Renault vê queda nas vendas do 1º trimestre de 2013
Montadora vai parra fábrica por dois meses para reformas. Investimento será de 500 milhões de reais em ampliação da capacidade de produção.
O início do próximo ano será desafiador para a montadora francesa Renault que estima uma queda de 25% nas vendas no Brasil no primeiro trimestre de 2013, afirmou o presidente da montadora no país nesta segunda feira. A montadora vai parar a fábrica responsável por 80% de suas vendas no mercado brasileiro, localizada no Paraná, entre início de dezembro e começo de fevereiro, para ampliar a capacidade de 220 mil automóveis para 320 mil, num investimento de 500 milhões de reais.
A montadora segue com meta de chegar a 8% de participação nas vendas no Brasil em 2016, ante 6,7% nos primeiros nove meses de 2012. No mesmo período de 2011, a Renault registrou fatia de 5,2 por cento. “Vai ser um ano desafiador, queremos ampliar nossa participação de mercado, mas teremos 10 meses para fazer isso”, disse o presidente da Renault no Brasil, Olivier Murguet.
Murguet falou durante o primeiro dia de imprensa do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, onde apresentou o compacto elétrico para duas pessoas vendido na França Twizy. Apesar de custar cerca de 7 mil euros, Murguet afirmou que não há chance de venda do modelo no Brasil enquanto o governo não equalizar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os veículos elétricos, de 55%, em relação aos 7% aplicados a modelos a gasolina.
“Sem isso, não tem nenhuma chance de ser vendido, custaria uns 100 mil reais”, afirmou, acrescentando que a Renault está conversando com o governo sobre a equalização do IPI e incentivos para a venda de modelos elétricos.
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(com agência Reuters)