Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Depois do fora que levou do PMDB, a presidente vai acordar amanhã com cara de quem foi demitida por justíssima causa

Por: Augusto Nunes

Nos últimos 12 meses, a cada dia útil, 20 fábricas morreram e 13.100 brasileiros foram demitidos. No segundo semestre deste ano, passarão de 13 milhões os trabalhadores desempregados. Com a recessão entrando no quarto ano consecutivo, a inflação ultrapassa altitudes fixadas por um governo sem rumo, sem vergonha e sem sequer um esboço de política econômica.

Essas constatações desenham com apavorante nitidez a herança maldita que Lula pariu, Dilma embalou e a dupla de farsantes continua tentando esconder. Tarde demais, reafirmou nesta terça-feira o estrondoso “tchau, querida” que a ainda presidente ouviu do PMDB. Ela reiterou que não tem cara de quem renuncia. Vai acordar amanhã com cara de demitida por justíssima causa.

Sem saber se a posse na chefia da Casa Civil e o foro privilegiado chegarão primeiro que outro depoimento na Polícia Federal e mais uma bordoada da Lava Jato, Lula mandou o piloto do jatinho emprestado por um empreiteiro amigo em algum lugar do passado. Condenado à aposentadoria compulsória, segue urdindo espetaculares tramoias em parceria com ex-aliados que agora fogem de seus telefonemas.

Abandonado pelo PMDB, prestes a chorar a partida do PP e do PR, os embusteiros ainda no poder se recusam a admitir que chamam de “base governista” acabou. O governo entrou na derradeira etapa da agonia irreversível. Em coma profundo, respira por instrumentos. A morte política foi consumada neste 29 de março. Falta pouco para a remoção do poste que há cinco anos escurece o país.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Jaquito

    Não dá nem pra saida!Dilma vai vencer de goleada! Que tal agora um concurso de joelhada no móvel da sala??

  2. housekeeping

    Maria Dilma Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança Roussef.

  3. Felipe

    Esta Mulher ainda não se deu conta de que vai ser lembrada como a pior governante que o brasil já teve. Deplorável.

  4. Décio

    O que vai ficar na memória de milhões de brasileiros é aquele “tchau, querida”, dito numa voz hoje considerada proibida ouvir.

  5. Pátria amada,Brasil

    Lógico e evidente que se a ex-terrorista e ex- guerrilheira: Dilma Rousseff, for expulsa do cargo que, tragicamente, ocupa, não vamos ter uma transformação para melhor, imediatamente, como num passo de mágica, até porque, Dilma, Lula e o PT, arrebentaram e quebraram o Brasil. O que será evitado é que as coisas continuem piorando e se agravando e, claro, se Dilma continuar DESgovernando o Brasil, será a destruição, total, do país. Entre muitas roubalheiras, vou citar uma: A falência da Petrobrás, causada por sucessivos assaltos ao seu cofre. Não consigo esquecer da compra da petrolheira de Passadena, enfim, são centenas ou, quem sabe, milhares de gastos inconsequentes e irresponsáveis, não posso citar todos, senão teria que escrever um texto do tamanho de uma Bíblia. O povo Brasileiro, está sendo refém de uma organização criminosa que tem causado tantos males, perdas e sofrimentos a todos nós, isso vem acontecendo há quase 14 anos. Durante todos esses anos o povo brasileiro tem sido vítima de golpes, golpes, golpes, golpes, infinitos golpes, que tem destruido nossas vidas, quando não temos emprego, quandio não temos saúde pública, quando a inflação impede que as pessoas possam comprar alimentos, quando a violência cresce, assustadoramente, quando somos enganados por falsas e mentirosas promessas de campanhas eleitorais. Temos, que ir prendendo todos esses criminosos e tirar tudo o que eles roubaram do povo e devolver aos cofres públicos. Chega de golpes, Impeachment já! Fora Dilma! Fora PT! Lula na cadeia!

  6. Artur

    Não é bem assim , o famigerado chefão vai obrigar a Dilma a resistir até o fim , porque ele não quer cair e nem pode.Ela vai ter que continuar ,nem que seja com um 38 apontado na cabeça , este é o Lula ,isto é o PT.

  7. Eurico Marques

    Acompanho a coluna desde 2003 quando começamos, juntos, a torcer pelo fim da Era da Obscuridade, e vimos estes anos todos pedindo o fim deste govêrno. É com satisfação que continuo lendo a coluna e percebendo que o dia chegou.Que alívio…

    Abração, Eurico.

  8. Paulo

    Tchau querida.

  9. Jabuticaba !

    Onde Estão os 10% Que Acham o Governo Furado da Dilma Bom?

    O Que Fazem? Onde Vivem? O Que Produzem? É Sério,10%?

    Em Outro País, Dilma Já Estaria Presa e Deposta!

    Isso Só Acontece Aqui!

  10. Gerson (PR)

    Por que não importamos o rito de impeachment do Paraguai? Produto de primeiríssima linha!

  11. SidneyCWB

    Será? PSD, PR e PP já estão com um pé dentro do governo. Imagine o nível da loucura que estão oferecendo o ministério da saúde para um ENGENHEIRO CIVIL aqui do Paraná…

  12. Eiana Machado

    Por tanta roubalheira e tanta omição da presidente ela tem mais q sair fora .Nunca governou nada,sempre foi mandada prlo Lula q vergona.

  13. costa

    A cara dela é a mesma, de b.., aliás essa presidente não tem um pingo de competência, e de vergonha na cara.
    DILMA FORA.

  14. silvio

    Augusto, apesar de gostar desta coluna, eu, como petista, quero dizer que ando insatisfeito com seus comentários. Sou funcionário nomeado e fazem 13 anos que não trabalho. Trabalhar, não faz parte do DNA de um petista, é isso que ninguém entende. 0 nosso mestre e guru, faz QUARENTA anos que não trabalha. É um marco a ser alcançado. Agora, você e essa imprensa golpista e essa classe burguesa, só falam em acabar com o PT e que agora teremos que procurar emprego???? (livrai -me desta, minha Mosquita) que a tetinha do governo vai acabar. Tenho calafrios noturnos só em pensar de procurar emprego. Tô começando a sentir síndrome do pânico. Tremores e erupções cutâneas só de pensar em ser demitido.Minha chefa, que não aparece na repartição há mais de 1 ano, outro dia quando viu uma fila de pessoas na porta de uma empresa procurando emprego, ficou com falta de ar, e desmaiou em plena rua. Tiveram que levá-la para o Sírio Libanês, tomar soro para ficar forte contra trabalho. Não suporto mais tanto: “vai trabalhar petista”; “agora acabou a mamata”. O povo brasileiro não reconhece tudo que NÃO fizemos pelo país. Todo mundo me mandando trabalhar, até minha companheira, já tá procurando emprego….. não aguento mais tanta pressão….tanta perseguição…. tanta….. NÃO VAI TER GOLPE!!!

  15. valmir

    Até tu PMDBrutus?

  16. Nadha Atemer

    Diante de tantas provas, da monte Everest de comprovações de Caixa 2 nas campanhas do governo eleito (????) não tem outro remédio senão a ANULAÇÃO das eleições, por fraude eleitoral e compra de votos.
    Novas eleições e cadeia para Dilma, Lula, Temer et caterva.
    Não existe outra forma de aplicar a Justiça na plenitude que o caso exige.

  17. affonso

    Naquele Planalto precisaria de alguém que jogasse um pouco de creolina junto com soda cáustica.Defenestração tem muito a ver com desinfecção.

  18. anonimis

    Não é permitido baixar a guarda pois com 600 cargos a preencher e conhecendo a capacidade de mutação dos deputados captar 50 votos contra o impeachment não é uma tarefa impossível principalmente para o notável articulador não ministro e não preso do governo.

  19. Toninho Malvadeza

    Não foi por falta de aviso.Renuncia dói menos.
    Não quis ouvir;será enxotada !
    ESPERE POR NÓS ARGENTINA.

  20. ARARENSE

    Agora sim é golpe o que o PMDB fez. Pulou do barco afundando, mas o VICE não RENUNCIOU. Porque?

  21. Kalil Boanova

    Tchau querida!

  22. Nilson

    Fora, Dilma! Lula na cadeia!

  23. Ulysses

    E o Janot, hem? Fazendo jus à máxima do Nelson Rodrigues que disse “amor verdadeiro é ser fiel a mulher que nos trai”, escolhido para a PGR mesmo como terceiro da lista – segundo disse Jararaca – deu parecer ao STF, defendendo a nomeação do Lula ao ministério. Porém, sem foro privilegiado. Gracinha!

  24. wagner

    Ela merece, ela merece, ela merece, ela merece……

  25. Veron

    O País tá sendo enganado. O Renanzin pediu ‘sêis mêis pru procéssu andá'; o lullarápio “sêis mêis pá eu sê feliz”.
    O País está SENDO COAGIDO por bandidos. A Justiça está ‘com medo’ dos bandidos e persegue a População que se rebela contra a escravidão imposta pelos corruptos.
    A PF está prestes a ser minada pelos bandidos.
    Ou o lulladrão VAI PRESO ou o Brasil acaba, é todo destruído e ‘incendiado’, com o que sobrar de trabalhadores sendo escravizados e açoitados por grupos de milicianos-capatazes da corrupção.
    OU o lulladrão VAI PRESO ou acaba a Nação Brasileira.
    O povo brasileiro ESTÁ SENDO ENGANADO.

  26. FM

    Augusto Nunes, seu comentário é uma resenha de um governo que se atirou num mar de lama e não quer sair. Sinceramente devido a precária situação desse governo é desconfortante tecer algum comentário pois a ideia que se tem é que Dilma é uma débil mental e que justamente por isso foi escolhida por Lula para sucede-lo.

  27. kitty

    Um post brilhante, caro Augusto!/Realmente foi um baque para Dilma o desembarque do fisiológico PMDB. Estiveram juntos desde a era Lula e depois com Dilma, sempre se adaptando às regras petistas, nem um reclamo da política econômica errada porque tinha cargos relevantes no governo a defender,e agora, que o governo está caindo em desgraça, dá um belo adeus com um desembarque espetacular que deve ter deixado Dilma de cabelo em pé..Faz parte do jogo da política alguns dirão!. Concordo Augusto, que a presidente deve estar com o neurônio mais solitário do que nunca e em pleno curto-circuito, vendo o seu governo naufragar…claro, que muitos peemedebistas são relutantes em deixar as boquinhas e o status de ministro, como Celso Pansera e Marcelo Castro entre outros que ficarão ao lado do governo até o desfecho final, ou seja, até o afastamento definitivo da primeira mulher sapiens que governou o Brasil..Diga-se de passo, o grande fracasso do apedeuta! O jornal americano Washington Post que, em editorial, faz um diagnóstico preciso da crise brasileira e sugere à Pte. Dilma ceda o lugar ao vice Michel Temer..pelo visto, a coletiva de Dilma aos correspondentes estrangeiros sobre o famigerado “golpe” não convenceu ninguém. Além do mais, não acredito que Dilma tenha essa magnanimidade toda, ela demonstra sentimentos rasteiros como rancor, raiva e uma grande dose de impotência por ter levado um fora tão fragoroso do maior partido da sua base parlamentar…Não sei, se Temer será a solução. Sei também, que os petistas farão de tudo para colocar-lhe paus nas rodas, mas, pelo menos, teremos expectativas positivas de que a nau Brasil chegará a um bom porto em 2018!É estou torcendo para que assim seja..nós merecemos!!///Um forte abraço-Kitty

  28. rosemary

    BANIMENTO é a pena que lhes cabe!

  29. rosemary

    Como pode ser visto, quando querem agir eles agem; nada é complicado; berram livremente e de mãos dadas.
    Lembrem-se de que o país acordou e a LAVA-JATO é perene.

  30. Ridendo castigat mores

    Quando os ratos começam abandonar o navio é porque a coisa está feia.
    Chorem petralhas canalhas,cadeia para todos vocês!

  31. Lucas Araujo

    PMDB do Renan, Sarney, Cunha, Temer, p.q.p só ratazana. Vão substituir os PTralhas!!! Agora vou embora desta m… de pais.

  32. maria-maria

    Hoje saí momentaneamente de meu pessimismo quanto à derrocada da ogra e seus a$$eclaS não exatamente pelo desembarque do inconfiável pmdb, mas por ter ouvido de um petista histórico, antenado nos fatos, que agora o fim da era petista está confirmado, é irreversível.

  33. Yara

    Amén!

  34. Norma

    Esqueci! Tchaaaaaaau Nelson Barbooooooosa!!

  35. Sidney

    Augusto
    Milimétrico; abissal !!!!
    Direto na veia desses Nefastos de plantão e do partido partido e agora abandonado.
    Parabéns !!!
    Baita abraco

  36. Sandra D'Agostini

    Justíssima CAUSA É POUCO, AUGUSTO NUNES. Basta ler os noticiários sérios. Basta saber: sabe ela o que é justíssima causa? E Lulla, seu compincha-padrinho, sabe? Se ambos sabem, faz-se de loucos ou bobos. Conveniente que só!!!

  37. norma

    O Renan fala em 6 meses a tramitação do processo! por acaso é o mesmo prazo que o lulla pediu para o país voltar a ser FELIZ!
    Romero jucá, Cunha e Renan que se preparem para prestar contas! Aguentar o PMDB no governo sera´o preço a ser pago para tentar ressucitar o país, mas é um começo!Cunha, Renan,jucá terão de prestar contar ás justiça. Se é a intençao limpar o Brasil que seja com água e sabão e não só varrer para debaixo do tapete.
    Fora PT,que se corte o fundo partidário destes partidos pegos com a boca na botija, fora foro de São Paulo,Instituto lulla, LILS, estrela vermelha no jardim, tchau marco aurélio! Bye, Bye erenice,cardoso, palloci, berzoini, e toda esta turminha vermelhinha.Deixe-nos em PAZ!Vão pra Cuba!