Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump e Dilma agem de modo igual, dizem ‘Forbes’ e ‘Bloomberg’

Dois artigos de colunistas das publicações focadas em economia apontam semelhanças na atuação política e econômica dos dois mandatários

Donald Trump está a menos de um mês na Casa Branca e não sai das manchetes dos jornais de todo o mundo por causa da polêmica gerada pelas medidas que toma. O estilo agressivo e direto do novo presidente americano, que não mede as palavras nas coletivas de imprensa ou no Twitter,  contrasta com o do antecessor, Barack Obama, famoso pelos seus discursos em tom conciliador e pela imagem de político com apoio popular.

Se existe notável diferença para Obama, Trump pode ser comparado à ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, segundo artigos publicados nesta semana por colunistas da revista Forbes e da agência de notícias Bloomberg — ambas publicações voltadas à economia.

Para o jornalista Mac Margolis, que escreve sobre América Latina na Bloomberg, apesar das diferenças pessoais e da trajetória, a pouca habilidade política que faz um país se polarizar os aproxima, como também as propostas econômicas.

“Considere os traços compartilhados e as preferências e peculiaridades políticas, que agitaram o Brasil e poderiam anunciar problemas para qualquer democracia dividida. Críticas ao mercados? Check. Obsessão? Sim, senhor. Um desdém pela política convencional? Confere, de novo. Um apetite por fatos alternativos e imunidade à realidade fiscal? Check em dobro. Tomados em conjunto, esses traços oferecem uma receita para um desastre predito.”, escreveu Margolis na última quarta-feira.

O colunista diz que o aumento dos gastos públicos sem controle, isenções fiscais e protecionismo a setores empresariais desorganizaram a economia e, mais tarde, levaram ao impeachment de Dilma. Margolis indica que há semelhança com as posições defendidas por Trump, que prometeu 1 trilhão de dólares (3,10 trilhões de reais, quase a metade do PIB brasileiro em 2015) em investimentos em infraestrutura, reduzir impostos e tem ameaçado aumentar as taxas de importação para montadoras que produzam no exterior para vender aos Estados Unidos.

Já Kenneth Rapoza, articulista sobre mercados emergentes na Forbes, o que une ambos governantes é o fato de serem forasteiros do mundo político que alcançaram o comando através de uma agenda populista e, posteriormente, perderam o apoio até mesmo de congressistas de suas bases aliadas.

“Assim como o populismo de Trump é concentrado em uma porção geográfica, o populismo do Partido dos Trabalhadores (PT) também o foi. Era focado principalmente na porção nordeste do país. Eles redistribuíram renda através de programas de auxílio social e pelo aumento do salário mínimo em dois dígitos, ano após ano”, diz o texto de Rapoza publicado na última quinta-feira. Ele cita a promessa de Trump em proteger o emprego dos americanos de classe média através de restrições à entrada de imigrantes como exemplo dessa postura populista.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Eliane Moura

    Vão sonhando…. Trump vai ficar muito tempo no poder e os democrats vão virar um partido nanico.

    Curtir

  2. FreetoChoose

    Obama = PT

    Curtir

  3. Everton Silva Batista

    Ah comparar esse cara com a ex presidente Dilma faz o favor, só pode ser fonte bibliográfica dessa Veja imprensa de enganar COXINHA

    Curtir

  4. FreetoChoose

    Trump assimiu uma divida de 20 Trilhoes criada pelo Obama que dobrou o que recebeu criando “estimulo” de welfare, obamacare, regulamentacoes, multiplicou prog de foodstamps. ou seja, estimulo a la PT bolsa familia.

    Curtir

  5. Cético, muito cético

    Comparar Trump e Dilma (Lula)? Sempre dá para comparar cocô com cacaca.

    Curtir

  6. Gilmar Lopes Vieira Vieira

    Não sei nada desse tramp.agora que essa Maria louca arrasou o brasil isso todo mundo tá sofrendo agora as consequências desse governo de incompetentes ……

    Curtir

  7. A veja é um lixo mesmo. Não queremos palavras mansas com facadas nas costas e mentiras, queremos palavras duras mas verdadeira. Essa veja jornal globo folha de São Paulo mídias compradas e são pagas pra fazer essas comparações absurdas. VEJA É UM LINO.

    Curtir

  8. Geroldo Zanon

    No encontro do TRUMP ea DILMA nem vou falar para não ser sençurado

    Curtir