Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Por precaução’, China suspende importações de carne brasileira

Medida é temporária, de acordo com agência. Ministério da Agricultura diz que não foi notificado

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h35 - Publicado em 20 mar 2017, 11h46

A China suspendeu temporariamente as importações de carne brasileira, de acordo com uma fonte ouvida pela agência Reuters. A medida foi tomada em decorrência da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

A China é hoje o segundo maior importador de carne brasileira do mundo, ficando atrás, apenas, de Hong Kong. Em 2016, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a China importou 736.576 toneladas de carne brasileira, totalizando 1,75 bilhão de dólares.

A PF lançou na sexta-feira uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvendo fiscais agropecuários e empresas do setor. A investigação apontou fraudes na fiscalização sanitária, com o pagamento de propina para liberação de mercadorias adulteradas e estragadas.

A fonte, que pediu para não ser identificada por causa da sensibilidade da informação, afirmou que a suspensão das compras de carne brasileira é uma medida de “precaução”.

A decisão ocorre após a Coreia do Sul intensificar as fiscalizações de carne de frango importada do Brasil e banir temporariamente as vendas de produtos de frango da BRF, maior produtora de carne de frango do mundo.

Continua após a publicidade

Procurado por VEJA, o Ministério da Agricultura diz não ter recebido nenhuma notificação formal de suspensão das importações da China. De acordo com o MAPA, a China solicitou uma explicação para o Brasil em relação à Operação Carne Fraca.

Às 21h desta segunda-feira, o ministro da pasta, Blairo Maggi, participará de uma videoconferência com o ministro da Agricultura chinês.

(Com agência Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.