Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB do Reino Unido cresce 0,7% no 3º trimestre

No ano, a alta está em 2,8%. Resultado foi influenciado pelos gastos das famílias, que tiveram maior aceleração desde 2010

Os gastos com consumo aceleraram ao ritmo trimestral mais rápido em mais de quatro anos e direcionaram a expansão da economia do Reino Unido durante o terceiro trimestre. A segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB), divulgada nesta quarta-feira pelo instituto de estatísticas nacionais, confirmou que a economia britânica cresceu 0,7% em uma base trimestral e teve expansão a uma taxa anualizada de 2,8% nos três meses até setembro. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a alta foi de 3%.

Isto coincide com a previsão de economistas, que esperavam manutenção dos números. Por outro lado, também confirma que a economia do Reino Unido se desacelerou ante o crescimento no período anterior. No segundo trimestre, o PIB cresceu 0,9% no trimestre e 3,2% no ano.

Leia também:

Partido contrário à União Europeia avança no Parlamento britânico

Grã-Bretanha anuncia nova legislação antiterrorista

O crescimento da economia do Reino Unido foi novamente impulsionada pelo consumo. Os gastos das famílias aumentaram 0,8% na relação trimestral, o ritmo mais rápido desde o segundo trimestre de 2010, enquanto o investimento empresarial encolheu no trimestre.

Já os investimentos recuaram 0,7% no terceiro trimestre em relação ao período anterior, primeira queda desde o segundo trimestre do ano passado e bem aquém da expansão de 3,3% no segundo trimestre. No ano, o crescimento do investimento desacelerou para 6,3%, abaixo das previsões de 9,7% dos economistas.

O Banco da Inglaterra espera que a economia britânica cresça 3,5% neste ano, mas alertou sobre ventos contrários vindos da estagnação na zona euro.

(Com Estadão Conteúdo)