Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

PIB dos Estados Unidos cresce 2,8% e supera expectativas do mercado

Aumento nos gastos dos consumidores, investimentos privados e importações puxaram o crescimento da taxa anual do PIB. Inflação subiu 2,9% no segundo trimestre

Por Camila Pati Atualizado em 25 jul 2024, 12h07 - Publicado em 25 jul 2024, 10h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No segundo trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) real dos EUA cresceu a uma taxa anual de 2,8%, de acordo com a estimativa preliminar divulgada pelo Bureau de Análise Econômica (BEA), na manhã desta quinta-feira, 25.

    Publicidade

    O dado veio acima da expectativa do mercado financeiro, que previa crescimento de 2,1%, abaixo dos 2,9% do trimestre anterior. A taxa americana divulgada é anualizada – ela pega o crescimento do PIB no trimestre em questão e projeta qual seria o incremento anual caso o valor se repetisse ao longo dos nove meses seguintes.

    Publicidade

    “O aumento no PIB real foi impulsionado principalmente por crescimentos nos gastos dos consumidores, investimentos privados em estoques e investimentos fixos não residenciais. As importações, que são deduzidas no cálculo do PIB, também cresceram”, informa a nota oficial do Bureau.

    O PIB em dólares correntes aumentou 5,2% a uma taxa anual, ou 360 bilhões de dólares, no segundo trimestre, atingindo um nível de 28,63 trilhões de dólares. No primeiro trimestre, o PIB havia aumentado 4,5%, ou 312,2 bilhões de dólares.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Dados de inflação e seguro-desemprego dos EUA também foram divulgados

    Nesta manhã, foram divulgados novos dados sobre a inflação nos Estados Unidos. O índice de preços de consumo pessoal (PCE), excluindo alimentos e energia, subiu 2,9% no segundo trimestre, superando a previsão de 2,7%, mas ficando abaixo do aumento de 3,7% registrado no trimestre anterior. O índice geral de preços do PCE aumentou 2,6%, comparado a 3,4% no trimestre anterior.

    O Departamento de Trabalho, por sua vez, revelou que os pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana passada totalizaram 235 mil, um número inferior às estimativas de 237 mil e também abaixo do dado revisado anteriormente de 245 mil (anteriormente 243 mil). O número de solicitações contínuas foi de 1,851 milhão, menor do que o número anterior de 1,860 milhão.

    Publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.