Sabesp é eleita ‘Empresa do Ano’ na premiação TOP30, de Veja Negócios
Presidente da companhia, Carlos Piani diz ter orgulho de onde a Sabesp chegou e aponta desafio para o futuro
A Sabesp, companhia paulista de saneamento, recebeu o título de Empresa do Ano na primeira edição do “TOP30 — As melhores empresas do Brasil”, premiação realizada por VEJA Negócios, nesta quinta-feira, 30 de outubro. A Sabesp já havia levado o prêmio de melhor empresa de saneamento, um dos trinta títulos distribuídos na noite — cada um para um segmento econômico distinto –, além do prêmio principal. “É um orgulho receber esse prêmio na sua primeira edição e no nosso primeiro ano depois da privatização”, disse Carlos Piani, presidente da Sabesp. A cerimônia ocorreu no hotel Palácio Tangará, em São Paulo, e contou com a participação do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Durante o evento de VEJA Negócios, Piani celebrou o reconhecimento do avanço da Sabesp no saneamento paulista, mas afirmou que a companhia tem “um desafio grandioso” pela frente: investir bilhões de reais para universalizar o serviço no estado. “A Sabesp vai ter que investir 70 bilhões de reais nos próximos 5 anos para tentar fechar essa lacuna”, disse. Também pensando no trabalho para o avanço social, o executivo lembrou que o governo do estado de São Paulo destina todo o seu lucro com dividendos da empresa para um fundo que o reinveste no negócio.
Piani destacou o aumento de 20% na receita da Sabesp no último ano, um dos fatores que ilustram o bom desempenho da empresa privatizada. “Estamos numa luta de fazer o resultado (financeiro) com propósito, fechar essa lacuna, trazer dignidade, saúde e valorização ambiental para o estado de São Paulo”, disse o CEO, durante o encerramento do evento.
O ranking TOP30 que definiu os vencedores foi elaborado em parceria com a agência de classificação de risco Austin Rating. A agência analisou os balanços financeiros de 10 mil empresas para a definição daquelas que se sobressaem em seus respectivos setores. O levantamento considerou indicadores como receita líquida, lucro, margem operacional, retorno sobre investimento e endividamento. A segunda edição do TOP30 foi anunciada durante a cerimônia e será realizada no segundo semestre de 2026.
Lais Souza: “A esperança voltou”
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Presídio abre espaço para receber Jair Bolsonaro
Bolsonaro rifa Amin para tentar eleger Carluxo ao Senado em Santa Catarina
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio







