Sem folia: Ibovespa se encaminha para fechar mês com desvalorização de 1%
Em dia de menor liquidez devido ao feriado de Carnaval, o principal índice da B3, opera abaixo dos 125 mil pontos com mercado cauteloso com Trump e Lula

O dia é de folia aqui no Brasil, mas o mercado não tem muitos motivos para comemorar. O Ibovespa se encaminha para fechar o dia em queda, podendo encerrar o mês com perdas de 1%. Em dia de menor liquidez devido ao feriado de Carnaval, o principal índice da B3, operava aos 124 mil pontos no meio do dia. O dólar opera com volatilidade nesta sexta-feira, 27. A moeda que chegou a ceder após divulgação do índice de inflação (PCE) dos Estados Unidos, voltou subir, sendo negociada a R$ 5,84 por volta das 11h40. Apesar da inflação vir veio em linha com as expectativas do mercado, as políticas protecionistas de Trump continuam a alimentar pressões inflacionárias, o que pode obrigar o banco central americano, Fed, a responder com mais juros.
No cenário doméstico, o mercado segue cauteloso diante do impacto fiscal e inflacionário das recentes medidas anunciadas pelo presidente Lula, como o programa “Pé-de-Meia” e a liberação do FGTS, iniciativas que visam aumentar sua popularidade. O desempenho das commodities também não devem ajudar a dar fôlego ao mercado. O preço do petróleo recua, pressionando ainda mais os papéis da Petrobras, que caem 1% após resultados negativos. O minério de ferro também fechou em queda de 0,74% na Bolsa de Dalian, na China.