PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Os setores que puxam a desconfiança da indústria com o governo

O recuo foi mais acentuado nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Por Pedro Gil Atualizado em 25 set 2023, 14h31 - Publicado em 25 set 2023, 14h00

A confiança caiu em 21 de 29 setores da indústria, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) por setor, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foram consultadas 1 988 empresas, sendo 778 de pequeno porte, 719 de médio porte e 491 de grande porte, entre 1º e 13 de setembro.

Com a queda, os setores veículos Automotores, serviços especializados para a construção, plástico, móveis e produtos de metal passaram de um patamar de confiança em agosto para falta de confiança em setembro. “A queda foi disseminada e intensa não só pela piora da percepção em relação ao momento da economia como pela expectativa pelos próximos seis meses”, diz o economista Marcelo Azevedo.

A confiança aumentou nos setores d manutenção e reparação, máquinas e materiais elétricos, madeira, impressão e reprodução, máquinas e equipamentos, celulose e papel, couros e calçados.

A confiança da indústria recuou em todas as regiões. O recuo foi mais acentuado nas regiões Centro-Oeste (-2,9 pontos), Norte (-2,5 pontos) e Nordeste (-2,2 pontos). Nas regiões Sudeste e Sul houve recuos mais moderados (-1,3 ponto e -1,2 ponto, respectivamente). Apesar da queda de confiança, com exceção da região Sul, todas as demais seguem confiantes.

A confiança da pequena indústria caiu 2,3 pontos e passou de 52,2 pontos para 49,9 pontos. Dados abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança. O indicador também recuou nas médias indústrias (-1,8 ponto) e nas grandes (-1,5 ponto). Apesar da queda, as duas últimas seguem com o ICEI acima de 50 pontos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.