Setor de serviços avança 0,6% em setembro, oitavo resultado positivo seguido
No acumulado no ano, alta do maior setor da economia brasileira foi de 2,8%. Em 12 meses, houve alta de 3,1%
O maior da economia brasileira, o setor de serviços avançou 0,6% em setembro, na comparação com agosto, segundo divulgou hoje o IBGE. É o oitavo resultado positivo seguido, marcando um período em que acumulou alta de 3,3%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
Três das cinco atividades de serviços cresceram em setembro, com destaque para transportes (1,2%), impulsionados pelo transporte rodoviário de cargas, que garantiu o segundo avanço seguido e renovou o ápice da série histórica.
Segundo o gerente do IBGE, Rodrigo Lobo, o setor de transportes tem sido o principal responsável por sustentar o crescimento do setor, puxado também pelo transporte aéreo de passageiros, beneficiado por aumento da renda e passagens mais baratas, e pela logística de entregas do e-commerce.
O IBGE informa que o volume de serviços está 19,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e renovou, em setembro de 2025, o patamar recorde da série histórica. Essa sequência de oito resultados positivos empata, em número de meses, com aquela compreendida entre fevereiro e setembro de 2022, quando o setor de serviços acumulou crescimento de 5,6%.
Frente a setembro de 2024, o volume de serviços avançou 4,1%, somando 18 taxas positivas consecutivas. O acumulado no ano foi de 2,8%. Em 12 meses, houve alta de 3,1%, mantendo o ritmo de crescimento frente ao acumulado até agosto (3,1%).
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA







