Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Valor da Amazon é maior que o PIB da Turquia e da Argentina; veja lista

Se a gigante de tecnologia fosse um país, seria a 17º maior economia do mundo, atrás da Indonésia, cujo PIB atingiu US$ 1,015 trilhão em 2017

A Amazon conseguiu nesta terça-feira um feito histórico: tornou-se a segunda empresa americana a alcançar o valor de mercado de 1 trilhão de dólares. Se fosse um país, a companhia seria a 17ª maior economia do mundo, à frente de países como a Turquia (851,1 milhões de dólares) e Argentina (637,6 milhões de dólares), segundo dados de 2017 do Banco Mundial.

O valor de mercado é a soma de todas as ações de uma empresa. Nesta terça, cada ação da Amazon era negociada a 2.050 dólares na Nasdaq, bolsa de valores que reúne empresas do setor de tecnologia. O valor representa alta de 1,33% em relação ao pregão anterior, em 31 de setembro – a bolsa americana não operou ontem em razão do feriado do dia do trabalho.

“Somente em 2017, os papéis da Amazon já haviam se valorizado de forma significativa, praticamente dobrando de valor no período”, disse o professor de economia do Ibmec, Walter Franco. “Acredito que o sucesso deve-se principalmente à velocidade e capacidade de diversificação e habilidade de visualizar o comportamento do consumidor, conseguindo antecipar movimentos, captar desejos e tendências”.

O valor de mercado da Amazon, sozinha, é maior que o Produto Interno Bruto (PIB) do Chile (277 milhões de dólares) e de Portugal (217,6 milhões de dólares). O valor da gigante de tecnologia é similar ao de economias como as do México (1,1 trilhão de dólares) e da Indonésia (1 trilhão de dólares)

Na comparação com o Brasil, a empresa americana fica para trás: ainda assim, possui metade do PIB de 2 trilhões de dólares.

Há um mês, a Apple tornou-se a primeira empresa a conseguir alcançar 1 trilhão de dólares em valor de mercado. O resultado refletiu o otimismo dos investidores com os resultados financeiros da Apple: foram vendidos 41,3 milhões de iPhones no terceiro trimestre fiscal, 500.000 a mais do que o esperado.

Juntas, Amazon e Apple detém 8% do total de capitalização do mercado dos 500 ativos negociados no índice Standard & Poor’s.

Empresas de tecnologia

A Amazon também é uma das empresas americanas de tecnologia que mais ganharam valor de mercado nos últimos cinco anos. Levantamento de Einar Rivero, gerente de relações institucionais da Economatica, mostra que a gigante quase dobrou de valor entre 2013 e 2018, um acréscimo de 849,7 milhões de dólares. No mesmo período, o valor da Apple subiu 655,5 milhões de dólares.

“Difícil prever a manutenção deste nível de valor de mercado da Amazon, mas tudo indica que este resultado reflete também o otimismo de Wall Street”, afirmou Franco. “Acho que o sucesso da Amazon estaria, em grande parte, ligado ao bom desempenho do mercado local dos Estados Unidos e, portanto, depende da continuidade das atuais políticas econômicas”.