Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Com uma bala só, Lula conseguiu acertar pelo menos cinco tiros no pé

Por: Augusto Nunes

Para livrar-se do juiz Sérgio Moro, cujo arsenal foi extraordinariamente ampliado pelo carregamento de dinamite providenciaado por Delcídio do Amaral, Lula resolveu refugiar-se no ministério e apostar no foro privilegiado. Ou desaforo privilegiado. Ao disparar a bala de prata que sobrou, o estrategista trapalhão acertou pelo menos cinco tiros no pé:

Primeiro: Lula confessou que não tem como explicar as delinquências em que se meteu e, por isso mesmo, morre de medo da Lava Jato.

Segundo: Lula colou no Supremo a imagem de tribunal que protege alvos da Justiça Federal, esquecido de que, ao julgá-lo, o STF não poderá ignorar as provas repassadas pelos investigadores do Petrolão.

Terceiro: Lula assumiu o leme de um barco condenado ao naufrágio e se condenou a morrer abraçado ao poste que instalou no Planalto.

Quarto: na chefia da Casa Civil, Lula estará proibido de brincar de chefe da oposição petista ao governo petista de que agora faz parte.

Quinto: Lula transformou-se em alvo prioritário dos milhões de brasileiros que exigem o fim do governo.

Apavorado com a goleada sofrida neste 13 de março, o time do Planalto escalou o velho artilheiro para virar o jogo. Entrou em campo um problema de bom tamanho. O tapa na cara do país que presta foi revidado nesta quarta-feira por manifestações espontâneas e, para o governo, especialmente perturbadoras: panelaços, passeatas e atos de protesto agitaram dezenas de cidades brasileiras. Graças a Lula, a crise foi de vez para as ruas.

Tudo somado, está claro que o chefão prepotente viu uma jogada de craque no que foi uma monumental ideia de jerico.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. André Elias

    Ele para fugir era justiça quiz ser ministro,ridículo povo não é bobo.cansamos dos desmandos de Lula e da incompetência do governo Dilma.Soube que este governo Dilma não ia bem quando em Campo Grande Presidente Dilma exonero por CORRUPÇÃO O EX DIRETOR DO DNIT E NADA ACONTECEU O ROUBO COMPENSANDO E NEM DINHEIRO DEVOLVERAM .ENQUANTO O TCU,MP,MPF MOSTRARAM O TAMANHO DO ROMBO.UMA VERGONHA.CRIME NO BRASIL COMPENSANDO,POIS STF E STJ NADA FZEM NEM QUANDO UMA PRESIDENTE DESPACHA UM FUNCIONÁRIO DE CARGO DE CONFIANÇA POR CORRUPÇÕES.Que absurdo é a desmoralização total e absoluta por isto chegamos neste ponto de corrupção,podiam roubar,mais o Juiz Sérgio Moro isto é ainda está mudando.Dilma não dá mais ,insiste e a coisa só complica para nós brasileiros .Fora Dilma e Fora Lula.Nao da mais.Quero saber quem aprova este governo.como?

  2. Ronaldo força

    Ao indicar uma mulher completamente tapada e incompetente para a presidência da República, Lula pensou que tinha dado uma jogada de mestre. Esqueceu que ela era como disse Jarbas Vasconcelos, uma doida varrida. A criatura fez tudo da cabeça dela e não ouviu , também, as burrices e conselhos espúrios do Lula. Agora vão morrer, politicamente, abraçados. É o retrato da fome com a falta de comida. Abraço de afogado não tem quem se salve!

  3. mirian

    Incrível como esta ideia de jerico prova o quanto foram burros na governabilidade, os dois, lula e Dilma. Como comandaram este pais o tempo todo sem ter um pingo de capacidade, quantas ideias de jerico eles devem ter cometidos, meu Deus, destruíram o Brasil porque uniu burrice com malandragem e crimes.

  4. Maria

    É melhor ir para que depois voltem Temer pois de todo jeito Dilma cairá. e se Temer depois de assumir ficar de conversa com Lula porque Lula sempre foi o presidente Teori mostrou isto vergonhosamente . protegendo o tal ao invés da lei da justiça. Ministro Teori povo baixará as ruas ninquem suporta mais tantos roubos até senhor já saiu na mídia que Lula daria 1 bilhão de reais se deu não sabemos só sabemos que o Teori fez o que Dilma quiseram, depois de terem chamado Lula do judiciário inteiro de covardes e a carapuça serviu, vestiram ela. Que vergonha que baixaria, acabou o judicirio o STF e STJ. e Gilmar vestirá também? Esperamos para ver , está tudo dominado mesmo . PMDB caia fora logo. Em Campo Grande MS o PMDb está sendo investigado Lama Asfáltica , a PF e lá Tribunal soltou cinco mais uma vez a justiça se desfarelando neste Brasil mais lá já virou angu faz tempo e já desando faz anos, cadê o CNJ? Para mostrar que existe, pois esquecemos que existe, insta igual a Presidente Dilma nada faz deixa de existir. O DNIT de MS até hoje com provas e tudo e Dilma exonerando por corrupção o cara ainda não foi preso o judiciário podre é omisso dos acovardados nem disfarça nada faz mesmo ou fizeram soltaram todos do mensalão aproveitaram a bagunça que está este Brasil para soltorbos demais ladroes do governo Lula. Eles estão desesperados com Juiz Moro e Teori traiu sua Pátria por bandidos que instalaram no governo e sinda espalham golpe ridículos, da até dó da incompetência já deu Teori, Lula e Dilma . PMDB conselho cai fora Ligo ou cairá de vez. Povo todos Vem Para Rua.

  5. Mário Takashi kiwara

    Caro Augusto, vc não acha q o juiz Sérgio Moro corre risco de vida???? O PT costuma ameacar e manda matar……

  6. Paulate jando

    Kalil,Lula afirmou que os ministros não têm ovos mas as ministras têm.então o tiro devia ser nos das ministras do STF

  7. Wanjomeyer

    Como se observa nas atitudes, o enganador e perdulário molusco/jararaca transformou-se em minhoca de esgoto. Para desencanto de milhões que acreditaram em suas basófias apresenta-se na triste figura de um collor piorado, um janio quase alienado, ele acredita que manterá sua imagem de messias inaltarada, Ledo engano!Sua arrogância, sua petulância exacerbada e seu medíocre entendimento de políticas soociais, o farão o mais estigamatizado de todos os presidentes.

  8. Kalil Boanova

    Augusto,espetacular seu comentário mas gostaria de acrescenta mais um acerto do tiro:no seu próprio ovo, aquele que LULA afirma que os ministros do STF não têm.

  9. Anonimo

    Lula só fez o que fez com muita grana que nos roubou, pelos telefones grampeados dá para ver, é pior agora detonou de vez o judicirio o MP é demais órgãos. Como o STF e STJ se deixaram dominar assim por Lula, muitos já comentavam que eles estavam desmoralizados, mais agora a banca rota, Delcidio contou que Dilma tinha 5 ministros do STF que eram dela, olha o absurdo. Eu já assistindo tribunal mais corrupto de MS em muitas sentenças que são e foram um absurdo o Estado de Delcidio e Bumlai. Por aqui dizem não ter tribunal mais corrupto, agora estou entendendo. O CNJ tem o dever de investigar este Tribunal e puni lo se precisar de provas sei de muitos que tem. Por aqui o PT fez a festa no DNIT de MS elegeu o maior corrupto De MS a pedido de Bumlai que já está solto domiciliar mais o mais duvidoso Sr Juiz Sérgio Moro é que irmão de Bumlai de Cuiaba e médico de câncer de bexiga , será coincidência ou verdade está doença de Bumlai. Ele é Mauricio movimentaram bilhões da Petrobras e elegeram quem quiz em
    MS , todos corruptos e safados. Zeca do PT deu um porto para irmãos em
    Murtinho , Delcidio roubou a Petrobras e muitas outras proprinas além do DNIT junto com Bumlai e Mauricinho lá ficaram 8 anos roubando com o diretor Marcelo Miranda Soares , tiravam de lá dinheiro para campanhas de Delcidio e Zeca e ara família
    Bumlai , as estradas as BRS acabaram e pontes destruídas e muitas mortes nas rodovias e nas BRS. Por isto é fato quando Lula diz que o judiciário acovardou acredito ninquem foi punido sabiam de tudo, pois até presidente Dilma exoneramos CORRUPÇÃO E O TCU MP MPF E A CGU mostravam a corrupção e ninquem
    Foi capaz de nada fazer, Mauricio Solto e Marcelo Miranda Soares também
    , mais uma vê nos roubou e nada aconteceu e ainda se sente ofendidos quando Lila diz acovardados porque? Tá correto viam e não faziam nada , isto é o que? Lula fala muitas asneiras mais detalhes em suas falas egos muita gente, contou quem é quem. Delcido até hoje Senador que é uma vergonha, as coisas por aqui são lentas só são rápidas quando interessa $$ ao judiciário aí é rápido. A Lama asfáltica e outra ação da PF que parou pois um desembargador investigado já pelo CNJ soltou 5 da Lama asfáltica socorro Juiz Moro e CNJ por favor tá feio a coisa em
    MS E. ESCANDALOSA. Lula não tem como fugir da cadeia e seu destino. Em MS todos os dona foram eleitos com dinheiro da Petrobras e do DNIt de MS pergunte a Mauricio Bumlai que ele responde tenho certeza ou ficará preso no lugar do pai, pois os dois eram amigos de Lula e são cúmplices desta sujeirada e Mairicio ainda ué buscava os pixulecos no DNIT na época de Miranda uma sujeira só que o Judiciário jogou debaixo do tapete, os acovardados segundo Lula. A muita coisa ainda ser feita na Lava Jato, se pegarem o Lula tem o resto que tem ué ser preso pois ladrao e na cadeia. Juiz Moro não esqueça de MS aqui precisa muito de vossa excelência tanto na política como dentro do judiciário. MS conta com Juiz Moro e pode contar conosco, sofremos com a corrupção demais, vem para rua.

  10. GERARD TEIXEIRA

    PARABÉNS PELA MATÉRIA.

  11. Ridendo castigat mores

    Se já não bastassem as roubalheiras terrestres,agora os petralhas estão apelando até para os santos.
    Santo Daime um sítio em Atibaia.
    Santo Daime um triplex no Guarujá.
    Pô,assim não há cristão que aguente!

  12. Graciete Corrêa

    Dessa vez eles passaram dos limites, e a imagem que passaram para o povo é que o STF poderia dar um jeitinho e livrar a cara dele, Dessa vez eles caíram na própria cova que cavaram. E o juiz Sergio Moro mostrou que é um excelente profissional, arriscando seu cargo em favor da justiça e da verdade para que tudo se esclareça.

  13. Juliano Camargo

    Mestres no fingimento e na mentira, espero que no final eles não resolvam apelar para a violência, pois é a única coisa que falta.

  14. Lucena

    Caro Augusto: Falta o sexto feito: A bala resvalar e atingir a cabeça da jararaca!

  15. CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

    Caro Augusto,o grande problema de Lula é seu discurso de pobreza.É aquele discurso manjado de pobre contra rico.De que rico não gosta de pobre.Por isso,depois que ficou rico enganando os pobres e ao mesmo tempo sendo também enganado pelos ricos empreiteiros,resolveu colocar seus bens em nome de laranjas ricos que a qualquer momento pode lhe roubar.Sendo roubado em seus bens,não tem o que contestar pois nada tem em seu próprio nome.Eu acho é tome…

  16. ostervaldo galdino

    Com tudo isto, o LULARÁPIO que acusava os outros,
    tornou-se o maior dos ALOPRADOS!
    E ainda de quebra, levou junto a sua presidANTA!!!!
    Eles mesmos estão se enforcando.

  17. freddy

    AN,

    lulla, o caudilho sem patente. vai ter um fim trágico, quem viver vera. esse sindicalista ignorante não passa
    de um vagabundo mau caráter.

    abs

  18. Jose Magalhaes

    Hoje tem acarajé.

  19. Oswaldo

    Caro Oliver, Concordo com você integralmente. Também conheci a minha cota de tipos assim, pseudo psicopatas cascateiros…. E a nossa presidente em exercício aprendeu esta técnica, em sua pós-graduação (em petismo), refinando-a com ajuda de nosso hoje encanado e encalacrado marqueteiro maior. Intimidar e destratar o adversário, com acusações as mais variadas. Desestabilizou a “coitadinha” Marina Silva, que foi chorar na cama, fazendo biquinho e mordendo o travesseiro. Desestabilizou visivelmente o Aécio, que chegava a gaguejar…Um homem fino, educado e cordato… Quando Aécio, finalmente, aconselhado até por FHC (imagine!) se decidiu a partir para o ataque, veja você, a petezada acusou-o de “ser AGRESSIVO COM UMA MULHER” (!!!). Inesquecível, não é mesmo? Recordar é viver… E nada como um dia depois do outro para as coisas ficarem claríssimas…

  20. JEira

    Pelas declarações do ministro Marco Aurélio Mello, da para entender o poque Lula quer que a investigação vá para o STF.

  21. Alex

    A metáfora tinha que ser nos dedos do pé, não é mesmo? No outro membro superior isso seria impossível.

  22. J.B.CRUZ

    Ditados antigos que se coadunam com inferno astral que lula está vivendo:
    “‘Foi buscar e saiu tosquiado”‘e ”O feitiço virou contra o feiticeiro”‘..
    “”Calça de veludo; bumlai (bumbum) de fora”‘
    KKK RsRsRsrsrrr,,,,,Crise de riso…

  23. RMaia

    Os petistas enxergavam em Lula um fuzil .50 que em ação seria capaz de abater Moro e a Lava Jato. Na realidade, Lula não passa de uma mera espingardinha de chumbo enferrujada….

  24. RMaia

    Como Lula mesmo disse no grampo para Vagner Freitas, presidente da CUT, “governo às vezes é que nem comida de mãe, às vezes tá ruim, mas você não pode reclamar”….

  25. ELISEU TEIXEIRA

    agora o que ja era podre virou mesmo carniça e assim este “governo” não merece um minimo de credobilidade aceitação e submissão assim estamos num brasil sem presidente etc porque o lixo que lá está ja é condenado a escorrer pelos esgotos de penitenciaria

  26. Diamante de Sangue

    Este jogo contra o Brasil deve ser paralisado.
    O Estado não pode ficar refém deste grupo de poder paralelo.

  27. Evaristo

    Se alguem tinha dúvidas que o batráquio era o presidente de fato, elas se acabaram. Lula Ditardorzinho

  28. Roberto Kenard

    Caro Augusto Nunes, como sempre, você foi certeiro. Eu havia escrito lá no blog, ontem pela manhã, que Lula ministro seria o último tiro no próprio pé do governo. Não deu em outra. Hoje, analisei a conversa de Lula com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Título: Conversa de lula com prefeito do Rio é lixo moral. Caso você e seus leitores se interessem, pode ser lido aqui: http://www.robertokenard.com Grande abraço.

  29. Paulo Bandarra

    Já tinha ouvido falar de missa de corpo presente, mas posse de Ministro ausente é novidade!!!!

  30. Arlix

    E mais: não poderá voar de jatinho particular de empreiteira para cima ou para baixo com o argumento de que não tem cargo público e, por isso, não tem nenhum impedimento.

  31. piconze

    Irmão Augusto, em menos de 1 minuto você mostrou todas as tentativas frustradas do poderoso chefão da Canalhice; Não tenho dúvidas, no próximo aperto do cinto ele vai com a família para Cuba, lá vai fumar charuto e tomar todo estoque de mojito dos cubanos.
    Beijão Piconzé.

  32. Maria Neuma Ribeiro

    Pois é! Um jerico perigoso que eu conheço, desde sempre. E cujo perigo muitos dos meus alienados conterrâneos não conseguiram enxergar, mesmo avisados. Encontrei-me com uma amiga que não via há tempos. E ela chegou a me pedir perdão, por não ter ouvido meus apelos para que não colaborasse com a burrice de colocar uma bomba daquelas no colo dos brasileiros. Não me ouviu, como não escutaram os gritos dos desesperados conscientes muitos brasileiros imbecilizados, engabelados pela máscara de anjo que o satanás encarnou. Agora, façam-me um favor: vão lá, vocês que não aprenderam a votar e que estão se sentindo logrados, e arranquem aquelas ervas daninhas de Brasília. Eu não tenho nada a ver com a burrada de vocês e mesmo assim me sinto abespinhada, pra dizer pouco.

  33. jose matos

    a melhor parte da gravação foi quando ele insultou as feministas e elas devem estar quietinhas.

  34. Antonio Brasileiro

    “Eles tem que ter medo”, ou seja, nós temos que ter medo. Não subestimem a frase, pois ela é a primeira recomendação de qualquer manual de autoritarismo. E pasmem, ainda não estão apontando o dedo para nós, cidadãos comuns. Isso está sendo dito para um juiz como magistrado Sérgio Moro, que encarna a esperança da Nação pelo resgate da honestidade como princípio de Estado. Contra o Ministério Público Federal e contra a principal instituição policial do país, a Polícia Federal. Não subestimem essa turma. No começo, Hitler era apenas um cabo, Stalin um ex-seminarista com vocação sociopata e Fidel Castro pouco mais que um falastrão. Hitler ensanguentou a Europa, Stalin assassinou milhões de pessoas e Fidel Castro destruiu as esperanças de seis gerações de cubanos.

  35. A. Meneses

    Augusto. Aqui vai uma boa pro seu estilo.
    Durante as conversas por telefone entre Lula e outros cumpanheiros, depois de muito “p. que o pariu”,”enfia no c.” , “filho da p.a”, etc, eles sempre terminam a conversa com: ” Fica com Deus”

  36. Geraldo Pereira

    Foi corrigido, Geraldo. Abraço. Naomi.

  37. Tiririca do Brejo

    Penso que a bala de prata acertou o coração da Pres.Dilma.
    -A famosa Lei de Murphi, “alguma coisa quando for para dar errada, vai dar errado até o final da pior forma possível”
    -O staf da Presidenta’ aparelhada por sindicalistas pelegos, chega dar vexame de tanto amadorismo, a própria Presidenta’ perdida igual a cego em tiroteio, parece mais aquela piada de Português, “Até agora não acetei uma)
    -Transformamos numa Republiqueta de 5ª, República Cucaracha. Com certeza temos leis, controles e instituições sofisticadas até demais, mas tudo nos parece nulo, nada funciona.

  38. Nestor

    O falsário mor sabe que está sendo grampeado e agora simula revolta e se faz de vítima. Prezado Augusto, se vocês puderem, não custa fazer uma compilação das barbaridades que esse grupo fala e faz desde 1992 quando foi criado o Foro de São Paulo. Aliás, bem que poderiam chamar o Olavo de Carvalho para contar essa história.

  39. Kalil Boanova

    Usando seus termos,Lula ta fo…….e mal pago e leva muita gente com ele.CHEGA DE CANALHICE.

  40. Renato EPJ

    Um Ministro da EDUCAÇÃO que vem a publico, numa entrevista oficial, dizer que não é ad.E.vogado… não merece o menor respeito!!! Nem ele, nem que o pôs no cargo!!!

  41. Paulo Fagundes de Souza

    Uma coisa é certa, o voto dos ministros do STF vai custar bem mais caro ao Lula, essa inflação está insuportável!

  42. A.

    Eu nunca soube que o Pelé tenha feito um gol contra…
    5 tiros: um em cada pata e um no lugar onde enfiam processos!

  43. Marcelo Pizani

    Foi corrigido, caro Marcelo. Obrigada. Naomi.

  44. ELISABETE

    Estou aqui pensando com os meus botões: a anta enviou ao larápio um formulário para protegê-lo caso a PF fosse prendê-lo (já há notícia de que ele ia ser preso)para usar caso necessário. Pergunto: a anta não deveria ter assinado antes? O que é que o golpista iria fazer ao apresentar à PF um formulário SÓ COM A ASSINATURA DELE????? Vale alguma coisa sem a assinatura dela? Por favor, alguém me explique porque a minha cabeça está dando um nó.

  45. Branca

    Admirável, Augusto. Parece que teremos ainda muitos dias de agonia. Nem sei quantos mais serão necessários para me recuperar do choque de ler Lula nos jornais sendo mencionado como “O ministro da casa civil, Luis Inácio…”. É duro. Depois, ao ler a Vera, vejo que já insinuam pelo horário em que as ligações foram canceladas por Moro, que o conteúdo foi captado com prazo de validade vencido. Sabe-se que há mais ratos no MP, informantes, gente da ralé, que por trocados anda trocando segredos de Justiça com ladrões. Por pouco, nosso pesadelo já teria acabado. Seria amanhã o dia mais feliz do Brasil com a prisão decretada por Moro. Será apenas mais um dia de vergonha com a posse do mentor da maior sujeira já vista por nós. (Aproveita e corrige o 13 de maio, deve ter sido março, certo?) Abraços

  46. ELISABETE

    Adoro os seus textos. Leio todos e também os comentários. Seus leitores são sensíveis e de uma ironia muito inteligente. Não sou fã de futebol mas o texto do FREED 23H56 (ótimo) até eu entendi.

  47. ELISABETE

    Só você para me fazer rir nesta noite de insônia e angustia. Parabéns, mais uma vez, pelo texto.
    Aproveito para parabenizar os profissionais de jornalismo que honram sua profissão. Graças a vocês podemos ficar bem informados. VIVA A IMPRENSA LIVRE!

  48. zé lage

    Deram sim o tiro no pé…povo nas ruas,acabou a farra do boi…agora aguenta,porque o brasil não merece mais esta bandalheira…esta tudo bem gravado e eu daqui,como um simples leigo sei que o sr sergio moro n fez nada de errado,ele estava na escuta de um investigado por lavagem de dinheiro do povo e se Dilma ligou pra ele,…bem…ai ferrou geral cumpanheiro.

  49. Mônica Grace

    “Acabou
    Acabou
    Acabou
    Acabou

    E eu tão acostumado a ter tudo na mão
    tão acostumado a ter sempre razão
    perdi a noção de tempo, espaço e direção
    E agora vem você dizer

    Acabou
    Acabou
    Acabou
    Acabou …acabou, querido!

  50. Douglas

    Meus parabens! melhor texto teu até agora. muito bem.