Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras vende TAG para francesa Engie e fundo canadense Caisse

Valor do negócio chega a US$ 8,6 bilhões; é a maior operação da estatal dentro do programa de desinvestimento

A Petrobras confirmou a venda de 90% da participação da estatal na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) para o grupo franco-belga Engie e o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), que apresentaram a melhor proposta no processo de negociação. Trata-se da maior operação da Petrobras dentro do programa de desinvestimento.

Após os ajustes e atualizações financeiras, a transação representará para a Petrobras um valor total de cerca de 8,6 bilhões de dólares (aproximadamente 33,1 bilhões de reais) quando concluída.

O valor inclui o pagamento, pelo comprador, das dívidas da TAG com o BNDES, de 800 milhões de dólares (cerca de 3,1 bilhões de reais).

A Petrobras afirma ainda que continuará a utilizar os serviços de transporte de gás natural prestados pela TAG, por meio dos contratos de longo prazo já vigentes entre as duas companhias, sem qualquer impacto em suas operações e na entrega de gás para distribuidoras e demais clientes. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação por órgão de defesa da concorrência.

Negociação

Três grupos apresentaram propostas na terça-feira, 2. Além da franco-belga Engie, que teve exclusividade para negociar os termos do contrato com a Petrobras, o fundo Mubadala e um consórcio capitaneado pela Itaúsa voltaram para a disputa.

A venda da TAG é considerada estratégica para a estatal, que está em processo de desinvestimento. Quando concretizada, a transação será a maior já realizada pela empresa. A TAG detém uma rede de gasodutos de cerca de 4,5 mil quilômetros de extensão, nas regiões Norte e Nordeste.