Reforma tributária: governo inicia testes do portal da CBS, imposto que substituirá PIS, Cofins e IPI
Nova plataforma da Receita Federal permitirá testes da CBS antes da adoção oficial do tributo em 2026
A partir de 1º de julho, começam os testes do portal da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo que substituirá PIS, Cofins e IPI a partir de 2026. A plataforma foi desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Receita Federal e será o principal canal de comunicação entre contribuintes e o Fisco no novo modelo tributário.
Nesta fase inicial, 66 empresas participam do projeto-piloto, com previsão de atingir cerca de 500 participantes até o fim de 2025. A proposta é testar as funcionalidades do sistema e realizar ajustes antes da entrada em vigor da nova cobrança.
A CBS faz parte da Reforma Tributária do Consumo, que também institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), unificando ICMS e ISS. A gestão do IBS ficará a cargo de um Comitê Gestor e terá integração tecnológica com a plataforma da CBS.
O portal terá acesso via Gov.br e oferecerá ferramentas como simulações, apuração assistida, área para administradores e calculadora tributária. Também permitirá a integração com os sistemas internos das empresas, em ambiente seguro.
A estrutura tecnológica será baseada em nuvem soberana e terá capacidade de processamento estimada em até 10% mais transações que o Pix, com arquivos até 150 vezes maiores. As APIs básicas para integração com sistemas empresariais serão disponibilizadas gratuitamente.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio
Paulo Betti causa divergências ao falar sobre megaoperação no Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa







