PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Uso de celular causa multa bilionária aos bancos de Wall Street

A sanção está atrelada ao uso de aplicativos de comunicação não autorizados, como WhatsApp e utilização de e-mail pessoal

Por Luana Zanobia Atualizado em 15 jul 2022, 14h17 - Publicado em 15 jul 2022, 09h18

Os bancos de investimento de Wall Street terão de arcar com multas bilionárias por não monitorarem os funcionários no uso de aplicativos de comunicação não autorizados. A multa dos cinco maiores bancos – Citigroup, Bank of America, Goldman Sachs, Morgan Stanley, JPMorgan Chase – pode somar 1 bilhão de dólares, caso o valor da multa aplicada seja o mesmo para todos, segundo reportagem da Bloomberg.

Por lidarem com informações sigilosas, as empresas financeiras são obrigadas a monitorar a comunicação dos funcionários, mas, com a pandemia da Covid-19 e o trabalho home office, controlar o uso de aplicativos de mensagens se tornou uma tarefa difícil.

Em dezembro do ano passado, os órgãos reguladores do mercado financeiro – a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) – multaram o JPMorgan em 200 milhões de dólares após constatar que funcionários de alto-escalão utilizaram WhatsApp e e-mail pessoal para trabalhar. Agora, os demais bancos tentam avançar em conversas com os reguladores para pagarem um valor semelhante. Em 2006, o Morgan Stanley foi multado em mais de 15 milhões de dólares por uma falha na preservação dos e-mails. Dessa vez, o banco já informou na última semana que espera pagar o mesmo valor do JPMorgan.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.