Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Superávit comercial da zona do euro cresce para 13,1 bi de euros em setembro

Apesar de não alcançar o esperado pelos economistas, valor é o maior para o período desde 1999

A zona do euro teve um superávit comercial de 13,1 bilhões de euros em setembro, ante saldo também positivo de 6,9 bilhões de euros em agosto e de 8,6 bilhões em setembro do ano passado, segundo dados divulgados na manhã desta segunda-feira. O resultado é o maior para o mês desde 1999, mas ficou abaixo da expectativa dos analistas, que previam um superávit de 14 bilhões de euros.

No terceiro trimestre de 2013, a economia da região cresceu apenas 0,1% em comparação aos três meses anteriores. Apesar da alta, o dado mostra que a recuperação econômica da zona do euro desacelerou mais que o esperado, pressionada pela contração da produção na França e na Itália. Contudo, o dado veio positivo devido ao crescimento econômico na Alemanha, ainda que o indicador tenha representado desaceleração ante o segundo trimestre.

O dado também havia ficado abaixo do esperado pelos especialistas, que apostavam em uma desaceleração de 0,2% na comparação trimestral. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve alta de 0,3%, a primeira expansão em dezoito meses. Todos esses números, somados à desaceleração de 0,1% do índice de preços ao consumidor (CPI) da região em outubro, reiteram a preocupação dos economistas com a perspectiva de a Europa atravessar um período de deflação.

Leia também:

Inflação da zona do euro recua 0,1% em outubro

PIB da zona do euro cresce apenas 0,1% no 3º trimestre

Índice de confiança na zona do euro tem maior nível em 30 meses

(com Estadão Conteúdo)