Quem são os chefes de Estado presentes na Cúpula dos Líderes, em Belém
Entre os confirmados estão o presidente da França, Emmanuel Macron, o chileno Gabriel Boric e o colombiano Gustavo Petro
A Cúpula dos Líderes da COP30 começa nesta quinta-feira (6) em Belém, reunindo presidentes, primeiros-ministros e representantes de mais de 190 países. O encontro marca o ponto alto da conferência do clima da ONU, com discursos e negociações sobre como acelerar as metas do Acordo de Paris e financiar a transição verde.
Pela primeira vez realizada na Amazônia, a cúpula pretende reforçar o papel da região no debate global sobre desmatamento e desenvolvimento sustentável. Da Europa vieram o presidente da França, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, da Espanha, Pedro Sánchez, do Reino Unido, Keir Starmer, de Portugal, Luís Montenegro, e da Holanda, Dick Schoof.
+ Lula com príncipe e mais: veja a agenda do primeiro dia da Cúpula dos Líderes em Belém
Da América Latina, estão na lista Gustavo Petro, da Colômbia, Gabriel Boric, do Chile, e Xiomara Castro, de Honduras.
Maior emissor de gases do efeito estufa na atmosfera, a China enviou o vice-primeiro-ministro, Ding Xuexiang. Já os Estados Unidos, que ficam em segundo na lista de maiores poluidores, se retiraram das negociações.
Também desembarcaram em Belém a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, o príncipe Albert II, de Mônaco, e o príncipe William, do Reino Unido.
A lista inclui ainda líderes de países como Finlândia, Namíbia, Guiana, Comores, Palau, Suriname, Letônia, Síria, Suécia e Congo-Brazzaville, reforçando o caráter global e diverso da cúpula.
O principal objetivo do Brasil na COP é garantir recursos para um plano de 125 bilhões de dólares, pelo qual países ricos e investidores privados pagariam a nações emergentes para preservar suas florestas tropicais.
Até agora, poucos sinalizaram disposição para contribuir. Lula também tenta impulsionar o uso de biocombustíveis, área em que o Brasil é o segundo maior produtor do mundo
Sem poder entrar nos Estados Unidos, Barroso já tem um novo refúgio internacional
A reação do governo brasileiro ao primeiro revés da COP30
Michelle é a favorita do bolsonarismo contra Lula em 2026, diz pesquisa
Ciclone extratropical vai atingir o Brasil nesta sexta, 7: saiba os estados afetados
Baixa presença de líderes na cúpula de Belém frustra Brasil às vésperas da COP30







