Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trabalhador já pode consultar saldo a receber do PIS-Pasep

Estimativa é de que sejam destinados 18,1 bilhões de reais a 23,5 milhões de cotistas em agosto

Empregados com direito às cotas do PIS (Programa de Integração Social) podem conferir na Caixa Econômica Federal quanto vão receber a partir de agosto, quando os pagamentos começarão a ser feitos. Os recursos serão reajustados em 8,9%. O pagamento foi retomado hoje para correntistas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

O valor poderá ser consultado nos terminais eletrônicos da Caixa, pelo telefone 0800-726-0207 e no site do banco. É preciso informar o CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) e a data de nascimento. O número pode ser encontrado no Cartão Cidadão, nas anotações gerais da Carteira de Trabalho antiga, na página de identificação da carteira nova e no extrato impresso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As contas do PIS são para trabalhadores do setor privado e administradas pela Caixa. Já as do Pasep envolvem contas de servidores públicos, são gerenciadas pelo Banco do Brasil e também poderão ser sacadas — neste caso é possível conferir o valor e quando a retirada estará disponível no site do banco.

Tem direito às cotas do PIS e do Pasep quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor público entre 1971 e 4 de outubro de 1988 e ainda não retirou esses recursos. A estimativa do governo é que sejam destinados 18,1 bilhões de reais a 23,5 milhões de cotistas.

No caso de quem não tem conta nos bancos públicos, será possível sacar a quantia entre 14 de agosto e 29 de setembro.