Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

  • Com três frases, Pedro Taques ensinou como age um oposicionista sem medo

    Por: Augusto Nunes

    A contagem das aparições de Lula na propriedade rural cujo dono oficial é um amigo do filho inspirou ao governador de Mato Grosso, Pedro Taques, uma comparação antológica: “Lula foi 111 vezes para o sítio em Atibaia. Minha mãe mora aqui do lado e não fui tantas vezes visitá-la. Devo ser mesmo um filho desnaturado”.

    Perfeito. Como costuma lembrar o empresário Pedro Neves, que também vive em Cuiabá, a ironia fina é uma forma superior de inteligência. Com três frases, o matogrossense recém-filiado ao PSDB desmoralizou a conversa fiada de Lula ─ e ministrou uma aula de oposição elementar ao partido que ainda trata um ex-presidente fora da lei como se lidasse com alguém acima de qualquer suspeita.

    Governantes eleitos pela imensidão de brasileiros antipetistas qualificam eufemisticamente de “relações republicanas” as demonstrações de tibieza subserviente que marcam seu comportamento frente aos poderosos farsantes.

    Sem ferir nenhuma das normas que regem o convívio entre contrários nas democracias adultas, Pedro Taques jamais perde uma chance de deixar claro que luta pelo fim do governo Dilma e da  Era da Canalhice. Millôr Fernandes diria que oposição é isso. O resto é armazém de secos e molhados.

    Voltar para a home
    TAGs:

    Comentários

    Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

    Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

    *

    1. José Luiz Celeste

      Graça Forster, em declaração ao vivo na TV, diante do senado, revelou que o rombo na Petrobrás montava a 90 bihões de reais. O valor desse triplex é menos de 1/90 desse rombo. Esse triplex representa muito pouco frente ao total desviado. Claro que as investigações devem prosseguir, mas, onde está esse dinheiro todo? Certamente que não foi empregado “in totum” nas campanhas eleitorais. Estaria na Itália, Alemanha, USA, França? Lógico que não, esses países tem acordos de extradição com o Brasil. Está, dizem, num dos BRIC, excetuado o “B”. Estará então financiando a tal base russa no Brasil?

    2. Rudi Celso Fritzen

      A petezada, conseguiu o milagre. Os postes mijarem nos cachorros!

    3. vera lygia giannini

      Bem, pelo menos um representante do PSDB com lucidez e coragem.Estou profundamente decepcionada com o que vem propondo esse partido ao qual sou eleitora. Parece-me que há no ar uma indicação de rabos presos. Cheiro de medo contido, aquele que faz transpirar frio!

    4. Maria

      Anderson,

      Não sei se vem ao caso, sou de MT e até onde tenho conhecimento, o vencimento do funcionalismo estadual está em dia!!

    5. tutti

      Lula precisa ser punido severamente para o bem do Brasil. Para que as pessoas humildes não repitam que ricos não são punidos e políticos estão acima da lei. CADEIA PARA LULA.

    6. A lição foi dada !

      Didático Augusto,
      A parte mais importante do programa foi onde se demonstrou claramente que, um povo que guarda seu dinheiro obriga ao mercado financeiro a operar com margens convenientes e como bônus social nos livramos de governos populistas que insistem em financiar consumo, como o nosso!
      Essa mania de querer parecer inglês que o povo brasileiro tem é a coisa mais retrógrada e colonial de nossa história! Os custos de uma educação inglesa podem ser pagos pelo nosso PIB, só falta gente do bem para ensinar a esse povo que o jogo coletivo do dinheiro tem regras! O mercado do dinheiro é gerenciado por tubarões, o povo é o atum e o governo ? UM BANDO DE TARTARUGAS FISIOLÓGICAS !
      Tenha um ótimo dia !

    7. Oswaldo

      Sera que os oposicionistas andam com medo? Eu sempre achei que o problema deles fosse timidez…Timidez em excesso…

    8. Valeska

      Mas vou prestar mais atenção neste senhor Tá que. ..

    9. Luis Pessoa

      A propósito, minha mãe tem cinco filhos e doze netos. Perguntei a ela sobre visitas. Ela disse que quem vai mais lá é a neta mais vela que mora mais perto. Uma visita por semana. Portanto, 52 ao ano. Menos da metade. E não levou nenhuma caixa de bebida, a não ser uma champagne no Natal.

    10. Silvia

      Marize, creio que além do “mal”, você cometeu outro equívoco. Augusto e outros colegas da Veja não querem aparecer, eles de fato aparecem diariamente, para nos mostrar o que outros “jornalistas” mascaram. Atuando mais como advogados de uma corja de imorais. Que bom que ainda podemos contar com alguns profissionais que com coragem e coerência nos apresentam uma política escancarada e não manipulada. Pense nisso. Um abraço, querido Augusto!

      Obrigado, querida Silvia. Um abraço

    11. maria

      Neste momento que,enfim, Renan está sendo desmascarado, achei que valeria a pena relembrar a brilhante ironia de Pedro Taques no seu discurso como candidato opositor diante da derrota antecipada, por um senado abarrotado de cordialidades corruptas. Pedro Taques (PDT – MT) defende sua candidatura para presidente do Senado youtube.com/watch?v=QkLD2125kpU

    12. João Fernandes.

      O Sr. Pedro Taques é um dos pouquíssimos políticos do Brasil, que podemos dizer sem medo, merecedor do nosso respeito e admiração.Tenho acompanhado algumas de suas participações no cenário político, sempre com muita integridade, caráter e lisura. Parabéns, Senhor Pedro Taques!

    13. luis

      Esse governador se candidatar a presidente TEM O MEU VOTO

    14. maria

      Admiro por sua atuação como senador, sempre coerente no verbo e na ação. Inesquecível seu discurso, quando candidato de oposição ao Renan. Político em sintonia com os novos tempos que virão.

    15. P A U L Ã O

      PARA PRESIDENTE:
      Temos nomes. Governador de Goias e Governador do Maranhão.

    16. ROBERTO DE ABREU CRUZ

      A liderança do PT na Câmara mudou: sai Curupira Sibbah, entra Lampião Florence. O grau de agressividade, insinuações descabidas, ilações estapafúrdias, vai subir!

    17. Roberta

      Quanto mais conheço Pedro Taques, mais eu o admiro.

    18. jan cezar de arruda asckar

      nos estamos precisando de um lider neste Pais e onosso Governador tem demostrado com muita Honestidade, muito conhecimento , muita justiça e muito trabalho . Ele sera o nosso candidato par 2018. nos os brasileiros Honesto te Apoimos .Abraços cuiabano como eu.Parabens ao jornalista Augusto Nunes pela coragem de expor os fatos.

    19. FRANCISCO CARLOS

      marize,

      Se você não gosta “ver esses funcionários da Veja”,
      sugiro que você VEJA somente os funcionários do GRANMA ou da Carta Capital. Leia GRANMA e coma CAPIM.
      Assinado LOBO MAL (( com L )) KKKKKKKKKK

    20. piconze

      Irmão Augusto, adorei a matéria, mas gostei ainda mais da resposta dada à pessoa que se intitula “marize”, a qual não sabe diferenciar mau de mal.
      Acredito que ela ficou mal com a resposta, mesmo porque defende o mau que assola o país.
      Um abraço forte
      do irmão Piconzé.

      Beijão, meu irmão Piconzé.

    21. CARLOS FRANCISCO DE FARIAS

      Pois é,depois de visitar o sítio que ele finge não ser dono por 111 vezes e,desconhecer o triplex que ele comprou e depois negou,o homem mais honesto do país caiu em depressão por não poder mais usufruir das benesses adqueridas das empreiteiras amigas.E o pior de tudo é a iminência de sua prisão logo apos o carnaval.O homem tá ficando pirado sem dormir direito devido a esse dilema.

    22. Diogo

      Com o tempo o Pedro Taques vai ficar conhecendo a cúpula do insosso PSDB e aí vai ficar pianinho ou terá que mudar de partido novamente.
      Porque com FHC,Alkimim,Serra e outros mais o lulopetismo faz o que bem entende.

    23. Paulo Bandarra

      Outra pergunta pertinente é quem paga animador de comício para dar palestra na sua empresa a preço de ouro.

    24. Valentina de Botas

      A Marize (7/2, 7:24) é engraçada, não, Augusto? Além de confundir advérbio com adjetivo, ela te chama de “esses funcionários da Veja”. Premedita a sonegação ao teu trabalho do valor que ele tem evitando te chamar de jornalista. A graça de tudo é ela dizer que é duro ver você querer aparecer ao mesmo tempo que Marize constata teu aparecimento: se ela vê, é porque você não fica no querer, mas consegue aparecer; desconfio que o duro para Marize não é ver você querer, mas você conseguir aparecer como jornalista, e dos melhores que o país já teve. No bloco do “mal gosto”, a mediocridade e a safadeza começam na corrupção do idioma: raro o integrante – passista ou destaque, figurante ou figurão – que não incorra nela, refletindo a moral esburacada. Dureza? Marize ainda não viu nada. Um beijo

      Um beijo, Valentina.

    25. sam

      Brasil amanhã, pois nada de impeachment?
      https://www.youtube.com/watch?v=PYqSEOpZAEQ
      http://veja.abril.com.br/blog/mercados/mercado-de-ideias/na-falta-de-catchup-ditadores-chamam-a-policia/
      Sem oposição de verdade no Brasil. Por isso a exceção que parece confirmar a regra, quando aparece, é tão relevante. Vale muito a menção, Augusto Nunes! Que ótimo! Torcemos para que se transforme em maioria.
      Brasil, necessitamos acordar, para a rua em 13/03…

    26. leonizio garcia

      que o Lula é o maior ladrão que esse pais já teve não resta dúvida, e que comanda ainda uma quadrilha no poder. Só que isso não é motivo para nos esquecermos que, infelizmente, Brasília é o centro do crime organizado nesse país. Pobre povo brasileiro!

    27. Fábio Luís Inaimo

      Contra argumentando o comentarista Carlos; Se For preciso fazer como “O PT sabe fazer muito bem” Estaremos trocando uma ditadura pela outra , assim fica difícil sair dessa roda de sansara.
      Veja oque a direita tem feito de efetivo pelo Brasil afora, Maluf apertando a mão do Lula, Collor Aliado de Dilma, Delfim Neto Fazendo proselitismo de esquerda.
      Se hoje o PT esta no poder , contou justamente com a ajuda da DIREITA.
      Oque esperar de um parlamentar que vai em uma passeata “pacifica” ARMADO ?! Vociferar em um palanque à militontos a soldo, NÃO PRECISA, O LULA já faz isso!
      É ora de abrir o olho, Trocar uma ditadura pela outra é o mesmo que o PT já esta fazendo!
      Ademais, Se assim for, O BOÇALNARO vai governar com quem?? Collor?? Maluf??

    28. Cirval

      Eu acrescentaria: quantas vezes o Lula visitou a sua família no nordeste no mesmo período em que foi 111 (deveria ser 171) vezes ao SEU sítio?

    29. Moreira

      Sou um dos milhões de admiradores de Pedro Taques.

    30. Valério Seccadio

      Boooaaaaa, governador. Essa foi no fígado.

    31. Verinha

      Excelente comparação.

    32. marize

      Duro é ver esses funcionários da Veja, atrás das câmeras, só querendo aparecer. Que coisa de mal gosto&*%ˆ$$#@

      “Mau gosto”, Marize. Mau, não mal. É com U, não com L de LADRÃO, LULA, LARÁPIO etc. Matricule-se de novo no Jardim da Infância e tente voltar daqui a cinco anos.

    33. Carlos

      Bolsonaro presidente, só será possível, SE e somente SE a direita levantar-se em busca de uma nova realidade, ou todos nós nos tornamos parte da mudança (assim como fez a esquerda), ou pode esquecer o sonho de um Brasil livre. Para Bolsonaro presidente, precisamos unir-nos e militar e não somente ficar nas redes sociais. Antes de encerrar, quero dizer que militância política, não é manifestação nas ruas, militância política é organização política. Criar e gerir grupos, ações, movimentos em uma determinada direção. É disso que o Brasil precisa, é disso que Bolsonaro precisa, e é isso que Lula e o PT sabem fazer muito bem.

    34. Antonio Carlos - Curitiba

      Prezado Nunes, você talvez possa mandar algum repórter procurar no cartório de registro de imóveis de São Bernardo do Campo em nome de quem está registrado o apartamento situado na Avenida Prestes Maia, 1501, 12° andar. Macacos me lambam se esse apartamento também não estiver no nome de Roberto Teixeira, o Laranjão. É claro que você sabe que esse é o endereço de Lula.

    35. luiz ranieri

      Até que enfim, alguém disse algo de coerente, apesar de ser do PSDB, que para mim não faz oposição nenhuma a esses patifes que estão roubando o país. E por falar nisso, gostei muito do programa do Solidariedade na semana passada na tv, onde ele colocou a Dilma em seu devido lugar.

    36. Doroty

      Pedro Taques é uma esperança da oposição de verdade.

    37. Fábio Luís Inaimo

      O PSDB é ruim ! Uma ideia colocada em cabeças vazias, pelo PÊTÊ !

    38. Vencer o Povo

      Creio Não é só a Oposição que está desajustada, mas sim, o Povo que se acostumou a ser Roubado e Enganado pela Incessante Lavagem Cerebral dos Sindicatos, Professores e Militantes Esquerdistas. A Oposição Precisa de Ideias e Projetos e Não os Têm.

    39. Letícia

      Parabéns, governador Pedro Taques!

    40. LIMA

      A Prisão é pouco para LULA, tem que ser cassado os direitos politicos por pelo menos 30 anos e cada vez que abrir a boca em publico, para falar de qualquer coisa, mais 5 anos de cadeia.
      A terra arrasada que o PT vai deixar vai custar muito suor e sacrificio para milhoes de brasileiros.

    41. Antonio M

      Adorei ainda bem que agora temos Pedro Taques no comando por aqui porque Cuiaba afundou com a Copa do Mundo e com Galindo na prefeitura ,roubou ate ainda trouxe construtora do outro Mato Grosso do Sul para nossa Cuiaba e o dono da construtora lhe dej jma mansao no condomio fechado mais caro de Cuiaba e ainda so andam de jatinho comprado pela construtora com nosso dinheiro e hoje sao vizinhos deste dona da construtora de Campo grande varias vezes citada aqui nos jornais nao terminam obras,e gostam denao pagar seus funcionarios.Galindo ganhou mansao ate seu filho mora neste mesmo condominio um luxo so para poucos.kkkk as contas de Galindos foram aprovadas como?que absurdo este Brasil,pior que Jujz Sergio Moro nao de conta de tantos roubos,construtoras ficam milhionarias com os politicos e vice e versa.Ainda bem taques ganhou por aqui.Lula e dono deste imovel Zeca do PT do outro estado tambe disse que esteve la a convite de Lula saiu ate nos jornais,mentir para que ,como dizia minha avo mentira tem pernas curtas,mais este sitio deve ser fichinha perto do que Lula tem.E aguarde deve r mais roubls por ai,viva o juiz Sergio Moro.

    42. Mateus

      Taí um nome para 2018!

    43. Sivirino

      Em mais um excelente post no Uol, Josias de Souza acaba por enfatizar o nível de banditismo e absoluta desconsideração para com a sociedade brasileira do Governo Dilma Rousseff (PT):
      “Preso, Delcídio continua sendo ‘líder’ de Dilma”
      Nada mais próprio e coerente que um presidiário para liderar o Governo mais mentiroso, incompetente e ladravaz da história brasileira. (Não mencionemos a concorrência pretérita)
      Dirceu: enquanto há vida, há esperança.

    44. EDJAILSON XAVIER CORREIA

      Augusto, Pernambuco lhe recebe de braços abertos, ande pelas ruas de nosso Recife e pise nas calçadas que construíram a verdadeira História do Brasil e a Formação de nossa Nacionalidade Brasileira !!!!

      Obrigado, Edjailson. Sou fascinado pela história de Pernambuco. É sempre uma honra visitar tua terra. abração

    45. Nílton

      Sr. Augusto Nunes,
      Sei que não tem nada com o assunto e me desculpo por sair do tema, mas como é possível a veja online publicar matéria do BBB? Como permitem uma “jornalista ” classificar esse lixo ou esgoto mesmo, de entretenimento? Fica sem entender que leitores da Veja sejam capazes de misturar as excelentes matérias com essa coisa de BBB (BRASILEIROS BASTANTES BURROS)

      VEJA publica matérias sobre todos os assuntos que interessam a parcelas expressivas dos seus leitores, que são muitos milhões.

    46. RedFox

      Quanta injustiça! Caluniam nosso grande líder popular. Lula (que, como sabemos, é O Filho do Brasil) tem dezenas de milhões de mães, e acontece que 55 delas moram no mesmo sítio. Oras, Lula foi visitar duas vezes cada uma delas! Façam a conta. Dá 110 visitas ao sítio! Tá explicado, então. (A 111ª visita foi para arrumar um quartinho onde acomodará a 56ª mãe, que chega daqui a pouco.)

    47. Textículos do Jota (ES)

      Primorosa argumentação do governador Pedro Taques, e painel exato dos episódios vexaminosos que pinta o nobre bloguista. Lulla é um cágado em cima de uma árvore. Até crianças sabem que ele não poderia estar lá. Nem os milicianos mais aguerridos que fazem o diabo para vencer eleições acreditavam, quando o puseram lá, que teria alguma habilidade para descer. Hoje, todos sabem como ele chegou e entendem porque ainda está lá. Petralha que é petralha desconhece a palavra remorso. Tudo o que resta ao país direito fazer, portanto, é ajudar o cágado petralha acovardado descer e criar meios para que nunca mais os loucos o recoloquem lá, porque lá em cima, definitivamente, nunca foi o seu lugar. Não há como esquecer o que o embusteiro expeliu, em novembro de 2000, antes de ser colocado em cima da árvore. “Se eu ganhasse a Presidência para fazer o mesmo que o Fernando Henrique Cardoso está fazendo, preferiria que Deus me tirasse a vida antes para não passar vergonha”. Pois bem. Como Deus não tirou a vida do farsante antes que se tornasse o “PR” da Rose e Brahma dos empreiteiros, assumindo o papel de ator principal da Era da Boçalidade e protagonizando a fase mais vergonhosa da história do Brasil, hoje ele é esse cágado cagado insepulto que está aí, em cima de uma árvore, sendo incensado pelo seu endiabrado rebanho.

    48. Zezé

      Pedro Taques era do PDT, da base aliada do governo no Senado. Ali distinguiu-se como um brilhante senador – independente – respeitado por seus pares.
      Com sólida bagagem jurídica, inteligência ágil e ferina, suscitava receio à apartes áridos naquela casa.

    49. rosemary

      Quem sabe, sabe.
      Quem sabe e não deve, sabe ainda mais.
      Quem tem CONVICÇÃO afirma aquilo que sabe.
      Por outro lado, Aécio pensou que sabedoria e convicção, e outras virtudes mais, teriam prazo de validade vencido; acreditou na tese rasteira de que não existe certo e errado_ e essa mantém muitos cativos dos consultórios de terapia mental_ e embarcou naquela ilusão de ter mais chance com Lula do que com seu partido. Inegável a gelatinosidade do PSDB; incontestável o exemplo de resiliência e
      ponderação do avô Tancredo. AÉcio seguiu a “tendência” daquele momento e deu-se mal: a “modinha” não durou uma estação.
      O certo é que não mais nos interessam as siglas:
      o objetivo de todos os brasileiros é a faxina dos corruptos e um plano de continuidade nas atividades de cada um.

    50. Sonya

      Caro Augusto,
      Mais uma vez,aplaudimos essa sua flechada fulminante na adormecida oposicao que “TRATA UM EX PRESIDENTE FORA DA LEI COMO SE LIDASSE COM ALGUEM ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA”.
      Esse comportamento tucano,em grande parte,explica e justifica a permanencia desta quadrilha no poder!