Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

SEC investiga não divulgação de mudanças em bolsas eletrônicas

WASHINGTON/NOVA YORK, 4 Abr (Reuters) – Reguladores dos Estados Unidos estão inspecionando bolsas de valores de maneira rigorosa, por não divulgarem mudanças em seus negócios, como parte de algumas de 20 diferentes áreas de um inquérito da Securities and Exchange Comission (SEC) sobre como funcionam as plataformas eletrônicas.

A SEC está interessada nos tipos de ordens planejadas pelas bolsas para permitir que seus clientes executem seus negócios, e se elas estão autorregulando seus mercados apropriadamente, de acordo com pessoas familiarizadas com a questão.

Os inquéritos, que estão centrados em plataformas de mercado onde os negócios são atualmente executados em altas velocidades, foram provocados pela “quebra instantânea” ocorrida em maior de 2010, denominada por uma autoridade como “mudança de jogo”.

A agência está temerosa com o fato de que as bolsas eletrônicas estariam conduzindo seus negócios por um caminho que poderia dar tratamento preferencial a determinados clientes.

Os inquéritos também coincidem com uma falha técnica embaraçosa em março que arruinou a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da bolsa eletrônica BATS Global.

A não divulgação poderia levar a sanções pela SEC, apesar de fraudes ou condutas ilícitas não serem o principal foco, disseram essas pessoas à Reuters. As bolsas precisam divulgar mudanças nas regras e obter aprovação da SEC.

(Por Sarah N. Lynch and Herbert Lash)

REUTERS FC CM