Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Produção industrial cresce 0,8% em abril ante março, aponta IBGE

O resultado de abril foi o melhor para o mês desde 2013, quando a indústria apresentou um crescimento de 1,5%; no ano, setor acumula alta de 4,5%

Por Da redação
Atualizado em 5 jun 2018, 17h14 - Publicado em 5 jun 2018, 09h12

A produção industrial brasileira cresceu 0,8% em abril em relação ao mês de março, informou nesta terça-feira 5 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado de abril foi o melhor para o mês desde 2013, quando a indústria apresentou um crescimento de 1,5%.

De janeiro a abril deste ano, o setor industrial acumula alta de 4,5%. Já nos últimos doze meses, o crescimento da indústria avançou 3,9%.

“(Abril) foi o primeiro bom resultado de 2018, mas não é suficiente para voltar ao patamar do fim do ano passado”, afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo. “A greve dos caminhoneiros significa que afeta o processo e o ritmo de produção. Ela vai afetar negativamente, mas o tamanho do reflexo ainda não sabemos.”

 

O mês de abril teve predomínio de resultados positivos para a indústria, alcançando as quatro grandes categorias econômicas e treze dos 26 ramos pesquisados.

As principais influências positivas foram produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (5,6%) e de veículos automotores, reboques e carrocerias, com um crescimento de 4,7%.

Já a produção da indústria de bens de capital teve alta de 1,4% em abril ante março. Na comparação com abril de 2017, o indicador mostrou crescimento de 23,2%, seguindo uma trajetória de crescimento desde fevereiro do ano passado.

Entre os setores da indústria que reduziram a produção em abril, os desempenhos mais importantes foram perfumaria, sabões, produtos de limpeza e higiene pessoal (queda de 7,3%), máquinas e equipamentos (-3,1%) e produtos eletrônicos (-4,0%).

Continua após a publicidade

Na comparação com abril de 2017, a indústria cresceu 8,9% em abril de 2018, com resultados positivos nas quatro grandes categorias econômicas, 24 dos 26 ramos, 62 dos 79 grupos e 67,3% dos 805 produtos pesquisados.

Vale citar que abril de 2018 (21 dias) teve três dias úteis a mais do que igual mês do ano anterior (18). Entre as atividades, veículos automotores, reboques e carrocerias (40,6%) e produtos alimentícios (12,0%) exerceram as maiores influências positivas na formação da média da indústria.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.