Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Só 9% dizem que não pretendem fazer compras na Black Friday

Pesquisa do Google mostra que adesão de novos varejistas ao saldão fez que com consumidores comprassem em novas categorias, como viagens e beleza

Por Patrícia Basilio
Atualizado em 14 ago 2018, 14h00 - Publicado em 14 ago 2018, 14h00

Os brasileiros compraram o equivalente a 2,1 bilhões de reais pela internet na Black Friday do ano passado. O gasto médio foi 1.178 reais, indicando uma disposição para gastos de maior valor. Neste ano, só 9% afirmaram que não vão aproveitar as promoções da Black Friday, que cairá em 23 de novembro.

Quando a pesquisa ouve apenas quem fez compras na promoção de 2017, o porcentual cai para 2%, de acordo com pesquisa do Google. O principal motivo é a falta de dinheiro.

Durante anos, smartphones, TVs e eletroportáteis foram os produtos mais vendidos da Black Friday. Com a maior adesão de lojistas ao saldão virtual, roupas, calçados e acessórios entraram na lista dos artigos mais buscados nos portais de vendas, segundo pesquisa do Google. Eletrônicos e vestuário devem ser novamente os mais itens comprados na sexta-feira promocional de 2018.

No ano passado, os brasileiros compraram em 3,9 categorias diferentes, entre elas eletrônicos, viagens e beleza — o que representa uma alta de 15% em relação a 2015.

Continua após a publicidade

“Os consumidores estão mais acostumados com o meio virtual. Além disso, os varejistas perceberam o poder de venda da Black Friday e, desta forma, começaram a participar do evento”, afirma Rafael Campion, líder de inteligência de mercado do Google.

Volume de buscas

Em 2017, o volume de buscas por produtos no Google registrou crescimento de 57% no dia da Black Friday, em relação à media das sextas tradicionais de novembro, anteriores ao evento. Procuras específicas por eletrônicos e eletroportáteis apresentaram variação de mais de 300% no mesmo período de comparação.

Apesar de a data ganhar cada vez mais solidez no Brasil, a falta de confiança nas promoções é impeditivo para 37% dos entrevistados participarem do saldão. Por outro lado, 75% dos consumidores que já comprarem nesta sexta-feira especial afirmaram que gastaram o valor médio que esperavam.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.