Petrobras anuncia terceiro Programa de Demissão Voluntária do ano
Novo PDV é voltado a trabalhadores de unidades corporativas da petroleira; segundo a estatal, iniciativa é esforço a para tornar empresa 'mais sustentável'
A Petrobras abriu nesta quinta-feira, 26, um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV) exclusivo para os empregados que trabalham no segmento corporativo da empresa. A estatal não informou a estimativa de quantos empregados devem aderir ao programa. É o terceiro PDV oferecido aos empregados neste ano.
“A iniciativa faz parte do esforço contínuo para tornar a empresa mais sustentável, com uma gestão eficiente de pessoal”, disse em nota.
Cada PDV é direcionado a públicos específicos e com regras próprias. O primeiro deste ano foi paras aposentados pelo INSS e o segundo para unidades em processo de venda. até junho de 2020. O segundo integra o Plano de Pessoal do Programa de Gestão Ativa de Portfólio (PDV Específico) e é direcionado aos empregados das unidades em processo de desinvestimento.
‘Os três programas preveem as mesmas vantagens legais e indenizações”, disse a companhia em nota. Questionada, não respondeu até a publicação desta nota quais são os benefícios aos trabalhadores que aderirem aos programas.
“A Petrobras reforça o seu compromisso com a transparência e o respeito a todos os seus empregados. A companhia busca criar condições para que os profissionais façam a melhor escolha, mantendo sempre o seu comprometimento com a ética, a transparência e com os mais elevados níveis de segurança e eficiência das operações”.
Posicionamento estratégico
Também nesta quinta, o conselho de administração da Petrobras anunciou a atualização da visão, do propósito e das estratégias para o novo plano de negócios da petroleira estatal 2020-2024, que está em fase de elaboração. Segundo o fato relevante divulgado ao mercado, a companhia será “dedicada à exploração e produção de petróleo em águas profundas, menos endividada.”
A nova visão da Petrobras “é ser a melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, com foco em óleo e gás e com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente”, segundo a companhia estatal.
“Estamos construindo a nova Petrobras, uma empresa sustentável, competitiva, que atua com segurança e ética, gerando mais valor para seus acionistas e para a sociedade”, disse em nota o presidente da petroleira, Roberto Castello Branco.