Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Americanos aproveitam ‘Black Friday’ desde quinta-feira

Consumidores invadem lojas como Wal-Mart, Target e Gap em busca de preços baratos; data marca início das compras de fim de ano

Por Da Redação
23 nov 2012, 08h40

Consumidores dos Estados Unidos aproveitaram a antecipação das ofertas de varejistas na quinta-feira à noite, fazendo fila nas lojas para conseguir preços baixos em produtos eletrônicos e outros itens ou só para ver de perto a intensa movimentação. No país, a sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças, chamada de “Black Friday” (“Sexta-feira Negra”), é considerada extraoficialmente o começo da temporada natalina no comércio.

A antecipação foi a estratégia adotada por alguns lojistas na disputa por uma clientela cujos gastos devem crescer menos neste ano do que em 2011. A Target, loja de departamentos americana, juntou-se à rede varejista Wal-Mart e à loja de vestuário Gap na abertura antecipada das promoções na quinta-feira. Algumas lojas ficaram abertas durante o dia todo, uma tendência de antecipação que começou a se tornar prática do varejo em 2011.

As lojas do Wal-Mart, que ficam abertas no dia de Ação de Graças desde 1988, ofereceram algumas ofertas a partir das 20 horas (horário local) e ofertas especiais em alguns produtos eletrônicos por volta das 22 horas. “Eu gosto de assistir à insanidade”, disse Jon Stroker, de 40 anos, de Littleton, New Hampshire, depois de gastar cerca de 280 dólares no Wal-Mart da cidade.

Continua após a publicidade

O analista sênior da Moody’s Charles O’Shea disse que é um reconhecimento de que os varejistas precisam ser “mais agressivos” e de que querem mostrar que suas lojas físicas são importantes. A Federação Nacional de Varejo dos EUA prevê um aumento de 4,1% nas vendas do varejo durante o período de férias de novembro e dezembro deste ano, abaixo do crescimento de 5,6% visto em 2011.

Em uma pesquisa separada, a mesma entidade disse que 147 milhões de pessoas iriam às compras de sexta a domingo, ante 152 milhões no fim de semana do “Black Friday” do ano passado. A pesquisa não informou quantos clientes planejavam ir às lojas na quinta-feira.

Leia mais:

‘Black Friday’ deve movimentar R$ 150 milhões no Brasil

Consumidor deve ficar atento às ofertas da ‘Black Friday’, diz Procon

Vendas pela internet devem crescer 25% no período do Natal

Continua após a publicidade

(Com agência Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.