Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras vai vender oito refinarias, postos e parte da BR Distribuidora

Decisão foi aprovada nesta sexta-feira pelo Conselho de Administração da empresa, que espera proporcionar maior competitividade ao setor de refino no país

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira, 26, a venda de oito refinarias e de sua rede de postos (Pudsa) no Uruguai, além da redução de sua participação na BR Distribuidora, segundo fato relevante distribuído ao mercado. No total, a empresa tem 13 refinarias.

As refinarias incluídas na decisão, que têm capacidade de 1,1 milhão de barris por dia, são a Abreu e Lima (Pernambuco), Landulpho Alves (Bahia), Gabriel Passos (Minas Gerais), Presidente Getúlio Vargas (Paraná), Alberto Pasqualini (Rio Grande do Sul), Isaac Sabbá (Amazonas), Unidade de Industrialização do Xisto (Paraná) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Ceará).

O conselho também aprovou a redução da participação da estatal na companhia dos atuais 71,25% para até 40%. Segundo a Petrobras, encontra-se em estudo a realização de uma oferta pública secundária de ações (follow-on). “As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando a melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital”.

A empresa disse, também, que a iniciativa tornará mais competitivo o setor de refino. “Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia em ativos de maior rentabilidade, possibilitarão também dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil, em linha com o posicionamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e recomendações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)”, afirma a Petrobras na nota.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. André Liberdade de Expressão é meu direito CF Art Quinto

    Privatiza, abra o mercado e baixe os impostos! Consumo livre gera empregos! Serve para todos os produtos e serviços!

    Curtir