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TAM reverte prejuízo com lucro no primeiro trimestre

Nos primeiros meses de 2011, a companhia aérea apresentou resultado positivo de 128,8 milhões de reais, diferente da negativa do mesmo período no ano passado

Por Da Redação
16 Maio 2011, 11h12

Apesar da alta, a empresa está cortando despesas, especialmente no que diz respeito ao custo por passageiro

A companhia, que costura uma fusão com a chilena LAN, teve lucro líquido de 128,8 milhões de reais, após perda de 70,9 milhões de reais sofrida nos três primeiros meses de 2010. O resultado foi divulgado após a rival Gol informar na semana passada que teve lucro líquido de 31,9 milhões de reais no primeiro trimestre, ante resultado positivo de 23,9 milhões de janeiro a março do ano passado.

A TAM manteve suas estimativas para o ano, de crescimento da demanda doméstica de 15 % a 18 % e de sua oferta entre 10 % e 13 %. A companhia também manteve expectativa sobre o preço médio do barril do petróleo WTI em 2011, de 93 dólares, e de um custo, excluindo despesas com combustíveis, com recuo de 5%.Na semana passada, a concorrente Gol elevou sua previsão para o barril do petróleo de 82 a 93 dólares para 100 a 115 dólares, em meio à alta dos preços da commodity nos últimos meses, e manteve projeção de expansão da demanda doméstica entre 10% e 15%.

A TAM fechou o primeiro trimestre com receita líquida 16,8 % maior que a registrada um ano antes, somando 3,04 bilhões de reais. Enquanto isso, as despesas operacionais totais evoluíram mais lentamente, em 16 %, para 2,93 bilhões de reais.Já o resultado financeiro passou de uma despesa de 183,8 milhões de reais no primeiro trimestre de 2010 para receita de 84,5 milhões de reais de janeiro a março deste ano.

A empresa apresentou Ebitda (geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves) de 380,5 milhões de reais – uma alta ligeira de 1,1 % sobre o total apurado um ano antes. Já a margem no período caiu de 14,5% para 12,5%.

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A melhora no desempenho veio com queda nas tarifas. O yield doméstico, medidor do preço das passagens, caiu 5,7% na comparação anual, para 18,2 centavos de real, enquanto o internacional tombou 9,2%, para 14,8 centavos. Em dólar, o yield internacional também recuou, 1,8%. Já o yield geral da empresa, que inclui receitas com cargas, subiu 1,4% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2010, para 22,4 centavos de real.

A empresa, que como a rival Gol está trabalhando em corte de despesas em um cenário de intensa competitividade doméstica, reduziu seus custos por assento-quilômetro percorrido (Cask) sem incluir combustível em 3,8% no período.

(Com Reuters)

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