Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas no varejo crescerão 5% em 2012, prevê Fecomercio

SÃO PAULO (Reuters) – A Fecomercio prevê que as vendas no comercio varejista no Brasil crescerão 5 por cento em 2012, para 1,2 trilhão de reais.

Segundo o diretor-executivo da entidade, Antonio Carlos Borges, a combinação de baixo nível de desemprego e o forte reajuste do salário mínimo devem manter as vendas aquecidas no próximo ano, apesar de eventuais desdobramentos da crise europeia sobre a economia doméstica.

“A diferença é que o ano que vem deve começar devagar e acelerar no segundo semestre”, disse. “A massa salarial está crescendo e a Selic, caindo”, ponderou.

Para a instituição, em São Paulo um elemento que contribui para este cenário positivo para o próximo ano é a queda na inadimplência. A pesquisa da Fecomercio apontou que em novembro o número de famílias com contas atrasadas foi de 8 por cento, o menor nível desde fevereiro de 2004.

Segundo a Fecomercio, as vendas neste mês no país devem somar 122,4 bilhões de reais, já incluindo os efeitos das medidas anunciadas pelo governo para incentivar o consumo.

(Por Aluisio Alves)