Empresas protestam contra uso de suas marcas na campanha pró-Brexit
Em carta conjunta, GE, Unilever e Airbus se disseram 'surpresas e desapontadas' com uso não-autorizado de seus nomes na campanha pela saída do Reino Unido da UE
Nesta quinta-feira, General Electric, Unilever e Airbus enviaram uma carta conjunta à campanha “Vote Leave” dizendo que ficaram “extremamente surpresas e desapontadas” ao ver seus nomes e logotipos utilizados em folhetos que convocavam a população para votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia, chamada de ‘Brexit’ (contração, em inglês, de ‘saída britânica’).
“Acreditamos que – para emprego e investimento – o Reino Unido está em melhor situação na Europa”, escreveram as companhias na carta. De acordo com reportagem da CNN Money, elas pedem que os folhetos remanescentes sejam destruídos e ameaçaram tomar medidas legais se suas marcas forem usadas novamente sem permissão.
No próximo dia 23, os britânicos votarão, em referendo, se permanecem ou não no bloco. O Brexit se tornando realidade acabaria com mais de quatro décadas de adesão do Reino Unido em uma união política e econômica com outros países europeus.
Na última semana, as montadoras Toyota e Nissan afirmaram que seus logos também foram utilizados em materiais para a campanha pró-Brexit sem permissão. A Toyota informou que considera tomar medidas legais, e a Nissan disse que a campanha “Vote Leave”, pela saída, se recusou a remover seu nome e logotipo de seus materiais de marketing e site. A montadora apoia a permanência do Reino Unido na União Europeia e acusa a campanha de “deturpar grosseiramente” suas opiniões.
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Juntas, General Eletric, Unilever, Airbus, Toyota e Nissan empregam dezenas de milhares de trabalhadores no Reino Unido.
(Da redação)