Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Por que o comunicado do BC ainda não animou a bolsa

Manutenção da taxa Selic em 13,75% dá um leve fôlego para a renda variável, mas cenário ainda exige cautela; renda fixa segue atrativa

Por Luana Zanobia Atualizado em 27 out 2022, 19h02 - Publicado em 27 out 2022, 13h15

O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve pela segunda vez a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%, trazendo um certo alívio ao mercado financeiro para um horizonte de possível afrouxamento do aperto monetário. A manutenção na taxa garante a atratividade da renda fixa e pode dar um leve fôlego para a renda variável, mas o Banco Central segue cauteloso com a inflação. Por isso, o investimento em renda variável ainda que menos pressionado, exige cautela.

Apesar da Selic menos pressionada com a manutenção consecutiva do atual patamar, os investimentos em ações trazem a possibilidade de perdas com o repique da inflação, que já veio maior no IPCA-15, com alta de 0,16%, acima das expectativas do mercado. Dessa forma, o comunicado do BC ainda não animou a bolsa. Embora o Brasil tenha iniciado o ciclo de alta nos juros antes das principais economias do mundo, o que soma positivamente para o controle inflacionário, o país também tomou outras medidas para frear os preços através de políticas de redução de impostos como o ICMS. “Essas medidas tomadas pelo Banco Central de forma combinada trouxeram seus efeitos de forma mais rápida ao nosso país, efetivamente reduzindo a inflação. Porém, a política de manutenção de preços, por ser uma forma artificial de se controlar a inflação, após sua vigência, pode causar um efeito rebote, podendo fazer os preços subirem novamente, muitas vezes em ritmo maior e descontrolado”, comentar analista Lucas Sharau, da iHUB Investimentos. Além disso, a situação internacional mantém-se tensa e indefinida com grandes economias sofrendo pela recessão, guerra e inflação causada por esses choques. “O comportamento dos investidores sobre a renda variável é de cautela com início gradativo de aumento na concentração nessa classe de investimento”, diz.

Mas, para os investidores mais arrojados, o momento também oferece oportunidades. De acordo com a XP, a relação preço/lucro (P/L) do Ibovespa se encontra em 6,6 vezes, um desconto significativo de 40% em relação à média dos últimos 15 anos, em que esteve no patamar de 11,2 vezes. Ou seja, a bolsa está barata e pode oferecer bons retornos. O conselho é investir em empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos. Segundo levantamento da XP, nos últimos cinco anos, a maiores pagadoras de dividendos foram BasilAgro, Petrobras e Copel. As ações acumularam um retorno total anualizado ao redor de 30% nos últimos cinco anos, enquanto a taxa DI acumulada durante o mesmo período ficou em 6%.

A divulgação da ata do BC na próxima semana é bastante aguardada e deve dar para os investidores o norte sobre os rumos da política monetária. A perspectiva de manutenção de juros em patamares elevados devido aos diversos riscos no cenário, indica que a Selic ainda deve manter a sua atratividade por um tempo prolongado. Os principais bancos e casas de análise projetam a Selic entre 11% a 11,25% no final de 2023.

Continua após a publicidade

No entanto, a janela de entrada começa a se fechar. O investidor deve aproveitar a taxa no atual patamar, antes que ceda, para ter melhor rendimentos. Sharau aponta que é interessante ao investidor considerar compor títulos prefixados e indexados à inflação em seus portfólios. Estes títulos estão atualmente com taxas elevadas, por conta do atual patamar de juros. Além do Tesouro Direto, alguns títulos bancários com esse perfil são os Certificado de Depósito Bancário (CDBs), a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), e a Letra de Câmbio.

Além de seguros, esses são os títulos de renda fixa que garantem a melhor rentabilidade. O rendimento real – descontado impostos e inflação – da LCI é de 7,75%, de acordo com levantamento do buscador de investimentos Yubb. Tesouro Direto e CBD também possuem bons rendimentos, mas menor que as letras de crédito (LC, LCI e LCA). A poupança continua sendo a pior alocação, com rendimento de apenas 0,54%. No segmento de crédito privado, as debêntures, os certificado de recebíveis imobiliários (CRI) e os certificado de recebíveis do agronegócio (CRA) e também são atrativos, mas carregam um risco maior.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.