IR 2018: Como declarar bitcoins e outras criptomoedas
Saiba como declarar criptomoedas no Imposto de Renda 2018
O investimento em bitcoins e em outras criptomoedas vem ganhando força nos últimos anos. Andréa Nicolini, coordenadora da Sage Brasil, explica como declarar a posse e os principais ganhos envolvendo a moeda virtual, através do programa Imposto de Renda 2018, disponibilizado no site da Receita Federal.
A especialista conta que os valores investidos na compra de bitcoins até 31 de dezembro de 2017, devem ser informados na ficha ‘Bens e Direitos’, sob o código 99 ‘Outros Bens e Direitos’. Ela aconselha a colocar no campo ‘Discriminação’ o máximo de informação possível, como quantidade de criptomoedas adquirida e data de aquisição.
Lembre-se que o bitcoin deve ser declarado pelo valor efetivamente pago em reais.
Caso haja a venda das moedas virtuais, atente-se em verificar se não há imposto sobre o lucro. Para apurar o lucro, verifique se os valores das vendas efetuadas no mês são superiores a 35 mil reais. Caso seja, apure o ganho da operação por meio do programa de Apuração dos Ganhos de Capital (GCAP). Em seguida, importe esses dados para sua declaração de ajuste anual.
Caso contrário, o lucro fica isento do imposto de renda. Após a apuração informe o ganho obtido na linha 5 na Ficha ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’.
Importante ressaltar que o prazo para apresentar a declaração vai até 30 de abril.
Tem outras dúvidas em como declarar o imposto de renda? Assista aos outros vídeos da série aqui.