Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

PIB do Reino Unido cresce 0,7% no 3º trimestre

No ano, a alta está em 2,8%. Resultado foi influenciado pelos gastos das famílias, que tiveram maior aceleração desde 2010

Por Da Redação 26 nov 2014, 09h07

Os gastos com consumo aceleraram ao ritmo trimestral mais rápido em mais de quatro anos e direcionaram a expansão da economia do Reino Unido durante o terceiro trimestre. A segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB), divulgada nesta quarta-feira pelo instituto de estatísticas nacionais, confirmou que a economia britânica cresceu 0,7% em uma base trimestral e teve expansão a uma taxa anualizada de 2,8% nos três meses até setembro. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a alta foi de 3%.

Isto coincide com a previsão de economistas, que esperavam manutenção dos números. Por outro lado, também confirma que a economia do Reino Unido se desacelerou ante o crescimento no período anterior. No segundo trimestre, o PIB cresceu 0,9% no trimestre e 3,2% no ano.

Leia também:

Partido contrário à União Europeia avança no Parlamento britânico

Grã-Bretanha anuncia nova legislação antiterrorista

O crescimento da economia do Reino Unido foi novamente impulsionada pelo consumo. Os gastos das famílias aumentaram 0,8% na relação trimestral, o ritmo mais rápido desde o segundo trimestre de 2010, enquanto o investimento empresarial encolheu no trimestre.

Já os investimentos recuaram 0,7% no terceiro trimestre em relação ao período anterior, primeira queda desde o segundo trimestre do ano passado e bem aquém da expansão de 3,3% no segundo trimestre. No ano, o crescimento do investimento desacelerou para 6,3%, abaixo das previsões de 9,7% dos economistas.

O Banco da Inglaterra espera que a economia britânica cresça 3,5% neste ano, mas alertou sobre ventos contrários vindos da estagnação na zona euro.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade