍBRIOS RECORRENTES DE CAIXA DO PAÍS, QUE JÁ COMEÇAM A RECAIR SOBRE A POPULAÇÂO NA FORMA DE PERVERSA DESVALORIZAÇÃO DOS IMÓVEIS, QUE JÁ ATINGIU 50% NO CURTÍSSIMO PERÍODO 2007/2010. NÃO HÁ EMPREGO NA EUROPA. PORTUGAL E ESPANHA ESTÃO SEM RUMO, A GRÉCIA FALIU E A FRANÇA SE NÃO TIVESSE FEITO REFORMAS DURAS NA PREVIDÊNCIA IRIA SUCUMBIR. ESTÃO TODOS EM SOBRESSALTO ESPERANDO QUE A EQUILIBRADA E DISCIPLINADA ALEMANHA, SALVE A EUROPA. É POR ISSO QUE LULA CONSEGUIU ENGANAR E ENCANTAR DIRIGENTES EUROPEUS COM PHD. LULA ERA OLHADO COMO UM BICHO RARO, UM APEDEUTA QUE ” DEU CERTO”. BOM DE PAPO E DE PIADAS ( e só por isso que Obama o chamou de O CARA “That’s the man”, depreciativo, mas que Lula metabolizou como elogio). VENHO LHE PEDIR UM FAVOR , SEM PROCURAÇÃO MAS EM NOME DOS QUE TÊM MUITO A PERDER. A VEJA, DA QUAL SOU ASSINANTE HÁ DÉCADAS, VOCÊ , O AUGUSTO NUNES , O SETTI E O LAURO JARDIM E DE LONGE O DIOGO MAINARDI, PRECISAM FICAR DE OLHO ( O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA- Brigadeiro Eduardo Gomes?). SE DILMA NÃO SEGUIR EXATAMENTE A POLÍTICA ECONÔMICA DE FHC E AS SALVAGUARDAS DO REAL, COMO HABILMENTE LULA FEZ DURANTE 8 ANOS, MESMO ESCULACHANDO, SE MEIRELLES TIVER DE DEIXAR O CARGO NO BACEN E SER EXILADO NA EMBAIXADA AMERICANA EM WASHINGTON ( ótimo para ele, péssimo para o Brasil) PARA OS JUROS DESCEREM DE ELEVADOR POR MEDIDa PROVISÓRIA EM FUNÇÃO DA SANHA PETISTA, SE MARCO AURÉLIO GARCIA FOR MAIS INFLUENTE QUE PALLOCI, ESTAREMOS FRITOS, MEU CARO. A INFLAÇÂO JÁ ESTÁ SUBINDO E O ” SAZONAL” INFLACIONÁRIO DA DILMA ESTÁ SE PERENIZANDO. LEIO DIARIAMENTE TODOS OS BLOGS DA VEJA, MAS ACHO QUE VOCÊ É MAIS ALEMÃO ( mais rígido), do que os posts do Augusto, que também é espetacular , mas que segue, em contraponto a você, por uma vertente mais jocosa. PELA FORÇA E PENETRAÇÃO DE VEJA, VOCÊS E A REDE GLOBO SÃO A ESPERANÇA DE QUEM SABE REFLETIR, NO BRASIL.

    48. Claudia Nathan

      Prezado Augusto Nunes,

      vi que tinha nova enquete e ao ler todas as alternativas fiquei em dúvida crueeeeeel pois TODAS são ótimas! Vc deveria acrescentar a n. 6 () Todas as anteriores, pois com essa dinheirama toda é possivel!!!
      Um abraço, e obrigada por adicionar comédia ao nosso drama brasileiro!

    49. Ildacy

      Isto não é bom não demonstra inteligência…

    50. V.H.

      Cada post petista aqui só comprova cada vez mais a veracidade do texto. Como Olavo de Carvalho falou: “Esses caras não são normais!”