Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas no varejo brasileiro caem 0,4% em abril, diz IBGE

Apesar da queda na base mensal, o indicador avançou 6,7% em relação a abril de 2013

As vendas no varejo brasileiro caíram 0,4% em abril ante março e, sobre um ano antes, avançaram 6,7%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que as vendas tivessem queda de 0,2% em abril na comparação com o mês anterior segundo a mediana de 25 projeções, que variaram de recuo de 1,75% a alta de 0,8%.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a projeção era de avanço de 6,2% na mediana de 23 projeções, que foram de alta de 3,5% a 8,6%.

Leia também:

Confiança do consumidor cai 3,3% em maio

Havaianas lança primeira marca de roupas

Vendas no varejo caem 0,5% em março, mas sobem 4,5% no trimestre

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 0,6% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. O resultado veio no piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, que esperavam expansão de 0,6% a 3%, com mediana de 1,25%.

Na comparação com abril do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado ficaram estáveis. Nesse confronto, as projeções variavam de um recuo de 0,9% a uma alta de 3,5%, com mediana positiva de 1,2%. Até abril, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam alta de 1,6% no ano e de 2,5% nos últimos doze meses.

(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)