ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Rede de atacarejo Assaí entra na guerra das maquininhas de cartão

Comerciante que utilizar meio de pagamento pode converter 10% das taxas de transação em compras nas lojas da marca

Por Ana Paula Machado
Atualizado em 10 set 2018, 09h38 - Publicado em 10 set 2018, 08h40

O Assaí Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, entrou no mercado de meios de pagamento. A rede lançou uma maquininha de cartão. É a Passaí, voltada para microempreendedores, pequenos e médios comerciantes.

José Marcelo Santos, diretor financeiro do Assaí Atacadista, diz que o objetivo é ampliar a fidelização do cliente. Como incentivo, ficou estabelecido que 10% da taxa que o comerciante paga para o operador do meio de pagamento será convertido em créditos a serem usados no Assaí.

“O cliente de atacarejo é muito sensível a preço. Ele percorre quilômetros para economizar centavos. Então, temos que dar mais vantagens a esse consumidor para que ele permaneça em nossas lojas”, disse o executivo.

Ele conta que, nos últimos cinco anos, a taxa de crescimento da receita do Assaí não ultrapassa 29%. No segundo trimestre deste ano, o faturamento da empresa chegou a 5,78 bilhões de reais, elevação de 23,5% no comparativo com o mesmo período de 2017.

“Não há aumento justamente pela grande concorrência nesse segmento. Com essa iniciativa esperamos melhorar o nosso desempenho rapidamente”, afirmou Santos, sem informar qual a expectativa de crescimento nas vendas com o novo produto financeiro. Hoje, a companhia opera um cartão de crédito com a bandeira Mastercard.

Continua após a publicidade

A Passaí será vendida em todas as lojas da rede no Brasil. Hoje, o Assaí opera 130 pontos de venda e até o final do ano deverá ter mais 16 estabelecimentos. “A nossa ideia é vender os terminais, não será aluguel. E a taxa e o valor das maquininhas serão competitivos”, ressaltou Santos. A taxa de administração média no mercado é de 2% a 5% por venda.

Para Ana Paula Tozzi, CEO da consultoria AGR, o Assaí está fazendo o que a Casas Bahia fazia com os carnês há décadas, com a oferta de serviços financeiros para fidelizar o cliente. “Como esse segmento é muito concorrido as empresas buscam formas de reter esse consumidor dentro da sua loja e, oferecer as maquininhas é uma boa estratégia. O próximo passo é a concessão de microcrédito a esse cliente”, disse Tozzi.

Segundo ela, tendo mais serviços financeiros à disposição dos clientes dentro das lojas, as empresas conseguem monitorar o consumidor de perto. “A empresa sabe o comportamento de compra de cada pessoa, se ela paga dentro do prazo os parcelamentos. Então, elas começam a pensar em produtos específicos para cada um. E isso vai fidelizando esse cliente”, afirmou Tozzi.

O lançamento da maquininha do Assaí, de acordo com Santos, será realizado nas próximas semanas. “As primeiras lojas que terão os terminais à venda serão em São Paulo e até novembro todos os pontos de venda terão o equipamento.” Além disso, a Passaí terá a FIC, que é a financeira do GPA e do banco Itaú, como parceira e os resultados da operação serão compartilhados entre o Assaí e a financeira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.