Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Os motivos que embalam a alta do Ibovespa rumo à máxima histórica

Bolsa caminha para sua nona alta consecutiva, com investidores otimistas com os dados mais recentes da economia americana e a 'prévia do PIB' em alta

Por Juliana Machado Atualizado em 16 ago 2024, 16h03 - Publicado em 16 ago 2024, 13h18

O Ibovespa inverteu o sinal e passou a operar em queda no meio da tarde desta sexta-feira, 16, acompanhando as bolsas internacionais. O resultado da semana, porém, é positivo: o índice está próximo de bater sua máxima histórica.

O principal índice da B3 renovou hoje seu maior nível histórico intradiário ao tocar os 134.781 pontos. Perto das 16h, o indicador operava em queda de 0,1, aos 134.033 pontos. O índice precisa de uma alta de 0,03 no dia para renovar a máxima de fechamento, que é de 134.193 pontos.

O grande impulso para o Ibovespa na semana vem, mais uma vez, do exterior. Recentemente, no dia 5 de agosto, os mercados experimentaram a chamada “segunda-feira sangrenta”, quando temores de uma recessão nos Estados Unidos e uma alta de juros no Japão guiaram um ajuste para diversos índices globais.

Agora, investidores calibram novamente o risco de uma recessão após dados recentes da economia americana, como no caso dos números melhores do varejo e pedidos de auxílio-desemprego. Cresce, nesse contexto, a leitura de que haverá uma recessão branda nos Estados Unidos, mas com espaço para que o Federal Reserve, o banco central americano, inicie uma rodada de corte de juros em breve para levar a inflação à meta de 2%.

“A expectativa de cortes nas taxas de juros pelo Fed já no mês que vem animou novamente os investidores globais e favoreceu bolsas de mercados emergentes, como o Brasil e o México”, afirma Eduardo Plastino, analista de renda variável da Alta Vista Research. O especialista menciona também como fator positivo para o Ibovespa a continuidade do fluxo estrangeiro para ações brasileiras, após julho ter sido o primeiro mês do ano de entrada de recursos.

Continua após a publicidade

Motivos internos também amparam a alta do Ibovespa. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje, mostrou um crescimento da economia brasileira acima das expectativas, endossando a robustez da atividade local, segundo Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank.

“Os resultados do primeiro e segundo trimestres das empresas também foram sólidos, com recuperação de margens e redução da alavancagem”, acrescenta Bresciani. “Isso torna as ações mais atraentes, pois o aumento dos lucros não tem sido acompanhado por um aumento proporcional nos preços das ações, tornando-as mais baratas.”

Profissionais do mercado financeiro também destacam os níveis baixos em que opera o Ibovespa em relação à média histórica, o que abre espaço para que a valorização continue, mesmo com os recordes. “A bolsa brasileira está descolada de outros mercados em dólar este ano. Portanto, acreditamos que há espaço para mais valorização”, complementa Plastino.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.