Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Projeção para a bolsa piora com risco de juro mais alto nos EUA, diz BofA

Apenas 28% dos investidores consultados pelo levantamento vê o índice acima dos 140 mil pontos até o fim do ano, ante 36% na pesquisa anterior

Por Juliana Machado Atualizado em 8 Maio 2024, 13h11 - Publicado em 17 abr 2024, 18h18

A possibilidade de os juros nos Estados Unidos permanecerem mais altos por mais tempo é hoje o maior risco para o desempenho dos mercados na América Latina e está pesando sobre o sentimento dos investidores na região, mostra pesquisa divulgada pelo Bank of America Securities (BofA). As projeções para Ibovespa no fim deste ano estão menores, com apenas 28% dos participantes do levantamento vendo o índice acima dos 140 mil pontos até o fim do ano, ante 36% na pesquisa anterior.

Na pesquisa, o BofA também consultou as perspectivas para o dólar, e 31% dos participantes esperam uma cotação acima dos 5,10 reais até o encerramento de 2024 — na pesquisa anterior, essa previsão valia para 3% dos investidores. Em linhas gerais, 47% esperam um fortalecimento do dólar frente ao real até o fim do ano, contra 24% na pesquisa feita no mês passado.

Em relação às commodities, 25% dos participantes da pesquisa esperam uma performance acima da média do mercado nos próximos seis meses. O BofA pondera que a sua visão para matérias-primas ainda é cautelosa, com uma leitura mais construtiva em outros metais, como cobre e alumínio, além da celulose e do petróleo. “Investidores estão mais ‘overweight’ [com alocação acima da média do mercado] nos setores financeiro, indústria e utilities [saneamento e energia]”, diz trecho da pesquisa.

Os participantes do levantamento também relatam estarem com níveis de caixa — investimento em ativos considerados mais seguros — estáveis em relação à última pesquisa, com cerca de 25% assumindo mais risco nesse momento. Os níveis de uso de proteção estão atualmente abaixo da média histórica, enquanto uma rotação nas carteiras dos investidores pessoa física para o mercado de ações deve acontecer quando a taxa Selic atingir 9% ao ano, conforme a expectativa da maioria dos agentes de mercado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.