Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Senado aprova volta do voto de qualidade do Carf

Essa era uma das prioridades do governo, que precisa engordar a arrecadação

Por Pedro Gil Atualizado em 30 ago 2023, 19h05 - Publicado em 30 ago 2023, 18h38

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 30, a retomada do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), tribunal que julga conflitos tributários entre a Receita Federal e os contribuintes, por 34 votos favoráveis e 27 votos contrários.

O voto de qualidade, que desempata julgamentos no Conselho a favor da Receita Federal, havia sido extinto em 2020 pelo Congresso, mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu retomar o dispositivo por meio de medida provisória, que caducou. O governo enviou ao Congresso um projeto de lei, que foi aprovado em julho pelos deputados e aguardava apreciação por parte dos senadores.

A volta do voto de qualidade do Carf era uma das prioridades na agenda de Haddad, isto porque o texto é uma das frentes que o governo abriu para engordar a arrecadação — e fundamental para a sustentação do novo arcabouço fiscal.

Os processos tributários que correm no conselho superam a marca de 1 trilhão de reais, mas demoram a ser julgados. Em 2021, foram julgados cerca de 30 mil casos, com 47,6 bilhões de reais em discussão; no ano passado, apenas 11 mil casos foram apreciados, mas o montante foi de 132,5 bilhões de reais. E os casos não param de subir: saíram de 90,9 mil em 2021 para 92,4 mil em 2022. A expectativa do governo é de que a medida possa trazer uma arrecadação de ao menos 40 bilhões de reais ao governo em 2024. O projeto segue agora para sanção presidencial.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira, 30, que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 precisa de 168 bilhões de reais em novas receitas para garantir a meta de resultado primário zero no próximo ano. Quinta-feira, dia 31, é o prazo limite para o envio do PLOA.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.