Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Valor da Amazon é maior que o PIB da Turquia e da Argentina; veja lista

Se a gigante de tecnologia fosse um país, seria a 17º maior economia do mundo, atrás da Indonésia, cujo PIB atingiu US$ 1,015 trilhão em 2017

Por Thaís Augusto Atualizado em 6 set 2018, 10h47 - Publicado em 4 set 2018, 16h19

A Amazon conseguiu nesta terça-feira um feito histórico: tornou-se a segunda empresa americana a alcançar o valor de mercado de 1 trilhão de dólares. Se fosse um país, a companhia seria a 17ª maior economia do mundo, à frente de países como a Turquia (851,1 milhões de dólares) e Argentina (637,6 milhões de dólares), segundo dados de 2017 do Banco Mundial.

O valor de mercado é a soma de todas as ações de uma empresa. Nesta terça, cada ação da Amazon era negociada a 2.050 dólares na Nasdaq, bolsa de valores que reúne empresas do setor de tecnologia. O valor representa alta de 1,33% em relação ao pregão anterior, em 31 de setembro – a bolsa americana não operou ontem em razão do feriado do dia do trabalho.

  • “Somente em 2017, os papéis da Amazon já haviam se valorizado de forma significativa, praticamente dobrando de valor no período”, disse o professor de economia do Ibmec, Walter Franco. “Acredito que o sucesso deve-se principalmente à velocidade e capacidade de diversificação e habilidade de visualizar o comportamento do consumidor, conseguindo antecipar movimentos, captar desejos e tendências”.

    O valor de mercado da Amazon, sozinha, é maior que o Produto Interno Bruto (PIB) do Chile (277 milhões de dólares) e de Portugal (217,6 milhões de dólares). O valor da gigante de tecnologia é similar ao de economias como as do México (1,1 trilhão de dólares) e da Indonésia (1 trilhão de dólares)

    Na comparação com o Brasil, a empresa americana fica para trás: ainda assim, possui metade do PIB de 2 trilhões de dólares.

    Há um mês, a Apple tornou-se a primeira empresa a conseguir alcançar 1 trilhão de dólares em valor de mercado. O resultado refletiu o otimismo dos investidores com os resultados financeiros da Apple: foram vendidos 41,3 milhões de iPhones no terceiro trimestre fiscal, 500.000 a mais do que o esperado.

    Juntas, Amazon e Apple detém 8% do total de capitalização do mercado dos 500 ativos negociados no índice Standard & Poor’s.

    Empresas de tecnologia

    A Amazon também é uma das empresas americanas de tecnologia que mais ganharam valor de mercado nos últimos cinco anos. Levantamento de Einar Rivero, gerente de relações institucionais da Economatica, mostra que a gigante quase dobrou de valor entre 2013 e 2018, um acréscimo de 849,7 milhões de dólares. No mesmo período, o valor da Apple subiu 655,5 milhões de dólares.

    “Difícil prever a manutenção deste nível de valor de mercado da Amazon, mas tudo indica que este resultado reflete também o otimismo de Wall Street”, afirmou Franco. “Acho que o sucesso da Amazon estaria, em grande parte, ligado ao bom desempenho do mercado local dos Estados Unidos e, portanto, depende da continuidade das atuais políticas econômicas”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade