Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Seis em cada dez brasileiros concordam com a reforma da Previdência

Pesquisa CNI/Ibope aponta que 59% dos entrevistados são favoráveis às mudanças, porém só 36% afirmam conhecer a proposta do governo

Por da Redação
Atualizado em 8 Maio 2019, 18h22 - Publicado em 8 Maio 2019, 17h41

A maioria dos brasileiros considera necessária uma reforma da Previdência. É o que mostra pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira, 8. Segundo o levantamento, 59% dos brasileiros dizem concordar que é preciso uma reforma. Outros 36% discordam.

O Ibope ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios do país entre os dias 12 e 15 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Está em tramitação no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada pelo governo Bolsonaro para alterar as regras previdenciárias. O texto prevê, entre outros pontos, a fixação de idade mínima para a aposentadoria. Para mulheres, a exigência é de 62 anos, e para os homens, 65. O tempo mínimo de contribuição também pode ser elevado, de quinze anos de contribuição para vinte anos.

A percepção de que as mudanças são imprescindíveis é maior entre os homens, os que têm ensino superior e renda familiar superior a cinco salários mínimos, revela o levantamento. Entre os homens, 63% dizem que é preciso fazer a reforma da Previdência. Já entre as mulheres, o porcentual cai para 54%.

Continua após a publicidade

As mudanças são necessárias para 68% dos entrevistados com ensino superior e para 73% dos que têm renda familiar acima de cinco salários mínimos. A pesquisa revela ainda que a reforma tem o apoio da maioria dos que ganham menos e com menor grau de escolaridade: 52% dos que concluíram até a quarta série do ensino fundamental e 51% dos que recebem até um salário mínimo acreditam que são necessárias mudanças na aposentadoria e que é preciso mudar o sistema previdenciário do país.

Apesar de a maioria ver necessidade da reforma, o nível de conhecimento da atual proposta apresentada pelo governo ao Congresso é baixo. Apenas 36% da população afirma conhecer a proposta do governo em tramitação. Desse porcentual, só 6% dizem ter amplo conhecimento do texto e 30% conhecem os principais pontos.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.